A sabedoria que vem de Deus!!

07:00 Irismar Oliveira 12 Comments


Não confunda arrogância com sabedoria; muitas pessoas se consideram sábias, quando na realidade, são apenas soberbas – E. C Mckenzie


Por Irismar Santos
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Tiago 3: 13-18

Definição de sabedoria no dicionário Aurélio: Qualidade ou caráter de sábio. Que ou aquele que sabe muito, que tem extensos e profundos conhecimentos, acúmulo de muitos conhecimentos; grande instrução; ciência, erudição, saber.

Definição de sabedoria no original grego  Sophia: Sabedoria prática, prudência, habilidade discernimento compreensível, esclarecimento cristão, aplicação correta do conhecimento, discernimento em relação á verdadeira natureza das coisas


A definição no Aurélio da palavra sabedoria fala do conhecimento que vem através dos estudos, através dos livros e na sala de aula, enquanto que a segunda definição que vem  do original grego sophia fala da sabedoria que vem do alto, que vem do próprio Deus para o homem e não é algo que se conquista na sala de aula, nem com livros e professores, mais de uma vida de intimidade com Deus. 


Sabemos da importância do conhecimento secular e o seu valor para a nossa sociedade, mas só ele não é suficiente, quantas pessoas são dotadas de um conhecimento altíssimo, mas não são capazes  de entender o que é divino, o  que é espiritual, não tem a capacidade de resolver um problema de ordem emocional as vezes eles são os principais  causadores das desavenças, infelizmente muitos homens e mulheres são desprovidos da sabedoria que vem de Deus. Nesse texto Tiago começa com uma pergunta e faz uma analise das ações dos que julgam ter sabedoria e mostra a sua sua verdadeira raiz de que ela pode ser humana, animal e diabólica


Quem dentro vós é sábio e inteligente que tem conhecimento?

Ele diz: Mostre pelo seu bom trato (procedimento, modos, maneiras) as suas obras (ações) no seu cotidiano,  porque se não houve o bom trato, mas ao invés disso houver: Amarga inveja, e sentimento faccioso (revolta, que incita a perturbação)  em vosso coração, não vos glóries ( não se orgulhe) , nem mintais contra a verdade:essa não é a sabedoria que vem do alto,mas é terrena,animal e diabólica.

Tiago fala uma coisa muito importante ele disse: Se na sua sabedoria não tem bons trato, não se orgulhe de ser sábio e nem tão pouco minta contra a verdade que verdade é essa? De que se há amargura, inveja e sentimento de divisão e ainda dizer que sou sábio estou mentido, ele continua dizendo: Porque onde há inveja e espírito faccioso ai há perturbação e toda a obra perversa ( mau). Não se gabem de serem sábios e bons se vocês forem amargados, invejosos e egoístas; esse é o pior tipo de mentira.

A sabedoria que do alto vem é, primeiramente:
Pura: sem misturas, sem impurezas
Pacifica: amigo da paz, sossegada, mansa e tranqüila
Moderada: equilibrado, prudente, não é exagerada, qualidade que consiste em evitar os excessos
Tratável: que se pode tratar que é amável, benévolo, delicado no trato, agradável, cortes nas ralações
Cheia de Misericórdia: grande quantidade, (compaixão, perdão, tolerância  p/ com a miséria ou dificuldade do outro.
Bons frutos: frutos saudáveis que se pode comer
Sem parcialidade: que não é total, favorável a uma das partes, não tem paixão por um partido
Hipocrisia: fingimento, falsidade, simulação, falsa devoção
Ora o fruto da justiça semeia-se (cultivar, planta) na paz, para os que exercitam (fazem, praticam) na paz. Todos aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e levantarão uma colheita de justiça.

Se você percebe que a sabedoria que vem de Deus não está presente em tua vida peça ao Senhor: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5-7

A verdadeira sabedoria não vem pela observação exterior, mas pela revelação interior- Frances J. Roberts

Fonte VIvendo pela  palavrahttp://irismaroliveira.blogspot.com/
Fonte Imagem: http://www.google.com/

Você também pode gostar

12 comentários:

  1. Amem irmã uma benção a mensagem.passando pr ti desejar um lindo final de semana,e que você mantenha o foco no futuro,não perca a coragem,confia em Deus e tera uma grande recompensa,ti gosto assimmmmooooobjks!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida Irismar!
    A sabedoria não se mede pelo tanto que se estuda ou lê. Isso é acumulo de conhecimentos, possibilidades de abrir os horizontes e enxergar a vida, bem como as pessoas de forma mais ampla. A sabedoria é, no entanto, aquela que se pode aplicar na vida, fazendo uso das leituras e estudos, do convívio com outras pessoas...Quando nos colocamos em humildade frente à vida e percebemos que não há ninguém melhor ou pior...A proposta de Deus, para mim, é que aprendamos com as diferenças, divergências, obstáculos... E assim, possamos aplicar com sabedoria uma conduta honesta e solidária na vida.
    Grande beijo, minha querida!
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga aqui estou de novo, se cansar fale viu!kkkkkk, quanto ao brilhante texto, tenho a dizer que a sabedoria humana é sem duvida importante, até pra nossa sobrevivencia aqui. Mais acima de tudo, precisamos buscar a do alto, essa sim é imprescíndivel, porque não só nos garante vida eterna, como tbém nos faz cidadãos especiais que contribuem para o bem comum da sociedade. Com honestidade, cumpridores dos seus deveres,dignidade,retidão apontando ao mundo cego que o mundo tem jeito sim, é só olhar para o verdadeiro povo de Deus, que verá o caminho a ser seguido.

    ResponderExcluir
  4. Oi jackie, obrigada por sua visita e participação, sim o estudo, os livros deixam conhecimentos que são fundamentais na vida do homem, já sabedoria que abre o leque da compreensão de relacionar com o próximo essa só vem do próprio Deus e quando recebemos dele reflitamos o seu caráter.

    Uma bela noite amiga!!!!

    ResponderExcluir
  5. Valquiria obrigada por sua visita e pelas palavras amiga!!

    te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  6. Oi amigo Eneas não se preocupe que a sua presença não cansa pois sempre tem vindo nos abençoar com seu comentário e as vezes me faz dar umas risadas,srssr. Sim, assim como o conhecimento é importante para a nossa sociedade, a que vem de Deus é fundamental.

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  7. Amiga, falou tudo..

    Muitas pessoas sabem muito de tudo, menos de Deus. A verdadeira sabedoria vem do alto e é conquistanda ou melhor, presenteada por Deus.

    Bjim no coracao e boa noite p vc.

    Pra Thaís Itaborahy

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi pra. Thais, sim certo, muitos sabem muito e cada dia procuram conhecer mais ainda, mas pouco de DEus!!

    Obrigada por sua bela visita e participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  9. Minha queria Irismar, a Paz de Cristo!

    Que maravilhosa mensagem! Você disse tudo! Parabéns! Se não se importar irei aproveitar sua mensagem em meu blog (com a devida referência).

    Que a graça de Deus esteja sempre com você!

    Abraços,

    Danilo
    http://cruzvazia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi amigo Danilo =, obrigada por sua visita e participação, olha fique a vontade pode aproveitar sim, obrigada também por levar essa postagem para os eu blog

    Te desejo um bom fim e semana,

    ResponderExcluir
  11. Óia eu aqui outra vez. Belo tema e muito bem trabalhado a luz de uma interpretação muito bem feita do texto biblico. Talvez por isso eu tenha prazer em passar por tuas paginas. Todos devemos buscar mais que o conhecimento secular, buscar a sabedoria e essa busca tem inicio em se autoconhecer o que envolve conhecer o papel Dele em nossas vidas e ações, apenas a partir deste momento Talvez(e somente talvez) sejamos capazes de alcançar uma parcela de sabedoria.
    GRANDE abraço anjo,

    ResponderExcluir
  12. OI amigo Ademar, muito obrigada por sua visita e pelas palavras que com te disse vem como incentivo!!Sim esse é o principio reconhecer o seu papel em nossas vidas em Pv 9:10,11 Diz: A base de toda a sabedoria é a obediência e o respeito ao Senhor. Sim, quem conhece o Santo Deus tem a verdadeira compreensão da vida. Eu, a sabedoria, darei a você uma vida mais longa e divina de viver.

    Essa sabedoria só vem dEle!!

    Te desejo um belo fim de semana!!

    ResponderExcluir