As cicatrizes servem para nos fazer lembrar o nosso estado atual.

07:46 Irismar Oliveira 19 Comments

"Vinde e tornemos para o Senhor, porque Ele despedaçou e nos sarará; fez a ferida e no-la atará. Depois de dois dias nos ressuscitará: ao terceiro dia nos levantará e viveremos diante d'Ele", Os. 6:1,2 


A OVELHA BURRA
Por José Mateus
Um escravo, sendo liberto, vem com todas as marcas do seu sofrimento. Um buraco na orelha que o faz lembrar a escravidão e onde antes havia um brinco; cicatrizes nas pernas onde as correntes feriam noite e dia que o podem retirar da realidade do dia de hoje; rugas e pele queimada do sol e do frio que ainda o fazem entristecer-se com recordações tristes e enchê-lo de dó dele próprio; a sua aparência desfeita pela severidade de haver dormido, vivido, comido e conversado com um mestre severo: o pecado.

Mas, a liberdade chegou e os brincos, correntes e pesos sumiram para sempre – o Libertador é realmente fiel. E, assim, o ex-escravo entra na vida ainda marcado pela vida anterior, cicatrizado ou cicatrizando; olhando-se num espelho reflete ainda a vida antiga a qual já não existe mais para ele (existindo para outros ainda) – a qual traz-lhe memórias de tortura e até mágoas. Mas, que escravos serão estes, tão tolos assim? Porque será que, em vez de se lembrarem do passado, não lhes sobe à cabeça que estão livres dos seus pecados agora e isso para sempre, se é que estão? Ao invés de as memórias lhes trazerem alegria, entristecem-se assim tanto? As cicatrizes servem para nos fazer lembrar o nosso estado atual e nunca aquilo porque passamos! Crente: deixe de ser tolo! As cicatrizes e buracos nas narinas e orelhas mostram que foi liberto, que já não é o escravo que costumava ser! Ou preferia ver ali um anel e umas correntes em seus tornozelos ainda? "E libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça (…). Mas agora, libertos do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação e por fim a vida eterna", Rom.6:18,22. E por fim a Vida eterna... agora, já. “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras”,Apoc.21:4,5.

É por essa razão que apenas ao terceiro dia Deus tem como nos sarar: quando a ovelha esquece o perigo por onde passou, Os.6:2. Como Deus usa métodos estranhos para ela poder esquecer os locais e perigos por onde andou! Um bom Pastor parte a patinha da ovelha para ela ter uma dor atual com a qual se entreter, isso para poder esquecer a outra antiga. Será que ainda levamos Deus a mal quando nos fere para não mais voltarmos ao local das nossas muitas lembranças de desvios? É sabido que todas as ovelhas carregam dentro de si a tendência de voltarem morbidamente ao local onde passaram por apuros, perigos e ameaças! Lembram-se da morte, daquilo porque passaram e esquecem-se da Vida. (É que as ovelhas sempre voltam ao local onde estiveram em perigo. Então, os pastores quebram uma pata delas para esquecerem o que passaram durante o tempo que a patinha delas sara e para não mais voltarem para lá. Elas ficam ocupadas com uma nova dor que não mata e que salva). Crente, não vê, não entende que as suas cicatrizes já não trazem correntes nelas, que o buraco no nariz, na orelha já não tem nenhum anel e só ficaram as marcas? De que se vai lembrar olhando as suas marcas? A Vida ou a Morte? As tristezas passadas ou as alegrias atuais?


"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra", Os. 6:3. Que cheguemos ao dia que, sempre que nos lembramos do pecado, seja porque vivemos agora e não mais porque o tivemos em nós, despedaçando nosso ser. Agora que já se foi, não deixe que venha despedaçar seu interior de novo e sem razão. Só você poderá mudar o curso dos pensamentos do seu íntimo.


