Ajude o médico a lhe ajudar!!

08:07 Irismar Oliveira 12 Comments

Mais importante do que saber que doença tem determinada pessoa é saber que pessoa tem determinada doença-Hipócrates

O médico ajuda, mas você precisa ajudar também.

Por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza
O que um paciente precisa fazer para que a orientação do médico possa surtir melhor efeito?

Quando médicos precisam encontrar rapidamente diagnósticos e seguir alguns protocolos de tratamento para um atendimento mais numeroso de pacientes, ocorre uma perda na qualidade do atendimento. É mais provável que ocorra uma visão parcial do paciente, e os aspectos subjetivos daquele indivíduo não são avaliados pela falta de tempo suficiente na consulta, o que traria mais dados para o profissional que, quem sabe, poderia até modificar o procedimento final prescrito.

A ciência é importante, claro, para trazer novas verdades através das pesquisas. Mas nós médicos não podemos perder de vista a humanidade do paciente, o fato de que ali diante de nós está uma pessoa com tantas características subjetivas, peculiaridades, formas de pensar e de sentir diferentes, afeto próprio, inserção na realidade da vida do modo e na possibilidade dele, e etc.. Sem compreensão mais profunda do todo da pessoa, fica mais difícil acertar o tratamento.

O Pai da Medicina, Hipócrates, disse que mais importante do que saber que doença tem determinada pessoa é saber que pessoa tem determinada doença. E isto, eu creio, faz a diferença entre tratamentos que funcionam duradouramente e os que funcionam mais temporariamente, entre os resultados mais sintomáticos e os que produzem cura.

Mas o profissional tem seus limites também. O médico vê muita coisa no paciente. Mas ele só pode ver no outro o que pode ver em si mesmo em termos de ser humano. Médicos também podem ter ansiedade, depressão, dificuldades afetivas variadas. Isto pode interferir no relacionamento médico-paciente com prejuízo para os resultados se aquele profissional estiver com baixa percepção da realidade subjetiva de si e, por exemplo, não compreender o que significa a angústia humana.

Conhecer anatomia, fisiologia, farmacologia, histologia, patologia, microbiologia, técnicas de cirurgia, etc., é fenomenal! Mas mais ainda, pelo menos para mim, é conhecer o psiquismo de um indivíduo. Ou seja, por que ele funciona deste jeito como pessoa, como um ser pensante, que possui afetos e faz escolhas. Conhecer a pessoa do paciente é maravilhosa aventura. Entretanto, também é uma maravilha ter profissionais que conhecem muito bem os órgãos humanos, pois assim, em emergências, podemos contar com eles para nos ajudar organicamente, seja pela atuação clínica ou cirúrgica.

Da próxima vez que você for a um médico, abra mais seu coração para ele e fale daquilo que tem incomodado sua vida emocional. Faça perguntas sobre o papel do estresse emocional sobre os sintomas que você apresenta. Bote para fora as queixas emocionais, as preocupações com sua saúde e não somente focalize na dor física aqui e ali no seu corpo, ou no mal funcionamento desta ou daquela função do seu organismo. Tomara que ele não saia com sugestões superficiais tipo, "Faça uma viagem!", ou "Faça mais sexo!", ou "Compre isto ou aquilo!", ou "Curta mais a vida!", ou "Arranje outro cônjuge!", etc. O médico acalma o paciente quando ele sabe escutar com o coração e não só com o estetoscópio e quando o paciente está aberto para receber ajuda. Um bom médico deve ser um bom conselheiro e um bom conselheiro é em primeiro lugar um bom ouvinte.

Talvez você tenha que escutar melhor a verdade interior da sua própria consciência que está dizendo algo para a melhora de sua saúde. Com tanta informação sobre saúde é bem provável que você saiba, pelo menos em parte, o que está praticando e que não é bom. Então, mude. Mude seu estilo de vida. Coma com melhor qualidade. Faça exercícios físicos constantes. Durma melhor e mais cedo. Trabalhe sem ganância. Compartilhe o que tem obtido. Tudo o que não damos, perdemos. Desfrute mais sua família. Freqüente mais a Natureza e menos os shoppings. Seja compassivo com os outros e consigo mesmo. Troque as novelas de TV por bons livros. Seja bom com você mesmo. Até certo ponto podemos ser nosso próprio médico. A cura vem pela prática da verdade em obediência às leis da saúde. Um dia de cada vez, uma coisa de cada vez.

Fonte da imagem:http://www.google.com/
Postado por Vivendo Pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com/

Você também pode gostar

12 comentários:

  1. Muito bom post Iris, pois precisamos estar mais conscientes de nossa saúde,nosso corpo,nossos limites...o médico não tem a solução imediata e nem um diagnóstico preciso se não ajudarmos a expôr o que acontece conosco.Muitas vezes, nossas dores físicas podem ser apenas consequências do nosso emocional e isso o médico não pode entender se não abrir o coração e revelarmos.E além disso,abrir o coração pra Deus é melhor ainda!
    Beijos amiga,tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  2. OI amiga o medico nao deixa de ser um tipo de "amigo" pois naquele momento podemos expressar algumas dificuldades e como disse podemos abrir o nosso coração para o medico dos médicos!!
    Obrigada por sua visita e participação!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida Iris!
    Perdoe-me amiga pela ausência e atraso nos comentários...mas, enfim, estou aqui!
    Querida, aprendi por uma questão de necessidade e sobrevivência que nenhuma doença pode ser tratada ou curada se a própria pessoa não reconhecer-se doente e precisando de ajuda... Nenhum medicamento ou tratamento surtirá efeito se não houver receptividade e vontade de ser curado! O coração sempre deverá estar aberto e a verdade presente...Tudo funcionará melhor!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Amiga,
    Boa tarde.
    Belissimo texto.
    Se soubermos aproveitar a vida, para que possamos sempre ter a felicidade a que nós é devida, sem dúvida teremos menos problemas com doenças.
    E outro ensinamento essencial que podemos extrair desse seu fantástico texto é que tudo tem o seu momento certo para acontecer, portanto, utilizando das suas sábias palavras, façamos uma coisa de cada vez, vivendo cada dia de cada vez...
    Adorei !!!!
    Parabéns pela postagem.
    Abs.,

    Glauco

    ResponderExcluir
  5. Glauco isso é verdade, pois muitas doenças não conseqüências de uma vida sem cuidados e não podemos esquecer que a prevenção ainda é o melhor remédio e custa muito pouco!!!

    Que possamos aproveitar cada momento até mesmo numa conversar com um medico podemos aprender muito.

    Amigo obrigada por sua participação!!

    ResponderExcluir
  6. OI Jackie isso é incrível né? Pois é necessário a pessoa desejar e se dispor ser tratada. Ouvi uma vez uma clinica geral dizer : Que o problema do ser humano é querer resolver TUDO sozinho e tem coisas que precisamos de ajuda e as vezes uma boa orientação e boas dicas podem mudar a saúde de uma pessoa.

    Amiga obrigada por sua participação!!

    te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  7. Com certeza temos esta disposto a ajudar nos mesmos

    ResponderExcluir
  8. Sim amiga, tem coisas que só nos mesmas temos que fazer como : Comer bem. Fazer exercícios físicos constantes. Dormir mais cedo. Trabalhar sem ganância. Compartilhar o que tem obtido são dicas que podemos receber mais no final somos nós que temos que ir e realizar e isso é uma maneira de nos ajudar e fazer prevenção!!
    Uma boa noite minha amada

    ResponderExcluir
  9. Oi querida....passando pra dizer oi e que estava ausente...mas senti saudades!!!!
    Deus a abençoe sempre mais !!! bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi minha amada obrigada pela visita e pelo carinho!!

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  11. Graça e Paz Pastora Irismar.

    Achei bem edificante este post!
    Temos que cuidar do templo do Espirito Santo, o nosso corpo, com uma boa alimentação balanceada, exercícios, usufruir de uma massagem mental, boa literatura e outros tipos de relaxamento para o corpo e mente.
    Deus pela sua graça e infinita misericórdia nos concedeu o benefício da ciência através dos médicos, temos que sim fazer consultas regulares e se tiver um probleminha vamos enfrenta-los, pois a cura vem do Senhor.
    Amém!
    Louvado seja o nome do Senhor Jesus.
    Um abraço fraternal.

    ResponderExcluir
  12. OI Pr. carlos sim precisamos cuidar melhor do nosso corpo que é templo do Espírito Santo evitando algumas coisas e absorvendo outras!!

    Amigo obrigada por sua visita e participação !!

    te desejo um abençoado dia!!

    ResponderExcluir