Não seja egoísta pensando sempre em si mesmo.

09:01 Irismar Oliveira 22 Comments


A Mentalidade de Ajudar
.Não seja egoísta pensando sempre em si mesmo.

Você também pode ser uma pessoa ajudadora, e isso lhe fará muito bem! 

Fomos criados para compartilhar. Entretanto, a sociedade tem funcionado com muita pressão competitiva. A competição é saudável quando você luta consigo para melhorar seu jeito de ser. O resto é estresse. Orgulho ou maldade. Quanto mais feliz e mais equilibrada emocionalmente uma pessoa vai se tornando, mais ela adquire uma mente ajudadora. Isto significa que ela apresenta uma mentalidade que se volta facilmente para oferecer soluções para as pessoas que vivem algum problema ou dificuldade e que solicitam ajuda. Não há medo de dar. Dar-se. 

Uma empresa que presa seu nome tem um bom departamento de atendimento ao consumidor e quanto mais honesta é a intenção dela em oferecer bons produtos e/ou serviços ao público, mais ela tem esta mentalidade de ajudar. Ajudar a encontrar uma solução para o cliente, desejando que ele fique realmente satisfeito. Se isto existe em cada membro de uma família, ela é muito feliz de verdade. 

O prazer de ver o outro feliz é maturidade. O Brasil tem a fama de que os funcionários dos serviços públicos do governo atendem mal, não possuindo esta mentalidade de ajudar, mas de adiar, dar respostas vazias às solicitações, exigir propinas para realizar a tarefa, etc. Isto é ainda verdade, se bem que há instituições governamentais com boas melhoras no serviço e atendimento ao público. Entretanto, isto não é exclusividade de empresas do governo. Firmas particulares muitas vezes tratam com deficiência seus clientes, o que é uma burrice. Ou prepotência? Você precisa estar bem consigo mesmo para poder ter esta capacidade de ser ajudador, de ter uma mentalidade de ajudar. É muito confortador encontrar pessoas assim. E encontramos. Elas não são necessariamente pessoas ricas ou possuidoras de cultura. 

Pessoas egoístas não estão felizes. Podem ser eficientes fazedores de dinheiro, mas não estão com serenidade. Pode ser que para alguns esta mentalidade ajudadora exija um treinamento. Mas ela tem muito que ver com uma estrutura de caráter. Você tem que estar realmente feliz, maduro, equilibrado, desapegado do eu, para poder demonstrar este tipo de mentalidade, a qual é totalmente oposta àquela de querer levar vantagem em tudo. Querer levar vantagem em tudo é uma ganância e toda ganância leva à morte. Já reparou que tudo na Natureza dá ao invés de reter? E ela não é bela? 

Aprenda isto. Concentre-se em como ajudar alguém hoje. Amanhã de novo. Decida fazer algo bom para alguém hoje sem que ninguém fique sabendo necessariamente. Pode ser um sorriso para a caixa do supermercado sem más intenções. Ou colaborar com o varredor de ruas e jogar o lixo no lixo. Pode ser estacionar seu carro ocupando só uma vaga porque você pode raciocinar e considerar que alguém mais precisará ocupar o espaço anexo ao seu veículo. Pode ser dar preferência ao pedestre atravessar a rua quando não há semáforo ali. Ou ajudar um idoso a subir num ônibus. Telefonar para um amigo com quem não fala há tempos e desejar um dia feliz. Ceder a vez para outro motorista mais apressado. Tanta coisa pode ser feita cada dia! 

