O Termômetro da nossa Espiritualidade!

12:26 Irismar Oliveira 10 Comments

E foi o próprio Deus quem disse que uma pessoa deve amar não somente a Deus, mas também a seu irmão. 1 João 4:21


Por irismar Santos
Quer saber quão espiritual você é? È muito simples: Como você tem tratado o seu próximo? É isso mesmo, como tratamos as pessoas revela com está a nossa espiritualidade. O termômetro da vida espiritual de uma pessoa não é se ela prega bem, se canta maravilhosamente, se dirige uma grande igreja, se é uma pessoa famosa, se dar muitas esmolas ou se conhece todas as doutrinas da bíblia e até ensina, mas como ela trata as pessoas, amando como Jesus Cristo ensinou. Uma pessoa pode pregar, cantar, ensinar, fazer coisas extraordinárias, mas se ela trata o seu próximo criticando, falando mal, fofocando, mentindo, é intolerante , ofende sempre que tem oportunidade, não perdoa e tão pouco pede perdão é um sinal de que ela não está bem espiritualmente. O instrumento que mede a nossa temperatura espiritual é como tratamos o próximo. Se eu desse aos pobres tudo quanto tenho e fosse queimado vivo por pregar o Evangelho, e, contudo não amasse os outros, isso não teria valor algum. 1Corintios 13:1-3

A maneira como tratamos as pessoas, revela como está o nosso relacionamento com Deus, não podemos fugir dessa realidade nem tentar tampar o sol com a peneira, alguns alegam dizendo: Eu estou bem com Deus não tenho problema com Ele, pois Ele me entende, já com algumas pessoas não dar para conviver. veja o que o apóstolo João disse: Se alguém disser: "Eu amo a Deus", porém continua odiando a seu irmão, é um mentiroso; porque se não ama a seu irmão que está bem diante dele, como pode amar a Deus, a quem nunca viu?E foi o próprio Deus quem disse que uma pessoa deve amar não somente a Deus, mas também a seu irmão. I Jo 4:20

.Não é o cantar, pregar, ter grandes cargos ou títulos que diz se uma pessoa é espiritual, mas o amor a Deus e ao próximo é que revela o quanto uma pessoa é espiritual. Muitos têm caído no mesmo erro dos fariseus, o de medir as pessoas e até a si mesmo por aquilo que realizam, os fariseus criaram 248 preceitos afirmativos e 365 negativos num total de 613 mandamentos acreditando que isso agradava a Deus, e quem os via cumprindo tantos preceitos julgava que eram homens espirituais, mas em Mateus 22: 34-40, Jesus frustrou os fariseus respondendo a uma pergunta feita a ele:  Senhor, qual é o mandamento mais importante nas leis de Moisés?"Jesus respondeu: "'Ame ao Senhor seu Deus de todo o seu coração, sua mente e sua alma'.Este é o primeiro e maior mandamento. O segundo em importância é parecido: 'Ame a seu semelhante tanto como ama a você mesmo'.Todos os outros mandamentos e todas as exigências dos profetas nascem destas duas leis, e se cumprem se você lhes obedecer. Guarde apenas estas e descobrirá que está obedecendo a tudo o mais'".

O verbo grego traduzido aqui por “amarás” não é phileó, que significa afeição entre amigos, mas o verbo AGAPÂO; Uma obrigação de dedicação absoluta a alguém, determinada pela vontade. (fonte de pesquisa da palavra - bíblia kink James- versão estudos com salmos e provérbios). 

Mas todo aquele que ama o seu irmão está "andando na luz" e pode ver o caminho sem andar tropeçando de lá para cá, na escuridão e no pecado.1 João 2:10

É essa atitude que Deus quer dos seus filhos para com o próximo, e se esse amor de dedicação no falar e no agir não está operando em sua vida é necessário rever como está o seu relacionamento com Deus. Não ameis de palavras, mas com atitudes. Que ama não danifica a imagem do próximo e nem se alegra com a desgraça dele. 

Fonte: Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com
Fonte da versão da bíblia: http://www.bibliaemail.com
Fonte da imagem: http://www.google.com/

Você também pode gostar

10 comentários:

