Os benefícios da Palavra de Deus em nossas vidas!!

10:50 Irismar Oliveira 14 Comments

A Bíblia é fogo que consome, martelo que quebranta, luz que revela, verdade que ilumina e espada que penetra- Martinho Lutero 
O Poder Operacional da Palavra de Deus!!
Por Irismar Santos
A palavra de Deus é comparada a uma espada podemos ver isso  em Hebreus 4:12 e  em Efésios 6: 17,  nesses dois  textos podemos perceber que ela tem duas ações:   A ação da palavra na vida do homem e a ação da espada através do homem, veremos nessa postagem o primeiro texto que está em Hebreus 4: 17 


Ação da palavra na vida do homem: Hebreus 4:12 nesse texto o apóstolo fez uma analogia entre a palavra e espada e a  sua função na vida do homem, “Porquanto a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes e penetra a ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”, 

Viva: Uma coisa ativa, forte, ardente, a Palavra de Deus tem um poder operacional em nossas vidas, ela tem uma ação que permite efetuar da melhor maneira uma analise mais profunda do nosso ser, ela tem o poder de decompor um todo em suas partes.


Eficaz: È o que produz o efeito desejado, ela é eficiente.


Mais cortante: O mais indica aumento, grandeza ou comparação, grau superior, em maior quantidade em relação à ação do cortar de uma espada de dois gumes. 



Penetra: A palavra tem o poder de Invadir, de caminhar para dentro de, passar através  de,compreende, descobrir , ela faz a divisão entre o espírito, alma, o apostolo fez uma analogia entre o “espírito e a alma” citando juntas  e medulas, pois a medula é um  tecido rico em gordura, situado em um canal no interior dos ossos é  a parte mais mole, enquanto as juntas  são a parte exterior do osso é mais grossa e dura, e somente uma espada de dois gumes bem afiada pode fazer essa divisão completa.



Discernir: A palavra tem o poder de ver ou conhecer distintamente, julgar, apreciar, decidir, as partes moles e duras do ser humano são divididas pela Palavra, ela é sensível para perceber os pensamentos e intenções do coração, ela faz um exame profundo do nosso ser e revela à atual situação do coração que se expõe a ela, ela entende o que há no coração do ser humano e traz a existência os sentimentos, as motivações e ações, ela  é como um bisturi que nos abre e mostra a real condição em que nos encontramos.



 A palavra tem a função de revela quem somos, o que pensamos e o que tem dentro do nosso coração, sua função é de mostrar se o que há dentro de nós  é espiritual ou não, se estamos vivendo a nova ou se ainda é a velha criatura  que continua dominando, se os pensamentos são espirituais ou carnais, se as motivações que jorram dos nossos corações são verdadeiras ou mentirosas.  


Não se prive dessa arma tão poderosa em tua vida, leia e estude a Palavra para conhecer a si mesmo, deixe essa espada  penetrar no mais íntimo do seu ser e te mostrar  como está a sua vida espiritual. 

Fonte: Vivendo pela Palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com/
Fonte Imagem: http://www.google.com/

Você também pode gostar

14 comentários:

  1. Olá Irismar!

    O poder da palavra! Tudo na vida tem dois lados, dois caminhos, e a palavra assim como a espada que tanto pode ter o direito de proteger, de ensinar, assim também o de usar indevidamente e ferir, destruir os sentimentos, destruindo e deixando marcas profundas. Nossa palavra é nosso cartão de visita, e quando nos permitimos que Deus nos instrua, escolhendo o caminho do bem em nossa vida, podemos usar a palavra como o lado bom da espada de dois gumes, o lado que traz sabedoria, que traz a arte de manuseá-la, e com isso nos apresentamos conforme nossa escolha, expondo palavras que traga esclarecimentos! Isso foi uma das coisas que eu ouvia desde pequena e custei a entender e fiquei muito feliz quando minha mente se abriu a luz desta consciência, assim como você faz sempre aqui em seu espaço transmitindo através das palavras o seu melhor!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  2. Oi Vera a palavra que usamos na vida tem essas duas funções mesmo tanto de ferir como de levantar em provérbios fala sobre o poder do que falamos, a vida e a morte estão no poder da língua. A Palavra de Deus com a função da espada em nossas vidas vem a função de nos abrir para nós mesmos , nos mostrando a realidade que ha dentro do nosso coração e nos dando a oportunidade de experimentar o que há nelas. Ela pega o homem completo e decompõem esse TODO em partes, e ficarmos nús diante de Deus e nos ver num grande espelho!!

    Obrigada amiga por sua visita e participação pelas palavra de incentivo!!

    te desejo uma bela tarde!!

