Causas do Cansaço Espiritual!

07:00 Irismar Oliveira 29 Comments


VENCER O CANSAÇO EM VEZ DE DESISTIR II
Dá força ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor”, Is.40:30-31.

Você  pode ver a primeira parte dessa mensagem aqui: VENCER O CANSAÇO EM VEZ DE DESISTIR - Parte 1


 Por JOSÉ MATEUS
Vamos dar soluções para os que desejam viver e os que preferem deixar de ser cansados. É necessário descobrir a(s) verdadeira(s) causa(s) do cansaço. Não falamos aqui de cansaço físico, ainda que possa haver uma coexistência de cansaço físico como o cansaço de alma e com a vontade de desesperar ou desistir.
1.      Em primeiro lugar, só se sente cansado quem se esforça, ainda que se esforce da maneira errada. Quem procura dormir para esquecer e para passar o tempo, não obterá uma visão clara de qualquer doença de alma que consiga cansar aqueles que se esforçam.
2.     Você alimenta-se de Deus, da vida ou do mundo? Tem mais tempo e mais aptidão para ler fofocas de revistas ou a Bíblia e suas verdades?
3.     Você alimenta-se logo de manhã? Come maná de Deus ou procura sossego e força no mundo? “Ó DEUS, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei…”, Sal.63:1. Muitos sentem-se cansados devido aos maus hábitos, pois, acordam para irem para os empregos quando deveriam levantar da cama para se alimentarem de Deus e de Sua palavra antes de fazerem qualquer outra coisa. Não é Deus quem depende das coisas que você faz – são as coisas que você faz que dependem de Deus e você também.
4.     Outros procuram Deus logo cedo para que possam alcançar as suas próprias coisas durante outras horas. Isso não funciona e é fonte de cansaço, tanto essa busca de Deus como o viver para a carne. Deus não alimenta durante momentos de motivação errada. Os motivos contam muito e nosso dia precisa ser uma continuação de nosso tempo a sós com Jesus. Se você se cansa durante o dia, se sente falta de poder e de força simples precisa rever sua atitude em relação à vida e a Jesus.
5.     Outro problema que causa grande cansaço é o conflito interior, principalmente o de consciência. A pessoa pode sempre optar por nunca se cansar, isto é, andando com Deus e fugindo dos conflitos de consciência, dos pesos do pecado, etc. Basta eliminá-los seletivamente com prudência, calma, eficácia e determinação. Veja se ainda permite o mau-humor em sua vida, a preguiça, as piadas sujas, os olhares (in)discretos para o sexo oposto, falatório e fofoca, etc. Essas coisas precisam sair de nós nem que seja a pontapé! Deus não dará poder para essas coisas se estabelecerem. Dará poder depois que sejam devidamente extintas. Você daria meios e poder ao seu inimigo? Por que razão você acha que Deus daria força e poder para serem usadas pela carne, sendo que a carne é inimizade contra Deus? Espera receber força e poder quando ainda tem alvos, objectivos e ambições deste mundo?
6.     Você consegue obedecer a tudo que aprende? Ou lê para cumprir dever e preencher calendário? Pega na Bíblia para alimentar-se ou para comprar/subornar Deus para o seu lado? Vive de aparências e de mentiras ou consegue viver de Vida?
7.     Você insiste quando duvida ou pára para se certificar? Existem pessoas que insistem naquilo que querem para se certificarem. Mas, você abre mão de suas pretensões para ver o que Deus realmente deseja de si ou para si? Ou tem medo que Deus não faça aquilo que você quer?
8.     Você limpa qualquer fardo de imediato ou vive com ele sem necessidade? Vai orar e resolver com Deus logo ou fica sem saber o que fazer? Resolve com Deus, de joelhos, ou tenta resolver sozinho?
9.     “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças”. Ao invés de tentar renovar as suas forças, tente esperar no Senhor. Não esteja querendo fazer a parte de Deus e que Deus faça a sua. Muitos querem acrescentar as coisas em vez de acharem o reino. E é a Deus que compete acrescentar todas as outras coisas. Outros querem ser eles a renovarem as forças em vez de serem eles a esperarem no Senhor. Querem que seja Deus a sujeitar-se a eles. Você estará sempre querendo trocar tarefas com Deus? Uma das razões por que a vida das pessoas não funciona, é quererem ser Deus e que Deus tome o lugar deles. Trocar com Deus ou trocar as posições ou tarefas com Ele nunca resultará em renovação de forças. Não é Deus quem se cansa – é você!
10.    Quando você sentir os primeiros sintomas de desistir, deve saber que algo está errado em sua vida. Pode ser algo do presente ou do passado; pode ser algo que considera feio ou bonito. Você precisa baixar a cabeça e deixar que Deus renove suas forças renovando seu coração, motivos, visão, tipo de força ou de vontade ou qualquer outra coisa que o separe do poder da vida e da comunhão com Jesus que nunca se cansa. Precisa ver com clareza qual o motivo que o leva a desistir de uma vida eterna tão linda, tão constante e tão simples. Provavelmente você deseja trocá-la por uma vida deste mundo e sente-se cansado porque nesta terra não existe vida e, ainda assim, você insiste. Só em Jesus existe vida. Amem.


