Há benefícios nas Provações?

11:24 Irismar Oliveira 24 Comments

Meus irmãos, tende grande gozo quando passardes em várias tentações. Tg 1:2

Os benefícios das provações!
Por Irismar Santos
Quando passamos por provações, a única coisa que não passa por nossas cabeças na hora da prova é de que ela tem algum benefício, a primeira que passa é Deus quando vai acabar essa prova? Existem alguns textos na bíblia que não são valorizados como deveria ser para o nosso próprio benefício, em Tiago 1: 2-4  ele mostra que existem benefícios nas provações e um grande rendimento para os que passam por elas.

Como atravessar as provações: A primeira coisa que Tiago ensina,  como passar pelas provações, ele faz isso pedindo para considerai o fato de passarmos por diversas provações motivo de Júbilo, quando ele diz considerai está diz: Dar atenção, levar em conta, observar atentamente, meditar, examinar, apreciar, mas alguém pode dizer irmão Tiago se eu não consigo nem pensar que as provações trazem benefícios imagine jubilar por elas, ele não está falando que a motivação do nosso jubilo seja as provações em si, mas os seus resultados. Veja esse caso em Atos 5:41,42 Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus, eles não se regozijaram pelos acoites, mas por ser achados dignos de padecer, Tiago nos convida a jubilar no fato de que teremos benéficos nas provações, elas vão passar mais deixarão rendimentos eternos. 

Os benefícios das provações
Perseverança: Tiago diz que as provações são uma prova para a nossa fé produzir perseverança, a definição de perseverança é
Firmeza: Qualidade ou estado do que é firme, sólido, estabilidade
Constância: Força moral de quem não se deixa abater; perseverança, persistência, força de ânimo.
Tiago continua dizendo que a perseverança precisa ter sua ação completa, quer dizer ela precisa ter tudo que é necessário para funcionar, para seu propósito final que é nos tornar
Maduro:
Íntegros, não tendo falta de nada.
Quando chegamos ao final das explicações de Tiago passamos a compreender que ele estava certo quando nos convocou a JUBILAR ao passarmos por diversas provações, pois o propósito delas e nos fazer  homens e mulheres maduros, firmes, íntegros e não tendo falta de nada. Amados se você está passando por algum de tipo de provação não murmure, tire os olhos delas e ponha nos seus benefícios, somos convocados a Jubilar , jubilar é mais do que dar um sorriso é rodopiar pulando de alegria, Louvado seja o nome do nosso Deus!!

Quando o caminho é áspero, a perseverança de vocês tem uma oportunidade de crescer. Portanto, deixem-na crescer, e não procurem desviar-se dos seus problemas. Porque quando a perseverança de vocês estiver afinal plenamente crescida, vocês estarão preparados para qualquer coisa, e serão fortes de caráter, íntegros e perfeitos. Tg 1:2-4

Sejam sempre agradecidos, haja o que houver, porque esta é a vontade de Deus para com vocês que pertencem a Cristo Jesus. I Tessalonicenses 5:18

Fonte: Vivendo pela palavra- http://irismaroliveira.blogspot.com/
Fonte da imagem: http://www.google.com/
Fonte da versão da Biblia; Biblai Viva e King james

Você também pode gostar

24 comentários:

  1. Ai amiga,

    Todos nós passamos por provas, a diferença é como cada um vai reagir e o que fará pra sair da situação. Que bom seria se não tivessemos tribulção, se não precisássemos passa pelo deserto. Mas tudo isso é necessário para nosso crescimento na fé e para dar-mos valor as coisas e pessoas que temos e que conquistamos.

    "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo."

    Trecho de um texto que gosto:
    -Senhor, Tu me disseste que, uma vez que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre comigo, todo o caminho. Mas notei que nos momentos das maiores atribulações do meu viver havia na areia dos caminhos da vida, apenas um par de pegadas. Não compreendo... Porque nas horas em que eu mais necessitava Tu me deixastes?
    O Senhor respondeu :
    - Minha preciosa filha, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento. Quando vistes na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí, que EU NOS TE BRAÇOS CARREGUEI ! Lindo!!! *-*

    Ótimo dia amiga. bjinhos ♥

    ResponderExcluir
  2. Paz Irmã Iris!

    Sempre considerei que as tribulações têm dois pontos:

    1) São comuns no dia a dia, pois elas são resultados de nós mesmo. Tiago deixa claro que isto é assim quando afirma que ao sermos tentados não digamos que Deus nos tentou, mas se somos, é por causa de nossas concupiscência (Tg 1.14). Por isto é importante que nós estejas convictos de nossas fragilidades. Isaias fez isto (Is 6.5). Isto faz com que entremos na paranóia dos porques, Tiago já nos ajuda com esta questão.