    ResponderExcluir
  3. OLA IRIS,Boa Tarde querida irmã!
    em Mateus 12:36-37 FALA!
    36-Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.

    37-Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.

    Devemos buscar mais da Plavra do Senhor,saber ouvir e saber falar,busacr mais conhecimento.fazer bom uso da Palavra.
    Deus te abençoe,um abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Rita que possamos busca manter um relacionamento com essa palavra que tem um poder operacional em nossas vidas, infelizmente muitos tem perdido essa grandeza em suas vidas!!

    Obrigada por sua visita e participação!!]
    Te desejo uma bela tarde!!

    ResponderExcluir
  5. A cada dia que passa as suas postagens ficam ainda mais edificadas.Palavras de sabedoria saem de sua boca e isto alegra ao Senhor.Ler a Bíblia é um privilégios que infelizmente muitos ainda não tem,e são justamente estes que dão mais valor a Deus.A palavra de Deus é a unica que tem poder de nos deixar sábios,e restaurar qualquer vida.É nela que encontramos palavras para todos os momentos.Ler a Bíblia é querer ouvir a palavra de Deus e aprender com ela.Amiga vc é uma benção e vejo que é muito sabia também,por isso sei que tem lido a Bíblia,porque ter conhecimento é uma coisa e ter sabedoria é outra.Aqueles que lêem somente por ler podem adquirir conhecimento mas aqueles como vc que lê e absorve para sua vida o que leu esse sim é sábio!Tenha uma otima tarde e fique na Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  6. Amiga,
    A cada dia vc se supera, é impressionante como eu me alimento sempre quanto vendo no seu blog, suas palavras, mensagens vão de encontro com as minhas necessidade, eu entro aqui vazia e saio cheia da unção de Deus. É o que acontece quem se alimenta da palavra, quando lemos a palavra a gente come, bebe, se fortalece, ficamos mais sábios e preparados para utilizá-la com espadas sempre quando estivermos frente a batalha.

    Deus te abençoe, fica com Deus Kiss♥

    ResponderExcluir
  7. OI amiga Daiane é verdade a palavra de Deus é a unica que tem poder de nos deixar sábios,e restaurar qualquer vida, no salmo 119: 97-100 o salmista fala sobre as conseqüências de amar a palavra: Oh, como eu amo a tua Lei! Durante todo o dia penso nela e em como obedecer melhor aos teus mandamentos. Eles me fazem mais sábio que os meus inimigos, pois me orientam a cada passo. Entendo a vida melhor que os meus professores porque tomo todas as decisões só depois de pensar bastante sobre a tua vontade revelada. Sei aplicar meus conhecimentos mais do que os velhos mais experientes porque sempre obedeço às tuas ordens.

    Amiga obrigada por sua visita, participação e por sempre deixar uma palavra de incentivo, que o Senhor te fortaleça cada dia!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga Carla muito obrigada pelas palavras e incentivo me alegro com você em ser alimentada com a palavra de Deus!!OLha por muito anos fui uma religiosa que tinha a palavra a minha disposição e não desfrutava da seu poder operacional em minha vida, amiga como perdemos quando não nos colocamos diante dela e ai deixamos nos abrir!!!

    Obrigada pro sua visita e participação!!

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  9. Palavras tem poder, você é o resultado daquilo que diz!!!

    ResponderExcluir
  10. OI Marcelo se as nossas tem , muito mais as de Deus que tem um objetivo nos mostra a verdade sobre nós mesmo, pois não nos conhecemos na profundidade, Jeremias disse enganoso é o coração do home quem o pode sondar? O Senhor DEus nos c conhece, pois as nossas vidas estão abertas diante dos seus olhos!!

    Uma bela tarde, obrigada por sua participação!!

    ResponderExcluir
  11. " Tem PODER de INVADIR, de CAMINHAR para DENTRO, de PASSAR ATRAVÉS,de COMPREENDER,DESCOBRIR...A PALAVRA de DEUS faz a divisão entre o ESPÍRITO e ALMA."

    MARAVILHOSO!!!
    AMEI!!!
    Beijos amiga...FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  12. OI amiga sim como é glorioso o que a Palavra do nosso DEus é capaz de fazer em nossas vidas, que possamos esta diante dela para nos abrir e nos deixar escancarados diante do nosso Deus!!

    Obrigada amiga, te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  13. Todo o ser humano almeja algum tipo de beneficio, e trabalha muito para isso, e Deus na sua grandeza tem prazer em beneficiar o seu povo e para aqueles que buscam o conhecimento da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente muitos não compreenderam essa bondade, e como um homem que tem em suas maos um documentos que lhe dar direito a uma grande fortuna, mas nunca abre para ler e o tal vive como um mendigo!!

    Obrigada pro sua sua participação!!

    Te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir