A boca é sua, mas o ouvido é meu!

10:38 Irismar Oliveira 24 Comments

"O cuidado em ouvir é o caminho mais curto para o saber." (Juan Luis Vives)

Por Irismar Santos
Às vezes ouvimos palavras que não queremos e nem pedimos e algumas delas têm um poder de destruição tão grande que podem determinar como será o nosso dia ou até mesmo a vida de uma pessoa. Tem palavras que são comparadas a uma faca que penetra destruído, “Certas pessoas tem a língua afiada como uma espada, pronta para destruir os outros” Provérbios 12:18b. Quem nunca ouviu uma palavra negativa através de uma critica destrutiva e humilhante? Quem nunca ouviu: você é burra (o), inútil, você não presta? Quem não ouviu: Você não vai conseguir, se fosse fulano, esse sim conseguiria? Ela (e) é muito melhor do que você, e as calunias?

O que  fazer com  as palavras que destroem?

Primeiro:  Decida o que você vai escutar:
Tácito descreve o homem sábio, dizendo a outro que o atacou: “Você é dono de sua língua, mas eu sou o dono dos meus ouvidos. Pode falar o que quiser que eu vou escutar somente o que eu quiser”. O seu ouvido não é receptor de lixo, decida o que vai ser colocado nele.
Segundo:  Ore a respeito disso:
Se não consegue com a primeira dica, ore ao Senhor a respeito dessa dificuldade, Davi fez uma oração a Deus, pedindo que colocasse um guarda na sua boca, para que houvesse um controle do que ele ia fala, ore pendido que Deus coloque um filtro em seus ouvidos, para que todas as palavras sejam filtradas, e só desça ao seu coração o que pode te fazer bem e não mal, vida e não morte.
Terceiro: Leia a Palavra de Deus!
Diante das palavras destruidoras decida ouvir o que Deus tem a lhe dizer, leia a sua Palavra!
Já fui vitima de palavras destruidoras que causaram muitos danos, e um dia falando com o Senhor, ele me disse: Erga a sua cabeça e ande baseada no que eu penso a seu respeito, como isso foi tremendo e libertador, daquele dia em diante, passei a andar pelos pensamentos do meu Pai Celeste e isso foi determinante para a minha vida!!!


Versículo para sua Meditação:
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11


Fonte Vivendo pela Palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com/
Fonte imagem: http://www.google.com/

Você também pode gostar

24 comentários:

  1. É verdade sim Iris. Como dizemos por cá "fala mas meu ouvido não é penico"
    Temos mesmo que filtrar o que ouvimos e aproveitar só que vale a pena.
    Quando diz uma coisa dessas a uma criança que não tem ainda capacidade de discernimento, as marcas podem ser tão profundas que poderão mesmo marcar a sua personalidade.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. OI amiga, o que você falou é pura realidade, muitas adultos refletem o que ouviram quando eram crianças, como pais precisamo ter muito cuidado com o que vamos dizer aos nossos filhos. Obrigada por sua participação, te desejo um bela semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Irismar!
    Devemos estar atentos realmente quanto a tudo quanto ouvimos, assim como também devemos ter cuidado com o que falamos:
    "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. Provérbios 18:21"
    Que Deus nos guarde naquilo que ouvimos, e nos instrua naquilo que falamos.
    Deus te abençõe e tenha uma ótima semana!
    Maurinei,
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Maurinei essa questão de ouvir e falar é algo muito serio, pois podemos fazer vitimas e no mesmo tempo ser vitimas de algumas palavra e como você disse : Devemos estar atentos realmente quanto a tudo quanto ouvimos, assim como também devemos ter cuidado com o que falamos.

    Amigo obrigada por sua visita e participação!!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa postagem sobre o que ouvir,por isso sigo o que paulo falou: "Analisa tudo, retende o que é bom!"
    Paz!

