O problema.

07:49 Irismar Oliveira 9 Comments



problema

Num mosteiro havia um grande mestre e um guardião. 
O guardião morreu e foi preciso substituí-lo. O grande mestre então reuniu todos os seus discípulos para fazer a nova indicação: assumiria o posto o monge que conseguisse resolver primeiro o problema a ser apresentado naquele momento. Então, o grande mestre colocou um banquinho no centro da sala e, em cima dele, um vaso de porcelana raríssimo com uma belíssima rosa amarela a enfeitá-lo. E disse apenas:

- Aqui está o problema!

Todos ficaram olhando a cena. O vaso lindíssimo de valor inestimável com sua flor maravilhosa no centro. Qual seria o enigma?Nesse momento, um de seus discípulos sacou sua espada, olhou o mestre, seus companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e "zapt", destruiu tudo com um só golpe.

Tão logo o discípulo retornou ao seu lugar, o grande mestre falou-lhe:

- Você é o novo guardião, pois não importa se o problema for algo lindíssimo ou valioso, se for um problema precisa ser eliminado.




Você também pode gostar

9 comentários:

  1. Puxa, gostei disso! Nada melhor do que eliminarmos os problemas sem dó, pq do contrário, mante-los pode fazer doer!

    ResponderExcluir
  2. Sissym ,as vezes temos pena ou medo de eliminar os problemas, mas eles não tem pena da gente né

    ResponderExcluir
  3. Olá Irismar!

    O ser humano é tão inteligente que esta acaba por vezes, fazendo de certas coisas um problema e depois não sabe como eliminá-lo! Olhando por essa citação é tão simples resolver, mas, o apego que criamos em nossa mente muitas vezes nos faz sofrer mais do que simplesmente desistir do mal em si. Muito bom!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  4. Um problema é sempre um problema, independentemente de sua aparência, e precisa ser eliminado. Agiu correto e com muita inteligência o discípulo que destruiu o vaso de porcelana com a linda rosa amarela.

    Bela postagem!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz por você! Que possas cada vez mais partilhar o seu trabalho. Muito bom, mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Não consigo ver beleza na solução encontrada pelo discípulo. E quando nós somos o problema de alguém só por discordamos desse alguém e por não sermos entendidos? A solução é a eliminação também? Louvo a Deus porque Ele não pensa assim, senão Jesus não teria vindo e estaríamos todos mortos. Acho que o discípulo deveria ter mudado o vaso de lugar. Além disso, problemas são um excelente exercicio mental, e este discípulo mostrou que não pensa, age. E como a prática traz a perfeição, depois de pensar para resolver alguns problemas, o hábito de encontrar soluções sadias e produtivas se tornará uma constante tornando-os seres humanos melhores. Muito triste usar a violencia como solução, seja qual for o tipo de violencia.

    ResponderExcluir
  7. Gisa, também não concordo com a violência nem defendo ela. Mas acredito que a lição que o conto quer passar não é a violência como uma maneira de resolver os problemas , mas a capacidade de ver e resolver.

    ResponderExcluir
  8. Não posso dizer que não compreendi o texto...ele é bem claro! Na verdade me lembra um pouco a filosofia de Sun Tsu da Arte da Guerra...Mas ha´de se convir que um "problema" é uma forma bem genérica de ser alguma coisa...No japão, por exemplo, o ideograma ou Kanji, as letras orientais que representam a palavra CRISE (ou seja = PROBLEMA) equivalem em significado a OPORTUNIDADE.
    Nós Cristãos não vemos problemas, mas sim oportunidades.
    "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." João 6:37

    ResponderExcluir