A prioridade da pregação expositiva.

08:26 Irismar Oliveira 10 Comments

A prioridade da pregação expositiva.
Calvino escreveu: "A majestade das Escrituras merece que seus expositores façam-na evidente, que tratem-na com modéstia e reverência". 
Durante quase 25 anos de ministério na igreja de St. Pierre, em Genebra, seu modelo de pregação foi o mesmo, do começo ao fim, pregando através da Escritura, livro após livro, versículo após versículo. Uma das mais claras ilustrações de que a pregação seqüencial havia sido uma escolha consciente da parte de Calvino foi este fato: no dia da Páscoa, em 1538, depois de pregar,  ele deixou o púlpito da igreja de St.  Pierre, banido pelo conselho da cidade; quando retornou, em setembro de 1541, mais de três anos depois, ele continuou a exposição no versículo seguinte. 

Como John Piper demonstra, no auge de seu ministério em Genebra, Calvino pregava num livro do Novo Testamento nos domingos pela manhã e à tarde (embora pregasse nos Salmos em algumas tardes) e num livro do Antigo Testamento, nas manhãs, durante a semana. Desse modo, ele expôs a maior parte das Escrituras. Ele começou sua série de pregações expositivas no livro de Atos, em 25 de agosto de 1549 e terminou-a em março de 1554, num total de 89 sermões. Depois, ele prosseguiu para 1 e 2 Tessalonicenses (46 sermões), 1 e 2 Coríntios (186 sermões) e Efésios (48 sermões), até maio de 1558, quando passou um tempo adoentado. Na primavera de 1559, começou a Harmonia dos Evangelhos, série inacabada por conta de sua morte em maio de 1564 (65 sermões). Durante a semana, naquele período, pregou 174 sermões em Ezequiel (1552-1554), 159 sermões em Jó (1554-1555), 200 sermões em Deuteronômio (1555-1556), 353 sermões em Isaías (1556-1559), 123 sermões em Gênesis (1559-1561), 107 sermões em 1 Samuel e 87 sermões em 2 Samuel (1561-1563), e assim por diante. Os livros que ele pregou do primeiro ao último capítulo foram: Gênesis, Deuteronômio, Jó, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, Profetas Maiores e Menores, Evangelhos Sinóticos, Atos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Hebreus. 

Por que este compromisso com a centralidade da pregação expositiva seqüencial? Piper sugere as seguintes respostas: 

1. Calvino acreditava que a Escritura era a lâmpada que havia sido tirada das igrejas: "Tua Palavra, que deveria ter brilhado sobre todas as pessoas como uma lâmpada, foi retirada ou, pelo menos, suprimida de nós... E agora, ó Senhor, o que resta a um miserável como eu a não ser... suplicar-te sinceramente que não me julgues de acordo com [meus] desertos, aquele terrível abandono da tua Palavra em que vivi e do qual, na tua maravilhosa bondade, me livraste". Calvino considerou que essa contínua exposição de livros da Bíblia era a melhor maneira de superar o "terrível abandono da Palavra [de Deus]". 

2. Calvino tinha aversão a quem pregava suas próprias idéias no púlpito: "Quando adentramos o púlpito, não podemos levar conosco nossos próprios sonhos e fantasias". 
Acreditava que, expondo as Escrituras por completo, seria forçado a lidar com o que Deus queria dizer, não somente com o que ele talvez gostaria de dizer. 

3. Ele acreditava que a Palavra de Deus era, de fato, a Palavra de Deus e que toda ela era inspirada, proveitosa e fulgurante como a luz da glória de Deus: "Que os pastores ousem corajosamente todas as coisas pela Palavra de Deus... 
Que contenham e comandem todo poder, glória e excelência do mundo, que dêem lugar e obedeçam à divina majestade dessa Palavra. 

Que encarreguem o mundo todo de fazer isso, desde o maior até ao menor. Que edifiquem o corpo de Cristo. Que devastem o reino de Satanás. Que cuidem das ovelhas, matem os lobos, instruam e exortem os rebeldes. Que amarrem e libertem trovões e raios, se necessário, mas que façam tudo isso de acordo com a Palavra de Deus". 
Como Piper destaca, a ênfase aqui é "a divina majestade dessa Palavra". Este sempre foi o assunto fundamental para Calvino. Como poderia expor, da melhor maneira possível, a majestade de Deus? Sua resposta foi dada com uma vida de pregação expositiva contínua. Não havia maneira melhor para manifestar a completa extensão da glória e da majestade de Deus do que difundir toda a Palavra de Deus no contexto do ministério pastoral.

