Faça a sua parte — e deixe-a nas mãos de Deus

11:46 Irismar Oliveira 3 Comments

Consideremos o caso dos que temem o futuro. . . Condição muito comum, e é, de fato, coisa das mais extraordinárias observar como é que o inimigo tantas vezes produz o mesmo tipo fundamental de condição nas mesmas pessoas, mediante estes métodos que parecem ser diametralmente opostos. Quando você endireita a atitude delas, com relação ao passado, imediatamente começam a falar do futuro, resultando que estão sempre deprimidas no presente. Você conseguiu satisfazê-las quanto ao perdão dos pecados; sim, até daquele pecado específico, que achavam tão excepcional . . . E então dizem: «Ah, sim, mas. . “.», e se põem a falar de temores concernentes ao futuro e ao que está lá adiante. . . Ora, está bem que pensemos no futuro. . .


Mas as Escrituras constantemente nos exortam a não ficarmos preocupados com o futuro. «Não vos inquieteis com o dia de amanhã», quer dizer: «Não sejais culpados de ansiosa preocupação com o amanhã». Não significa que não devemos pensar nele de modo algum. Caso contrário, o agricultor não usaria o arado e a grade, e nem semearia. Ele o faz olhando para o futuro, mas não passa o tempo todo perguntando e se afligindo quanto aos resultados finais do seu trabalho. Não; ele pensa nisso razoavelmente, e depois o deixa. . . embora esteja muito certo pensar no futuro, é muito errado deixar-se dominar por ele. . . Pensar é certo, mas ser manobrado pelo futuro é total-mente errado.

Pois bem, esse é um postulado fundamental, e o mundo descobriu isso. Ensina-nos que não devemos atravessar pontes antes de chegar nelas. Introduza isso nos seus ensinos cristãos, pois o mundo tem razão nesse ponto. . . Muitas afirmativas escriturísticas que tratam do mesmo assunto tornaram-se proverbiais — «não vos inquieteis com o dia de amanhã», «basta ao dia o seu próprio mal» . . . Isso re-vela bom senso. . . Basta-me «um passo de cada vez» . . .não permita que seu futuro hipoteque seu presente, assim como você não deve permitir que seu passado hipoteque seu presente.

Spiritual Depression, p. 94,98,9-

Você também pode gostar

3 comentários:

  1. Passei pra dizer que foi ótimo te encontrar lá na UBE.

    ResponderExcluir
  2. Pois é abençoado, quando entrei no chat, vi o símbolo da radio ai pensei é ele, ai fui ver era você mesmo, que legal pode te encontrar na uniao. Uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Irismar.
    Estava pensando exatamente sobre isto quando postei ainda a pouco em meu blog, questionava eu esta correria insana pela vida e nossa notória capacidade de estar no presente de apreciar as coisas que ocorrem em nosso dia, focamos tanto por vezes em coisas negativas q desaprendemos a apreciar a poesia cotidiano. Ouvir pássaros, sentir a brisa, o aroma da manhã, observar de fato a chuva.
    Somos de algum modo "roubados" nestas coisas, ou estamos presos a um passado que não mas podemos mudar, ou angustiados por um futuro sobre o qual não temos controle...
    A sabedoria consiste em equilibrar tudo isto.
    Mas somente na paz de Cristo podemos alcançar esta calmaria aparentemente impossóvel de conquistar aos olhos humanos.
    .
    Paz.

    ResponderExcluir