A Escola da Espera!

09:01 Irismar Oliveira 33 Comments

Ó meu povo, confie no Senhor a cada momento. Leve a Ele todo o peso de seu coração pois Deus é a nossa proteção. Salmo 62: 8

Por Irismar Santos

Na segunda-feira, falei sobre Os Benefícios de Esperar em Deus!!, hoje vou falar sobre aprendendo a esperar em Deus, e Abraão é um dos melhores exemplos para aprendermos esse principio, pois ele passou pela escola da espera. Geralmente quando falamos de Abraão, o que vem logo a nossa mente é o momento em que ele levou o seu filho para sacrificar, ficamos admirados com tamanha confiança, mas lendo a sua historia podemos perceber temores, inseguranças e dúvidas quanto à promessa que Deus lhe fez, para Abraão chegar a esse ponto, aconteceram varias coisas, ele passou por algumas fases até chegar a desfrutar dos benefícios da espera.

Gosto de olhar para Abraão como alguém que aprendeu, ele teve seus medos, dúvidas, inseguranças, mas aprendeu a ter um coração cheio de confiança no Senhor sem reclamar, sem murmurar e se lamentar diante dos homens, ele derramava perante o Senhor suas dúvidas. 

Medo: Em Gn 12:10, houve fome na terra e Abrão desceu ao Egito e lá chegando, ele pede que Sara diga que é sua Irmã pois teve medo que lhe matassem, só que Deus tinha dito no 12:2  Eu  farei de ti uma grande nação e como ele ia morrer? Há momentos em que Deus nos dar uma palavra, uma promessa, mas assim que surge algo que nos ameaça esquecemos o que ele nos falou e logo tratamos de nos proteger a nossa maneira.  

Duvida: No capitulo 15, diz Deus lhe conforta com uma palavra: Não temas Abrão, eu sou teu escudo, e tua recompensa será grandíssima, enquanto Deus lhe confortava ele pergunta: Senhor Deus, de que bênção está falando? Pois não tenho nenhum filho, e o meu herdeiro é o meu mordomo Eliezer. Deus lhe responde: "Não, não! Seu herdeiro não será Eliezer. Nem outro qualquer que não seja seu filho. Você ainda será pai, e o seu filho herdará tudo que é seu". Então Deus levou Abrão para fora, em plena noite, e disse: "Olhe para os céus e conte as estrelas, se puder. Assim serão os seus descendentes. Tão numerosos que não poderão ser contados!" Abrão faz outra pergunta a Deus, "Senhor Deus, como posso ter certeza que esta terra vai ser minha?" Nesse momento Deus faz uma aliança com Abrão. Quantas perguntas, como será Deus? Quando será? Como posso ter certeza? Passamos muito por isso, pois a nossa visão é muito limita enquanto contemplamos o agora Deus ver lá na frente e trabalha em cima disso, agora uma coisa que chama a minha atenção é que ele questionava diante do Senhor, que possamos apreender com Abraão esse princípio se tiver de questionar seja diante daquele que tem todas as respostas, Deus conhece a nossa estrutura e nos permiti desabafar, questionar, abrindo o nosso coração, tenho visto muitas pessoas que questionam a Deus, mas não é diante dele, entre na sua presença e abra o seu coração!! 
Ouvir outras fontes: Gn 16: 2 E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai, assim como Abraão nós também temos uma Sara que sempre vem com esse tipo de conversa e muitas vezes caímos em sua lábia , Abrão não se lembrou da aliança que Deus tinha feito com ele e quando lhe levou a olhar para as estrelas e contá-las. Há momentos que  isso acontece também, não lembramos as promessas e nem a estratégia que Deus nos deu, tem momento que precisamos ir lá fora e contar pela fé às promessas que Deus nos fez, talvez o seu sair lá fora é ficar calada, é louvar, Deus sempre nos orienta. Quando damos ouvido as saras da nossa vida nascerá o Ismael, mas Ismael não é o plano de Deus. Ouvi uma frase que disse Ismael qualquer um poder fazer, mas Isaque só Deus!!! 

