Quando o Egoísmo Prevalece!

07:00 Irismar Oliveira 20 Comments


O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração. Provérbios 18: 2
Por Irismar Santos
Um grupo de amigos todos os dias se encontravam para conversar, rir, aconselhar, brincar partilhar e ajudar  uns aos outros, entre eles a harmonia era percebida e cada encontro era agradabilíssimo e sempre que um novo amigo chegava eram bem recebido.  A harmonia entre eles eram tão boa que os que passavam por eles podia sentir uma linda melodia sendo tocada.

Um dia chegou um novo visitante e como te costume foi bem recebido pelo grupo, o nome dele era Sr.DISCUSSÃO e  disse: E ai galera tudo bom? Todos responderam: Tudo bom seja bem-vindo, pode entrar e participar conosco, depois das boas vindas um dos membros continuou a falar, pois tinha sido interrompido pela chegada do novo integrante e enquanto falava o visitante disse: Olha não concordo com você e começou a agredi-lo com palavras e a discussão foi longa naquele dia.

No próximo encontro o Sr. DISCUSSÃO , estava lá, e foi logo rebatendo o colega do grupo, até que o agredido decidiu se calar e não falou mais como era de costume, em pouco tempo o Sr. DISCUSSÃO, convidou um amigo dele para fazer parte do  grupo o Sr. EGOÍSMO , esse só sabia pedir e quando fazia algo era pensando em se beneficiar, por isso fez parceria com o Sr. DISCUSSÃO  os dois se juntaram e sempre que se reuniam era para confrontar, a situação ficou tão seria que teve até briga entre eles.

Um determinado dia o grupo foi surpreendido com mais três novos integrantes a Sra. CRÍTICA, a jovem FOFOCA  e o Sr. JULGAR , a jovem FOFOCA foi logo dizendo: E ai o que esta rolando no pedaço? A Sra. CRITICA disse: Aqui tá muito parado, vamos agitar, vamos agitar galera, FOFOCA continuou: Alguém aqui tá sabendo da ultima? Não, qual é? Gente a mulher do prefeito tá traindo e ele é o único que não sabe ,srsrsrsrs,nesse momento um dos membros disse: Você a viu com alguém? Que nada cara, mais é o que tudo mundo ta comentando, nesse momento outro membro diz: Olha, aqui não temos esse habito de ficar falando da vida de ninguém não, logo a sua voz se perdeu no meio do grupo, pois a Sra. CRITICA e o Sr. Julgar deram uma gargalhada tão alta que sufocou a sua voz, o Sr. JULGAR, levantou-se e diz, olha minha filha aonde tem fumaça tem fogo, se estão falando é porque ela tem culpa no cartório.

Quando eles se encontravam a primeira coisa que  falavam era: E ai qual é a novidade? Vamos falar de quem hoje? Ei alguém pode fazer isso por mim? Esse grupo passou a dominar , fofocando, criticando e julgando, ninguém escapava da língua deles e para piora a situação um dia chegou bem de mansinho a sra. MENTIRA e em pouco tempo a mentira rolava solta entres eles.

Até que um dia um dos primeiros membros do grupo saiu, pois não queria viver discutindo, depois outro se sentia tão mal com aquele clima que decidiu ir embora também e mais outro,   e restaram poucos e os que restaram não apareciam com tanta freqüência, assim aquele lugar de tranqüilidade e alegria não era mais o mesmo,  o que antes fora um lugar abençoado, agora, era um lugar horrível  o que se ouvia era um barulho ou invés de uma linda sinfonia agradável.

Quando o desamor e o egoísmo prevalece é semelhante ao som de uma lata vazia, faz um grande barulho, mas não produz nada de bom e nem acrescenta nada na vida daqueles que ouvem. SE EU TIVESSE o dom de falar em outras línguas sem tê-las aprendido, se pudesse falar em qualquer idioma que há em toda a terra e no céu e no entanto, não amasse os outros, eu estaria só fazendo barulho. I coríntios 13:1 
( Autor: Irismar Santos)

Para refletir: Que tipo de pessoas somos nós, aquelas que levam uma bela melodia a esse mundo ou fazemos grande barulho mas em nada temos acrescentado na vidas dos que  ouvem?

