Qual seria a sua idade?

17:47 Irismar Oliveira 40 Comments


Não conte sua idade pelos anos que passam, e sim pelos dias que são vividos. 
Luiz Antonio

Por Irismar Santos
Hoje encontrei uma frase em forma de pergunta que achei muito legal que diz o seguinte: Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem- (Confúcio) Você já parou para pensar sobre isso, acho que geralmente quem pensa nessa questão de idade é os mais... Calminha os mais experiente para não dizer outra coisa, srsrsr.

Então, vamos lá, vou dizer a  idade que eu teria se não soubesse quantos anos eu tenho, costumo brincar com meus amigos dizendo a minha idade que é: Ai, ai, ai... os meus abençoados 43 anos, gente é incrível, mas essa idade não quer entrar na minha cabeça,srsrssr, não sei porque essa dificuldade toda,rsrsrs, mas por dentro tenho 19 aninhos,srsrsrsrsr.

Vou dizer o porquê dessa idade, essa idade marcou muito a minha vida e sempre que penso na questão idade são eles que vêm à memória, por dois motivos o primeiro: Essa idade foi o momento em que realmente sentir que deixei a fase menor de idade e entrei para a fase  maior de idade a tão esperada fase  que os jovens esperam, e  a segunda é que essa idade  esta relacionada  ao  vigor, alegria, brincar, desfrutar cada momento da vida, fazer amigos, ver a vida de uma maneira não tão difícil, ter sonhos e não se preocupar tanto com o futuro.

E hoje com 43 anos de idade, ainda vejo coisas dessa idade presentes na minha vida como: Gosta de rir, de brincar, de fazer amigos, ouvir e cantar alto, então se me perguntassem: Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? Eu diria eu tenho 19 aninhos,srsrssr.

Medite nesse poema;
Não conte seu jardim pelas folhas caídas, e sim pelas flores que nascem;

Não conte os dias pelos ponteiros de um relógio, e sim por cada sorriso que ganhar;
Não conte sua idade pelos anos que passam, e sim pelos dias que são vividos;
Não conte às pessoas que passaram por sua vida, e sim quantas vezes o ar lhe foi roubado;
Não conte como se hoje fosse o ultimo dia, mas sim como se fosse o único, pois quando o amanhã chegar ele será o passado, mas enquanto você viver o hoje ele se tornará eterno .

(Luiz Antonio)

E Você qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos tem?

Fonte: Vivendo pela palavra:http://irismaroliveira.blogspot.com/
Fonte da imagem: Banco de imagem: http://joseluisavilaherrera.blogspot.com/

Você também pode gostar

40 comentários:

  1. Irismar, a minha idade, na verdade, seria uma composição, ou seja, algumas vezes eu me sinto de um jeito ou de outro. O espírito é leve.

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaa...
    Muito boa a reflexão!

    Realmente, pela sua alegria, pelo seu jeito de ser, se eu não soubesse a sua idade, daria uns 19 também! rs... Dia desses, li uma postagem antiga aqui no Vivendo pela Palavra, na qual foi feita a pergunta: Se você fosse um dinossauro, como se chamaria? E a sua resposta, cômica, como não poderia deixar de ser... Tchamram: Irismeixon! kkkkkkkkk... Nem imagina como eu ri. Só você mesmo com essas brincadeiras! Sem contar nos apelidos p/ lá de diferentes que coloca em alguns irmãos.

    Apesar da distância, sou feliz por te ter em meu grupo de amizades.

    AMO VC EM CRISTO,
    LINDA NOITE!

    Isabela.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida amiga !!

    Adorei esta questão, realmente nos faz pensar !...
    Eu também não me sinto com a idade que tenho (36 no próximo dia 4...), sinto-me muito mais jovem !
    Quando eu era mais nova, achava que as balzaquianas eram pessoas totalmente centradas, sérias , adultas etc !
    Mas hoje vejo que em qualquer idade ainda temos muito que aprender, ainda conservamos certas imaturidades, desejos, angústias, anseios, inseguranças... Enfim, me dei conta de que a idade não importa, o que importa é como vamos nos esforçando para ser pessoas melhores...
    me sinto com 28 anos ! foi uma fase muito importante, assim como a sua de 19, onde eu aprendi muita coisa e me encontrei em vários aspectos ! e acho que vou ter 28 por muito tempo, mas sempre é claro, com aquele "bônus" da experiência rsrs

    Adorei a postagem ! lindo o poema !
    Um beijo e boa semana !