Artigo extraído da Revista Fé para Hoje 
Fonte Imagem: http://www.google.com/

Você também pode gostar

10 comentários:

  1. Bom dia amigaaaaa, obrigado pelo seu imenso carinho por mim, pelob as suas visitas e comentários. Saiba que vc é muito importante para mim e para Deus. Ah! Mas disso vc já sabe né?!

    Louvo a Deus pela sua vida, que ele continue te abençoando para vc continuar levando a sua palavra não só através do blog, mas onde quer que andares.

    Ótimo dia pra ti, fica na paz. Kiss♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Iris,
    amo a palavra de Deus e é maravilhoso ouvir um pregador que sabe explicá-la e também fazer um link com nossa vida.A palavra é essencial na vida do cristão!
    Beijos amiga,uma bela tarde!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, amém!! Também só tenho a te agradecer pelo carinho amiga que o nosso Deus seja glorificado cada dia nas nossas vidas!!

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  4. Oi Gisele, eu também gosto desse estilo de pregação, o Pr. Hernandes Dias Lopes disse da mensagem expositiva: A pregação expositiva traz conhecimento bíblico, num período marcado pelo analfabetismo bíblico.

    Obrigada amiga uma boa noite!!

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Iris!
    Gosto desse tipo de pregação, quando a Palavra de Deus é usada em tudo. Hoje em dia infelizmente muitos lêem 1 versículo apenas e fazem um grande sermão, o pior é que muitas veze é fora do contexto a que se refere o versículo.
    A Palavra de Deus é atual e o Espírito Santo fala aos corações através da sua exposição, tendo claro testemunhos muitas vezes, ou colocações do pregador, o que é importante, pois se é uma pessoa consagrada o Espírito de Deus a usará tremendamente.

    Na minha adolescência achava muitas vezes cansativo alguns estudos, mas dependendo da pessoa que está ministrando é tremendamente enriquecedor. Por isso quem vai explanar as Escrituras tem que estar com a sua vida na presença do Senhor, para que o Espírito de Deus o use para atingir os corações sedentos.

    Um beijo querida.

    ResponderExcluir
  6. OI Cida é verdade, acredito que assim como a pregação deve atingir os que vão ouvir deve em primeiro lugar alcançar o que está pregando, pois para mim essa é a melhor pregação quando você esta vivendo o que esta pregando, a espada precisa corta antes e depois!! Hoje a palavra tem sido desprezada em muitos púlpitos e com isso ha´muitos fracos entre nós. Voltemos a preciosa palavra de DEus !!

    Obrigada amiga por sua visita e participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  7. "Quando adentramos o púlpito, não podemos levar conosco nossos próprios sonhos e fantasias".

    É SÉRIO E DETERMINANTE.
    O PÚLBITO! É um lugar SAGRADO,onde DEUS está.
    Sobem nele...não os que são seus donos,os que acham poder impor ali seus pensamentos, desejos,imposições mas...OS QUE REPRESENTAM JESUS na terra.Os que dão os seus lábios para o ESPÍRITO SANTO FALAR.
    Beijos amiga.
    FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga é verdade e como é serio essa questão pois os que pregam tem a função de levar a mensagem de DEus e de edificar o rebanho,não podemos dar outro alimento que nao seja a preciosa palavra, as ovelha do Senhor não come outro tipo de alimentação!!

    Obrigada amiga te desejo uma bela tarde!!

    ResponderExcluir
  9. FICO FELIZ POIS A AINDA A OS REMANESCENTE QUE A VERDADEIRA REVELAÇÃO DE DEUS QUE E A SUA BENDITA PALAVRA HJ MUITOS JA Ñ EXAMINAM AS ESCRITURAS SAGRADAS BUSCAM REVELAÇÃO DE HOMENS...DISSE JESUS CONHECEREIS A VERDADE E AVERDADE OS LIBERTARA.
    ELE JESUS E VERDADE QUE O MUNDO PRECISA CONHECER...

    ResponderExcluir
  10. OI Ailton isso é uma realidade muitos tem deixado o senhor e sua palavra e tem ido em buscas de resposta loge dele e com isso temos visto coisas absurdas no meio dos servos.

    Costumo dizer que se Deus tem um palavra para nos nesses dias é Volte para a minha palavra!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Volte sempre que desejar!!

    ResponderExcluir