    ResponderExcluir
  6. Tem um proverbio biblico que diz : Ate o mediocre se passa por sábio quando cala a boca. Infelizmente muitos perdem a oportunidade de de passar por sabio.
    Gosto muito de uma passagem em jó que ele faz uma comparação do ouvido com a comida e nos diz para provar somente o que bom.
    “Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar prova a comida.” Jó 34.3

    “O que é direito escolhamos para nós; e conheçamos entre nós o que é bom.” Jó 34.4

    Pra ser sincero gosto muito de meditação que sirva de antidoto rpa esse mundo, pois existem muitas pessoas que acabam sendo vistas como autoridades neste mundo e que usam a apalvra pra matar emocionalmetne os outros, pra enganar, pra perverter, diferenciar para diminuir e nunca para exaltar as qualidades, ate as bricnadeiras de gente toxica só servem pra fazer mal, como diz que é um divertimento para o estulto praticar a iniquidade... gostaria muito que esse tipo de conselho chegasse aos ouvidos de todos.

    “Vede porém que o seu bem não está na mão dele; esteja longe de mim o conselho dos ímpios!” Jó 21.16

    Abraço Irismar.

    ResponderExcluir
  7. Ira, parece que lê meus pensamentos!!!
    Até escrevi um texto sobre os RECLAMÕES DE PLANTÃO e tb sobre a prepotência humana.
    Amada, as pessoas não pensam pra falar e depois me dizem que Deus quer assim que o crente fale na lata e pregue a palavra dele, mas penso que Jesus pregou com amor, com amor ensinou, não vim em parte alguma lamina afiada nem nos textos de nosso Jesus tampouco quando precisei de uma resposta dele qdo aflita. Sempre tive meu pai como alguém cheio de amor.
    Sem mencionar nossos julgadores de plantão.
    COMO PODE AS PESSOAS não pensarem que uma palavra pode matar uma alma?? E msm assim se intitulam servos de Deus? Como??? Não entendo. Não aceito.
    -
    Adorei o teu texto..ADOREI MTO MSM!!!
    Te amo

    ResponderExcluir
  8. É como esta escrito na palavra de Deus,uma palavra pronunciada é como uma faca de dois gumes tanto pode abençoar alguém como pode amaldiçoar..nós com Cristão devemos sempre abrir nossas bocas para profetizar coisas boas seja para qualquer pessoa,e quando alguém disser algo que seja para nos destruir devemos ter a sabedoria de não absorver aquilo para as nossas vidas,pois Deus nos deu a autoridade de decidirmos se queremos o bem ou o mal,e quando deixamos algo mal de lado nós consequentemente somos abençoados e mal alguém será nobre as nossas vidas.Fique a Paz minha florzinha.

    ResponderExcluir
  9. Oi Augusto, (do Manuel do usuario), menino esse texto de Jó é ÓTIMO, se encaixa dentro dessa postagem:
    “Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar prova a comida.” Jó 34.3. Assim como o alimento é para o corpo, as palavras para o ouvido e conseqüentemente vem as ações!! precisamo pensar muito antes de falar pois podemos destruir uma vida. Que possamos alimentar bem os nossos ouvido!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcio, isso precisamo aprender essa arte de analisar e reter o que traz vida!! Obrigada por sua visita e participação!!

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga Catia,aprendi que a maneira como uma pessoa falar com outra, seja criticando, cobrando, exigindo reflete como o ela esta por dentro e sãos essas pessoas que conseguem nos ferir, nos machucar. Aprendi com o Senhor Jesus uma coisa que não esqueci: Um dia eu disse Senhor porque tu pedes para orar pelos nossos inimigos, tu pede para falar bem de quem fala mal, uma resposta veio: Eu peço para fazer isso porque eles estão doentes e elas precisam que alguém que as ajudem. Geralmente quando alguém nos fere com palavras temos a tendência de julgar que é só com a nossa pessoa, mas faça uma pesquisa para ver com quantos ela já fez isso? Elas podem também ser vitimas de palavras grosseiras e apenas estão refletindo.
    Essa questão de ouvir e falar é tão serio e amplo para um estudo!!Por isso precisamo tomar muito cuidado com o que vamos deixar entrar em nossos ouvidos, porque corremos o risco de amanhã sermos os que ferem!!

