segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Você acredita no que fala?


Há mais esperança para o tolo do que para um homem que fala sem pensar no que diz. Provérbios 29:20

Por. Irismar Santos
Acreditar no que se fala é uma questão que muitos não pensam, você sabia que não temos noção como isso é importante, pois esta relacionada a honrarmos o que falamos, seja nos relacionamentos, nos negócios ou na vida de um modo geral.  Já parou para pensar que durante o dia soltamos muitas palavras e a maioria delas não foi avaliada.

Provavelmente você nunca parou pensou sobre isso, eu mesma nunca tinha parando para refletir sobre esse assunto na essência, até que um dia uma pessoa chegou e disse - quero que senhora faça isso pra mim, eu disse tudo bem, passou uns meses e um dia eu fui informada que outra pessoa é que ia realizar o que ele tinha falado comigo. Naquele dia Deus abriu meus olhos e começou a me instruir sobre o valor do que falamos para as pessoas, pois quando falamos ou prometemos algo para alguém, elas vão acreditar e esperar cumprirmos o que prometemos.

Acreditar no  que falamos esta relacionado em  honrar o que falamos e como falamos com as pessoas.
                                        
Honrar o que falamos: Tem coisas que falamos e achamos que não tem valor nenhum, só que precisamos entender que não é bem assim, pois o que falamos para as pessoas elas vão acreditar e vão esperar, é ai que entra a questão de acreditamos ou não que falamos, pois quem ouviu acreditou e vai lhe cobrar.
Já parou para pensar em quantas promessas feitas por você que não foram cumpridas? Em quantas pessoas, até hoje estão esperando você cumprir o que prometeu? E as que estão sofrendo porque você se arrependeu da promessa feita? Vejamos uma coisa simples do nosso dia-a-dia: Prometemos que vamos à casa de um amigo, tal dia e tal hora, quando chega o dia não vamos ou se vamos chegamos atrasados e isso é normal para muitos, e o pior é que não procuramos corrigir esse pecado, é isso mesmo, quando prometemos algo e não cumprimos estamos mentindo e mentir é pecado. Muitos se acostumaram a chegar atrasados em seus compromissos, há não pagar suas dividas no dia, quando assumimos um compromisso as pessoas vão aguardar honrarmos o que prometemos, sabemos que há os imprevistos e quando acontecer, procure explicar, faça uma ligação e diga por que não deu certo, mas quando você sabe que dava para fazer, que não houve imprevistos, que estava ao seu alcance realizar e não fez é preciso rever seus valores na questão honrar a palavra.
Tenho um amigo que é conhecido por não cumprir os horários, se você precisar dele ele só chega meia hora depois do combinado e isso virou uma característica dessa pessoa. Não prometa algo que você sabe que não vai cumprir e se prometeu, procure honrar o que você falou “O justo embora jure em seu prejuízo, não muda” salmo 15:4. Lembre-se, as pessoas acreditam no que você fala, é por isso que elas te vendem fiado, te emprestam um livro, um DVD, dinheiro, espera quando te convida, elas investem o que tem porque acredita em você.
 Agora a pergunta é: Você acredita e honra o que FALA, já devolveu o DVD que pediu emprestado, o dono esta esperando? Pagou o dinheiro que estava devendo o dono conta com esse dinheiro? Fez aquela ligação que prometeu que ira fazer? E a visita ao amigo, ele esta aguardando? Uma das características de uma pessoa integra é que ela cumprir o que fala. Existem pessoas que são conhecidas por não honrar a palavra, muitas já perderam a credibilidade diante da família, dos amigos e da sociedade. Pense bem antes de prometer.

O Modo como falamosO modo como falamos com as pessoas também revela se acreditamos no que falamos, em provérbios 18:21, diz que a vida e a morte estão no poder da língua, se acreditássemos no que falamos teríamos mais cuidando quanto ao modo como falamos com as pessoas.  
Não compreendemos a dimensão que existe nas palavras proferidas contra alguém, assim como podemos erguer uma pessoas com uma palavra de ânimo, podemos destruir vidas com o que falamos, é só ver quando estamos com raiva de alguém o que usamos para ferir o outro? Palavras duras e agressivas, comentários ofensivos, fofocas que machucam quem as ouve, podemos causar danos enormes através do que falamos, não importa se é algo grande ou pequeno, um simples comentário ou até mesmo uma opinião que fazemos sobre alguém pode deixar estragos como mágoas e feridas por muitos anos no coração das pessoas.
Usamos os que falamos como uma arma poderosa para destruir o outro, existem pessoas que são profissionais em ferir os outros e usam a seguinte frase: Eu só falo a verdade! Gosto de dizer que há dois modos de dizemos a verdade para alguém, podemos escolher falar a verdade com sinceridade e disposição de ajudar ou podemos usar a VERDADE como uma arma para nos vingar e dizer eu sou melhor do que você. Geralmente quem usa essa expressão só FALO a verdade, não gosta de OUVIR a VERDADE, lembre-se fale para ao outro o que você gostaria de ouvir, esse é o princípio que precisamos usar antes de falamos com alguém. Precisamos aprender a passar pela peneira o que vamos falar sobre uma pessoa, precisamos aprender que há poder no que falamos.

Essa questão de não acreditarmos e honrarmos o que falamos, reflete no nosso relacionamento com Deus você sabia? Pois como temos a tendência de medir as pessoas pelo que somos, Deus não escapa das nossas medidas e com isso vem às duvidas sobre seu caráter, sua Palavra e o que Ele promete, quantas vezes vêm à famosa duvida: Será que Ele vai cumprir o que prometeu? A bíblia registra o caráter de Deus sobre o que Ele fala e como fala, Ele honra a sua Palavra porque acredita nela, Ele sabe que ela não volta vazia, ela tem um poder operacional na vida daquele que a ouvem.  

“Deus não é o homem para que minta; nem filho do homem para que se arrependa. Tendo ele dito não o fará, ou tendo falado, não cumprirá? Números 23:19

Na esperança da vida eterna, a qual Deus que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos. Tito 1: 2

        Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come. Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaias 55: 10,11



A palavra de um homem bom revela os ricos tesouros do seu íntimo. Um homem de mau coração está cheio de veneno, e sua palavra revela isso". 
".Mt  12:36
 Vamos pensar antes de falarmos pois as pessoas acreditam em nós!!!