  1. Graça e paz amada e querida Irismar!

    Eu sempre vi o dom de amar como o mais importante e o mais dificil de ser exercido por nós seres humanos. O Senhor nos manda amar, mas não somente aqueles que nos amam, ele tbm diz que devemos amar aqueles que nos odeiam. Eu entendo que esse amor é você, não obstante aquela pessoa ter te feito o mal, não desejar o mal também pra ela, mas quer ver-lhe o bem, quer pra ela o mesmo que quer pra Si mesmo. Como é dificil isto não? Este amor é o amor de Deus. Eu também entendo que amar, segundo Deus, é você se colocar no lugar do outro, exatamente como fez o SENHOR. Deus se colocou em nosso lugar, ou seja, desceu do seu trono de glória e habitou entre nós, sentiu o que nós sentimos, passou pelo que passamos. Ele nos deu o maior exemplo de como amar. Por esta razão Paulo classificou o amor como o maior de todos os dons, porque ele é para sempre, é a maior evidência de Deus em nós, então é muito importante que amemos, mas amemos de verdade, com sinceridade.
    Você expôs que o amar é o sinal da verdadeira espiritualidade, e eu concordo em gênero e grau, porque quem não ama não conhce a Deus, pois ele é amor. Como um pastor pode pregar no domingo se ele não amar as ovelhas que irão ouvi-lo tendo o intuito de vê-las crescer na graça e no conhecimento? Como um teólogo pode escrever e ensinar as suas lições se ele não amar as pessoas que através de seus estudos entederão melhor a Deus e sua palavra? Como nós podemos nos considerarmos cristãos se não amarmos as pessoas a tal ponto de desejar que elas também recebama Jesus em sua vida? De fato, querida, amar é a maior prova de espiritualidade que podemos oferecer. Que Deus te abençoe, e o obrigado por esta linda reflexão!

    Em Cristo,
    Ir. Samuel

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo Pr. Samuel, obrigada por enriquecer essa mensagem com o seu comentário, que os nossos olhos sejam abertos para compreender esse amor que ja esta derramado em nossos corações é que ha poder disponível para colocá-lo em pratica nos sujeitando diariamente a Deus e a sua palavra. Muitas vezes temos investido muito em sermos homens e mulheres de fé, mas a bíblia fala que a verdadeira Fé opera pelo AMOR!!! Desejo ao senhor e sua amada familia uma bela semana.

    ResponderExcluir
  3. Amém querida, que Deus a cada dia faça de vc este vaso nas mãos dele!
    Te amo em Cristo Jesus!
    Beijos fica na paz!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga obrigada por sua visita e pela palavra!!! Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  5. Irmã, paz seja com você!

    Gostei muito de sua mensagem! Peço licença de utilizá-la em meu blog! Muito boa mesmo!

    Aliás, aproveitando, será que você gostaria de fazer uma troca de links? Se sim, responda em meu blog!

    Abraços,

    Danilo
    http://cruzvazia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Irismar a paz do Senhor Jesus.
    Que bela esplanação deste texto, que o apostolo do amor escreveu.(Amar a Deus implica amar o nosso proximo) e acima de tudo com a grandeza do amor com que amamos à nós mesmos. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Blog Cruz, vazia , obrigada por sua visita e comentário. Quanto a postagem pode usar sim!!!Te desejo uma bela noite!

    ResponderExcluir
  8. Oi Eneas é verdade amar o próximo é um reflexo do amor a Deus, não podemos dizer que amamos a DEus que nunca vimos e aborrecer aqueles que estamos em contato. Obrigada por sua participação uma bela noite

    ResponderExcluir
  9. Deus abençoe vc, e seu ministerio. concordo em todos os sentidos com esta reflexão. Sabemos de muitos que amam as pessoas por sua posição social,pelas influencias, e até pelo dizimo que dão... Mas o amor o universal que Deus deseja que exerçamos é olhar o irmão nao por fora, mas por dentro, procurando não os defeitos , mas as qualidades que todos ., e faze-los entender que independente da situação em que se encontrem, do que foram, ou do que fizeram, que os olhos do Senhor, deseja alcança-los ,oferecendo a Graça e a Misericordia sobre suas vidas,e para todo aqueles que buscam incessantemente a presença maravilhosa desse Deus, que merece ser exaltado,e glorificado pelos 4 cantos da terra, não pelo que ELE faz, mas pelo que ELE É.
    Um abraço !!! Fique na Paz !!!

    Ivani-
    Igreja batista fonte de benção.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Igreja Batista, muito obrigada por sua visita e comentário que veio somar com os demais e a mensagem. destaco o que escreveu: Mas o amor o universal que Deus deseja que exerçamos é olhar o irmão nao por fora, mas por dentro, procurando não os defeitos , mas as qualidades que todos ., e faze-los entender que independente da situação em que se encontrem, do que foram, ou do que fizeram, que os olhos do Senhor, deseja alcança-los ,oferecendo a Graça e a Misericordia sobre suas vidas,e para todo aqueles que buscam . O maor ao próximo é um reflexo do que temos recebido de Deus não tem como não ser.te desejo uma bela tarde e muito obrigada por esta seguindo o Vivendo pela palavra!!!

    ResponderExcluir