Ninguém me aceita.

09:44 Irismar Oliveira 25 Comments


Quer se tornar uma pessoa mais agradável? 

Seja Amável

"Porque como vocês tratam os outros, eles também vão tratar vocês" Mateus 7: 2

Para receber amor das pessoas facilita se formos pessoas amáveis. Não no sentido de ser bondosos, mas um tipo de pessoa que possui qualidades que o(a) fazem atrativo(a) para outros. Há os que reclamam que não são amados como queriam sendo um impedimento para isto serem desagradáveis, agressivas, críticas, irônicas, muito dominadoras, e, assim, não amáveis, não dando chance de poderem ser amadas. Algumas dessas pessoas reclamam de alguém dizendo: “Você não me aceita como eu sou!” Como aceitar uma pessoa desagradável, agressiva, crítica, irônica, autoritária, arrogante, mentirosa? 

Vamos ver pontos que ajudam alguém a se tornar agradável, facilitando o contato social e, portanto, as relações de afeto. Você quer ser uma pessoa amável? Então pratique o seguinte: 

1) Seja uma pessoa com boa higiene, com aparência de limpeza, sem roupas extravagantes, mantendo suas unhas, cabelos, pele, dentes em boas condições. O odor do seu corpo deve ser agradável.

2) Seja simples e natural. Não seja afetada, fazendo cena, não chame a atenção sobre si. Isto é antipático e desagradável. Seu valor como pessoa não é aumentado pelo barulho que você faz para chamar a atenção. Seja uma pessoa discreta.

3) Trate as pessoas como gostaria de ser tratado, ou, não faça com ninguém o que não gostaria que fizessem com você. Não insulte as pessoas. Evite ficar reclamando e resmugando. Mantenha suas promessas. Não seja rude. Não faça fofocas sobre alguém, isto fará as pessoas não gostarem de você e elas perderão a confiança em você e farão uma propaganda negativa sua, com razão.

4) Independente de suas emoções, coloque um sorriso nos lábios. Se isto for muito difícil porque houve algo que o aborreceu, bateram no seu carro, etc., explique que você está irritado com algo, ao invés de reagir dizendo irritadamente “Deixe-me sozinho!”. Com uma explicação rápida as pessoas entenderão.

5) Se você é estudante, faça as tarefas que o professor pediu. Não converse em sala de aula, assim aprenderá mais. Deixe para conversar no intervalo ou antes e depois das aulas ou nos fins de semana e feriados. Fique quieto na hora da aula e escute.

6) Seja sensível ao invés de uma pessoa bronca. Isto produzirá mais respeito nos contatos e não medo ou incômodo nas pessoas se você explodir. Com emoções fortes, respire fundo, analise a situação, evite discussão, não grite, não bata em retirada, não agrida com palavras ou objetos. Deixe diminuir a raiva e depois converse sobre o assunto para clarear, tirar dúvidas, fazer acertos, etc.

7) Seja leal. Não engane as pessoas. Não minta. Este negócio de “diga que não estou” é mentira injustificável, desnecessário, e um modelo (para crianças, etc.) péssimo de desonestidade. 

8) Evite monopolizar a conversa falando demais o tempo todo e ao final dizer que foi bom ter encontrado a pessoa, convidando-a para um “papo” outro dia. Aprenda a escutar. E quando a pessoa começar a falar, espere ela terminar a frase antes de você cortar. Não corte a conversa sempre, mesmo que você tenha a impressão de que já sabe o que a pessoa irá dizer. Sabe mesmo?

9) Avise sobre o que pensa em fazer. Faça o que disse que irá fazer. Não diga que vai fazer se você não vai mesmo, assim você perde a moral, o respeito e a confiabilidade. Diga o que quer dizer; fale com significado, mas não faça isto machucando as pessoas. Não precisa responder na mesma moeda. 

10) Se alguém lhe insultar ou dizer algo que fere, evite discutir. Tente se desligar do assunto pois pode ser uma pessoa briguenta que não quer serenidade. Isto revela quem não é amigo, mas invejoso.

11) Aceite a si mesmo ao invés de rejeitar-se. Não é concordar com seus defeitos de caráter. É dizer que você reconhece ter defeitos de conduta e não os nega. Não aceitar pode ser negar, ou seja, fugir da realidade. Quando você se aceita, pode estar aberto para mudar o que não é agradável em si.

12) Não precisa ser bajulador das pessoas para adquirir afeto. Coloque limites, diga “não” quando necessário sem medo, mas faça isto com gentileza.

