Como vai a sua saúde espiritual?

10:14 Irismar Oliveira 14 Comments

As vitaminas para o nosso espírito!!
Por irismar Santos
Vitamina: Substância orgânica que os alimentos fornecem em muito pequena quantidade (geralmente, alguns miligramas diários), para assegurar a saúde normal. (Conhecem-se numerosas vitaminas [A, B1, B2, B6, B12, C, D, E, K, P, PP etc.] A falta ou insuficiência dessa substância provoca graves perturbações (doenças por carência ou avitaminoses)

Assim como o nosso corpo precisa receber diariamente quantidades de vitaminas para nos assegurar uma boa saúde o nosso espírito também precisa receber vitaminas para ser nutrido. O corpo humano necessita de varias vitaminas, pois cada uma tem a sua função, já o nosso espírito precisa basicamente de duas vitaminas a B e a O. Deus como médico das nossas almas preparou essas vitaminas para o nosso crescimento e nutrição,  para uma vida mais saudável.  Essas vitaminas devem ser tomadas todos os dias sem restrição, elas além de nos nutrir é também um recurso que Deus nos deixou para mantermos um relacionamento com Ele.  

A vitamina B é composta de 66 livros que contém a Palavra de Deus, é a Bíblia Sagrada, através dela podemos ouvir Deus falar, ver o seu amor e perdão em Cristo, sua misericórdia, suas promessas e seus mandamentos, ela é ótima para desenvolver e fortalecer a fé, também é fundamental para nutrir o temor ao Senhor.
Muitos livros foram publicados para nossa informação; a Biblia, contudo, nos foi concedida para a nossa transformação. Will. H. Hougton
A vitamina O é a oração, ela é uma fonte para  falar com Deus, agora ela só funciona quando a pessoa reconhecer a sua fraqueza, sua incapacidade e dependência de Deus. Com a vitamina O podemos ir a Deus falar e  expressar todas as nossas necessidades, tristezas e angustias, podemos pedir perdão, podemos interceder por amigos e até pelo mundo, através dela podemos  também agradecer por tudo que ele já fez por nós.
A apostasia começa nos joelhos -Paul E. Holcrat 
Podemos ver como essas vitaminas são importantes para uma vida espiritual mais saúdavel, agora porque será que muitos não tomam essas vitaminas freqüentemente, mesmo sabendo de todos os seus benefícios?  O que nos levar a dispensar esses recursos que Deus nos eu?

Veja alguns os motivos que podem levar uma pessoa a não tomar essas vitaminas.

Comunhão interrompida: Sabemos que existem os imprevistos da vida, a pressa, as dificuldades, o trabalho, os filhos, as tarefas do lar, essas situações muitas vezes roubam o tempo da nutrição, mas eles não são fatores que impeçam de se relacionar com Deus, geralmente a ausência de oração e leitura são sinais da comunhão com Deus quebrada, pois quando uma pessoa esta bem com Deus, ele faz um esforço e sempre tirar um pouco do seu tempo para se alimentar da presença de Deus, ela sabe que precisa  dele que depende dele para prosseguir nessa caminhada, ela tem que falar e ouvir o seu Senhor!!

Incredulidade: Outro motivo está relacionado à incredulidade, não oramos porque não cremos que Deus ira responder as nossas orações e tão pouco as nossas necessidades, por isso não perderemos tempo orando, diante de algumas situações pensamos: tem coisas que já estão definidas não tem mais jeito, outras  é impossível então pra quer orar? Também não lemos porque não acreditamos que Deus pode falar conosco quando abrirmos a sua palavra. A oração é uma declaração de que confiamos e dependemos de Deus e de que ele tem todas as coisas no controle.
Daniel é um exemplo de um homem que não permitiu a incredulidade controlar seu coração diante das adversidades que enfrentou na vida como:  Ser exilado, perseguido, lançado a cova dos leões, esse homem logo após receber a noticias do veredito do Rei algo que era definitivo foi orar como de costume.