Em Gn 17 Deus fala mais uma vez com Abrão e disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. Seja obediente a mim, e viva como Eu mandar. Vendo que Deus falava com ele, Abrão se lançou ao chão, rosto em terra. Deus estava dizendo meu filho o problema não esta na minha pessoa, mas em você, seja maduro, o problema está ai dentro do seu coração, nesse momento ele se inclinou diante de Deus, foi o momento de entrega das suas próprias defesas, aqui seu nome foi mudado que corresponde a uma mudança de caráter.

Mudando a maneira de falar: Daquele dia em diante ele deveria andar conforme Deus lhe ordenara, deveria viver pela palavra de Deus, viver pela fé e não mais por sentimentos, a partir daquele momento o seu nome era Abraão Pai de uma grande nação, agora Sara e os seus empregados iam lhe chamar Pai de uma grande nação, em diz Rm 4: 18-20 diz como ele passou a viver: O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.  E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus.

Não sei em que fase você se encontra, uma coisa lhe digo: Não desista, não murmure não reclame, se tiver de questionar vá à presença de Deus em oração e abra o seu coração diante dele, ele tem uma palavra para o teu coração. Abraão teve que esperar 25 anos e essa espera forjou o seu caráter, podemos ver isso em Gm 22:7, nesse momento não havia lugar para as duvidas, para as inseguranças lhe controlando, ele tinha chegado ao ponto de ter um coração cheio de certeza em Deus!!

Enquanto contemplamos o hoje e o agora, Deus sempre ver  o amanhã  e o aprendizado em nossas vidas, esperar tem um propósito, tem benefícios.

Fonte: Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com/
Fonte da imagem: http://www.google.com/







Você também pode gostar

33 comentários:

  1. Olá Irismar!

    Quando seguimos com confiança em Deus, mesmo quando não vemos as coisas como gostaríamos, acreditamos nelas firmemente, pois o bem já está firmado pela nossa fé! E assim Deus, essa força incrível interior, consegue manifestar este melhor e fazer cada momento da nossa vida um grande bem transmitindo confiança e paz! Obrigada por compartilhar!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  2. Otima mensagem para começar meu dia....

    Nós vemos o hoje e Deus o amanhã.

    Na nossa mente limitada não conseguimos entender Deus, porque paa Ele não existe tempo...

    Iris, orbigada minha linda e tenha um otimo dia.

    Bjim no coracao.

    Pra. Thaís Itaborahy
    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá querida irmã,

    Creio que vc já sabe que AMO falar e tb ler sobre a Espera em Deus, pois vivo esta espera em minha vida.

    Amei seu texto, achei muito bem elaborado. a historia de Abraão nos traz exemplos eternos do que podemos e do que nao podemos fazer.

    Parrabéns,

    Deus abençoe,
    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  4. Oi Vera, tem um texto que gosto muito no livro de Isaías 49: 23 que diz: Eu sou o Senhor. Quem confia em Mim nunca será decepcionado e que precisamos carregar nessa caminhada!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pra. Thais é verdade amiga! Que possamos prosseguir nessa escola pois no fim colheremos os frutos.

    Te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Suely, gosto de mais da vida de Abraão, pois demonstra essa linda caminhada da espera em Deus, em Rm 15: Porque tudo o que foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.Que possamos enquanto aguardarmos possamos ser consolados pela preciosa palavra de Deus!!Obrigada por sua visita e participação
    Te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  7. Graça e paz Irismar!

