Exercício Físico Reduz Asma.

19:58 Irismar Oliveira 2 Comments


O frio está aí e, com ele, as crises de asma e outras doenças respiratórias. Não use o frio como desculpa, coloque-se em movimento. A atividade física regular vai lhe ajudar a passar o inverno com muito mais qualidade de vida.
A asma atinge 10% da população brasileira e é responsável por 400 mil internações e 2 mil mortes por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai). Ernesto "Che" Guevara, o compositor Ludwig Van Beethoven e o político Theodore Roosevelt e são algumas das personalidades que sofrem ou sofreram com o problema. Para todos os asmáticos, uma boa notícia: atividade física reduz em até 60% os sintomas, segundo pesquisa do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O estudo avaliou por três anos 101 pacientes adultos, com idade entre 20 e 50 anos, em tratamento no hospital. Na primeira etapa, todos participaram de um programa educacional, com ênfase no controle de fatores ambientais, uso correto da medicação durante o tratamento e automonitorização dos sinais da doença.

Em seguida, os voluntários foram divididos em dois grupos. O primeiro passou por um tratamento fisioterápico, com a realização de exercícios respiratórios e treinamento aeróbico, além de acompanhamento clínico. As atividades físicas ocorreram duas vezes por semana, durante 30 minutos, por três meses. O outro grupo só recebeu exercícios respiratórios e acompanhamento clínico. Em ambos os casos, a medicação não foi alterada. Os participantes que colocaram o corpo em ação tiveram menos sintomas de asma (como tosse, chiado, falta de ar e aperto no peito) e melhoraram a qualidade de vida, especialmente no inverno, quando os incômodos se intensificam. De 16 episódios por mês, passaram a apresentar seis. Ansiedade e depressão, comuns em asmáticos, também foram atenuadas. Os pacientes que se mantiveram sedentários não apresentaram mudanças no quadro clínico.
O fisioterapeuta Felipe Mendes, autor do trabalho, disse que a atividade física, na maioria das vezes, é considerada vilã para quem tem a patologia por ser um dos fatores desencadeantes mais comuns de crises. No entanto, quando realizada corretamente, pode ser benéfica.
O frio está aí e, com ele, as crises de asma e outras doenças respiratórias. Não use o frio como desculpa, coloque-se em movimento. A atividade física regular vai lhe ajudar a passar o inverno com muito mais qualidade de vida.

______________________________________
Autor: Patrícia Zwipp - Fonte: 
www.terra.com.br (Vida e Saúde).Compilado por: Clínica de Vida Natural - www.vidanatural.org.br
Fonte da Imagem do  Portal natural



Você também pode gostar

2 comentários:

  1. Querida Irismar,

    Que boa noticia ! 60% já é muita coisa.
    O Exercício sempre deve ter um acompanhamento de um profissional para não haver exagero e não surtir o efeito contrário.
    Agora pacientes e médicos rever conceitos.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabio isso é verdade, paciente e medico é fundamental. O exercício tem tantos benefícios, como a caminhada é ótima. Que possamos aproveitar os recursos que nos trazem saúde. Um a boa noite e muito obrigada por sua participação.

    ResponderExcluir