Vou embora mais levo o bem mais precioso!

07:00 Irismar Oliveira 40 Comments

O bem mais precioso
Conta o folclore europeu que há muitos anos atrás um rapaz e uma moça apaixonados resolveram se casar.

Dinheiro eles quase não tinham, mas nenhum deles ligava para isso.

A confiança mútua era a esperança de um belo futuro, desde que tivessem um ao outro.

Assim, marcaram a data para se unir em corpo e alma.

Antes do casamento, porém, a moça fez um pedido ao noivo:

- Não posso nem imaginar que um dia possamos nos separar. Mas pode ser que com o tempo um se canse do outro, ou que você se aborreça e me mande de volta para meus pais.

- Quero que você me prometa que, se algum dia isso acontecer, me deixará levar comigo o bem mais precioso que eu tiver então.

O noivo riu, achando bobagem o que ela dizia, mas a moça não ficou satisfeita enquanto ele não fez a promessa por escrito e assinou.

Casaram-se.

Decididos a melhorar de vida ambos trabalharam muito e foram recompensados.

Cada novo sucesso os fazia mais determinados a sair da pobreza, e trabalhavam ainda mais.

E tempo passou e o casal prosperou. Conquistaram uma situação estável e cada vez mais confortável, e finalmente ficaram ricos.

Mudaram-se para uma ampla casa, fizeram novos amigos e se cercaram dos prazeres da riqueza.

Mas, dedicados em tempo integral aos negócios e aos compromissos sociais, pensavam mais nas coisas do que um no outro.

Discutiam sobre o que comprar, quanto gastar, como aumentar o patrimônio, mas estavam cada vez mais distanciados entre si.

Certo dia, enquanto preparavam uma festa para amigos importantes, discutiram sobre uma bobagem qualquer e começaram a levantar a voz, a gritar, e chegaram às inevitáveis acusações.

- Você não liga para mim! - gritou o marido - só pensa em você, em roupas e jóias.

- Pegue o que achar mais precioso, como prometi, e volte para a casa dos seus pais. Não há motivo para continuarmos juntos.

A mulher empalideceu e encarou-o com um olhar magoado, como se acabasse de descobrir uma coisa nunca suspeitada.

- Muito bem, disse ela baixinho. Quero mesmo ir embora. Mas vamos ficar juntos esta noite para receber os amigos que já foram convidados. Ele concordou.

A noite chegou. Começou a festa, com todo o luxo e a fartura que a riqueza permitia.

Alta madrugada o marido adormeceu, exausto. Ela então fez com que o levassem com cuidado para a casa dos pais dela e o pusessem na cama.

Quando ele acordou, na manhã seguinte, não entendeu o que tinha acontecido. Não sabia onde estava e, quando sentou-se na cama para olhar em volta, a mulher aproximou-se e disse-lhe com carinho:

- Querido marido, você prometeu que se algum dia me mandasse embora eu poderia levar comigo o bem mais precioso que tivesse no momento.

- Pois bem, você é e sempre será o meu bem mais precioso. Quero você mais que tudo na vida, e nem a morte poderá nos separar.
Nesse momento, ele viu o quanto ambos tinham sido egoístas. Tomou a esposa nos braços e beijaram-se ternamente. No mesmo dia voltaram para a casa, mais apaixonados do que nunca.
( Autor Desconhecido) 


O egoísmo muitas vezes bloqueia a visão das pessoas para verem as coisas de uma forma  diferente como:  Conservar  os valores, as promessas, o respeito e o amor uns pelos outros como algo sem importância.
valorize quem está próximo de você, seja seus pais, seus filhos, sua esposa, seu esposo e os seus amigos!!

Postado por Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com
Fonte da Imagem: http://www.google.com/

Você também pode gostar

40 comentários:

  1. Bom dia, minha querida Irismar!
    Que linda essa história! Uma grande verdade, amiga... nossos maiores bens são as pessoas que amamos e nos amam. Infelizmente precisamos do dinheiro para a sobrevivência, mas ele jamais pode ser colocado num plano maior em grau de importância e significado, do que os sentimentos que nutrimos por aqueles que amamos!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Querida Irismar, bom dia!

    Esse é um dos grandes pensamentos que tenho comigo... a melhor coisa que podemos realmente ter na vida é o amor e a companhia de quem amamos...
    Infelizmente, muitas pessoas trocam o amor por bens materiais e então acaba o respeito que, acredito eu, seja a grande base de tudo.. Tive um grande exemplo na minha casa onde cresci vendo meus pais lutando juntos. Vieram de famílias muito simples, começaram uma caminhada juntos literalmente do nada... mas o amor sempre falou mais alto e sempre preservaram esse respeito a família e aos princípios...