    Abraão, o nosso pai da fé, é um exemplo muito grandioso de alguém que soube esperar pacientemente, não significando que em alguns momentos ele não tenha se deixado levar pela emoções humanas como você bem destacou, mas ele de fato esperou contra a esperança, ou seja, contra as possibilidades, do mesmo modo que nós hoje também devemos fazer, pois o mesmo Deus que fez um ancião ser pai de numerosas nações, ele também pode nos fazer vitoriosos em todas as áreas da nossa vida. Nós somos a prova de que Deus cumpriu a promessa feita a Abraão, nele somos benditos, Deus ainda cumpre o que promete!

    Em Cristo,
    Ir. Samuel

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga,lições preciosas da vida de Abraão...Precisamos mesmo viver pela fé,pela palavra de Deus e não por sentimentos.Gostei muito!
    Beijos Iris!

    ResponderExcluir
  9. Pr. samuel como Paulo disse: O qual, em esperança, creu contra a esperança, Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Que possamos ler essa historia como uma aula para prosseguir avante!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Lhe desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  10. Olá Irmã Irismar, lhe presenteei com um Selo de Qualidade, porém esse é o Selo dos blogs especiais, dos quais eu considero muito. Dá uma passada lá no blog e pegue o seu selo!

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Oi Gisele, o nosso Deus é tão tremendo que nos presenteou com a sua palavra para nela examinarmos e encontrarmos conforto, consolo e orientação.Que essa lições deixadas pelos heróis da fé nos ajude pois temos o mesmo DEus que eles.

    Amiga te desejo uma bela tarde e muito obrigada pela participação!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabriel, muito obrigada pelo carinho de indicar o blog Vivendo pela palavra com esse selo !!Que muitos outros selos venham.

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  13. Oi Riley, que bom te receber, seja bem-vindo! Muito obrigada pelo selo, vou pegar.

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  14. Oi Amiga Irismar!
    Eu havia deixado o link para o selo aqui, mas talvez você não o tenha visto...http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/p/selos-e-oferecimentos.html
    Pode seguir esse link que você já vai sair lá, caso queira ir pelo blog, clique no selo "Jesus é o Senhor deste blog" ou clique no menu acima do versiculo que percorre o blog "Selo/Oferecimentos".
    O selo é "Jesus é o Senhor deste blog", qualquer coisa me escreve...
    Maurinei.

    ResponderExcluir
  15. Amiga lindo o seu texto.
    Esperar é a melhor solução para certos problemas em nossas vidas.Deus tem o melhor e faz tudo no tempo Dele se tentarmos apressar as atitudes de Deus iremos pagar um alto preço que não seria necessário ser pago.Toda ação tem uma reação e as consequências da impaciência muitas vezes é bem cara.Deus quer nos fazer grandes ,mas isso no tempo Dele não no nosso!Fique na Paz do senhor.
    Ah depois passe la no meu blog e Pegue um selinho que estou oferecendo a seu blog ta.!

    ResponderExcluir
  16. Maurinei obrigada pelo carinho e atenção indicando esse selo ao vivendo pela palavar!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  17. Oi Daiane, obrigada por sua visita e participação, amiga esperar tem seus benefícios, que possamos buscar a graça disponível para os que crêem.

    Obrigada pelo carinho, te desejo uma bela noite!!!

    ResponderExcluir
  18. É isso mesmo, Irismar.
    Às vezes durante a espera aparecem caminhos que parecem mais fáceis, conselhos de Sarai.
    Mas o importante é saber que o conselho de Deus é maior. Por isso, é importante viver pela Palavra de Deus, como você nos lembra sempre.
    Tenha excelentes e abençoados feriados, amada.
    Celina

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga,e irmã Irismar!. Que alegria falar do patriarca da fé, que exemplo grandioso esse grande homem de Deus nos deixou. Nunda desistir do sonho, até guando não houver mais esperança, devemos continuar esperando, porque se Deus prometeu Ele vai cumprir, nem que pra isso precise fazer um milagre, a benção prometida virá. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  20. Oi Celina essas Sarai vem com suas conversas e o pior é que se dermos ouvidos os Ismael vão nascer, ele representa as obras da carne o Isaque a do Espirito..