    2) Elas vão produzir em nós uma páciência como diz Paulo (Rm 5.3). É comum pensarmos que as tribulações são perseguições e não deixa de ser, mas tribulação tem tudo a ver com um sentimento de ansiedade na espera de algo. De maneira prática, eu penso sempre na questão do homem que tinha uma vida integra, mas ganhava pouco. Ele recebe uma proposta ou se envereda em caminhos facilitadores para ganhar mais dinheiro porque suas contas são grandes e precisa sustentar sua família. É nestas horas que as tribulações vão produzir a paciência de esperar as coisas mudarem, se esforçando na graça e no desenvolvimento honesto. Do contrário este chefe de família será reprovado e não haverá justificativa para seus atos.

    estes dois pontos estão no nosso dia a dia, e se cavarmos mais veremos muitos outros.

    Ótimo artigo. São mensagens assim que me fazem ver que há esperança de vermos uma consciência cristã verdadeira.

    Graça, paz e saúde em Cristo.

    ResponderExcluir
  3. olá...
    ótima mensagem!
    Tudo coopera para o bem dos que amam a Deus.
    Até mesmo as provações nos fazem crescer.
    Deus te abençoe!
    bjks
    fe
    =J

    ResponderExcluir
  4. OI amiga, nanda é verdade!! Gosto de dizer que NADA se perde em nossas vidas, TUDO tem um propósito e que resultado extraordinário o final delas. Um belo dia minha amada.

    ResponderExcluir
  5. Temos que ter em mente que Deus jamais ira nos provar além do que nossas forças aguentam,e quando elas vem não são para nos derrubar e sim para nos fazer mais fortes e para que possamos subir mais um degrau na escada da salvação...
    Deus sempre esta ao nosso lado e observa como somos diante de uma dificuldades,Ele sabe que somos capazes de subir ate o topo e ganhar nossa salvação,por isso diante de uma provação devemos ser firmes e dizer ao diabo que ele saia da nossa frente e se ele não sair nós passaremos por cima pois Deus disse que poderíamos pisar em serpentes e escorpiões que nada nos aconteceria.Fique na Paz do Senhor minha florzinha!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, é nesse terreno que começamos a expererimentar a metanóia do ES.

    ResponderExcluir
  7. Paz do Senhor Irismar parabéns pela mensagem realmente se queremos vitoria temos que passar por provas, que o Senhor continue te dando muita inspirção para postar mensagens edificantes como essa, Paz.

    ResponderExcluir
  8. Oi Andre, você falou algo importante quando disse: Que só queremos vitória e não queremos passar por provas, mas são as provas que nos capacita a sermos vitoriosos nas promessas de Deus!! Obrigada por sua visita e comentário!!

    ResponderExcluir
  9. Daiane, precisamos lembrar também dessa palavra na hora da prova, de que Deus não irá nos permitir ir além das nossas forças, as vezes dizemos Senhor eu não aguento mais,mas ele sabe mais do que nós e o final é algo glorioso, sermos maduros, firmes!! Obrigada minha linda por sua presença. Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  10. Marcio, obrigada por sua visita e participação, que possamos regara essa terra com as nossas orações para colher os frutos da maturidade!!!Uma bela atarde

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga Carla, obrigada por sua visita e comentário quando traz a memória da presença do nosso mestre conosco em TODOS os momentos, as vezes algumas pessoas na prova dizem eu estou sozinha, mas o cristão NUNCA esta só porque o nosso mestre esta conosco. Uma lida tarde amiga

    ResponderExcluir
  12. Jose Eduardo,obrigada por enriquecer essa mensagem com seu comentário, vou destacar o seu exemplo: É nestas horas que as tribulações vão produzir a paciência de esperar as coisas mudarem, se esforçando na graça e no desenvolvimento honesto. Do contrário este chefe de família será reprovado e não haverá justificativa para seus atos. paulo diz em Efesios 1:17-19 Que ha poder disponível para os que crêem, nas provas ha poder para sairmos aprovados.Uma bela tarde amigo.

    ResponderExcluir
  13. Olá Iris

    As provações permitem-nos crescer espíritualmente. O Senhor nunca nos dá provações mais do que nós aguentamos, e se nos dá, é para nos fortalecer.
    Ninguém gosta de ser posto à prova e reclama -se quando isso acontece, achando-se vitima, mas ultrapassados os obstáculos, sente-se uma paz enorme.