Versículos para Meditação:
Um homem que mente para seu amigo e depois diz, "Não ligue! Era só uma brincadeira!", é tão perigoso quanto um louco levando uma arma e dando tiros para todo lado. Uma fogueira se apaga quando acaba a lenha; da mesma maneira, as brigas acabam quando o brigão e implicante é separado do grupo. O homem brigão e implicante provoca discussões e brigas como um fósforo começa uma fogueira. Boatos e "fofocas" são o prato preferido de muita gente. Certas pessoas sempre querem um pouco mais, estão sempre com fome! Provérbios 26: 18-22 

Não sejam egoístas, sejam humildes, pensando dos outros como sendo melhores do que vocês mesmos. Não pensem unicamente em seus próprios interesses, mas preocupem-se também com os outros e como que eles estão fazendo. Filipenses 2: 3,4

Fonte Vivendo pela palavra: 

Fonte da imagem: 






Você também pode gostar

20 comentários:

  1. Vivendo pela Palavra de Deus
    O livro Corra com os cavalos é muito bom, fala sobre a vida de Jeremias. Vale a pena ler.
    BJs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia minha querida Irismar!
    E quantas vezes abrimos as portas para esses integrantes, não é? Olha que engraçado...ontem estava eu sendo testemunha a favor de uma amiga que fora prejudicada no trabalho...e eu mesma já tinha processado a empresa (e ganho). Quando tudo acabou, minha amiga saiu cheia de raiva pela dona da empresa, querendo discutir, falar um monte de "verdades"... Sabe que neste momento me veio em mente? Afastá-la de lá e preservar nela o bom senso, a paz de espírito, pois nada na vida vale mais do que isso! E depois, pensando mais profundamente, quem somos nós para julgar os atos alheios? Temos nossos mecanismos de defesa e quando o usamos honestamente, não prejudicamos ninguém, tampouco a nós mesmos! Disse a ela: reze para que ela aprenda e veja em seus erros o quanto ela afasta pessoas e perde na vida. Não nos cabe julgá-la, mas perdoá-la por ainda estar buscando o seu aprendizado...mesmo que errando, mas um dia ela terá as suas respostas.
    Vamos viver em nosso grupo de harmonia, amiga...deixemos de lado aqueles que não nos agregam, mas estejamos de coração aberto para recebê-los quando precisarem do nosso verdadeiro amor... Não é fácil...mas é um começo pensarmos assim.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Oi jackei, é verdade abrimos espaço e damos a oportunidade delas conviverem em comunidade, alguns aprendem nessa convivência e ficamos felizes quando contemplamos essa mudança, pois todos os dias se olharmos para o nosso lado temos algo novo para aprender, seja com uma atitude boa ou ruim das pessoas. .Olha achei muito interessante esse episódio que ocorreu com a sua amiga, sim acho que a postura a ser tomar naquele momento era remove-lá, pois a sua raiva ou tristeza não ia resolver o problema, tem momentos que perdemos para ganhar!!

    Obrigada amiga por sua participação!!

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga do Butterfy, valeu pela dica, gosto de mais do livro de Jeremias.

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  5. Realmente isso acontece e entre nós não é diferente sabia? mas creio que quando isso acontece, passamos a conhecer com quem estamos lidando, pois nestes momentos passamos a ver se a amizade era verdadeira ou não, se o grupo estar alicerçado na amizade, pois é nesta hora que descobrimos quem realmente são as pessoas, tanto as que são acolhidas no grupo, como as do próprio grupo, pois muitos do grupo se deixam levar pela a Sra. CRÍTICA, a jovem FOFOCA, Sr. JULGAR e Sr. DISCUSSÃO.

    Muito pertinente para o momento mana. Bjs te amo em Cristo Jesus. Paz!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia amiga. Te desejo um ótimo feriadão que a paz do Senhor seja com vc e toda sua família e amigos.