    Minha amada muito obrigada por sua visita e participação.

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  21. Oi Eneas obrigada por sua visita e participação, sim que possamos esperar e fixar os nossos olhos no que DEus tem nos falado..

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  22. Oi, querida!
    Qt tempo,né?
    Estava com saudade de vc.
    Estou sem net há 3 meses, e quase não tenho entrado.
    Abraão e Sara,são meus personagens bíblicos preferidos, ai está palavra falou mt meu coração.
    Deus te abençoe, amada!
    Bjs e paz.

    ResponderExcluir
  23. Amém! Denise que bom receber sua visita, pois é hoje te vi lá na união deixei até um recado para você.Obrigada minha amada por sua participação,espero que volte logo a sua net.

    ResponderExcluir
  24. Pastora Ungida por Deus, parabéns pelo post, uma vez que a escola da espera é a responsável por lapidar nosso ser e eu sempre dizer: Esperei com paciência no Senhor e ainda como escreves... Enquanto contemplamos o hoje e o agora, Deus sempre pode ver o amanhã e o aprendizado em nossas vidas, esperar tem um propósito, tem benefícios.
    charlesnetto-PoA-RS/BR

    ResponderExcluir
  25. Amigo Charles o tempo de espera é a bigorna de Deus em nosso caráter, as vezes vemos o tempo como inimigo, Deus o ver como um agente para forjar o nosso caráter!!

    Obrigada pro sua participação, lhe desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  26. A história de Abrão quando li , e ouvi ser contada na igreja sempre me emocionava, e aida emociona, Devemos confiar em Deus ele nunca falha.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  27. Oi Fátima realmente a historia de Abraão é uma das belas e abençoadas historia da bíblia em que podemos ver a fidelidade de Deus, mesmo que aos nossos olhos possa demorar mais Ele é fiel!!

    Obrigada por sua participação te desejo uma bela noite!!

    ResponderExcluir
  28. Pastora! É a gabi do blog gaguth.blogspot.com
    Estou agora te sgeuindo tb com o blog da juventude de nossa igreja. Depois segue esse tb. Bjs grandes!
    www.projetovidanovajcc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Não tem jeito mesmo, não dá pra pegar "atalhos", pois assim como Abraão e Sara teremos consequências.
    O negócio é esperar em Deus, pois no tempo certo todas as coisas irão acontecer da melhor maneira.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Procure ser um arado em vez de ser um trator.
    O arado cultiva o solo, tornando-o um bomlugar para a semente germinar.
    O trator escava a terra, retirando todos os obstáculos do caminho.

    ResponderExcluir
  31. Oi Marivan, lembrei da passagem do semeador que saiu a semear, a que produziu foi a que ecaiu sobre a boa terra e uma das qualidades da boa terra foi guardar(vigia) a semente lançada sobre essa e assim ela produziu.Que possamos ser a boa terra onde as promessas de DEus não vigiadas e no seu tempo vão produz.

    Muito obrigada por sua participação!!
    Te desejo um belo dia e fica na paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  32. Nossa, consegui chegar no final dos comentários, ufa, que caminhada ardua. Que reflete a maravilha que são tuas palavras e a magnifica leitura que fizeste da história de Abraão. Um olhar atencioso e cheio de iluminação sobre a vida de nosso patriarca. Só é dificil acompanhar suas postagens, passei aqui terça? acho que foi, e ja tem tanta coisa nova e linda! QUE BOM!!!
    Grande abraço amiga querida,

    ResponderExcluir
  33. Oi Ademar, muito obrigada pela visita, olha tem alguns personagens da bíblia que as suas vidas são muito forte para minha vida e Abraão é uma delas, ,louvo a Deus por ter acesso a vida desse homem que aprender. Olha amiga muito obrigada por sua vista e participação e também por sempre que pode vem e deixar uma palavra de incentivo!!

    Te desejo um belo fim de semana.

    ResponderExcluir