    ResponderExcluir
  4. Amiga, é um prazer aceitar o seu convite. Fazer uma visita aos amigos é sempre bom.
    Amiga, acho que eu teria 50 anos! Rsrsrsrs...
    Vou te explicar! O meu ponto de vista não é pelo mais lógico e comum, ou seja, normalmente queremos ser jovens e aparentar um corpo físico conservado. Depois que comecei a praticar tai chi e sua filosofia, comecei a praticar o "olhar interno", olhar p si mesmo. Sabe, algumas vezes sinto que o meu "espírito" (essência)é responsável demais, rsrsrsrs, já não sou apegado a bens materiais ou grandes conquistas, ou seja busco a beleza nas pequenas coisas e apreciar a vida, enfim.
    Porém, sei que o meu corpo está ótimo e com um bom condicionamento físico, mas o lado "espiritual" me chama mais a minha atenção, por isso 50 anos.
    Amiga, há alguns dias atrás eu entreguei este provérbio p as minhas alunas, elas amaram!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz Iris,

    Olha minha idade real é 33 anos, mas meus familiares sabem que vivo dizendo que já nasci velho, não sou muito ligado com juventude, não sei qual é o problema, mas não coloco muita fé (risos).
    Comecei a trabalhar com meu pai eu tinha uns 10 11 anos, desde então não parei mais. Brinquei, vadiei, tive infância, estudei, vivi tudo o que pode ser vivido, não tive a oportunidade de viajar a passeio, só lembro de três, duas para Fortaleza e um para São Paulo, o resto todas profissionalmente.
    Mas me incomodo em ver a juventude sem nenhuma perspectiva na vida, pensando que a vida é brincadeira, diversão, praça de alimentação, balada, sei lá...
    Tem homem com 20 anos que não sabe fazer nada da vida.
    Tem mulher com 20 anos que não sabe fazer nada.
    Olha passei mais ou menos 15 anos no mundão e vejo que não há diferença, neste aspecto, dentro e fora da Igreja, raríssimas exceções.
    Não quero parecer meio ranzinza (agora que eu venho dizer isso?, risos), mas respondendo a sua pergunta acho que diria que minha idade é 65 anos (risos), estou pronto para me aposentar, estou falando sério viu?
    Fica na Paz.

    ResponderExcluir
  6. Oi Iris...

    Amei a postagem... Eu tenho 29 aninhos, mas nem sempre me comporto como uma pessoa nesta idade, tive que amadureçer muito cedo, devido as lutas que viviamos em nosso lar quando criança. Por isso, em determinados dias eu tenho uma mente de uma pessoa mais velha, mas com um coração de uma criança, pois sou mimada e manhosa demais, tentando recuperar tudo que perdi com o tempo, rsrsrs.

    Um abração!!!!
    Jaque

    ResponderExcluir
  7. Oi Sissym li algo parecido com o seu comentário onde a pessoa dizia que existe momentos em que ela se sente uma criança de 7 anos outra uma adolescente, as vezes depende do momento!!

    Amiga obrigada por sua participação!!

    t e desejo uma bela noite e que desfrute muito bem sua idade!!!

    ResponderExcluir
  8. OI Samanta ,srsrsrsr é verdade o bom de termos a idade interna jovem é que a idade atual tem o bônus da experiência. Amiga para sua alegria lhe digo que você não parece ter 36 anos, mas sim os 28 anos que marcou a sua vida,srsrssr. Também como você acredito que por mais alguns anos terei a idade de 19 anos.

    Obrigada amiga por sua participação!!

    Uma bao noite

    ResponderExcluir
  9. OI, meu velhinho, brincadeirinha viu!!Amigo, Edgard entendi, realmente quando se pensa em ser" jovens" a idéia esta relacionada a um corpo físico conservado e infelizmente muitos pagam um preço muito alto para manter essa idéia.

    Obrigada amigo por sua participação!!!