Fonte imagem: http://www.google.com/

Você também pode gostar

29 comentários:

  1. Bom dia amigaaaa, olha quero dizer que simplesmente você disse tudo. Ótima postagem! O cansaço realmente é fogo, mas Deus tem o antídoto para o cansaço ele renova nossas forças a cada dia. Basta apenas colocarmos Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

    Ótimo dia pra ti amigaaa
    Kiss♥

    ResponderExcluir
  2. Grandes máximas.
    Grandes verdades.
    Devemos nos policiar mais, pois muitas vezes atitudes negativas apossam-se de nós sem que percebamos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla é verdade o antídoto só encontramos em Deus que pode nos fortalecer, mas se não somos buscar naquele que podemos nos fortalecer como vão experimentar dessa graça para prosseguir?

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  4. Muito sério isso. Com alguém que já trabalhou com o povo ministrando e tendo de cuidar de um rebanho, sei do que falo. Precisamos mais do nunca nos alimentar das verdades espirituais do Senhor!!! Muita gente diz amo ao Senhor, mas nunca lê um só versículo da Palavra. Muito bom o post, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Malu é verdade costumo dizer que muitas vezes somos como um esponja que pode absorver tanto a agua como o veneno. Que possamos aprender a valorizar o que é mais importante em nossas vidas!!

    Obrigada pro sua visita e participação!!

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcelo somos o resultado do que comemos fisicamente e na vida espiritual não é diferente, muitos cansaços e desejo de desistir é um reflexo do pouco ou nenhum investimento na vida espiritual.

    Obrigada por sua participação.

    Um bom dia!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Minha amiga Irismar!!!
    Outro dia falei isso pra mim mesmo, estou a alguns meses longe da igreja, a igreja é um local com uma atmosfera totalmente diferente da sua casa, do trabalho, de qualquer lugar do mundo, até de hospitais, e locais arejados como em cima de montes onde as pessoas gostam de meditar e receber energias da natureza... ali seu corpo produz mais serotonina que em qualqer lugar do mundo, e nada produz mais sensação anestesica e de felicidade do que essa substancia, é o que te deixa feliz e amortecido diante dos problemas, se ele é a vida todos tem que correr pra ele pra pode usufruir disso aqui na terra. Nao existe um local que mana essa influência, na minha opiniao, como um templo de Deus. Nao adianta ir em pontos de descarrego, é tudo muito temporario as curas, só um pode finalizar qualquer dor, fechar qualquer porta e sem que ninguem possa abrir....
    O texto é muito reflexivo, obrigado por comrpatilhar novamente.
    Abração

    ResponderExcluir
  8. Oi amigo e irmão em Cristo o salmista fez uma declaração sobre a pessoa de Deus que diz: Todas as Minhas Fontes Estão em Ti, esse texto revela um dependência de Deus e satisfação na sua pessoa. Muitos estão como o povo de Israel O meu povo cometeu dois pecados terríveis: eles Me abandonaram, a Mim, a Fonte da água da Vida, e construíram para si poços furados, que não prendem a água! Somente ele tem a agua que mata a sede e nos dar força para prosseguir nessa caminha, experimentando a cada manha as suas misericórdia que se renovam a cada manha, se não buscarmos nessa fonte iremos nos cansar, Jesus disse sem mim vocês não podem NADA!!!