Preguiça: A oração e a leitura da palavra é um exercício que exige esforço, ação diariamente. Dn 6:10
Egoísmo: Até na oração podemos perceber o egoísmo dominando, pois só buscamos o que nos interessa, podemos ver isso quando precisamos de algo ai corremos para pedi, não temos vergonha de irmos a Deus só para pedi e pedi por nós, pelos nossos próprios interesses, Daniel não orava só por ele, nos deu um exemplo de intercessor pelo seu povo. Tg 5:16

Independentes: Muitos não buscam ao Senhor porque são independentes, diante das dificuldades já tem as suas próprias idéias e soluções então pra quer orar?.

Aprenderam a viver sem essas vitaminas: Infelizmente mais essa tem sido a realidade para algumas pessoas, aprenderam a viver sem receber a verdadeira nutrição. O nosso espírito não reconhecer outra fonte de nutrição, ele é rigoroso e seletivo ele não se alimenta   com arroz e feijão, muito menos com as iguarias do mundo que está longe de Deus, somente através desses recursos é que ele pode ser nutrido.

Assim como a falta ou insuficiência dessa substância provoca graves perturbações, (doenças por carência ou avitaminoses) no corpo a falta da oração e da leitura da palavra provoca graves doenças espirituais como : fraqueza espiritual, incredulidade, vida no pecado, amor pelo mundo, falta de temor a Deusa, raiva, tristeza, odio, amargura, falta de perdão.

Fonte: Vivendo Pela Palavra: http://www.google.com/
Fonte Imagem: http://www.google.com/

Você também pode gostar

14 comentários:

  1. Amiga querida, que palavra excelente!
    Sem palavras pra comentar, pois vc já disse tudo.
    Obrigado por compartilhar.
    Um beijo e uma feliz semana.

    ResponderExcluir
  2. OI amiga hoje quando fui ao teu blog e vi sobre o testemunho das orações da sua filha fiquei maravilha pois ela nos deixa um exemplo do poder da oração e de como podemos desfrutar desse recurso que Deus nos deixou, essa criança está sabendo usa-lo.
    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Recomendo aos amigos ver : Mamãe, vou orar por eles...http://compartilhandobencao.blogspot.com/2011/03/mamae-vou-orar-por-eles.html

    Te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz Iris,

    Olha com relação as vitaminas do corpo eu tomo de três em três meses o forten, muito bom, agora as vitaminas espirituais tenho que tomar todos os dias, para não baixar o nível.
    Parabéns pelo post.
    Convido a conhecer meu outro blog no http://pedidoinicial.blogspot.com/, dê uma também na aba objetivo.
    Fica na Paz.

    ResponderExcluir
  4. OI Fabio é verdade precisamo tomar para nutrir e manter!!
    Obrigada amigo por sua visita e participação!!

    Vou ver sim o seu nono blog, obrigada pelo convite

    Uma boa tarde!!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo texto!precisamos de vitaminas para que não venhamos a ter uma anemia espiritual e ficar fracos e distantes de Deus.Esse texto é realmente inspirado por Deus e revela a vontade Dele para as nossas vidas.Hoje pelo mundo afora não existe somente pessoas doentes mas sim Doentes espiritualmente,e esta é a pior doença que existe porque ela nos afasta da Presença de Deus que é o único capaz de nos salvar.Deus te abençoe amiga e esteja todos os dias de sua vida te sustentando e capacitando para nos abençoar com textos tão fortes e impactantes como este!Fique na Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  6. OI Daiane é verdade se as doenças físicas trazem danos muito mais as espirituais. Quando existe a ausência de vitaminas no nosso corpo ficamos vulneráveis as doentes que nos afastam do Senhor, que DEus abra os nossos olhos para essa realidade!!

    Amiga obrigada por sua visionária e participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  7. Olá Iris,

    Nesse lindo blog encontramos mto conhecimento.

    Obrigada,

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  8. OI Suely obrigada pelas palavras de incentivo que o Senhor nos fortaleça para prosseguirmos avante!!