    Um abraçoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  10. Que gostoso imaginar que hj seria o unico dia de minha vida,pois não existe nada melhor do que estar perto dos meus filhos e os ver sorrindo.Quanto a idade acho que parei nos dez anos,rsrs.Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi Lizane esse momentos com os filhos são unicos né ? Amiga, hoje tenho um filho de 22 anos e sempre que vejo mamães com bebes digo aproveitem esse momento curta bem, pois passam muito rápido.

    Amiga por muitos anos você tenha essa idade!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  12. OI Isabela,rsrsrsrssrrsr amiga ri agora com seu comentário. Olha amiga esse meu Irismeixon é uma graça. Um dia ligue para casa de uma amiga e o filho dela atendeu e perguntou quem é? Eeu disse: E a Pra. Irismeixon, ai o menino disse mae é a Pra. Irismeixon, ai ouvi ela disse menino olha o respeito com a Pra., o garoto disse- mãe mais foi ela que falou. Quando ela falou eu esta bolando de rir e ai eu disse amiga foi eu que disse, ela começou a rir também!!

    Minha amada obrigada por sua participação!!

    te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, oi meu velhinho Fabio, tu é uma graça, entedi amigo quando fala sobre os jovens que tem tantas oportunidade até mais do que muitos de nós hoje com mais de 30 anos e não sabem aproveitar essa fase, fazendo algo, mas e acham que é só curtição..

    Amigo mais lá no fundo, bem no profundo do intimo acho que você é um eterno garoto.

    Abraçoooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  14. Oi jackjeline o que bonito na vida de algumas pessoas com a sua que apesar dos momentos difíceis não perderam a essência de um viver plenamente como uma criança ou um jovem!!

    Minha amada muito obrigada por sua participação!

    Uma bao noite

    ResponderExcluir
  15. Oi Irismar, tenho 58 anos.
    Convivo com minhas netas todos os dias.
    Devo afirmar que em certos momentos tenho a sensação de ter a mesma idade delas, ou seja 06 e 10 anos. Nesta hora viro uma criança feliz.
    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  16. OI amigo dizem que a emoção de ter netos é muitas vezes maior do que ser pai ou mãe, espero logo ter esses momentos. Então temos aqui um garotinho que brinca com seus coleguinhas, que você curta bem seus netos!!

    Obrigada por sua participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  17. Querida amiga Irismar,

    Acho que idade é coisa de momento. Muitas vezes eu sinto como se tivesse uns 10 anos e fosse uma moleca bagunceira.

    Em outros momentos, acho que tenho uns 300 anos, bem velha e rabugenta... rs.

    Beijos,

    Guta

    ResponderExcluir
  18. Olá querida Irismar, amei seu texto, fora que a minha filha de 5 anos, ficou cantando(princesa linda demais, perfeita aos olhos do pai...) , você conseguiu com que eu tivesse um momento unico com a minha princesinha, e lógico que chorei neh, nossos filhos sempre nos emociona, mais voltando ao post, eu sou um ser estranho sabe, as vezes pareço ter 5 anos, e em outros momentos pareço ter 80, kk, mais na verdade tenho 28, e agradeço por este seu texto lindo, pois me fez refletir muito, Deus a abençoe sempre. Bjs na alma. Deka.

    ResponderExcluir
  19. OI Deka, fiquei aqui imaginando essa cena da sua princesa cantando esse louvo que acho ele lindo, amiga realmente nossos filhos nos proporcionam momentos únicos e fiquei feliz por fazer parte desse momento.

    Amiga que você vai do 80 a 5 e curta bem todos eles,srssrsr!!

    Uma boa noite e obrigada por sua participação!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Guta é verdade tem esses momentos, mas acredito que o ruim é quando o tipo 300 anos quer predominar,srsrsrssr!!

    Amiga obrigada por sua participação!!

    Te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  21. Amiga Irismar, aqui em casa me chamam de vô rabujento, dai tu imagina, não sei se é por que eu quero tudo pelo certo e reclamo muito quando vejo que as coisas não se encaminham pelo caminho correto.
    Amiga eu tenho 46, mas me sinto como um guri de 20 em disposição, mas como eu te disse aqui em casa andou fora da linha já me torno o maior vô rabujento.
    Abraço fraterno e Muita Luz em seu caminho.

