Um Homem Integro e Fiel.

11:43 Irismar Oliveira 10 Comments

Quero desejar a todos os amigos do Vivendo pela Palavra que 2011 seja um ano de crescimento espiritual. Minha primeira postagem do ano é a historia de Nabote, um homem que considero um exemplo a ser seguido de fidelidade e integridade. 
 


Por irismar Santos
Alguns homens e mulheres na Bíblia chamam a minha atenção, por suas atitudes diante das adversidades e pressões da vida. Alguns nomes são conhecidos outros não, mais a postura que eles tiveram merecem ser mencionados, pois nos deixam grandes lições, que possamos aprender com eles.
NABOTE, UM HOMEM de Jezreel, tinha uma plantação de uvas nos arredores da cidade, perto do palácio do rei Acabe.
Um dia o rei falou com ele, mostrando interesse em comprar aquela propriedade.
 - Desejo a terra para formar uma horta", explicou o rei, porque é muito conveniente para o palácio.
-  Ele ofereceu pagar em dinheiro ou, se Nabote preferisse, o rei lhe daria um terreno mais valioso em troca.
- Porém Nabote respondeu: - De jeito nenhum! Essa terra pertence à minha família já faz muito tempo.
Por isso Acabe voltou ao palácio aborrecido e com muita raiva! Não quis saber de comer; foi deitar-se e virou o rosto para a parede!
- O que está acontecendo com você?
- Perguntou sua esposa Jezabel.
- Por que você não se alimenta?
- O que deixou você assim tão revoltado?
- Pedi a Nabote que me vendesse a sua plantação de uvas, ou que trocasse por outra terra, e ele não quis fazer o negócio!-  Acabe disse a ela.
- Afinal de contas, você é ou não é o rei de Israel? - Jezabel perguntou.
- Levante-se, coma e não se preocupe com isso. Eu vou conseguir a plantação de uvas de Nabote!”Então ela escreveu algumas cartas em nome de Acabe, selou as cartas com o selo real, e mandou aos homens importantes de Jezreel, onde Nabote morava. Na carta ela dizia:
- Reúnam os moradores da cidade e anunciem um jejum e oração. Depois façam com que Nabote compareça e encontrem dois malandros que o acusem de amaldiçoar a Deus e ao rei.
- Depois o levem Nabote para fora e o matem a pedradas."
OS chefes da cidade fizeram conforme as instruções da rainha. Fizeram a reunião e puseram Nabote a julgamento.Então dois homens de mau caráter acusaram Nabote de amaldiçoar a Deus e ao rei; e ele foi arrastado para fora da cidade, e apedrejado até que morreu.
As autoridades mandaram dizer depois a Jezabel que Nabote estava morto.
Quando Jezabel ouviu a notícia, disse a Acabe:
- Lembra-se daquela plantação de uvas que Nabote não quis vender a você? Bem, você pode ficar com ela agora! Ele está morto! Então Acabe desceu para tomar posse daquela propriedade. 1 Reis 21:1 -16

O que podemos aprender com essa historia.

Acabe logo após expressar seu desejo de ter as terras de Nabote, lhe fez uma proposta:

A proposta: O rei ofereceu duas grandes propostas pelas terras

1)     Ofereceu pagar em dinheiro ou se Nabote preferisse,
2)     Daria um terreno mais valioso em troca

  A recusa:  Nabote diz não para o rei. “Porém Nabote respondeu: - De jeito nenhum! Essa terra pertence à minha família já faz muito tempo”.
Encontramos em  Nabote, duas grandes virtudes diante da proposta irrecusável: Fidelidade e Integridade.

Fidelidade: È exatidão em cumprir suas obrigações, em executar suas promessas, afeição e lealdade constante:

Integridade: Incorruptível, que não se corrompe e Incapaz de se deixar corromper ou subornar

·       Ele foi Fiel:  pois de acordo com a lei mosaica a propriedade que pertencera a um ancestral devia permanecer na família e não ser vendida.  Nabote se manteve fiel as ordenanças de Deus.
·       Ele foi integro:  porque não se deixou corromper pela proposta feita. A oferta por suas terras foi grande foi  uma proposta irrecusável, mas não o suficiente para esse homem de valores aceitar, Acabe lhe ofereceu dinheiro ou uma terra mais valiosa e mesmo assim Nabote disse não.

