Irmãos Konkombas no Brasil.

16:53 Irismar Oliveira 4 Comments







Querido leitor do Vivendo pela Palavra, a partir de hoje estaremos postando artigos sobre missões.  Através desse blog desejamos apoiar missões e falarmos o que estar acontecendo pelo mundo. Contaremos com o apoio de alguns missionários, você ira conhecê-los um pouco  através de suas postagens, peço orações por eles e suas famílias. Todos os artigos publicados nesse blog são autorizados por eles, e o nosso primeiro artigo sobre missões começa por um homem que tem abençoado muitas vidas através de missões, seu nome é   Ronaldo Lidório, ele e sua esposa Rossana trabalharam em Gana, onde plantaram muitas igrejas, tem um ministério entre os indígenas do Amazonas, È autor de vários livros  como Liderança e Integridade, postei  aqui como dica de um excelente livro. Para mais informações acesse: http://www.ronaldo.lidorio.com.br. Também com sua permissão estaremos postando algumas de suas mensagens aqui.


Segue abaixo o informativo de Setembro de 2010 de Ronaldo e Rossana Lidorio

Queridos irmãos,

Obrigado pelas orações e apoio durante este tempo com os nossos irmãos Konkombas no Brasil. Labuer e Makandá voltaram para Gana, alegres por dias tãos preciosos em nosso país. Deus é bom.

Eles partilharam a Palavra e seus testemunhos em diversas igrejas, fórum indígena, universidade, escolas, seminários teológicos e encontros de líderes e pastores, em um total de 38 encontros.

Falaram, sobretudo do amor por Cristo e Sua Palavra, ardor missionário e santidade de vida. Muitos foram abençoados, despertados para a obra missionária e também reanimados em seus corações.

Antes de partirem oramos juntos e, com alegria, pude lhes falar que o Senhor os usou em todos os lugares por onde passaram.

Gravamos alguns breves vídeos com seus testemunhos e podem ser acessados pelo Youtube procurando por “Konkombas no Brasil” ou clicando nos links a seguir. São 4 breves testemunhos:


Pessoalmente foram dias muito especiais para nós. Conversas gostosas e boas risadas, discussões sobre a presente missiologia Konkomba e lembrança do início do trabalho, com muita graça de Deus. Também pudemos trabalhar juntos e refletir sobre alguns problemas e desafios na Igreja Konkomba hoje.

Eles resolveram escrever um livro sobre o nascer da Igreja entre o povo na região de Koni, segundo a perspectiva dos primeiros convertidos, e acho que será algo muito rico.

Labuer e Makandá foram também abençoados pelo calor e carinho da Igreja no Brasil, pelo encorajamento, apoio e por vários e vários modelos eclesiológicos que viram e que os fizeram pensar e imaginar a Igreja Konkomba amanhã, com suas possibilidades e também perigos.

Ficamos contentes pela maneira madura com a qual se posicionaram em diversas situações no Brasil. Isto nos fez perceber de forma mais enfática que, desde nossa saída em 2001, eles assumiram muito bem todas as áreas de liderança da Igreja e se sentiram motivados a dar passos ousados. Um sinal disto é o plantio de 15 novas igrejas nos últimos anos. Elas não foram plantadas em lugares fáceis ou acessíveis, mas no norte do Togo, árido e distante, e não evangelizado até então. Tiveram a ajuda da clínica e do NT Limonkpeln para um abrir de portas na chegada e, assim, investiram onde não havíamos conseguido chegar. Estamos trabalhando na revisão dialetal do NT Limonkpeln para que uma nova versão seja acessível aos Konkombas com seus dialetos do Norte do Togo, para onde a Igreja tem seguido.

Algumas frases de Labuer e Makandá em suas pregações e testemunhos nos fizeram pensar nestes dias. Anotamos algumas que compartilhamos com vocês.

Em breve enviaremos notícias sobre o Projeto Amanajé e seu ministério entre os indígenas do Amazonas.