13) Considere a si mesmo como alguém de valor. Talvez isto exija algum trabalho pessoal porque você pode ter trazido do passado algo mal resolvido que atingiu sua noção de valor pessoal. Deixe para trás pensamentos de ser indigno e sem valor de ser amado.

14) Faça algo bom e útil para alguém com frequência. Talvez ouvir uma pessoa angustiada, ou tomar conta das crianças de alguém por umas horas, levar uma pessoa à consulta médica. Ofereça ajuda.

15) Seja feliz e otimista. Qualquer que seja a situação, você pode focar no negativo ou no positivo. Você será uma pessoa amável ao revelar que pode ser agradável independente das situações. Lembre-se: Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados por Seu decreto. 
Fonte da Imagem: http://www.google.com/

Você também pode gostar

25 comentários:

  1. Excelentes dicas amiga!
    Que possamos segui-las para ser pessoas agradáveis e tratar a todos como queremos ser tratadas.
    Beijos e um abençoado fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Se alguma coisa estar errado, e não estamos sendo aceitos ou nos sentimos rejeitados... É preciso fazer uma auto-análise pois o problema pode estar em nós mesmo.

    Ótimo post, Abraços.
    ADILSON

    ResponderExcluir
  3. Oi pr. Adilson é verdade, mas geralmente essas analises são feitas nos outros e depois culpa-los por não os aceitar. Esses pontos que o senhor destacou tipo não se sentir aceito ou rejeitado são sinais para se examinar.

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  4. Oi Gisele, não podemos esquecer que colhemos o que plantamos é a lei da semeadura e da colheita.

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  5. ola minha rica
    bem é bem por ai
    tu seras tratada exatamente como trata teu proximo
    entaum com isso o texto e suas dicas tem toda logica
    afinal temos sempre q buscar nossa evolução

    bjim guria

    ResponderExcluir
  6. Oi Irismar,
    Texto bastante profundo, que provoca muitas reflexões.
    Pelas pessoas amáveis que estão ao meu redor, posso concluir que, de alguma forma, também estou agindo assim com elas. No entanto, sempre há o que se melhorar nos relacionamentos, e acho imprescindível que eu me observe com sinceridade para, então, melhorar a mim mesma, pois consequentemente tudo também se transforma.
    Obrigada pelo ótimo post!
    Tenha um lindo final de semana!
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Juci, precisamos entender que não podemos jogar pedras nas pessoas e receber flores, vamos colher o que plantarmos. Obrigada por sua visita e participação

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz.

    São dicas simples mais que faz toda diferença.
    “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5.22-23 – NVI).

    Deus te abençoe irmã Pastora Irismar, tenha um final de semana abençoadíssimo debaixo da Mão poderosa do Senhor Jesus, Ele é Deus de Graça, Paz e Misericórdia.

    ResponderExcluir
  9. Oi Cleide, sim ele nos faz refletir que a mudança precisa ser na minha pessoa, li uma frase quando era adolescente e nunca esqueci que dizia : Se você quiser mudar o mundo ao seu redor, mude primeiro!!

    Obrigada por sua visita e participação
    te desejo um belo dia.

    ResponderExcluir
  10. Oi Pr. carlos, obrigada por sua visita e participação, sim amigo simples mais que podem mudar um ambiente, que possamos buscar desenvolver os frutos que ja recebemos!!

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  11. Olá Irismar!

    Sempre que trabalhamos a favor do bem em nossa vida, nos unimos com Deus, e nos tornamos a primeira mais importante na tarefa em favor de melhorar nossas atitudes, nossas palavras e com o tempo nos tornamos pessoas melhores e com isso nosso mundo vai se tornando um local repleto de pessoas de bem, cada um fazendo a sua parte no propósito de um mundo melhor!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  12. Oi Vera, o homem sempre colherá justamente o produto da semente que ele plantou! Sei que muitos tem suas dificuldades mas não são justificativas para agirem assim, tem um texto em Mateus 11: 28 qque Jesus fez um convite aos cansados e oprimidos;
    Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

    Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

    Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

    Obrigada por sua visita e participação

    te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  13. Muito bom Iris, precisamos fazer pelos outros aquilo que gostríamos que os outros fizessem por nós.

    Bjim para vc e fique com Jesus.

    Pra Thaís Itaborahy

    ResponderExcluir
  14. Oi Rafah, obrigada por sua visita e participação por te gostado do blog!!