Ter uma mentalidade ajudadora é algo grandioso. Não é para qualquer um. Não se consegue isto em Faculdades. Não se compra isto em farmácias. Nenhum político tem poder de dar isto ao povo. É tarefa individual. Depende de uma decisão pessoal e consciente. É fruto de um desenvolvimento do caráter que trás paz para quem pratica e facilita a vida dos demais. Tenha esta mentalidade. É bom. Faz bem à saúde. Talvez você até possa abandonar alguns remédios que toma depois de praticar isto. 
Fonte Imagem: http://www.google.com/

Versículo Para meditação!!
Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Galatas 6:2

Você também pode gostar

22 comentários:

  1. Devemos nos alegrar com a felicidade dos outros,muito mais do com a nossa.É tão bom poder ajudar e depois ver os frutos colhidos,eu particularmente as vezes penso mais nos outros do que em mim mesma, e isso me alegra porque consigo esquecer dos meus próprios problemas quando vejo ja esta tudo resolvido.Deus sempre esta disposto a nos ajudar e nós também temos que ter esta mesma visão para que não vejamos nos afastar do Pai!Chega de maldade,de ignorância,de falta de amor,vamos nos apegar mais uns aos outros porque sozinhos nada somos mas quando nos unimos em uma so fé nós somos um exercito poderoso nas mãos de Deus!Amiga tenha um ótimo dia e fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. OI amiga como cristãos temos o maior exemplo de doação que o Senhor Jesus se entregar em favor de nós e a bíblia diz em Rm 5 que eramos seus inimigos e mesmo assim se entregou. temos recebido tanto porque não dar, nos reino os ricos não saõ os que tem mais os que dão. Se olharmos ao nosso redor sempre tem alguém que precisa de algo

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Um belo dia e um abençoado fim de semana!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Irismar - muito bom post. Cristo deixou o maior exemplo de partilha. Amou e perdoou e, em nenhum momento foi egoísta. Dividiu tudo e com todos e nos deixou o caminho para a GLÓRIA.

    Bom domingo pra você e sua família - Luz de Deus a todos.

    ResponderExcluir
  4. Iris, bom dia minha.

    Quando paramos de olhar só para nós e olhamos as pessoas ao nosso redor, vemos que não somos os unicos com problemas.

    Bjim no coracao.

    Pra. Thaís Itaborahy

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tantas atitudes boas para se desenvolver e o HOMEM ainda esta arraigado aos seus individualismos...
    Um dia a coisa MUDA e o MUNDO torna-se cheio de CORES...
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrio é verdade Ele é o maior exemplo de entrega, deu a sua própria vida por amor e não pensou em si mesmo mas na alegria de ver vidas libertas!!Que possamos ter um coração que tem prazer de ajudar isso é tremendo!!!

    O que fizemos apenas por nós mesmos morre conosco; o que fizemos pelos outros e pelo mundo permanece e é imortal.Albert Pike



    Obrigada por sua participação!!

    Um belo dia para você também e sua familia!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Pra. Thais,o egoísmo nos faz ver só os nossos problemas e como você disse tem pessoas passando prior do que passamos!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Oi Iris!! Estou meio sumido né! Mas é devido ao trabalho tá. Vim agradecer sua visita e comentário.
    A mensagem está uma benção, quando nos dispomos a fazer o bem ao próximo, com certeza os maiores beneficiados somos nós mesmos!
    Deus te abençõe!
    Um ótimo final de semana Amiga!!
    Maurinei...

    ResponderExcluir
  9. Oi Malu sim ao nosso redor tem muito o que se fazer, mas enquanto olharmos só para o nosso próprio umbigo nao faremos nada.

    Obrigada por sua visionária e participação!!

    Te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  10. OI amigo Maurinei também te agradeço e sempre bem-vindo aqui!! Jesus disse que é melhor dar do que receber, somente uma mente livre do egoísmo pode compreender isso!!

