Aprendendo a Lidar com a Síndrome do Pânico.

08:10 Irismar Oliveira 20 Comments

Auto-regulação e Vínculo Emocional na Síndrome do Pânico.

Por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza
Podemos aprender a lidar com nossa ansiedade de maneira que evitemos problemas pela perda de controle emocional, como a crise de pânico. 

Crise de pânico é um transbordamento da ansiedade. Ansiedade é um fenômeno mental natural, uma reação emocional saudável que ocorre quando algo nos ameaça. Pode ser ameaça contra nossa vida física ou contra nossa segurança emocional. Na crise de pânico, a resposta emocional de ansiedade é intensa, exagerada, repentina. Crise de pânico é um ataque agudo de ansiedade alta.

Todos possuímos ansiedade que é sinônimo de angústia e que filósofos chamam de "angustia existencial". O profeta Naum, no Antigo Testamento na Bíblia diz que "não virá a angústia a segunda vez." (cap. 1 verso 9). A primeira é essa dessa vida. Na vida eterna a ser começada após o Juízo Final, logo após a vinda de Jesus em breve, não mais existirá angústia, nem tristeza, nem ódio, nem medo, nem injustiça, porque tudo de ruim terá passado. (Apocalipse 21:3 e 4).

A ansiedade de origem não espiritual, mas psicológica, pode ser muito perturbadora e pode se manifestar num nível físico, através de pressão arterial alta, taquicardia, sudorese, etc., num nível emocional, como sentimentos de apreensão, insegurança, medo exagerado, etc., bem como num nível cognitivo, com preocupação excessiva, pensamentos trágicos, obsessões, etc.


A pessoa na crise de pânico tende a interpretar reações normais do corpo como se fossem perigosas. Ela nutre pensamentos catastróficos que aumentam mais ainda a ansiedade que dispara respostas fisiológicas do corpo, etc.

As crianças, mesmo bebês, podem ser educados a desenvolverem autocontrole emocional. Nas escolas convencionais, particulares ou públicas, se ensina tanta coisa, matemática, informática, inglês, espanhol, balé, literatura, geografia, etc., Não conheço ainda nenhuma escola que ensine como obter controle emocional.

A mãe tem um papel fundamental neste ensino porque ela, em geral, passa mais tempo com o bebê. O pai também, claro, deve participar dessa educação emocional do filho. Dependendo do estado emocional da mãe e do pai, o bebê pode ir aprendendo a ter, ou não, autocontrole emocional. Nas pessoas com síndrome do pânico não é raro encontrar aquelas em que a função de autoregulação emocional esteja deficiente. Ou seja, ela se sentem facilmente ansiosas e vulneráveis diante de reações em seu próprio corpo.

Estudos revelaram que pessoas muito ansiosas tiveram mães ansiosas, hiperativas, que ao invés de acalmarem a criança, a agitavam, provocando susto em cada pequeno evento na vida da criança, como um tropeção, ou quando a criança colocou a mão no chão, ou deu espirros. Este tipo de mãe, diante disto, ficava apavorada, pensava em coisas trágicas, falava nervosamente com a criança, ao invés de acalmá-la. Daí, esta criança cresceu com um nível de resposta emocional ansiosa mais alto que a média. Cresceu com baixa tolerância à sinais internos em seu corpo, interpretando-os tragicamente quase sempre.

É comum a pessoa com pânico querer alguém perto para se sentir mais segura. Ela tenta compensar a dificuldade de autoregulação e controle da ansiedade (ou os sinais fisiológicos dela) através do vínculo com alguém. Em geral, só se sente segura e sem crise quando está junto de alguém confiável com quem desenvolve conexão emocional. Algumas dizem que quando perdem esta conexão, ocorre a crise de pânico. A conexão com uma pessoa confiável parece oferecer proteção pelo vínculo, até que a pessoa aprenda a ter autoregulação e autocontrole.

A regulação pelo vínculo se desenvolve quando, por exemplo, a mãe acalma a criança assustada, pegando-a no colo, falando com serenidade, assim, ajudando a diminuir a ansiedade da criança. É comum indivíduos com pânico terem tido experiências de vínculo traumáticas, com perdas, abandono, rompimento de relações, morte, etc. Há uma relação grande entre a sensação de pânico e crises de ansiedade disparadas por experiências de separação na infância.

Pessoas com pânico precisam desenvolver confiança no seu corpo (cuidando da saúde, fazendo exames médicos), confiança nos vínculos, e confiança em que ela mesma pode lidar construtivamente, sem pavor, com sua ansiedade e angústia. Ela não irá morrer se ficar sozinha. Sua ansiedade não é você. Aprender a lidar com sua angústia é uma tarefa das mais importantes na vida. 


A autoregulação é a capacidade que todo organismo vivo tem de auto-equilibrar-se, adaptando-se às diferentes condições do meio. É a capacidade de autoregulação que garante a satisfação das necessidades vitais dos seres vivos. Visto que todo organismo vivo está em um constante processo de adaptação para manter-se, o sistema de autoregulação está em constante funcionamento: http://www.bayoubrasil.com/

Versículos para Meditação!
Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 
2 Timoteo 1:7

Não se aflijam com nada; ao invés disso, orem a respeito de tudo; contem a Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-Lhe suas respostas. Se fizerem isto, vocês terão experiência do que é a paz de Deus, que é muito mais maravilhosa do que a mente humana pode compreender. Sua paz conservará a mente e o coração de vocês na calma e tranqüilidade, à medida que vocês confiam em Cristo Jesus. Filipenses 4:6

Você também pode gostar

20 comentários:

  1. Legal, Adoro apender coisas sobre psicologia!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana quando temos a oportunidade de receber informações isso nos ajuda muito na hora de lidar com algumas situações e também podemos ajudar outras pessoas. Essa questão do emociona é tão importante pois pode mudar a vida de uma pessoa completamente.

    Amiga obrigada por sua participação!!

    te desejo um bom dia!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Iris minha querida,bom dia!
    Vim desejar a vc e a toda sua uma Feliz Páscoa!!!
    Jesus te ama e eu também,Ele está Vivo e Reina no meio de nós.Amém...beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Rita obrigada por sua visita!!

    Amiga te desejo um belo dia pra vc e sua familia!!

    Abraçoooooooo

    ResponderExcluir
  5. Acho que já passei por aqui para desejar uma Feliz Páscoa! Mas vi esta materia sobre o pânico, e gostaria de dizer que sou portadora do transtorno bipolar, que possui algumas caracteristicas desta sindrome.E gostaria de convidar os interessados a ir dar um passeio pelo meu cantinho, tenho algumas coisas la sobre a bipolaridade que pode ajudar tambem no pânico.Eu faço tratamento e levo uma vida absolutamente normal e abençoada, casada , com ministerios na igreja e dois filhos!Aleluia!
    Bjus
    Marly

    ResponderExcluir
  6. Oi Marly você passou sim amiga! Olha ontem, mas quero desde ja te agradecer por mais essa bela visita e te informar que ontem tentei ir ao teu Blog mas nao foi possível o acesso esta bloqueado, depois veja pode ser um vírus.

    Amiga obrigada por deixar saiu depoimento e o convite para ir ver seus artigos!!

    te desejo uma bela a tarde

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga mais querida que tem no dihitt
    Desejando uma Páscoa com jesus.
    Você é meu exemplo.bjus.

    ResponderExcluir
  8. OI Debora , muito obrigada por sua visita e pelas palavra de carinho, vou guarda-las no coração!!

    Amiga te desejo um belo domingo e uma boa tarde!!

    Abraçooooooooooo

    ResponderExcluir
  9. Um post magnífico, muito elucidativo, esta de parabéns por este post e nos dando alça maior para nossos conhecimentos.
    Boa tarde !!
    Feliz Páscoa !!
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  10. Oi Príncipe, esse tema é tão importante pois muitas pessoas tem a sindrome do pânico ou convivem com alguém e quem tem sofrem muito. O nosso desejo é que essas vidas possam a ver que há saída!!! Como diz o final do texto do Dr. Cesar
    Sua ansiedade não é você. Aprender a lidar com sua angústia é uma tarefa das mais importantes na vida.

    Obrigada por sua participação e pelas palavra de incentivo!!

    te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga Iris,
    achei seu blog lindo com textos incrível, estou aqui seguindo...
    Convido-a para uma visita em meu canto poético:

    http://despertardocoracao.blogspot.com/


    Beijos com carinho,

    Anna.

    ResponderExcluir
  12. Amiga...Que DEUS guarde a nossa mente, nosso coração, nossos sonhos, nossa família de todo o mal.
    Que possamos passar pela vida e sairmos de PÉ.
    Que a nossa MENTE esteja preservada de todo esse mal moderno.
    Beijos e fica com DEUS...sempre!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana, muito obrigada por sua visita e por esta seguindo o Vivendo pela palavra, seja bem-vinda!! Fico feliz que gostou do blog, obrigada pelo, convite já dei uma passadinha por lá!

    Te desejo uma boa noite

    Abraçoooooo

    ResponderExcluir
  14. Oi Clelia é verdade amiga oremos para que nossa a nossa mente e nosso coração sejam guardados!! Que a cada dia possamos guardar em nossos corações as promessas de Deus para as nossas vidas!!

    Amiga obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo uma bela semana.

    Abraçooooo

    ResponderExcluir
  15. Benção irma Irismar!
    `E no Senhor em que devemos confiar para que nos afaste desses momentos dificeis de coisas que não estão em seus planos.
    Graça e paz

    ResponderExcluir
  16. Oi Joseval pe verdade amigo podemos contar com a ajuda do amigo dos amigos aquele que conhce toda a nossa estrutura e pode nos socorrer no tempo oportuno.

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo um abençoada semana.

    ResponderExcluir
  17. Olá minha querida Iris!
    Infelizmente sofremos por várias doenças geradas pelos tempos modernos... Muito amor e compreensão são fundamentais para que possamos ajudar a quem atravessa por essas crises. Porém, se a própria pessoa também não buscar a cura interior, de nada valerá qualquer tratamento!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  18. Muito boa a sua postagem. Realmente a Síndrome do Pânico é uma doença muito complicada, que requer muita compreensão e ajuda dos parentes e amigos. O paciente se torna muito solitário, pois acha que nem sempre as pessoas acreditam no que ele diz estar sentindo.Fui vítima e sei extamente o que acontece. Um abraço. Neuza

    ResponderExcluir
  19. OI Jackie é verdade, eu acredito que seja uma barra muito pesada tanto para quem esta passando, como para os mais próximos, mas a compreensão nessa hora vai ajudar muito. Uma vez ouvi uma doutora dizer algo que nunca esqueci o problema do homem e querer resolver TUDO sozinho. Meu desejo é que aqueles que estão passando por esse momentos saibam que ha esperança!

    Obrigada amiga por sua participação!!

    te desejo uma boa semana.

    ResponderExcluir
  20. Oi Neuza obrigada por sua visita e por sua participação deixando seu depoimentos de ja ter passado por pela sindrome do pânico e melhor do que ninguém para nos orientar sobre a importância do papel dos amigos e parentes nesse momentos .

    Te desejo uma boa semana, volte sempre que desejar.

    ResponderExcluir