Fonte: http://reavivamentos.com/
Fonte da imagem; http://www.google.com/ 


Você também pode gostar

19 comentários:

  1. Parabéns, abençoada muito edificante essa mensagem!

    ResponderExcluir
  2. Oii,paz benção,passando pr ti dar um bom dia,e presentear teu blog com um selinho,é facil Ufa rsrsrsr,é só copiar colar o selo em teu blog,e presentear mais 5 blogs,o selo é o primeiro que esta no post psiu amo vocês,o nomi do selinho é este blog é uma jóia ta, qualquer duvida me da um oi no Sonhos De Deus,fica com nosso papai Ei vc e teu blog é muito especial pr mim e Sonhos De Deus,um final de semana iluminado paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Iris,
    esta reflexão nos leva a olhar para as cicatrizes com olhar de gratidão...Deus deixa elas ali pra que ao olharmos possamos ver o quanto nos ama e o resgate que um dia nos trouxe a libertação!
    Beijos amiga, bom sábado!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, este texto chaou mesmo a minha atenção! Pois é o que tenho pensado nestes últimos dias.. As cicatrizes nos lembram mesmo.. mas podemos fazer diferente! Parabéns! Seguindo seu blog! Deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. Oi Valquiria, obrigada pelo carinho irei pegar o selo!! Uma bela tarde amiga

    ResponderExcluir
  6. Oi Gisele é verdade como diz o texto: Crente deixe de ser tolo! As cicatrizes e buracos nas narinas e orelhas mostram que foi liberto, que já não é o escravo, então só temos que louvar, pois somos livres!! Amiga obrigada e um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana, obrigada por sua visita e participação!! Amiga seja bem-vinda e muito obrigada por esta fazendo parte do Vivendo pela palavra.

    ResponderExcluir
  8. Texto maravilhoso com passagens que são verdadeiras lições. Bênçãos de Deus a você. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. OI Marcio, obrigada por sua visita e que bom que gostou!! Te desejo um belo dia.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ródrio, é verdade!! Por isso que o Apóstolo Paulo orava que os olhos dos cristãos fossem abertos para compreender o sentido da verdadeira liberdade em Cristo!! Muito obrigada por sua participação!!

    Um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi Iris!
    Que bela e verdadeira mensagem!
    Que possamos ver sempre de onde fomos resgatados e gratos sejamos gratos ao Senhor pela Sua salvação e por ter nos libertado.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  12. Graça e paz irma Irismar!
    Toda gratidão ao Senhor pela sua bondosa misericórdia, senão estariamos em maus lençois...

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga Cida é verdade que possamos conservar um coração grato e livre do passado, pois o Senhor ja nos livrou. Um bom fim de semana, obrigada por sua visita e participação!!

    ResponderExcluir
  14. MARAVILHOSO POST!
    Grandiosa palavra.
    "Cicatrizado ou Cicatrizando"
    Se já estamos cicatrizados...Glória a DEUS!
    Mas...Se estamos Cicatrizando...é sinal que queremos a CURA.
    Beijos amiga.
    FICA COM O BOM deus.

    ResponderExcluir
  15. Iris, tem selinho pra você lá no blog ;)

    Ahhh! Amoo vim aqui e ficar escutando as músicas...

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Irismar querida!
    As cicatrizes são, sim, para nos lembrar... não ao sofrimento passado, mas pela bênção de ter superado e curado as feridas...
    Grande beijo, minha linda!
    Jackie

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga Jackie,é verdade as cicatrizes devem ser vista como sinal de liberdade! Como diz o texto deixei de ser tolo: olha para elas, são sinais de liberdade. A bíblia diz que se o Senhor nos liberta verdadeiramente seremos LIVRES, então é só crer e desfrutar da liberdade!!

    Amiga te desejo um belo domingo!!

    ResponderExcluir
  18. É verdade, muitas vezes vivemos presos pelo passado, esquecendo que o Senhor Jesus na cruz do calvário já pago a nossa divida. Linda mensagem! fk na paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  19. OI Nathalia é verdade amiga já somos livres!!!

    Obrigada pro sua visita e participação!!

    Um boa dia

    ResponderExcluir