    Te desejo uma bela tarde!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Iris, que texto MARAVILHOSO! Me senti com a alma lavada depois de refletir nessas palavras. Muitas vezes somos confrotados pelo egoísmo, em nós mesmos, nos outros com relação a nós, mas o fato é que podemos escolher ceder a vontade dele ou ter uma atitude contrária, abençoando outras vidas, transformando realidades. Lembrei-me agora do exemplo de Madre Teresa de Calcutá, que exemplo de bondade, renúncia e humildade. Ela não se ateve a títulos, honras, reconhecimento, e sim pela causa dos mais pobres e necessitados num dos países mais pobres do mundo. Jesus é assim, ele nos chama e nos levanta pra fazermos a diferença, Ele não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Bjkas, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Oi Monica Paulo escreveu aos Efesios no 2: 10 diz:Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Foi o próprio Deus quem fez de nós o que somos e nos deu uma vida nova da parte de Cristo Jesus; e muitos séculos atrás, Ele planejou que gastássemos essa vida em auxiliar aos outros.
    Obrigada por sua visita e participação.
    Te desejo uma bela tarde!!

    ResponderExcluir
  13. Que palavras confortante.Se as pessoas olhasse por este ângulo, Deus abençoariam.
    Uma mensagem de muita reflexão a sua.Mas que só a sabedoria de Cristo conseguiria para nos iluminar. Beijos a uma pessoa que nos ensina a amar o seu semelhante

    ResponderExcluir
  14. OI Débora tem uma parte de um pensamento de Jimi Hendrix que diz: Eu vivia num quarto repleto de espelhos; tudo o que eu via era eu mesmo. Infelizmente vivemos num mundo em que muitos vivem presos a um quarto e a unica pessoa que ali existe é ela mesma. Uma das coisas que Louvo a Deus foi me libertar desse quarto e ampliar a minha tenta!!

    Obrigada amiga por sua participação!!!

    ResponderExcluir
  15. AMIGA...Quando precisasr de mim...ESTAREI SEMPRE AQUI.
    Que possamos nos DISPOR MAIS para com o PRÓXIMO.
    Beijos e fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  16. OI amiga muito obrigada por sua visita e participação e disposição que possamo nos dispor cada dia e Deus seja glorificado atraves dessas atitudes!!

    Uma bela noite amiga!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Iris,
    a mensagem de Jesus sempre foi carregada de amor ao próximo e nós podemos viver iiso na medida que deixamos Deus nos usar para ajudar os outros.Muito boa reflexão!
    Beijos amiga,um abençoado domingo!

    ResponderExcluir
  18. Oi Gisele é verdade ele é o nosso maior exemplo que possamos nos espelhar nele.

    Amiag obrigada por sua visita e participação

    Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  19. Olá querida!

    Belo texto! Que possamos agir com mais amor e ajudar aqueles que estão a nossa volta, em primeiro lugar, e que possamos estender esse círculo cada vez mais.

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  20. Oi Gisele se olharmos ao nosso redor sempre tem alguém que precisa de uma ajuda e muitas das vezes essas pessoas estão dentro da nossa proporia casa ou familia que mais incrivel ainda!!

    Obrigada pro sua visita e participação!!

    te desejo uma boa semana.

    ResponderExcluir
  21. Olá menina de Cristo. Li este post e vi a solução para todos os males do mundo! Bastava que todos desenvolvessem este precioso dom, porque é um dom, infelizmente são poucos que o tem devido principalmente ao condicionamento pelo qual passamos nos dias de hoje que coloca em nossas mentes aquele 'EU', só eu importo, só o que eu quero importa, só o que eu digo é certo, eueueueueueueueu. Esperemos que as pessoas abram seus olhos e possam perceber o que realmente importa.
    GRANDE abraço,

    ResponderExcluir
  22. OI amigo Ademar, como bem destacou o EU, quando ele esta no trono do coração do homem ninguém é mais importante do que ele próprio, Jesus Cristo disse é melhor dar do que receber quando o egoísmo dominar essa palavra é coisa de doido como pode ser melhor dar do que receber é claro que receber é muito melhor quando aprendemos com o maior exemplo de doação compreendemos!!

    Obrigada por sua participação !

    Te desejo uma boa tarde!

    ResponderExcluir