Os Benefícios de Memorizar as Escrituras!!

14:54 Irismar Oliveira 11 Comments

A memorização das Escrituras.

Por Tom Ascol
A memorização das Escrituras parece uma tarefa desanimadora para muitos de nós. Por quê? Para alguns de nós, a memória já não é tão boa como costumava ser ou, pelo menos, como lembramos que era! “Tenho uma memória ruim” é uma expressão muito usada para nos justificarmos, quando nem mesmo tentamos memorizar a Palavra de Deus.

Outros simplesmente nunca tentaram decorar as Escrituras. Como qualquer outra tarefa que nunca foi executada, temor e incerteza podem inibir uma primeira tentativa. Outros que já superaram esse temor, ainda assim, caminham com dificuldade, sem saber por onde começar e como fazer para decorar versículos bíblicos.

Quando comecei a pregar em 1 Pedro, aos domingos pela manhã, pedi à congregação que memorizasse aquela epístola. Mesmo aqueles que têm memorizado as Escrituras durante muitos anos, nunca decoraram um livro inteiro de uma só vez. Meditar em 1 Pedro, nos domingos pela manhã, pareceunos uma grande oportunidade de tentarmos memorizar todo o livro. Um membro comentou: “Fico feliz que o pastor Tom não nos pediu isso quando começou a pregar em Jeremias!” Este seria um bom livro para colocarmos no topo de nossa lista de livros da Bíblia para decorar! Mas 1 Pedro tem apenas 105 versículos. Se aprendermos aproximadamente três versículos por semana, teremos memorizado o livro todo em pouco mais de oito meses. Por que devemos tentar fazer isso? Bem, a Bíblia nos oferece muitas boas razões. Deixe-me apresentar-lhe rapidamente três delas:

1. Memorizar a Palavra de Deus nos ajuda a viver com mais fidelidade à vida cristã

No Salmo 119, verso 11, Davi ora: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Ao “guardar” a Palavra de Deus em seu coração, você estará bem equipado para lutar em sua batalha diária contra o pecado. O sábio Salomão nos fala assim: “Inclina o ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o coração ao meu conhecimento. Porque é coisa agradável os guardares no teu coração e os aplicares todos aos teus lábios. Para que a tua confiança esteja no Senhor, quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo” (Pv 22.17-19). Guardar as palavras do Senhor nos ajudará a colocar nossa confiança nEle. Em outras palavras, esta disciplina nos auxiliará na luta pela fé. Isto é claramente demonstrado pelo próprio Senhor Jesus, durante as tentações no deserto, descritas em Mateus 4.1-11. Ele foi capaz de resistir aos assaltos do diabo recitando a Escritura de cor.

2. Memorizar a Escritura nos ajuda a testemunhar

Quando Pedro teve a oportunidade inesperada de pregar durante o Pentecostes, ele o fez citando versículos do Antigo Testamento (At 2). Ele não possuía um pergaminho para ler; ele precisou comunicar-se a partir daquilo que havia memorizado. Não é de admirar que Pedro tenha escrito: “Estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1 Pe 3.15). A Palavra de Deus é a espada do Espírito (Ef 6.17). Para empunharmos esta espada de maneira efetiva, precisamos tê-la prontamente disponível em nossa mente. A memorização das Escrituras torna isso possível.

3. Memorizar a Escritura auxilia na meditação

O Senhor nos recomenda a meditação como uma valiosa disciplina espiritual. Esta será auxiliada e encorajada, se a memorização da Escritura tornar-se habitual em nossa vida. O salmista diz: “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” (Sl 119.97). Além disso, o livro de Salmos começa com estas palavras: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido” (Sl 1.1-3).

O Senhor fez uma referência semelhante para Josué, antes que ele conduzisse o povo à Terra Prometida: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Js 1.8). A probabilidade de meditarmos na Palavra de Deus será muito maior, se tivermos porções dela na memória e prontamente disponíveis em nossa mente e coração. Andy Davis é um amigo que pastoreia a Primeira Igreja Batista de Durhan, NC. Andy empenhou sua vida no esforço e encorajamento de outros, a fim de engajarem-se na tarefa de memorização de passagens extensas da Escritura. Ele contribuiu com um capítulo sobre exatamente este assunto no livro que editei, Dear Timothy (Amado Timóteo, Editora Fiel). A seguir, estão seus argumentos em favor da memorização de capítulos e livros inteiros da Bíblia:

1. Isto honra o testemunho que as Escrituras dão sobre si mesmas: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Tm 3.16); e, “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4). Deus não desperdiça o seu sopro, pois não há palavras supérfluas nas Escrituras. E você descobrirá que alguns de seus momentos mais poderosos de convicção, discernimento e encorajamento virão de textos inesperados da Bíblia.

2. Uma vez que boa parte da Bíblia é escrita como um fluxo de pensamento, com o autor expondo alguns pontos gerais, de argumentação lógica, memorizar a passagem inteira possibilita um entendimento maior da idéia central. Você não irá perder a floresta pelas árvores. E nem as árvores pela floresta. Todo o livro de Hebreus soará como uma única sinfonia da verdade, e cada verso individualmente na seqüência de idéias tocará suas próprias notas com uma nova claridade. Este benefício da “floresta e das árvores” [ou seja, abrangendo o todo e suas partes] também irá ajudálo a construir uma teologia bíblica completa, sem defeitos, e sistemática, ao mesmo tempo que lhe dará entendimento, capacidade para pregar e ensinar versículos, individualmente, da forma adequada.

3. Você estará menos propenso a usar versículos fora de seu contexto, como resultado da memorização de todo o livro. Um dos argumentos mais comuns usados pelas pessoas que se opõem a você em uma discussão doutrinária é: “Você está tirando isto do contexto!” Um trabalho cuidadoso no livro todo irá ajudá-lo a evitar este tipo de erro.

4. Sua alegria continuará aumentando, assim como sua reverência à miraculosa infinidade da verdade nas Escrituras, conforme você descobre novas verdades dia após dia, mês após mês. A disciplina de memorizar livros inteiros irá levá-lo a territórios nunca antes desbravados, e, uma vez que “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil…” (2 Tm 3.16), você receberá benefícios desta jornada de descobrimento.

Encorajamento para memorizar a Palavra de Deus

1. Lembre-se que o Senhor tem poder sobre sua mente. “Então, [Cristo] lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras” (Lc 24.45). Jesus operou de modo eficaz na mente de seus discípulos para que entendessem. Ele pode, do mesmo modo, operar em você, a fim de capacitá-lo a memorizar. Dedique o seu melhor. Faça um esforço sincero e ore para que Ele abençoe os seus esforços.

2. Pense nos benefícios que advém da memorização da Palavra de Deus! Quem dentre nós não desejaria ter a vida moldada mais e mais pelas Escrituras? Todo crente gostaria de ter as palavras da Bíblia em sua mente, prontas para serem incorporadas em suas conversas. Estes são dois dos benefícios da memorização das Escrituras. É claro que há muitos outros, como indicam os versos que citei anteriormente. Nós não memorizamos a Escritura com muita freqüência, simplesmente porque ela não é muito importante para nós. Não gostamos de admitir, mas isso tende a ser verdade. Como ficaríamos motivados, se alguém nos oferecesse cem mil reais a cada capítulo que conseguíssemos memorizar! Você faria isso? Ao menos tentaria? Os benefícios de memorizar a palavra de Deus, como sabemos, são mais altos que qualquer quantia em dinheiro. Elabore um plano. Onde quer que você comece, para continuar memorizando versículos, é de importância vital que estabeleça um tempo a cada dia, a fim de trabalhar em versículos específicos. Ainda que sejam cinco ou dez minutos por dia, já será um bom começo. Se você puder fazer isso duas vezes por dia, seu progresso será ainda maior. Faça o possível para ser constante e trabalhar na memorização das Escrituras todos os dias. Acho bastante útil anotar os versículos em pedaços de papel ou cartão. Desse modo, posso levá-los comigo e trabalhar neles durante o dia. Reveja o que aprendeu. À medida que você decorar mais versículos, precisará adicionar algum tempo para revisar os versículos mais antigos, enquanto trabalha nos mais recentes. Muitas vezes, é no processo de revisão que emergem alguns dos mais frutíferos pensamentos para meditação.

Por fim, peça a outros que o auxiliem — orando por você e ajudando lhe a memorizar. Uma das bênçãos de trabalharmos juntos em um livro como 1 Pedro é que podemos dar assistência um ao outro durante a nossa vida diária. Quando estiver falando ao telefone, em público, antes de uma aula ou após o almoço, peça a um amigo ou a alguém da família que confira os versículos nos quais você está trabalhando. Ofereça-se para fazer o mesmo por eles. Ore para que o Senhor faça sua Palavra permanecer no coração e na vida de seu povo e que nós nos conformemos mais à imagem de Jesus Cristo.

Você também pode gostar

11 comentários:

  1. Que maravilha estas dicas irmã!
    Que a graça e a paz esteja contigo!
    Que bom guardar as palavra do Senhor na nossa mente para poder aplicá-la no dia a dia
    Paz irmã!

    ResponderExcluir
  2. PAz Irismar. olha muito boa essa postagens é dificil hoje em dia se ver um incentivo desses, pelo menos pra mim, infelizmente boa parte dos crentes não leêm a biblia e dão varias desculpas mas espero que depois desta ótima postagem, alguns possam começar a se intereçar mais pela leitura da biblia. Fica na PAz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. coloquei seu site nos parceiros do Projeto Spurgeon, confira lá

    Abs
    Armando

    ResponderExcluir
  4. Oi Joseva, sõa dica preciosas que podemos pratica e colher os benefícios da palavra em nossas vidas!!]

    Amigo obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  5. Oi Andre acredito amigo que muitos cristãos estão sendo saqueados e nem percebem e tudo isso por ter desprezado a Palavra em sua vida, somos alimentados pela palavra se tirarmos ela da nossa vida ficaremos vulneráveis as mentiras do diabo.

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo um bom fim de semana.

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  6. Oi Armando muito obrigada pro sua visita e por sua dsiposição de levar o link do vivendo pela palavra para o seu site http://www.projetospurgeon.com.br, já tenho seu blog nos que indico e voiu pegar seu banner.

    Amigo nao te conheço mas louvo a Deus por sua vida e pelo belo trabalho que faz através desse abençoado site.

    te desejo um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Olá Pra. Íris, graça e paz.

    Romanos 10:8 Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos.

    A Bíblia tem 31.102 (104)versículos, 1 por cento dá 311 versículos, vejo muita gente encher a boca para dizer que conhece as escrituras e na ponta da língua não possui nem 0,25 do total, digo com endereço, (livro, capítulo e versículo).

    Aprendi nesta maravilhosa caminhada que quando a palavra está em nós e nós nela e vivemos por ela tudo fica mais fácil no nosso viver, quando a palavra de DEUS passa a ser a coisa mais importante na vida do ser humano ela flui naturalmente, não precisamos de regras nem técnicas de memorização, precisamos sim que a palavra crie um impacto (trauma , no bom sentido)em nossas vidas medíocres.

    Obrigado pelo texto e parabéns pelo blog, está cada dia melhor.
    Seu conservo, Iveraldo Pereira.

    ResponderExcluir
  8. OI Iveraldo infelismente muitos servos tem se privadosa das grandes verdade de Deus por não tirar tempo para ser alimentado por Deus nos deixou, como o senhor disse:quando a palavra está em nós e nós nela e vivemos por ela tudo fica mais fácil no nosso viver, que possamo desfrutar dos benefícios que ha na palavra!!

    Meu amado irmão muito obrigada por sua visita e participação!!

    ResponderExcluir
  9. que a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados.
    Amados,
    Não sei se o texto correto para o título deste post, seria memorizar. porque memorizar é do ser humano.
    Creio que seria melhor enchermos do Espírito Santo.
    (Efésios 5 -14 Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.
    15 Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
    16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.
    17 Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
    18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,
    19 falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,
    20 sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,)

    Porque o é o Espírito Santo que nos revela a palavra de Deus em nossos corações. Ler a Bíblia é muito importante para termos conhecimento do que Deus nos Deixou escrito, Bem verdade; escrita por homens, más divinamente inspirados.
    Assim, como relatou de Pedro:
    "Quando Pedro teve a oportunidade inesperada de pregar durante o Pentecostes, ele o fez citando versículos do Antigo Testamento (At 2). Ele não possuía um pergaminho para ler; ele precisou comunicar-se a partir daquilo que havia memorizado."

    Ora, Pedro não ero um pescador?, por acoso ele era um escriba ou um fariseu letrado nas escrituras ? Pedro falou do que lhe foi revelado e não do que tinha memorizado.
    É importante Lermos as escrituras, pois elas testificam de Cristo nosso Salavador. Más ler a biblia sem revelação é como ler um livro qualquer.
    Não memorizem, más busquem a revelação do Espírito Santo em suas vidas.

    A paz seja com todos
    Wilton Marles

    ResponderExcluir
  10. Oi Wilton, obrigada pro sua visita e participação, entendo que ao ler a palavra memorizar possa causa de primeira uma visão humana e secular, mas na verdade quando lemos a palavra memorizamos só que não estamos usando nem um método humano simplesmente lendo as escritura e o Espírito santos as imprimem em nossa mente, o texto é mais um convite a lermos a Bíblia.

    Muito obrigada amigo por sua visita e participarão!!

    Te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  11. A paz do Senhor !!!
    Amo ler a Bíblia, a leio todos os dias, graças a Deus, não troco a Bíblia por nada, ela me inspira e me dar vários conselhos maravilhosos. Ter a Palavra do Senhor memorizada é maravilhoso, várias vezes em situações em minha vida quando estou prestes a fazer algo ou quando prego para alguém a Palavra de Deus começa a vir em minha memória me orientando. Ah! Se não fosse esse LIVRO INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO, NÃO SEI O QUE FARIA?! A Palavra de Deus não é só ler, mas sim viver ela. Praticar o que se ensina. Viver a Palavra de Deus é ela que nos ajuda a viver o nosso dia a dia na Presença de Cristo é por ela que Cristo nos orienta, ela é a espada de dois gumes. Deus é fiél !!
    disse Jesus Cristo: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. Lucas 11:28
    Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:3

    www.blogevangelicomaranata.blogspot.com

    ResponderExcluir