Queridos amigos um novo ano esta iniciando e como Nabote, receberemos grandes ofertas pela nossa (terra) vida espiritual, valorize sua vida espiritual, pois foi pago um alto preço.  Duas palavras chamaram minha atenção na proposta de Acabe e que podemos analisar em nossa vida. 

·       Desejo a terra para formar uma horta. Acabe tinha como propósito destruir uma vinha, para plantar uma horta, veja o que Deus falou em  Em Dt 22:9 “Não plante dois tipos de semente em sua vinha, se você fizer isso, não só as culturas que você planta, mas também o fruto da vinha será contaminado”. Acabe estava oferecendo a Nabote viver fora da palavra que Deus ordenou, quantas vezes temos recebido  proposta para vivermos fora da Palavra de Deus?Podemos dizer que a vinha representa a nossa vida, a terra que Deus  limpou e plantado seus valores.
·        Explicou o rei, porque é muito conveniente para o palácio: Acabe disse que era  vantajoso para o palácio. Muitos têm vendido suas terras, acreditando que vai levar vantagem na proposta, serão felizes e desfrutaram mais da vida, sem se importar com o que a Palavra de Deus diz , alegam dizendo: Eu estava com problema no casamento, precisava ser feliz, não agüentava mais a vida que elevava, o que eu ganho é pouco por isso aceitei  esse negocio ilícito, sei que é errado, mas preciso de dinheiro e Deus entende minhas necessidades, jovens, justificam as relações sexuais antes do casamento alegando que é muito difícil ser um jovem puro. Quando recebemos uma proposta para vender nossas terras (nossa  vida espiritual, nosso relacionamento com Deus) o maior beneficiado será o inimigo, pois ele sabe que o premio maior que terá é a nossa vida  com Deus e quando ele obtiver o que deseja poderá planta o que deseja. 
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4:23
Fonte da Versão da Biblia: http://www.bibliaemail.com

Você também pode gostar

10 comentários:

  1. Que a Paz de Cristo também esteja com você irmã, e com toda a sua família, que nesse ano que se inicia consigamos resgatar mais almas para Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada irmao Joserlandio e um ano de crescimento na graça e no amor de Deus!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Deus por essa reflexão abencoada!
    Parabens irmã Irismar>
    Deus te abencoe ricamente em mais um ano!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi amigo Joseval, quem receber sua visita, muito obrigada por sua participação e obrigada pela palavra eu recebo!!! Um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. GRAÇA E PAZ QUERIDA. ÀS VEZES NÓS SOMOS TÃO VOLÚVEIS NAO É? PRINCIPALMENTE COM O PECADO, RAPIDAMENTE ESQUECEMOS TODOS OS BENFICIOS QUE RECEBEMOS DO SENHOR E NOS ENTREGAMOS AS PROPOSTAS DO PECADO, EXATAMENTE O CONTRÁRIO DO QUE NABOTE FEZ, PRECISAMOS APRENDER COM ELE A SER FIÉIS E INTEGROS, HONRANDO A HERANÇA QUE DEUS NOS DEU.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Pr. Samuel!! E verdade pastor e oremos ao Senhor que cada dia possamos guardar TUDo o que DEus nos confiou, muito obrigada por enriquecer essa postagem!!! Uma boa noite e quem 2011 seja de crescimento para o sr e sua casa.

    ResponderExcluir
  7. Pastora querida, abençoada postagem.

    Que Deus Pai nos guarde de nos contaminarmos com as coisas impuras deste mundo.

    Desejo a você e sua família uma ano cheio de Deus e de suas ricas bençãos sobre vocês.

    Forte abraço. Pra Thaís

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pr. Thais, que possamos contar cada dia com o poder disponível e vivermos plenamente nosso relacionamento com DEus.Lhe desejo também uma ano de crescimento na graça e amor de DEus. Um abraço e muito obrigada por fazer parte do Vivendo pela Palavra.

    ResponderExcluir
  9. Olá Irismar Pastora e amiga, que tenho o privilégio de poder se espelhar no seu empenho de levar ao mundo a mensagem gloriosa de Salvação, que só em Cristo Jesus se pode encontrar. Li o seu texto maravilhoso exortativo que Deus te abençoes muito, para trazer mensagens edificantes como esta. Fique na paz do Senhor

    ResponderExcluir
  10. Graça e paz, amém irmão Eneas!! Fico feliz por sua visita e comentário. Desejo ao senhor que 2011 seja um ano de crescimento na garça e no amor de DEus.

    ResponderExcluir