    Parabéns pelo belíssimo texto... que possa servir de exemplo aos que o lerem...

    Beijos e um excelente dia!
    Lu

    ResponderExcluir
  3. OI jackie também achei linda essa historia e que nos traz uma lição tremenda do que realmente tem valor, como você disse precisamos do dinheiro para sobrevivermos, tanto a falta como a abundância o dinheiro numa familia pode trazer conseqüências tristes se os membros não perceberem que eles são o bem mais preciso dentro de um lar.

    Obrigada amiga por sua participação!!

    te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciana sabemos que as familia enfrentam muitos problemas seja com a falta ou a abundância de bens materiais diante deles podemos usar as pessoas ou invés de ama-las, nessa troca de valores não conseguimos ver o que realmente tem valor, o dinheiro pode comprar muitas coisas mais não comprar uma verdadeira amizade, nem mantém um verdadeiro amor.!

    Obrigada por sua participação!
    te desejo um bom dia!!

    ResponderExcluir
  5. "A maioria das pessoas
    só aprendem as lições da vida,
    depois que a mão dura do destino
    lhes toca nos ombros."


    * Napoleon Hill *

    ResponderExcluir
  6. Oi Marivan não podemos esquecer que iremos colher o que plantamos e a lei da semeadura e da colheita. Algumas pessoas aprendem depois que perdem , mas infelizmente tem outras que mesmo perdendo não aprendem.

    Obrigada por sua participação!!

    Te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  7. "ONDE QUER QUE TÚ FORES...IREI EU.
    E ALI...SEREI SEPULTADA.NEM A MORTE ME SEPARARÁ DE TI."
    Que desconhecido lindo amiga.kkkkkkk
    Que possamos pensar mil vezes antes de pronunciar uma palavra.
    Beijos amiga.
    FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga Clelia oi amiga realmente esse desconhecido deixou uma rica historia para nela tiramos algumas lições!!

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!!

    te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Iris!
    Que lindo e verdadeiro amiga, as vezes muitos de nós, esquece das preciosidades que vive ao nosso lado, das mãos que seguram nossas mãos num momento delicado,do olhar de amor e compreensão.
    Maravillhosa sua postagem,parabéns pela escolha e por nos trazer tão belo ensinamento.
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir
  10. Nossa amiga ta querendo me fazer chorar é,fiquei emocionada com este texto.Se todos os seres humanos da terra tivessem esta mesma sensibilidade que a mulher teve muitos relacionamentos são estariam destruídos.Quando falo de relacionamento eu não me refiro somente a casamento,mas em amizade em familia e no relacionamento com Deus.Este ultimo é o mais importante,pois não podemos nos afastar de Deus em momento algum,Ele é o nosso bem mais precioso.Hoje em dia as pessoas se preocupam tanto com bens materiais que se esquecem que sem amor e sem Deus não adianta de nada qualquer riqueza.Lindoooo texto.Amei.Fique com Deus e tenha um otimo dia!

    ResponderExcluir
  11. Amiga Irismar,
    Bom dia.
    Que o egoismo, a vaidade, o materialismo, entre outros sentimentos descartáveis, não nos deixe ver o que realmente é valioso somente após perdermos...
    Linda mensagem.
    Parabéns.
    Abs.,

    Glauco

    ResponderExcluir
  12. Oi Glauco o bem precioso que temos como um amigo, familia é uma coisa que deve ser percebida muito cedo para que não venham perceber tarde!!

    Obrigada por sua participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  13. Oi Claudia as vezes tiramos olhos do que realmente é precioso e colocamos nos que não não é precioso por estamos com a visão distorcida.

    Tem esse pensamento que diz:
    O Tempo passa tão rápido, pessoas entram e saem da sua vida. Você nunca deve perder a oportunidade de dizer a estas pessoas o quanto eles significam para você.

    Amiga obrigada por sua participação!!
    Te desejo uma boa tarde!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Amiga Daiane, podemos aprender muitos com essa historia e como você destacou a sensibilidade que a mulher teve, se muitos tiverem essa sensibilidade muitos relacionamentos continuaram. Que possamos ter a verdadeira sabedoria que sabe fazer as melhores escolhas!!