    Obrigada por sua visita e participação

    Um boa tarde!!

    ResponderExcluir
  9. Quantos pontos de ??????????
    cabe a nós refletirmos, e recebermos as forças do Senhor.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo Texto amiga,você foi sabia em suas palavras quando disse que so se cansa quem se esforça.Muitos se esforçam de maneira errada e acabam cansados outros mesmo agindo certo acabam se cansando também.A verdade é que Deus não nos prometeu dias sem chuva,sem lutas e sem aflições,mas Ele nos prometeu conforto para os dias maus e consolo para os dias de angustia.O cansaço pode ate nos alcançar mas o desanimo jamais.Aquele que realmente esta firme em Deus,pode ate se abater por alguns minutos ,mas logo vem a mão de Deus e nos coloca de pé novamente...Deus nos ama e é Dele que vem a nossa força e a nossa renovação!Deus te abençoe amiga,tenha um otimo dia e fique na Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga.
    Irismar
    Eu uma semana antes de terminar minhas férias comecei a ter certos distúrbios, foi quando li seu artigo e tu falastes umas verdades que eu necessitava escutar, mas não tinha com quem compartilhar.
    Hoje tenho outra visão, estou pacificando energias e não preocupando se vou dormir ou não, se não dormir o suficiente se erramos o caminho, perdemos a paz, as bênçãos e a felicidade.
    É tanto que acordei tarde telefonei e falei, ficarei em casa não estou com cabeça para trabalhar, não é o certo tenho meus compromissos, mas é a solução que encontrei para render e ter lucros como pessoa até meu corpo ajustar-se a este novo padrão compreender que, para ter uma vida vitoriosa, precisa olhar para cima? Que estou vivenciando.
    "A derrota vem de olhar para trás. A distração vem de olhar
    em volta. O desânimo vem de olhar para baixo. A libertação
    vem de olhar para cima."
    Um abraço e que tenhas um lindo dia.
    Com carinho.
    Kaoma

    ResponderExcluir
  12. OI Kaoma, o ser humano é formado por espírito, alma e corpo, a maioria das pessoas investem mas no corpo não que seja errado vc cuidar bem dele como uma boa atividade física, comer bem, mas assim como o nosso corpo precisa ser alimentado para se manter-se em pé o nosso espírito também e o único alimento que ele receber vem do próprio Deus que lhe fez.. O normal de um home seria o espírito comandar, das as ordens , ele seria o tipo Dono da casa, a alma é o mordomo e o corpo o servo. quando não há um relacionamento com Deus quem passa a dar as ordem é alma ( central das emoções, pensamentos ) e o corpo que é apenas servo obedecer . Jesus Cristo veio justamente para ordenar a casa, dando forças e graças as que estão cansados e oprimidos e assim o espírito tirar todos os dias de Deus em Cristo forças para prosseguir, por isso que Jesus disse aos discípulo Sem mim vocês não podem NADA!!!

    Quando li esse pensamento que deixou no final , lembrei de dois textos: Hebreus 12: que guardo comigo nessa caminhada e que sou convidada a não olhar para trás e em para os lados, mais só para frente : Corra a corrida que lhe esta proposta e corra Olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé a saber Jesus Cristo.
    Salmo
    Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.

    O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.

    Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.

    Obrigada amiga por partilhar um pouco da sua historia nesse momento
    Te desejo uma bela tarde!!.

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga Daiane obrigada por sua visita e participação, olha esse texto não é meus é do meu amigo Jose Mateus, que nos traz um rico ensinamento sobre as causas de todo cansaço espiritual, quantas vezes tentamos resolver sozinhos sem buscar a força que vem dele, com a amiga Be disse quantos pontos todos preciosas para uma analise bem detalhada!!!

    Amiga te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  14. Oi Be é verdade amiga pontos preciosos que devemos para para analisar de que o problema não esta em Deus pois ele nunca se cansar mas em nós que muitas das vezes o excluímos do nosso dia-a-dia, tentando resolver a nossa maneira e nos alimentando do mundo.

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  15. CANSADA...CANSADA...
    Só chegamos nessa situação quando DEUS já não está tão presente como antes.Quando a oração parece não subir.Quando uma dor insiste em ficar.Quando o louvor já não sai dos lábios.Quando se perde,quando há morte.Nessas horas, o corpo se cansa por falta de VIDA.Mas...quando DEUS voltar a reinar, a habitar o corpo...TUDO MUDARÁ.O CANSAÇO DO CORPO SE TORNARÁ UM DETALHEZINHO.O vigor voltará e voltaremos a CAMINHAR SEGUROS.
    Beijos amiga.
    FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga Clelia é verdade só chegamos nessa situação quando DEUS já não está tão presente como antes, que voltem ao lugar de onde nunca deveriam ter saido!!
    Minha amada obrigada pro sau visita e participação!!

    te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  17. Glória Deus pela tua palavra!
    Todo aquele que tem o Senhor por sua Arvore, descansa na Sua sombra.
    Obrigado irmã pela sua nobre visita ao DIVULGADOR.
    Paz amada irmã em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  18. OI amigo Joseval sim quando temos o senhor como aquele em que tiramos a nossa força podemos descansar os que crêem entram no descanso!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  19. Olá querida amiga,

    Gostei muito do texto, são dez questionamentos verdadeiros.

    Amei,

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  20. Oi Suely sim amiga pontos que trazem verdades que precisam ser avaliadas uma a uma!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  21. Muitos se esforçam na sua própria força. Se começamos pelo Espirito por ele também temos que terminar.

    Bjim no coracao Pra. Iris

    Senhor te abençoe muito.

    Pra Thaís Itaborahy
    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá querida Irismar!

    Para o cansaço espiritual, creio que a busca de se equilibrar nos ensinamentos de Jesus seja o caminho.

    Linda a mensagem!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  23. Oi Gisele, sim amiga!! Existem dois alimentos necessário que fortalecem a oração e leitura da Palavra, através da oração falamos com Ele e lendo palavra ouvimos o Senhor falar aos nossos corações!!

    Obrigada por sai visita e participação!!

    Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  24. Pra. Thias é verdade precisamos entender isso que Se começamos pelo Espirito por ele também temos que terminar, muito iniciam dependendo do SEnhor mais no meio do caminho deixam e passam a confiar em si proprio e com isso vem o cansaço


    Obrigada minha amada por tua visita e participação!!

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  25. Olá minha queridíssima amiga !!!

    Só posso lhe parabenizar por esta postagem belíssima nos alertando sobre as atitudes incorretas e ensinando a seguir um caminho com mais fé, mais serenidade e paz, usando nossas forças de maneira útil, correta e eficaz.
    Maravilhoso amiga, obrigada por compartilhar conosco !!
    Um beijããoooooo

    ResponderExcluir
  26. Oi Samanta obrigada!! Jesus um dia ensinando disse Venham a Mim e Eu lhes darei descanso - todos vocês que trabalham tanto debaixo de um jugo pesado".
    "Levem o meu jugo - porque ele se ajusta perfeitamente - e deixe que Eu lhes ensine; porque Eu sou manso e humilde, e vocês acharão descanso para suas almas; pois só Eu faço vocês carregarem cargas leves" esse convite ainda esta de pé, ele sabe que nos cansamos e só aprendendo com Ele ,poderemos viver a vida como ela deve ser vivida!!

    Obrigada por sua participação!!

    te desejo uma bela tarde!!

    ResponderExcluir
  27. Por incrível que pareça, essa fase de cansaço é um momento especial, e todos um dia passamos por ele. É o momento onde nos encontramos na encruzilhada dos dois caminhos e somente nós, nem Deus, nem o diabo,nem amigos, irmãos ou parentes podem influenciar. Ou daremos crédito a Deus e a eternidade, ou a esse mundo que jaz no maligno, e a ele próprio.
    Ótima mensagem para reflexão.

    ResponderExcluir
  28. Bom texto o do José Mateus. Em todas as coisas, penso eu, devemos fazer a nossa parte e deixar que Ele faça a sua parte. Creio que quando estes dois pontos seguem em comunhão não há cansaço que nos abata ou pensamentos de desistir que sejam capazes de nos afligir.
    GRANDE abraço,

    ResponderExcluir
  29. Poxa essa leitura me ajudou bastante, que DEUS continue te abençoando.

    ResponderExcluir