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga Irismar! Não posso acrescentar mais nada na bela descrição do teu texto. Como é emocionante ser um Crente, que vive no espirito e não na carne, que pode dizer gloria a Deus no meio de uma cólica renal. Parece uma loucura não é mesmo? (1Cor.1.18)A palavra da Cruz é loucura para os que se perdem, para nós é poder de Deus. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  15. Emilia é verdade as provações tem a finalidade de moldar e deixar a pessoa fortalecida. AS vezes não conseguimos ver além das provações por termos a visão limitada ao hoje, mais todas as pessoas que tiveram uma atitude correta na provação saem delas maduras e fortalecidas..
    Obrigada amiga sua participação!!!Uma bela atarde

    ResponderExcluir
  16. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Tessalonicenses 5.18)

    Nos momentos difíceis não é fácil jubilar, mais é necessário para nosso crescimento como pessoa e espiritual.

    Obrigado pela sua presença que faz nos enriquecer a cada comentário lá no meu/o nosso espaço de Edificação do Reino de Deus (Ide Boas-Novas).

    Respondendo o seu comentário lá e aqui:

    Esta semana conversei com a irmã Valquiria (Sonhos de Deus), sobre ser um pastor.
    Não sou merecedor, mais pela Graça e Misericórdia de Deus, Ele me escolheu, não tenho culpa, o que posso fazer?
    Confesso que quando recebi a promessa não acreditei, não queria, relutei, fugi. Dai Deus tirou tudo, família, emprego, casa, negócios, tudo! Após muito choro e sofrimento falei:
    Eis me aqui Senhor!
    Dai começou um processo ate que rápido, muita orações, santificação, muita leitura da Bíblia, noites, madrugadas lendo, orando, jejuando, enfim colocando a mão no arado, as foi acontecendo naturalmente, está acontecendo com muita luta, provas, perseguições, conflitos, muita gente torcendo contra.
    Hoje o que poderá me separa do amor e da presença de Deus:
    {...} A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? (Romanos 8.35).
    Perdi muito tempo da minha vida com besteiras, coisas que me levaram ao fundo do poço, hoje sou uma nova criatura, quero viver e ter longos dias servindo a Cristo.
    Tudo para Glória de Cristo!

    Muito obrigado pela sua amizade, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Oi amigo Carlos, fiquei feliz quando vi a sua consagração para o ministério! Minha oração é que todos os dias você busque no Senhor a sua força, graça e amor para prosseguir nessa nova caminhada que vai refletir até a eternidade. Muito obrigada pela sua amizade e sempre acrescentando aqui no Vivendo pela Palavra1! Uma bela noite

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga, boa noite! Como estás. Saudades..

    Muito bom seus textos Iris. Ninguém gosta de passar pela prova, mas a realidade é que depois que somos aprovados, somos outros.

    Crescemos em todas as areas. Glória a Deus pelas lutas. hehhee

    Tende alegria, quando passares por provações, por uma vez a vossa fé confirmada, ela produz persererança e a perseverança produzirá frutos, nos tornando integros, perfeitos e em nada deficientes.

    Amiga, fica na paz de Deus te abençoe muito.

    Pra. Thaís Itaborahy

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Graça e paz amada!

    As tribulações são parte dos desígnios de Deus para a nossa vida. Sem elas nós não seríamos aperfeiçoados, melhorados e por fim capacitados para cumprirmos outros propósitos, por isso não devemos vê-las com a mente carnal, que só enxerga o que é ruim, o que é mal; mas devemos vê-las com a mente de Cristo, e assim estaremos contemplando, ainda que não saibamos de imediato, os propósitos de Deus escondidos nas tribulações.

    Um forte abraço do seu amigo!
    Em Cristo,
    Ir. Samuel

    ResponderExcluir
  20. Oi Pra.Thais, é verdade!! O propósito delas por mais que sejam difíceis em alguns momentos é o aperfeiçoamento da nossa fé que uma vez nos foi dada. Te desejo uma bela noite e um abençoado fim de semana.

    ResponderExcluir
  21. Pr. Samuel como o senhor escreveu: Sem elas nós não seríamos aperfeiçoados, melhorados e por fim capacitados para cumprirmos outros propósitos que o nosso Deus tem para nós. Amigo muito obrigada por sua participação desejo ao senhor uma ela noite!!

    ResponderExcluir
  22. "A voz do SENHOR separa as labaredas do fogo."

    ELE, nos ajuda a passar pela prova refinando como se refina o ouro.E, quando TUDO PASSA! Nos vemos como luz no espelho.Brilhamos como o mais PURO ouro.
    Beijos amiga!
    Fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  23. Como o fogo transforma o ferro, as provações nos trazem condições para vencer as demais. As provações são degraus de uma escada que pode nos levar ao sucesso! Grande abraço, Irismar. Muita luz, muita paz!

    ResponderExcluir