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  15. Linda história Irismar, devemos dar valor as pessoas que temos ao nosso redor. Aos sentimentos de amor de companheirismo de alegria que eles nos dão o amor ao nosso próximo é a chave de um bem viver, é claro que o amor a Deus também.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  16. Paz
    Obrigada pela visita lá no meu blog, você é sempre muito bem vinda.
    Que bela lição de visitas.
    A família, as pessoas que amamos, são as coisas mais importantes, graças á Deus que colocou um esposo maravilhoso em minha vida e tem me dado muita sabedoria para ter uma vida conjugal feliz e harmoniosa, graças à Deus que tenho aprendido cada dia mais e tenho tido sensibilidade e mansidão no meu coração, foi o que todos disseram, se muitas tivessem essa sensibilidade as coisas poderiam ter sido diferentes.
    Um beijo querida.
    Continue sua Obra é belíssima.
    Na PAz

    ResponderExcluir
  17. OI Ademar é verdade amigo cada uma que temos a oportunidade de conhecer e das que vivem mais próximo são pessoas valiosas, sei que vivem tempo em que as pessoas ao invés e serem amadas são usadas e as coisas materiais que deveriam ser usadas são amadas, que possamo aprender enquanto é tempo que as pessoas são mais importantes do que o bens !!

    Amigo obrigada por sua participação!!

    te desejo uma bela noite!!

    ResponderExcluir
  18. Irismar,

    Linda a história.
    O amor é realmente nosso bem mais precioso, e as vezes nesta luta insana pela prosperidade, nos esquecemos dele. Esquecemos que prosperidade é uma palavra que significa "ter em abundância e alegria" e podemos ser prósperos pelo amor.

    Eus empre digo, que se amo e tenho amor que tanto espero, sou uma pessoa feliz e as outras coisas são acrescentadas a esta felicidade.

    bjus

    ResponderExcluir
  19. Oi amiga,
    eu demorei hoje pra comentar né?!, esta semana estou cheia de coisas pra fazer e a internet não está ajudando.

    Amiga, sem dúvida esse texto retrata bem o amor que devemos ter para com o nosso conjuge, hoje em dia, tudo está tão mudado, as pessoas casam-se para fugir dos pais e separam-se para fugir do conjuge. esquecemos de dar valor as coisas que realmente valem a pena, nemhuma riqueza nesse mundo, poderá substituir o verdadeiro amor.

    Ótima noite amiga fica na paz
    Kiss♥

    ResponderExcluir
  20. OI kassya , muitos pensam que a verdadeira prosperidade é TER muito dinheiro e não é, como a definição diz: É ter em abundância e alegria" SE dissermos que casal que vive com um salário minino pode ser prospero as pessoas não acreditam porque medem a prosperidade pelos bens manterias!!

    Obrigada amiga por sua participação!!


    Te desejo um bela noite!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Fabi As vezes temos em nossa vida amigos, filhos , parentes e esposo(a) e não sabemos aproveitar, pois outros coisas se tornam mais importante.

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo uma boa noite!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Carla o que você disse é a mais pura verdade alguns solteiros casam-se para fugir dos pais e separam-se para fugir do conjuge,srsrsre. os solteiros culpam os pais por serem infelizes e os casados culpam o companheiro mas eles não percebem o que é mais importante numa relação!!

    Amiga você é muito bem-vinda a qualquer hora viu?!!Obrigada por sua visita e participação

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  23. Olá minha queridíssima amiga !!!

    Que bom que hoje pude vir lhe visitar e ler esta bela história que descreve tão bem os verdadeiros valores em nossa Vida !!
    Muitos de nós ficam focados só em bens materiais ou problemas que acabam por deixar de lado e até esquecer o que realmente importa, pois tudo que é material pode se esvair, mas um amor ou amizades verdadeiros são bens sólidos e eternos !! São eles que nos dão forças e segurança nesta vida, são eles que preenchem nosso coração !!
    Lindo !!
    Um beijão e que sua semana seja ótima !!

    ResponderExcluir
  24. Oi amiga! QUE TREMENDO TEXTO!!!! PUXA, fiquei até sem palavras... muito forteeee!!! Obrigada por compartilhar conosco tal mensagem! Puxa vida, concordo plenamente com o teor da mensagem, a vida é mais importante que qualquer bem material, que qualquer outra coisa que este mundo possa oferecer, é o bem mais precioso! Bjkas!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Minha amiga linda...parabéns pelo posto...sempre amei minha família e sei que o Senhor tem grandes propósitos nisso!!! A família é o bem mais precioso para Deus . Amém... Deus a abençoe!

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Samanta é verdade! Muitos dizem vou ter o que nunca tive ou vou dar o que nunca tiver e geralmente quando se fala sobre isso se fala de bens materiais e NUNCA em amor, carinho, consideração , ternura e respeito!!