    Que possamos analisar sim os sinais que muitas vezes são tão visíveis em nossas vidas!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  15. Oi Pra. Thais é verdade se queremos colher gentileza precisamo planta-la. Obrigada por sau visita e participação!!


    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  16. Parabéns amiga...tenho procurado viver isso....pois como postei em meu facebook gentileza gera gentileza!!! E o Senhor nos ensinou a dara aoutra face!
    Saudadesa amiga...bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá amiga Irismar, ótimo texto(como se algum não fosse), mas o segundo item me deixou meio em dúvida. Digo, as vezes o natural da pessoa é ser chamativa, falar alto,e assim por diante. Ela não estaria indo contra a sua verdade se adota-se uma nova conduta, não estaria sendo falsa consigo mesma? Eu concordo que uma pessoa assim não é exatamente a companhia ideal, e que seria melhor se ela se contive-se, mas não seria um mal para ela ter que se adaptar para ser aceita.
    Sabe que adoro teus textos e sempre os vi com admiração assim como a ti, não fique magoada com o que disse foi para reflexão nossa.
    Um GRANDE abraço minha amiga!

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga, ótimo domingo pra ti.
    Amei sua postagem e as dicas são super perfeitas. Como é bom sermos agradáveis e termos amigos agradáveis. Você é um pessoa super agradável! Lindona. ^.^

    ResponderExcluir
  19. Oi amigo Ademar olha aquilo você pode se expressar,vamos lá ver se pode te ajudar. Tudo que fazemos antes de realizarmos algo tem uma palavra chamada MOTIVAÇÃO, aquilo que me levar a fazer algo, uma pessoa pode falar alto é ser natural, ela pode ser do tipo : Eu cheguei e todo mundo sabe por que ela fala alto, mas aquilo é natural a motivação e a atitude são sinceras ela não esta chamando a atenção para ela pelo contrario ela esta dando atenção ao que ali estão, já tem pessoas que tanto a motivação e aquilo que a levar a fazer algo são egoísta, ele é o centro, ela faz isso para chamar atenção para ela, então se a motivação é chamar a atenção sobre si, então essa pessoa precisa se conter. O texto falar sobre ações de egoísmos que precisam ser deixados .
    Olah fique a vontade para falar,srsrsr

    Uma bela noite amigo e obrigada por sempre que pode passar por aqui.

    ResponderExcluir
  20. Oi ajiga Susy, obrigada pro sau visita e participação, fico feliz por está procurando viver isso que cada dia você encontre força no Senhor para prosseguir!!

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  21. Oi carla, obrigada por sua visita e participação e também pelo carinho!!

    Que possamos plantar o melhor que DEus nos tem dado.

    Um bom fim de semana,

    ResponderExcluir
  22. Olá Iris!
    Bom dia amiga!
    Mensagem maravilhosa,todos os pontos falados são importantes,posso sim a cada instante ser melhor,mais amável,mais,mais...
    Todos temos lições a aprender é sempre seguir com humildade e nos permitir a lapidação de nosso ser.
    Não querer mudar,nos faz pessoas tristes e mortas em nosso ser.Sempre com mensagens maravilhosas,parabéns amiga!
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir
  23. OI Claudia você falou um ponto interessante : Todos temos lições a aprender e acrescento TODOS os dias temos essa oportunidade. tem um texto na Bíblia que gosto muito, rsrrsr, gosto de todos, tem os que falam mais forte quando diz que a Salvação de Deus aos homens se manifestou EDUCADORA, o plano da salvação em Cristo vem com essa proposta de EDUCAR ensinando os homens como funciona o REINO DE DEUS e no Reino de Deus tem seu princípios e leis, assim como a terra, tem suas leis e princípios e um dos princípios é como nos relacionar uns com os outros, que possamos esta com o coração abertos para aprendermos uns com os outros e com o Próprio Deus que tem valores disponível para nós.

    Obrigada amiga por sua visita e participação!!

    te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  24. Olá querida Irismar
    Excelentes dicas, se não falharmos em nenhuma delas poderemos nos tornar pessoas exemplares!
    Uma semana repleta de paz e felicidades pra você!
    Alba

    ResponderExcluir
  25. Oi amiga do Arte e café, sim são boas dicas que possamos colocar em praticas e com certeza iremos ter uma boa colheita!!

    Obrigada por sua participação, te desejo uma bela semana,

    ResponderExcluir