    Amiga uma bela tarde

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com o seu texto.
    Fique com Deus.
    Carlos

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga Daiane, obrigada por sua participação, como você falou: Como cristãos temos uma grande responsabilidade quando falarmos, pois somos exortados a falar o que edifica,que produz algo de bom nos que ouvem!! Uma bela noite minha linda!!

    ResponderExcluir
  14. Carlos( Blog da Vida Eterna) amigo que bom receber sua visita, obrigada por sua participação!! Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  15. Realmente, como ouvimos palavras que não edificam, que trazem danos...concordo com tua postagem pois podemos escolher as palavras que vão entrar em nosso coração e orar acerca delas é uma maneira de neutralizá-las!
    Beijos, fica na paz

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga Gisele, como já falei aos amigos essa questão de falar e ouvir e tão seria, o Senhor Jesus nos advertiu que um dia as pessoas vão prestar conta com que falaram. Olha muito obrigada por tua visita e participação!! Um bela semana.

    ResponderExcluir
  17. Oi minha linda Irismar!
    Eu concordo! As palavras até podem entrar nos nossos ouvidos, mas podemos absorver aquelas que realmente acrescentam e descartarmos aquelas que nada contribuem. Precisamos "educar" nossos sentidos... e recolher em nós apenas aquilo que nos faz crescer!
    Muito edificante essa mensagem! Parabéns!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  18. Oi jackie, o amigo Augusto trouxe um texto em Jó 34:3 - “Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar prova a comida.”
    Os nossos ouvidos são alimentado pelas palavra, precisamos aprender a separar os alimentos que vão nutri -lo. Como você disse: Vamos descartar os que NADA contribuem!!
    Amiga muito obrigada por sua participação e contribuição para essas postagem!!

    Te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  19. Amiga quando puder de uma passadinha la no meu blog pois tem algo especial para vc la ok.bj tenha um otimo dia.

    ResponderExcluir
  20. oi miga!
    amei o texto e o titulo:
    A boca é sua, mas o ouvido é meu!
    Devemos tomar muito cuidado com nossas palavras,
    pq por elas seremos justificados ou condenados.
    E também devemos prestar atenção aquilo que nem falamos, mas participamos ouvindo...
    bjks miga!
    Deus continue te usando grandemente!
    =J

    ResponderExcluir
  21. Oi amiga Fernanda é verdade, o Senhor Jesus disse que vamo prestar contar de Tudo que falamos e se ele disse isso é porque existe uma responsabilidade muito grande com o que falamos. E como ouvinte podemos escolher o que queremos ouvir. isso é tremendo e é possível!! Te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  22. Daiane, minha linda passei e fui tremendamente abençoada, valeu amiga , muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  23. ola bom dia!
    o que eu acho mas sèrio, è o que sai da minha boca, porque è uma coisa que eu nao posso controlar.ja em OUVIR è mas facil lidar, porque eu so recebo aquilo que vai ser bom pra mim, o que for ruim eu deixo passar.ou seja temos que ter dois sacos na vida,um fechado e o outro furado,o que eu ouvir de ruim eu deixo cair, e o que eu ouvir de bom,eu guardo.entenderam? Deus abençoe a todos!!!

    ResponderExcluir
  24. oi amigo(a) anonima(a) por sua visita e participação, Assim como vc tem dificuldade no falar , outros tem no ouvir e essa dica de dois saco é muito boa que independente do que temos dificuldade usemos a filtração.

    Muito obrigada pela visita

    Volte sempre que desejar.

    Uma bao tarde

    ResponderExcluir