    Como sempre postando textos que falam ao nosso coração, amei a história. É bem o que acontece, nós são vítimas de todos esses tipos de pessoas. O diabo tem um ódio enorme da gente e manda seus escravos pra nos azucrinar(acho q é assim q escreve.rsrs) e acabar com nossa paz e sossego. Mas temos que nos afastar desse tipo de gente que só quer saber de fofoca, intriga, briga etc... Deus tem que ser nossa prioridade sempre em tudo que fazemos.

    Amiga parabéns pelo texto. Fica com Deus. Kisss

    ResponderExcluir
  7. Oi Rô, isso é verdade infelizmente!! Que possamos influenciar e não nos deixar influenciar!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  8. OI Carla, que possamo vigiar para que essas ações não roubem a nossa paz e comunhão uns com os outros!!

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo uma bela tarde!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Iris querida!
    Que ótimo esse texto amiga.
    Precisamos estar atentos, para que como você colocou na resposta do comentário pra Rô, influenciarmos e não sermos influenciados.
    Temos que cuidar para abençoar com a nossa boca e que ela não sirva nunca de instrumento de contendas.

    Desculpe a ausência mas estou vindo pra colocar a minha leitura em dia por aqui.
    Beijos e um final de semana de paz!

    ResponderExcluir
  10. Para lidarmos conosco usamos nossa cabeça,
    agora para lidar com o próximo devemos usar nosso coração.

    ResponderExcluir
  11. Marivan, sim isso é verdade,em Mateus 7 Jesus deixo ou um principio que é tremendo na questão relacionamentos: "Façam aos outros aquilo que vocês querem que eles façam a vocês mesmos. Isto é em poucas palavras o ensino das leis de Moisés".Mt 7:12

    Um belo dia e obrigada por sua participação!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, sim precisamos ter cuidado com o que sai da nossa boca, pois o que sai é um um reflexo de como estamos por dentro, que sejamos abençoadores levando uma bela melodia por onde passarmos para glória de Deus!!

    Minha amada muito obrigada por sua visita e participação!!

    ResponderExcluir
  13. Bom senso, equilíbrio e leitura diária da palavra de DEUS nos livra de muitas coisas ruins, inclusive as más amizades. Discernimento, peça e o PAI lhe dará.

    ResponderExcluir
  14. Oi Francisco é verdade Deus nos deixou a sua preciosa palavra para nos orientar nessa caminhada!!

    Obrigada por sua visita e participação, volte sempre que desejar .
    Te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  15. Oi Irismar.
    Ótimo texto, nos faz refletir sobre nossos relacionamentos, Quanto permitimos a entrada do Sr.DISCUSSÃO, Sr. EGOÍSMO, Sr. JULGAR... e todos os demais, acabamos por nos perder com suas influências negativas. Devemos ficar atentos para preservar o bem em nossas vidas.
    Um beijo e um ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  16. Ai, Ai, menina do belo abraço, eu não me canso de dizer que és um ser iluminado. Ótimo texto, infelizmente isso ocorre com muita frequencia em diversos ambientes. Talvez onde mais ocorra seja nas igrejas, não é uma critica as igrejas, tá, mas nós devemos ser fortes e ao invés de permitir que este grupo nefasto transforme nosso ambiente devemos fazer todo o possivel para transformar a elas através da Sra.Harmonia e Sr. Amor e Sta.Paciência e a jovem Perseverança e a grande Fé que Ele pode qualquer coisa!!!
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  17. OI Ademar , muito obrigada por enriquecer essa postagem, sim esse é o caminho, influenciar ao invés de ser influenciado, não recuar diante dessas más atitudes, olha esse grupo aqui é tremendo; Sra.Harmonia e Sr. Amor e Sta.Paciência e a jovem Perseverança e a grande Fé.


    Um belo dia!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Andrea, sim essas atitudes tem um poder devastador, que possamos vigiar a nossa vida e sermos influencia nesse mundo tão influenciado pela maldade.

    Amiga um bom dia e obrigada por sua visita!!

    ResponderExcluir
  19. Esse texto me fez recordar aulas de encontro que tinha no colégio onde morava, mto bom! Como seria bom se amássemos uns aos outros como a si mesmo. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  20. Oi Iva, obrigada por sua visita e participação. Esse principio for colocado em pratica muitas coisas vão ver evitas.

    Te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir