Os danos da Mentira.

07:22 Irismar Oliveira 38 Comments



A Mentira

Mentir é falar ou dizer algo contrário à verdade; é a expressão e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa. Pode-se crer na mentira, falar mentira e praticar a mentira. É o engano em seus diferentes aspectos; nocivo ao ser humano e ofensa grave diante de Deus.

O diabo é o pai da mentira (João 8:44) e, portanto, a mentira é um instrumento diabólico que o homem usa para sua própria perdição. O mais triste é que o homem ama a mentira, não ama a verdade, pois ele é mau por natureza (Romanos 1:25; Apocalipse 22:15).

A juventude, em termos gerais, está sendo arrastada à perdição eterna pelo prazer transitório da inclinação à droga, sexo, etc. Tudo não passa de uma grande mentira; é enganoso, anormal, trazendo prejuízos físicos, morais e espirituais. Tais coisas podem ser definidas como praticar a mentira. Esta prática abrange os mais variados aspectos da mentira como idolatria, homicídio, adultério, fornicação, cobiça, etc.

Falar mentira é um mal muito comum em todos os ambientes e esferas da vida. Algumas pessoas dizem que certas mentiras são benignas, mas isto não é correto. Toda mentira, pequena ou grande, é um instrumento do diabo, portanto é recomendável que o crente não se comprometa com coisa alguma que possa levá-lo a mentir. Todo verdadeiro crente deve tratar tudo de uma forma positiva; na verdade o seu falar deve ser.

Sim, sim, Não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna” (Mt. 5:37).

Existe também a mentira doutrinária e a mentira teórica. O espírito do erro nega que Jesus Cristo veio em carne, nega que Cristo é Deus (I João 4:6). Esta é uma mentira doutrinária. A teoria da evolução é uma mentira teórica pois nega a criação, negando assim o Criador que é Deus. Há pessoas que crêem nessas mentiras, e haverá muitíssimos que irão crer na mentira por não terem dado crédito à verdade (II Tessalonicenses 2:10-12).

Quando Adão e Eva pecaram no Éden, o pecado entrou no ser humano; entrou a mentira, o mal e, conseqüentemente, a morte. “Porque o salário do pecado é a morte”, mas graças a Deus que “o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm. 6:23). Portanto, ao homem agrada, por natureza, crer na mentira; agrada-lhe praticar a mentira e ele até mesmo ama a mentira. Repito, a mentira é prejuízo ao homem e, com todos os seus horrorosos aspectos, o degenera e o leva à perdição. O diabo com seu instrumental de mentira rouba, mata e destrói o homem. Está escrito: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir” (Jo. 10:10). O diabo lançou a sua mentira no mundo: “a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida” (I Jo. 2:16).

Devemos aborrecer a mentira, em qualquer forma que se apresente, e não nos esquecermos que o primeiro pecado grave, pecado de morte, registrado na igreja, foi uma mentira (Atos 5:1-11). Temos que amar a verdade, a qual está em nós, e estará para sempre (II João 1,2). Procuremos praticar a verdade em nossas vidas, crer na verdade, falar a verdade e amar a verdade. Cristo disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo. 14:6). “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.” (Ef. 4:25).

Fonte do artigo : http://www.caminhocristao.com



Você também pode gostar

38 comentários:

  1. Oi Irismar querida!

    Também não concordo com mentiras... Essa estória de mentira "do bem" pra mim não cola...Devemos sempre dizer a verdade e agir com a verdade...

    Beijos e um ótimo fim de semana!!!
    Lu

    ResponderExcluir
  2. OI Luiana tem um pensamento que diz A capacidade e a cor da mentira não MODIFICAM o seu caráter REAL, que dizer a mentira sempre será mentira.

    Amiga obrigada por sua participação!!

    Te desejo um bom dia e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Pois é... Irismar. Lamentável, mentir. A Palavra diz, que mentira alguma jamais procede da verdade. Ainda que com dano, melhor confiar na verdade da Palavra sempre!!! Ótima postagem, parabéns!!! Ótimo dia e ótimo fim de semana com sucesso pra vc e todos os teus.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcelo no salmo 15 o salmista descreve a pessoa que poderá viver na presença do Senhor ele diz:
    SENHOR, QUEM poderá viver na tua presença? Quem terá livre acesso ao Lugar Santo onde Tu vives? Quem é honesto e sincero em tudo quanto faz, quem pratica a justiça e fala sempre a verdade, do fundo do coração.
    Quem não usa suas palavras para destruir outras pessoas, não prejudica de propósito o seu semelhante e não repete boatos e mexericos. Quem despreza o pecador rebelde e condena abertamente o pecado, quem respeita, quem mesmo sofrendo prejuízo não deixa de cumprir a palavra dada.
    Falar a verdade pode trazer danos, mas uma coisa é certa uma consciência tranqüila não tem preço.