    Amiag muito obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo uma boa noite!!

    ResponderExcluir
  27. Texto maravilhoso, fiquei emocionada!!!!! As vezes nos esquecemos do verdadeiro sentido da vida, o amor!
    Te achei no diHITT.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Fabi vi essa frase que diz: Nunca desvalorize ninguém. Guarde cada pessoa perto do seu coração. Porque um dia você pode acordar e perceber que você perdeu um diamante, enquanto procurava pedras. Que possamos valorizar cada pessoa que DEus nos deu!

    Obrigada amiga por sua visita e participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  29. Pois é Irismar, não existe bem mais precioso que o bem que a gente ama. Linda história de amor!
    Um abraço e boa noite.

    ResponderExcluir
  30. Oi Iva tem um pensamento que diz; As pessoas hoje conhecem o preço de tudo e o valor de nada." (Oscar Wilde), que possamos abrir os olhos e ver os tesouros que temos perto de nós, como amigos, filhos,esposa(a)
    Obrigada amiga por sua participação!!

    Te desejo uma boa noite!!

    ResponderExcluir
  31. OI Amiga Susy desejo que continue firme orando por eles pois são os presentes que DEus te deu.

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  32. Oi Livia realmente é uma historia muito linda que nos mostra o que é mais importante!!

    Olha seja bem-vinda no Vivendo pela palavra viu? Obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  33. Graça e Paz irmã Pastora Irismar.
    Que as preocupações do nosso cotidiano não nos permita a se afastarmos dos bens mais precioso, Cristo em nossas vidas, a nossa família e o nosso cônjuge. Nós Cristão temos que estar alicerçados as nossas bases familiares em Cristo, a graça do Pai nos abençoa a sermos uma família abençoada com amor, paz e união, que as adversidades, a falta de dinheiro, nada abalará o nosso lar para glória de Deus.
    Deus te abençoe irmã, tenha uma semana de vitórias. Eu estava sentindo a sua falta. a sua visita, fiquei feliz pelo seu retorno e comentário.
    Seus comentários sempre nós enriquece com a sabedoria vinda do alto.
    Boa noite, um abraço fraternal...

    ResponderExcluir
  34. OI Pr. Carlos sim muitas vezes permitimos que crescer juntos com o que o Senhor Deus nos falou as preocupações da vida que vem sufocar os verdadeiros valores!! Também lhe digo que sua visita e comentário são bem-vindos pois só vem acrescentar em nossos corações, olha posso até custar passa por lá mas não lhe esqueço,srsrsr, louvo a DEus pela sua vida pastor!!

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  35. Amiga Irisma, sempre com mensagens emocionantes que traduz os sentimentos dos que amam a vida, se todos os casais pensassem assim, a infidelidade seria menor, o amor ainda é o maior tesouro que uma pessoa possa ter e poder expressar. O bem mais precioso não é uma casa de luxo, nem um carro na garagem ou dinheiro no banco, é você poder compartilhar a sua vida com o outro em harmonia.


    Graça e paz
    Elias Barbozza

    ResponderExcluir
  36. OI amigo Elias, você tocou num ponto também muito importante a questão infidelidade, quantos casais já sofreram ou estão sofrendo porque um dos dois passou a valorizar mais o de fora e ver mais "qualidade" do que a sua companheira(o) Gosto muito do texto de Malaquias quando o Senhor Deus dar uma palavra sobre o marido não despreza a mulher da sua mocidade!!


    Por que foi que Deus nos abandonou?" Vocês perguntam chorando. Eu vou dizer. É porque o Senhor viu a traição que vocês cometeram, abandonando suas esposas, que foram fiéis por tanto tempo. Aquelas companheiras a quem prometeram o cuidado e sustento. Ninguém com um pouco de juízo faria isso. Malaquias ,:

    Muito obrigada pro sua particularização!!

    te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  37. Que história comovente Iris
    No dia a dia perdemo-nos com ninharias, mas confrontados com as escolhas, não perdemos o norte e sabemos o que queremos.

    Abs

    ResponderExcluir
  38. Ireis Boa tarde realmente o amor que sentimos por alguém é o bem mais precioso e as vezes só é valorizado quendo perde! o que não é o caso aqui, pois eles tiveram uma segunda chance para o recomeço!

    Bjs Cris Labre

    ResponderExcluir
  39. OI Suely sim é uma linda historia!!!

    Amiga muito obrigada por seus carinho e atenção ao blog Vivendo pela Palavra!!

    Te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir