Doze Pratos.

08:36 Irismar Oliveira 21 Comments




Um príncipe chinês orgulhava-se de sua coleção de porcelana, de rara quão antiga procedência, constituída por doze pratos assinalados por grande beleza artística e decorativa. Certo dia, o seu zelador, em momento infeliz, deixou que se quebrasse uma das peças. 

Tomando conhecimento do desastre e possuído pela fúria, o príncipe condenou à morte o dedicado servidor, que fora vítima de uma circunstância fortuita.A notícia tomou conta do Império, e, às vésperas da execução do desafortunado servidor, apresentou-se um sábio bastante idoso, que se comprometeu a devolver a ordem à coleção, se o servo fosse perdoado.

Emocionado, o príncipe reuniu sua corte e aceitou a oferenda do venerando ancião. 
Este solicitou que fossem colocados todos os pratos restantes sobre uma toalha de linho, bordada cuidadosamente, e os pedaços da preciosa porcelana fossem espalhados em volta do móvel. 

Atendido na sua solicitação, o sábio acercou-se da mesa e, num gesto inesperado, puxou a toalha com as porcelanas preciosas, atirando-as bruscamente sobre o piso de mármore e arrebentando-as todas.
Ante o estupor que tomou conta do soberano e de sua corte, muito sereno, ele disse: Aí estão, senhor, todos iguais conforme prometi. 

Agora podeis mandar matar-me. Desde que essas porcelanas valem mais do que as vidas, e considerando-se que sou idoso e já vivi além do que deveria, sacrifico-me em benefício dos que irão morrer no futuro, quando cada uma dessas peças for quebrada. Assim, com a minha existência, pretendo salvar doze vidas, já que elas, diante desses objetos nada valem.

Passado o choque, o príncipe, comovido, libertou o velho e o servo, compreendendo que nada há mais precioso do que a vida em si mesma.

Quantas vezes, deixamos o nervosismo do momento tomar lugar nas nossas vidas e duras palavras ferem a quem amamos! Quantas coisas colocamos na frente do amor, do respeito, da compreensão que deveríamos ter?


Que neste dia, tenhamos tempo para meditar se não estamos matando por um prato quebrado...

(Autor desconhecido)

Fonte da imagem: http://www.emule.com.br/

Versículos para a meditação!
Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Efesios 4:26

Não sejam egoístas; não vivam para causar boa impressão aos outros. Sejam humildes, pensando dos outros como sendo melhores do que vocês mesmos. Não pensem unicamente em seus próprios interesses, mas preocupem-se também com os outros e como que eles estão fazendo. A atitude de vocês deve ser semelhante àquela que nos foi mostrada por Jesus Cristo, que embora Deus, não exigiu nem tampouco Se apegou a seus direitos como Deus. Filipenses 2: 3-5

Você também pode gostar

21 comentários:

  1. As coisas materiais levam o homem a ambição, À guerra, discórdia enfim surge a ganância e ele acaba esquecendo o verdadeiro sentido de existir que é a vida. Muitos vivem prisioneiros da materialidade e o caminho certo não é este, devemos estar presos a nossa espiritualidade que é eterna.
    Abraços forte
    Bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente muitos trocam os valores: Usam as pessoas e amam os bens materiais. Precisamo aprender que que uma vida é mais preciosa do que qualquer coisa material!! Te desejo um bom fim de semana. UM abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Iris!
    Nossa amiga que lição.
    Para mim Jesus é maior prova de AMOR por nós,tinha tudo para se engrandecer,tinha moral inabalável e mesmo assim abraçava os que não eram corretos diante de suas vidas,é amiga,só Jesus para nos ensinar a AMAR infinitamente.
    Parabéns amiga!Parabéns mulher de Deus!
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudia achei essa ilustração tremenda pois num mundo materialista o amor pelo ser humano tem ficado em ultimo plano.

    O apóstolo Paulo deixou uma orientação quanto o valor ao próximo!!
    Não sejam egoístas; não vivam para causar boa impressão aos outros. Sejam humildes, pensando dos outros como sendo melhores do que vocês mesmos. Não pensem unicamente em seus próprios interesses, mas preocupem-se também com os outros e como que eles estão fazendo. A atitude de vocês deve ser semelhante àquela que nos foi mostrada por Jesus Cristo, que embora Deus, não exigiu nem tampouco Se apegou a seus direitos como Deus. Filipenses 2;3-5. Muito obrigada por sua participação, te desejo um bom domingo!!

    ResponderExcluir
  5. Amiga...suas palavras não poderiam ter sido colocadas de forma melhor!!! Tenho me esforçado para ser digna e poder ser chamada de "filha" pelo nosso Deus.
    Vc sempre uma revelação.
    Deus a abençoe...saudades...apareça! bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Iris querida!

    Que linda reflexão, gostei muito.
    Quanta coisa é feita de ruim em momentos de descontrole. Todos os dias vemos nos jornais e noticiários pessoas matando por nada.
    Que o Senhor tenha misericórida de nós.

    Beijos e uma semana muito abençoada pra você e sua família.

    ResponderExcluir
  7. LINDO!
    Mais um exemplo de AMOR INCONDICIONAL.
    Beijos amiga....
    Fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  8. OI amiga Susy, ficou feliz com voce e por tudo que Deus tem feito e vai continuar fazendo em tua vida, obrigada por sua presença. Uma abraço e uma bela semana.

    ResponderExcluir
  9. Cida isso é verdade, ,quando li pensei nisso, quantos perdem o controle por coisas materiais que não podem fazer nada. Como vc disse que o pai nos livre desse sentimento, e que possamos cada dia desenvolve os frutos do Espírito Santo. Uma ótima semana para vc também e muito obrigada por sua participação.

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga Clelia, essa ilustração é muito linda e nos deixa um modelo de uma boa atitude diante das pessoas e das coisas. Que possamos aprender a usar as coisas e a amar o próximo. Uma bela semana amiga

    ResponderExcluir
  11. A grande indagação dos escribas e fariseus, era como satisfazer toda a lei de Deus?.O povo israelita estava subjugado à "613 leis", o que era impossivél até memorizar tanta lei, quanto mais cumprir.Então, Jesus ao ser questionado, com sua sabedoria divina sintetiza toda amplitude complexa dessas leis e disse: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e o teu proximo como atí mesmo. Em suma toda a lei se converge para uma só palavra "AMOR". Quando falta ele, então se mata por orgulho,,por ciume, por ambição,por inveja, e até por um prato. Deus te abenções.

    ResponderExcluir
  12. Olá querida amiga!!!Obrigada pela visita!!! Suas palavras como sempre fazem com que eu medite de verdade, Deus tem me transformado cada dia mais e mais, tenho me tornado melhor caminhando ao lado de Deus.
    Tenha uma maravilhosa semana com Jesus no coração.
    Na Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a ilustração!!

    Ilustrações como essa, mostram que nada mais vale na vida, a não ser a própria vida!

    Até mais!!

    ResponderExcluir
  14. irmão Eneas, muito obrigada por enriquecer essa ilustração com seu comentário. Esse amor que ja esta derramado em nossos corações como filhos e Deus possa exalar cada dia entre os que nao conhece esse amor. Uma boa noite e uma abençoada semana.

    ResponderExcluir
  15. Oi Fabi,obrigada também pela visita!! Uma boa semana.

    ResponderExcluir
  16. Oi Portal, essa ilustração nos leva a rever o que é mais importante. Obrigada pela visita, te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  17. Puxa Iris, que lição através desta mensagem.Que jamais valorizemos "coisas" no lugar de pessoas...
    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  18. Olá Iris!
    Boa noite amiga!!!

    Seu blog sempre está muito bem atualizado.
    Com reflexões muito especiais.

    Sobre a postagem, entendemos que as decisões e atitudes tomadas em meio ao nervoso podem ter consequencias inesperadas e negativas.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga Suely, muito obrigada pelo carinho atraves de suas palavras. Na raiva uma pessoa pode destruir outra, por isso que a palavra nos diz Ira-vos e não pequeis. Um abraço

    ResponderExcluir
  20. Que mensagem linda!!Nos mostra quantas vezes agimos com egoismo,nos deixando levar pelas circustancias e não vivendo o amor de Deus.Quantas oportunidades temos perdido, por coisinhas tão insignificantes, e dixamos de lado as que realmente importa.

    ResponderExcluir
  21. Oi amiga jackeline, essa historia nos deixar uma boa lição. Muito obrigada por sua bela visita. Um abraço

    ResponderExcluir