Grande abraço.
Ronaldo e Rossana

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FRASES - LABUER & MAKANDÁ (BRASIL)

"Deus não gosta de usar os grandes. Se aqui no seminário você se acha maior que seu professor, em pouco tempo se achará maior que Deus". (Labuer)

"Mesmo nós Konkombas, que temos tão pouco da Palavra em comparação a vocês, já sabemos o suficiente para obedecer. A obediência não vem do quanto se conhece, mas de uma disposição”. (Labuer)

"Acho que Deus gosta muito de fortalecer aqueles que desejam obedecer. É algo que Ele gosta de fazer". (Labuer)

"Deus usa médicos e remédios, mas as vezes não deixa que eles nos ajudem para nos lembrarmos que não devemos colocar nossa confiança em outro senão no Senhor". (Labuer)

"Acho que a Igreja no Brasil é missionária, pois por onde passamos ouvimos sobre missões e vimos fotos de missionários nas paredes”. (Labuer)

“A Igreja no Brasil é tão grande que, se enviar um pouquinho dos seus membros para missões, em breve não teremos mais gente que desconhece Jesus no mundo”. (Labuer)

"Já conversamos muito tentando encontrar o principal motivo para o povo de Deus não evangelizar, e concluímos que o principal é mesmo a preguiça”. (Labuer)

"A história de Davi e Golias não é sobre guerra ou vitória, mas sim sobre confiança. O pequeno Davi tinha tanta confiança no Senhor que tinha paz em guerrear". (Makandá) 
"Paulo e Silas louvavam a Deus na prisão. Deus deseja que confiemos ao ponto de termos a Sua paz, mesmo antes dEle abrir as cadeias". (Makandá)

"Agradecemos à Igreja no Brasil por nos enviar o evangelho. E agradecemos também porque o evangelho não chegou só, mas acompanhado por cuidado de saúde, escolas e ajuda aos pobres". (Makandá)

"A clínica em Koni trata hoje mais de 4.000 pessoas por ano, e evangelizamos a cada uma delas. Somos uma clínica missionária”. (Makandá)

"Dos que passaram pelas escolas Konkombas de Koni, 4 já chegaram à universidade". (Makandá)

“Este problema (poligamia) e muitos outros são problemas desta primeira geração de convertidos em Koni. Ensinamos nossos filhos sobre o ideal de Deus e na geração deles já não enfrentarão este mesmo fardo”. (Makandá)


"Santidade é como lavar nossa roupa com um sabão bem forte. O sabão é a Palavra de Deus e precisamos usá-lo todos os dias". (Labuer)

“Temos muitos problemas na Igreja Konkomba que precisamos resolver. Orem conosco para termos coragem de mexer nos mais difíceis. E também sabedoria para achar soluções para os complicados”. (Labuer)

“O crente Konkomba, quando é disciplinado, não pode entregar sua oferta à Igreja. Entendemos que ofertar é um privilégio, e isto o ajuda a desejar se reconciliar mais rapidamente com o Senhor”. (Labuer)

"Antes ouvíamos a Palavra pelos missionários Ronaldo e Rossana, e a repetíamos. Hoje a lemos em nossa língua, Limonkpeln, e a ensinamos. É muito melhor”. (Labuer)



Você também pode gostar

4 comentários:

  1. Cara irmã Irismar, fico grato pela visita, comentários e participação ao meu blog.

    Parabéns peo teu blog.

    Att.,
    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida, acho essa iniciativa de postar sobre missões maravilhosa, sabemos que não é fácil a luta de um missionário lá fora, requer renuncia do próprio eu, é bom mostrar a coragem, o amor desses irmãos muitas vezes tão solitários em terras estranhas, que passam privações massacres,humilhação e que tem tudo ao mesmo tempo "A presença do Espírito Santo",dando a força necessária para prosseguir sem vacilar, homens e mulheres de Deus.Paz

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor irmã Irismar, agradeço a sua visita e participação no Blog Servo de Cristo, continue visitando e dando sua opinião, ela é muito importante para o blog, parabéns pela iniciativa missionária em seu blog, que Deus lhe abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor irmã Irismar, agradeço a sua visita e participação no Blog Anunciando Jesus Cristo, continue visitando e dando sua opinião, ela é muito importante para o blog, parabéns pela iniciativa missionária em seu blog, que Deus lhe abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir