Provado para saber o que há no teu coração!

08:00 Irismar Oliveira 22 Comments

E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não”  (Dt 8.2).


A definição da palavra teste é prova que permite conhecer e avaliar as aptidões de um indivíduo, ou explorar-lhe a personalidade, prova, verificação da eficiência ou do bom funcionamento de uma maquina
Ouvi uma frase que diz: “Deus já nos conhece, não somos surpresa para Ele, nós sim precisamos nos conhecer”. Os testes que Deus nos permite passar não é para ele ter um resultado sobre nós, pois ele já nos conhecer no mais profundo do nosso ser, mas e para nós mesmo nos conhecer e nos depararmos com a nossa realidade. Somos orientados a nos despir do velho homem e nos revestir do novo homem formado em Cristo.

Aprendi que é através das adversidades e tribulações que verdadeiramente sabemos quem somos e o que existe dentro de nós. Existe algumas situações que Deus nos permite passar que são testes para revelar a nós mesmos o que há em nossos corações.
Deus golpeia os seus servos nos pontos mais vulneráveis, a fim de que os mesmos sejam enrijecidos. Paul White
Vejamos algumas coisas que na realidade são simples testes para mostrar o que há dentro de nós.

Elogios
Criticas
Poder e autoridade)
Prosperidade financeira
Calunia
Injustiça
Perseguição
Tribulação
Traição
Esperar
Desprezo
Rejeição
A maneira como lidamos com cada uma dessas situações revelam o que há dentro do nosso coração:
* Se diante dos elogios deixamos à soberba dominar nosso coração, 

* Ao ser caluniado ficamos irados, 

* Quando criticados rebatemos com fúria o ofensor, 

* Ao receber poder abusamos das pessoas mais simples e mais fracas, 

* Se alguém nos prejudica devolvemos na mesma moeda cada prejuízo causado a nossa pessoa, 

* Quando melhoramos financeiramente desprezamos os amigos e a família que nos apoiou na pobreza, 

* Ao sermos injustiçados nos defendemos com amargura 

* Se as coisas não saem como desejamos ou se não é na hora que queria, reclamos, 


* Quando sofremos traição traímos e se 


* Pagamos o mal com o mal 


Todas essas atitudes revelam que esta faltando algo em nossas vidas e que não passamos no teste. Essas adversidades são as oportunidades que Deus nos dar para nós nos conhecer. 


Muitos de nós diante das provas não conseguimos ver Deus trabalhando no nosso caráter e por isso resistimos as provas, murmurando, reclamando, pagando o mal com o mal, mas quando começamos a compreender que Deus esta no controle aprendemos a ir a ele buscar força e ver que TUDO esta contribuindo para o nosso bem.
Se você não tem passado nos testes, tenho uma boa noticia para você: Deus lhe dará outras oportunidades, Deus nos prova para nos deixar útil para TODA obra.


Fonte: Vivendo Pela Palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com/
Fonte das imagens: http://www.google.com/

Você também pode gostar

22 comentários:

  1. Ai que texto forte amiga.Realmente Deus prova a cada um em sua fraqueza,para lhe mostrar que podemos mudar mas tem que haver vontade e despertamento.Deus nos leva ao deserto muitas vezes para sermos provados e depende somente de nós se seremos aprovados ou não.Aqueles que tem vontade interior de mudança esses sim passarão nos teste e voltaram cantando louvores a Deus,pois o maior inimigo foi vencido:Você mesmo!
    Amiga tenha um lindo dia e fique na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Linda e profundas palavras Iris...

    Na física aprendemos que "para todo estímulo existe uma resposta".
    E isso acontece na nossa vida também, pois como vc escreveu, temos que ficar atento para nos conhecer melhor, pois será muito mais fácil passar pelas lutas e provações se as nossas respostas forem positivas e não negativas!
    Tenha um dia abençoado!!!

    Jaque
    (http://jaquebalbys.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Oi Daiane assim como Israel passamos também pelo deserto e muitas vezes nos comportamos como o povo de Israel, alguns reclamam, murmuram, pensam no egito que lá tinha pepino, mas que possamos nessas provas aprender a se firmar nas promessas do Senhor e deixar sair tudo que na agrada a Deus de nossas vidas.

    Amiga te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  4. Oi jackeline, muitos de nós diante das provas não conseguimos ver Deus trabalhando no nosso caráter e por isso resistimos as provas, murmurando, reclamando, pagando o mal com o mal, mas quando começamos a compreender que Deus esta no controle aprendemos a ir a ele buscar força e ver que TUDO esta contribuindo para o nosso bem.

    Obrigada por sua visita!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  5. Pra. Iris é assim mesmo. Seremos provados até nos encontrarmos prontos para toda obra obra.

    Bjim no coracao e Deus abençoe sua vida em abundancia.

    Paz para vc e sua familia.

    Pra. Thaís

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pra. Thais uma vez ouvi uma coisa muito interessante de um lider, ele disse que sempre pedia a Deus para lhe usar e um dia ele disse que Deus lhe falou o seguinte: Você vivi me pedindo para lhe usar, mas eu estou querendo é lhe aprovar e é isso que vai fazer toda a diferença em nossas vidas e ministério!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  7. Oi Iris!
    Ótimo post amiga. Tantas e tantas vezes somos provados não é mesmo? Precisamos deixar o Senhor moldar o nosso coração, nosso caráter, para sermos aprovados!
    Um beijo querida.

    ResponderExcluir
  8. Interessante que essas oportunidades de nos revelarmos a nós mesmos fazem parte do caminho pelo qual Deus nos guia. Que possamos perceber em que precisamos avançar.

    Abraço.
    Celina

    ResponderExcluir
  9. Oi, amiga!

    Ótima postagem... Somos provados em vários momentos. Através dessas provas, é que Deus nos molda.
    Tem até um louvor da Aline Barros que diz: "sonda-me, quebranta-me, transforma-me"... Só depois vem: "enche-me e usa-me". Quando o vaso está quebrantado e restaurado é que O Senhor enche para usar.
    Ele é PERFEITO, as obras d'Ele são perfeitas. Jamais Ele nos permitiria assumir a boa obra, sabendo que iríamos voltar envergonhados.

    Boa noite, Iris!

    ResponderExcluir
  10. oi D. Irismar. Gostaria q visitasse meu blog e seguisse, eu ja estou seguindo seu blog lindo...
    bjs
    http://www.jovensemdeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Querida irmã Irismar tudo bem? sabe, nós precisamos deparar com textos como este que nos desafia, até porque, se esquecermos que o reluzir do puro ouro só é possivel depois de ter passado pela depuração no fogo do cadinho, assim também é por misericordia que Deus trabalha em nós. Veja (1Cor. 3. 13) Sabe, Deus não faz isso para sermos salvos, mais para recebermos galardão.

    ResponderExcluir
  12. Graça e Paz Irmã.

    Deus realmente nós conhece perfeitamente, Ele nos trás a tona, nos desnuda muitas vezes no decorrer da nossa caminhada para que a nós possamos nos enxergar como éramos, o que somos e que sem Ele, sem Cristo, nada somos.
    Passei para desejar uma semana abençoada pela graça e misericórdia de Cristo.
    Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  13. OI Cida o nosso mais problema é por não ver Deus nos guiando nessa caminha, Davi disse TODOS os dias da minha vida estão nas mãos do Senhor , ele conseguia ver Deus no seu dia-a-dia!!

    Minha amada obrigada por sua visita , te desejo uam boa noite!!

    ResponderExcluir
  14. OI Celina é verdade amiga!! Que possamos ter os olhos abertos para ver esse trabalho de Deus me nossas vidas todos os dias, principalmente no que nao gostamos!!

    Uma boa noite amiga e obrigada por sua visita

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Larisa, obrigada por sua visita e por esta seguindo o vivendo pela palavra seja bem-vinda, já estou fazendo parte do seu blog.

    Um bom dia!!

    ResponderExcluir
  16. OI Isabel sim amiga passamo por varias situações e é elas são a escola do Espírito Santo, ele nos dar a teoria e logo, logo vamos para a pratica.

    Amiga obrigada por sua visita, te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Eneas é verdade amigo porque ja somos salvos!!

    Tem esse pensamento que diz: A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades. Lettie Cowman

    Amigo um bom dia e obrigado por sua visiata!!

    ResponderExcluir
  18. OI Pr. Carlos esse nos desnudar acontece muitas vezes onde o homem se depara com o que realmente há nele e assim ele poder ver o perfil que DEus já nos deu em Cristo. E na provação também que aprendemos a conhecer mais a respeito de Deus!

    Obrigada amigo por sua visita, um bom dia!!

    ResponderExcluir
  19. Oi minha amada que bom quem gostou!! Te desejo um bom dia!! Tem esse pensamento que diz: O milho de pipoca estala e pula diante da provação. No entanto, abre-se em flor e é dado como alimento, sem restrição.Antonio Luiz Macêdo

    ResponderExcluir
  20. Há tantas coisas dentro do nosso coração...né amiga?
    E DEUS, sabedor de cada intento dos SEUS, sabe muito berm onde prova-los.
    Interessante! no meu blog postei ontem sobre PRATA PROVADA NO FOGO...
    Beijos amiga.
    FICA COM DEUS.

    Ainda colocando mensagens de amigos...o olho não melhorou ainda....é muito ruim essa tal conjuntivite...a minha parece ser a pior...kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. OI Clélia é verdade amiga gosto de dizer em certos momentos somos como um tanque cheio de agua e juramos que elas são limpas e pura, mas Deus chega com uma vara e começa a mexer e logo surgir os lodos que estavam no fundo, assim são as provas na nossa vida..

    Amiga obrigada por sua visita!
    Uma braço

    ResponderExcluir