    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo um bom dia!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Iris, muito linda a mensagem aumenta a vontade de buscar mais as coisas de Deus e nos nutrir da sua palavra.
    Obrigada por compartilhar.
    Bom Domingo!!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi kamilla fico feliz por esse desejo em teu coração,muitas das vezes não compreendemos tantas buscas que fazemos e a maior dela e o nosso relacionamento com Seus !!

    Muito obrigada por sua visita e participação!!
    Te desejo um bom domingo

    ResponderExcluir
  11. Oi Iris querida, bom dia!!

    Muitas pessoas tem facilidade em encontrar tempo para "falar" com Deus, quando necessitam de algo... nunca o encontram para agradecer e mesmo para se manter equilibrado... Costumo dizer que para essas pessoas, Deus é uma válvula de escape: no momento de aflição eu corro e "desafogo" meus problemas com Ele.
    Orar, rezar, conversar com Deus (ou o nome que cada um dá a esse Ser Superior), deve fazer parte do nosso dia a dia e principalmente, devemos dar valor a tudo de bom que Ele nos concede.
    Lindo, lindo, lindo e principalmente de grande valor!!!
    Obrigada querida por compartilhar conosco essa bela postagem!
    Bjs e uma linda semana!
    Lu

    ResponderExcluir
  12. Oi Luciana é verdade, muitos dizem que falam com Ele, mas esse relacionamento fica só nisso poucos desfrutam dos benefícios de um relacionamento mais intimo com Ele, que vem através da oração e da leitura da sua Palavra , o relacionamento com Deus não é um monologo é um diálogo, preciso ouvir e saber o que ele pensar e quer e isso encontramos na sua palavra!!

    Amiga obrigada por sua participação!!

    Te desejo uma boa semana.

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga .
    Irismar está muito bem por que evito pensar negatividade e oro a Deus para ajustar ao padrão de corpo e mente em perfeito estado de harmonia com o ambiente.
    Mente sadia em um corpo sadio
    Na verdade, a mente sem um corpo que a suporte nada é, da mesma forma que um corpo sem mente não tem qualquer utilidade.
    Um filósofo antigo já dizia que mens sana in corpore sano (Juvenal), isto significa dizer que tudo que acontece com o corpo, nada mais é do que reflexo da mente que captou energias boas ou más e jogou para o corpo, causando sensações de libertação ou de escravidão, assim como de má qualidade, ou de retrocesso espiritual. As coisas boas aparecem com um bem-estar que se sente com aquela vontade de viver, de amar, de sentir a vida, e de sempre se sentir útil para a humanidade que precisa conhecer o caminho da verdade e da vida. Por outro lado, as vibrações más aparecem com as doenças e o mal-estar que são notórios por todo o corpo, surgindo as enfermidades que muitas vezes matam, tipo aids, câncer, ebola, e muitas outras formas de doenças que aparecem como doenças do século, refletindo a inferioridade humana.
    Então creio que estou no limite.
    Que Deus te abençoe sempre.
    Beijos com carinho sempre da amiga.
    Kaoma

    ResponderExcluir
  14. Oi kaoma, sabe amiga todos os dias incluímos na nossa vida coisas que acreditamos trazer e fazer bem a nossa pessoa mais muitas dessas coisas são temporárias com o tempo elas desapareceram, existem valores que são eternos e só em Deus podemos encontrar. Jesus falando aos seus discípulos sobre esse relacionamento disse a eles: Eu Sou a videira verdadeira, e meu Pai é o Lavrador.Fiquem firmes em Mim, e deixem-Me viver em vocês. Pois um ramo não pode dar fruto quando está separado da videira. Nem vocês podem produzir separados de Mim. Sim, Eu Sou a Videira; vocês são os Meus ramos. Todo aquele que vive em Mim, e Eu Nele, produzirá muitos frutos. Porque separados de Mim vocês não podem fazer coisa alguma. Joaõ 15

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo uma bela semana.!!

    ResponderExcluir