    Obrigada por sua participação.

    Um bom dia e abençoado fim e semana.!!

    ResponderExcluir
  5. Iris, bom diiia!!!

    A mentira do primeiro de abril já começa pela mentira de que a mentira tem um dia. Todos os dias são do Senhor Jesus! Ele é Soberano.

    Gostei da postagem!
    Peguei um trecho e twittei...

    Beijos e um dia super ótimo pra ti!!!

    ResponderExcluir
  6. Irismar
    Ola amiga querida gostaria primeiramente de desejar toda a felicidade do mundo e dizer que desejo um final de semana maravilhoso.
    Mas graças ao meu bom Deus não cometo esse pecado, não suporto que mintam para mim.
    Às vezes é bom enxergar coisas que antes não dava muito valor, por exemplo, arrependimento, lembrar que saber pedir perdão as pessoas que magoa e que ama aprender que nunca é tarde para se arrepender de coisas que falamos que fizemos e que deixaram outras pessoas tristes mas mentir não.
    Quero agradecer e pedir a Deus que continue iluminando você todos os dias.
    A sua mensagem é muito linda mais uma vez parabéns e de bem mesmo do fundo do coração.
    Obrigada por esse momento tão breve e tão importante. Para você com carinho da amiga.
    Beijos.
    Kaoma

    ResponderExcluir
  7. Oi kaoma, a mentira traz muitos danos para as vidas que a praticam como para as que são vitimas. A Bíblia diz que satanás sé o pai da mentira e uma das funções do diabo é MATAR, ROUBA e DESTRUIR as vidas!!

    Amiga muito obrigada pelo carinho e pelas palavra de incentivo!!!

    te desejo também um bom fim de semana.!!

    UM abraçooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  8. OI Tarciane é verdade foi dedicado um dia para a mentira onde algumas pessoas até brincam de mentir, mas não deixa de ser mentira e trazer danos.

    Obrigada amiga por sua visita e participação!!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  9. Òtimo tópico sobre a mentira!
    Que bom que existe vc pra postar tanta coisa que nos ensina todos os dias um pouquinho como levar uma vida de santidade...fazendo o que é reto!
    Continue que eu amooooooooooo

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel esse assunto é muito importante como cristãos não podemos entrar por esses caminho. Que possamos orar com Davi: Senhor põe um guarda na minha boca e que só sai o que possa edificar! Muito obrigada por pelas palavra de incentivo , fico feliz por te abençoar com essas mensagens!! Um bom dia

    ResponderExcluir
  11. Muitas pessoas infelizmente preferem viver na mentira a ter que encarar a realidade da verdade e arcar com suas conseqüências.Aqueles que se dizem ser de Deus nem sempre seguem pelo caminho da verdade,tornando-se conseqüentemente um servidor do maligno,este considerado o pai da mentira.Deus nos chama e nos convida caminharmos por caminhos de luz,a luz que vem da verdade,porque o Próprio Jesus diz que ele é a verdade e sem Ele nunca chegaremos ao Pai.Esta em nossas mãos decidirmos qual caminho tomar,ou o da enganação ou o da verdade,que liberta!
    Este Texto foi muito sabio,parabéns!Tenha um ótimo dia e fique na presença do Senhor!

    ResponderExcluir
  12. Inventei uma frase essa semana e É interessante que falaste sobre ela aqui.
    "A VERDADE...É A ALMA DIZENDO que a MENTIRA NÃO ESTÁ."

    SIM SIM e NÃO NÃO oque passa disso..~.NÃO PROCEDE DE DEUS.

    Beijos amiga.
    FICA COM DEUS...sempre.

    ResponderExcluir
  13. Daiane muito não sabem da gravidade que é mentir, alguns até brincam mais é pecado e pecado é algo que nos separa de Deus, tem um pensamento que diz: O pecado usa muitas ferramentas, mas a MENTIRA é uma espécie de cabo que se ajusta a todas elas. Oliver Wendell Holmes

    Amiga muito obrigada por sau visita e participação!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  14. Oi Clelia, que essa realidade seja vivida: Ela não mora aqui, não faz mais parte desse templo!! Em provérbios que diz Aquele que fala a verdade divulga a justiça

    Menina tu além de pregadora agora é uma pensadora,srsrs!!
    Amiga obrigada por sua visita e participação!!!

    Te desejo um belo fim de semana.!! Abraço

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga, eu creio que aqueles que comecem os caminhos de Deus assim como Moíses, sua presença real, nunca deixaram Ele.

    Muitos veem e vao, porque nunca buscaram a verdadeira revelação de quem Deus é de verdade.

    Um bjim para vc e obrigada pela sua participacao conosco no blog.

    Pra Thaís Itaborahy

    ResponderExcluir
  16. PAZ IRMÃ.
    MUITO BOM ESSE TEXTO.MUITOS QUE SE DIZEM DE DEUS, QUANDO NA VERDADE NÃO SÃO, SÃO FILHOS DO PAI DA MENTIRA, QUE FINGEM COLOCAR A PALAVRA DE DEUS EM SUAS VIDAS, FINGINDO QUE OUVEM E SEGUEM A PALAVRA E QUE FINGEM SEREM CRISTÃOS, QUE FINGEM SEREM BONS, ENQUANTO ISSO ESTÃO ESPALHANDO CALÚNIAS, MENTIRAS E DIFAMAÇÕES DE OUTRAS PESSOAS QUE REALMENTE SERVEM A DEUS E TEM UM CORAÇÃO BOM, MAS PARA ESSES O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE.
    FELIZ DIA DA VERDADE
    QUE A VERDADE ESTEJA PRESENTE EM NOSSA ÍNDOLE POR TODOS OS DIAS.

    VOCÊ É LUZ EM MINHA VIDA AMADA.
    TEM DOIS SELINHOS PARA VC LÁ NO MEU BLOG.
    PAZ DE CRISTO IRMÃ

    ResponderExcluir
  17. Oi pra. Thias isso é verdade, muito buscam as benção do Senhor e não a sua presença e com isso desistem na caminhada !!

    Eu também te agradeço o seu carinho através da sua presença no Vivendo pela palavra!!

    te desejo uma boa tarde!!

    ResponderExcluir
  18. OI Fabim, tem um pensamento que diz: A Mentira não tem pernas; ela exige outras pernas pata apoiá-lá. Infelizmente muitos cristão tem cedido as suas perna para ela.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Obrigada pelo selos também irei pegar!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  19. Boa postagem abençoada, temos de ser vigilantes pra que possamos honrar ao SENHOR com nossas atitudes e palavras, fika na benção!

    ResponderExcluir
  20. ótima postagem Íris,para reafirmar as verdades de Deus!Que nosso falar seja sim,sim,não,não, o que passa disso é mentira!
    Beijos amiga,uma bela noite!

    ResponderExcluir
  21. OI Marcio é verdade em TODAS as areas da nossa vida, Jesus disse : Aquele que Me obedece, esse é o que Me ama; e porque ele Me ama meu Pai o Amará; e Eu também, e Me revelarei aos que Me amam.

    Obrigada por sua visita e participação!!!

    Uma boa noite e um bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  22. Muito bom esta postagem... a mentira é sem dúvida alguma, algo deve está fora do coração de quem serve ao Senhor. Deus abençoe, paz!

    ResponderExcluir
  23. È irmã a mentira nos afasta também de Deus por ser ela da parte do Diabo. Mas aquele que está em Cristo Jesus é nova criatura e deve estar longe desse terrivel pecado.
    Obrigado pela sua visita ao DIVULGADOR, fico muito grato e que o Senhor Jesus esteja contigo!
    Paz irmã!

    ResponderExcluir
  24. OI Gisele devemos Ousar dizer a verdade: nunca vale a pena mentir. Um erro que precise de uma mentira, acaba por precisar de duas. George Herbert

    Que possamos prender o valor do sim, sim, não, não.

    Amiga obrigada pro sua visita e participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  25. Oi pr. Linaldo que bom receber a sua visita seja bem-vindo!! Não podemos abrir a porta do nosso coração para esse pecado pois é como um vicio e ja somos livres!! Devemos amar a verdade, a qual está em nós, praticar a verdade, falar!!

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  26. Joseval com toda certeza amigo, pois é pecado e o pecado nos afasta de Deus!! Que possamo aborrecer o que nos afasta de Deus.

    Obrigada também amigo por sua visita e participação!!

    te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  27. Olá querida Iris!

    A mentira é a incapacidade de aceitarmos nossas limitções, portanto, além de fazer mal aos outros faz muito mal a quem as profere.
    Que todos possamos ter força e equilibrio para aceitar os obstáculos da vida sem "maquiagem", e banir o mal da mentira.

    Parabéns pela postagem!

    Bjokas
    Gisele

    ResponderExcluir
  28. OI Gisele a mentira é algo tão comum entre as pessoas que até aparace que é a verdade,muitos a usam como um escudo para se "proteger" e levar vantagem e como disse prejudica tanto as pessoa com os outros, pois um dia ela vem a tona. Jesus disse uma coisa que é certa : TUDO que estiver em oculto será revelado e isso serve para a MENTIRA!!

    Obrigada amiga por sua participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  29. Olá Iris querida!
    Bem, acho que já comentei sobre o nosso lema aqui em casa a respeito da mentira:
    Preferimos uma verdade que doa do que uma mentira que suaviza, mas que depois cause danos irreparáveis.
    Viver na verdade é poder dormir em paz com a consciência, certo de que não prejudicou ninguém. Quando pensamos não apenas em nós, mas no bem estar de todos que nos cercam, usamos sempre da verdade para fazer valerem todas as justiças: dos homens e de Deus.
    É muito cansativo criar uma mentira, porque a partir do momento que ela é criada, a pessoa passa a viver em função dela e aí vira uma bola de neve onde quem mentiu, inevitavelmente, acaba sendo engolido por ela.
    Conheço muitas pessoas que por viverem na mentira, acabam acreditando nela e tendo esse mundo falso como verdadeiro.
    Não há nada melhor do que a paz de espírito. E essa paz se manifesta a cada noite bem dormida...
    Grande beijo, minha amiga!
    Jackie

    ResponderExcluir
  30. OI Jackie Louise Alcoott disse: A grande vantagem de falar sempre a verdade é que a pessoa não precisa ficar preocupada em lembrar-se do que disse. Muitos usam a mentira como um escudo, mas esse escudo é traiçoeiro ele trai o próprio dono.

    Amiag obrigada por sua participação.

    Te desejo um bom dia!!

    ResponderExcluir
  31. Amiga, que bonito escrito sobre a verdade!! Deus abençoe seus caminhos. continue a fazer a vonatde de Deus sempreee Fica na Doce Presençaa

    ResponderExcluir
  32. OI amiga obrigada e que bom que gostou, esse assunto é muito importante para as nossas vidas pois reflete no nosso relacionamento com Deus!!

    Um bom dia e obrigada por sua visita e participação!!

    ResponderExcluir
  33. Bela mensagem Irismar, a mentira costuma ser daninha. Grande abraço,

    ResponderExcluir
  34. OI Ademar sim e como tem, muitos tem sofrido devido se dar tanta ênfase a mentira.
    A VERDADE está tão obscurecida nessa época e a MENTIRA tão assentada que, não amando a verdade, não se pode conhece-lá. Blaise Pascal

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Um bom dia !

    ResponderExcluir
  35. Amiga olha quanto a mentira tenho uma coisa até que engraçada.
    Meu filho de 8 anos menti direto sei que é coisa de criança, mas ainda estes dias disse para ele, olha meu filho um dia tu vai pedir ajuda e vão achar que você esta brincando pois você mente muito.
    Sei que isto é uma fase, mas volta e meia bato na mesma tecla com os três, que a mentira não leva a nada pois a verdade um dia prevalecerá.
    Abraço fraterno e Muita Luz em seu caminho.

    ResponderExcluir
  36. OI Ricardo obrigada por deixar aqui seu depoimentos em relaçao ao seu filho e uma coisa que voce disse para ele : um dia tu vai pedir ajuda e vão achar que você esta brincando pois você mente muito. Esse é um dos preços que alguns pessoas pagar quando vivem mentindo no dia que falar a verdade as pessoas não acreditam. Continue ensinando o seu filho o caminho da verdade

    Obrigada por sua participação!!

    Te desejo um a boa semana.

    ResponderExcluir
  37. Há pessoas que falam que as vezes uma mentirinha não faz mal, e que as vezes é preciso, eu particularmente acho que não justifica. Mentira tem perna curta ditado popular. Um dia se descobre. Não se pode viver na mentira, nunca, é preferível a verdade sempre, doe a quem doer

    ResponderExcluir
  38. OI Alva também concordo amiga mentira é mentira não importa o tamanho e nem as circunstâncias, tem um texto em Provérbios 10 que acho tremendo que diz: Aqueles que falam a Verdade divulga a justiça.
    AS pessoas que entram por esse caminho estão plantando e divulgando a injustiça e sem sabem, pois quantas pessoas são prejudicadas devido a mentira.

    Obrigada por sua participação!!

    te desejo uma boa noite!!

    ResponderExcluir