    ResponderExcluir
  22. Com um texto pequeno trazes uma reflexão enorme.

    Nossa idade, de fato, se vale muito mais do estado de espírito do que o tempo real.

    Há velhos moços ou moços velhos...

    A idade de uma pessoa deliberadamente equilibrada seria, no meu entender, aquela que fizesse uma bela sobremesa usando limão, abacaxi, sorvete de baunilha e um sem sabor creme de leite para complementar.

    beijos, adorei.

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  23. Oi linda,.

    Eu concordo com a nossa amiga Guta, às vezes parecemos uma criança; fazemos besteiras, somos imaturos, e muitas vezes agimos como velhinhos, cheios de cuidados e cobranças.

    Eu penso, que ninguém envelhece, se a mente não envelhecer, pois ela que nos leva a envelhecer primeiro. O físico pode não ter mais o vigor de 18 anos, mas a nossa mente precisa viver como adolescentes, com saúde, vida e alegria.

    Mas, participando da brincadeira, eu vou confessar que, se eu não soubesse que tinha 30 aninhos, eu acho que me daria uns 12, pq eu me acho extremamente uma criança. rsrs

    Bjokas!:-)

    ResponderExcluir
  24. Bah! Ricardo a coisa tá feia, então!!
    rsrs

    ResponderExcluir
  25. Passando para lhe falar, que eu não esqueço desse cantinho heein,
    Que Deus abençoe cada vez esse cantinhoo, que sua vida, espiritual cresça cada vez mais, e atinja muitas e muitas almas *--*

    http://universalpentecostal.blogspot.com/
    Thallyta Ferreira

    ResponderExcluir
  26. Pra ti ver de guri que imagino que sou para vô rabujento.kkkkkkk

    ResponderExcluir
  27. Oi Maria é verdade a idade esta relacionada muito mais com estado de espírito do que o tempo real. Como diz essa frase:
    O coração não tem rugas."(Madame de Sévigné)

    Amiga obrigada por sua participação!!

    Te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  28. Oi isa , verdade o corpo pode não ter mais o mesmo vigor de 15 anos , mas o coração precisa está!! Tem um frase que diz o seguinte: Nunca serei velho. Para mim, a velhice começa 15 anos depois da idade em que estiver. "(Bernard Baruch),srsrsrsr essa é uma boa tática. E que bom saber que a sua idade que é de 12 aninhos!!

    Amiga obrigada por sua participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  29. OI Ricardo talvez essa seja a explicação um jovem de 20 perto de crianças,srsrssrsr é por isso que eles lhe acham rabujento., jovem não tem muita paciência e querem as coisas do eu jeito, brincadeirinha amigo.Mais que bom saber a sua idade , você é mais velho do que eu apenas um ano,srsrssr.

    Amigo obrigada por sua participação!!

    ResponderExcluir
  30. Oiii querida!!
    aiii que delicia com certeza 18!!!!!
    bjaooo

    ResponderExcluir
  31. OI Andreia, que bom ter 18 anos , essa é uma idade que marca muitas pessoas!!

    Obrigada por sua participação!!

    te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  32. Oi Thallyta, obrigada pela visita e pelo carinho através de suas palavra, volte sempre que desejar!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  33. Irismar adorei.....Sempre brinco com amigos dizendo que estou mais nova e ainda digo que tenho 18 rsrsrsrs e claro boas gargalhadas.....
    Mas pensando bem sinto que sou uma jovem de 18 a 20 anos....rsrsr
    abraços querida...Não imagina o quanto esta rejuvenescendo a todos nos.

    ResponderExcluir
  34. Eu me sinto com uma eternidade de anos.
    Enquanto eu ia lendo os comentarios, eu me fazia a tua pergunta. E foi esta idade que achei.
    E o mais perfeito é que a eternidade é a idade da paz.
    Se a pergunta fosse qual a idade que você gostaria de ter, eu diria 13. Parece que eu sabia o que viria depois dos 13, por isso, em criança eu sempre dizia que queria parar nos 13 anos.
    Hoje posso dizer que venci. Uma vitoria invisível, mas eu venci. E a idade, que não me pesa, é a eternidade da paz.
    Bjs, minha amiga.

    ResponderExcluir
  35. OI Neusa, rsrsrsrsrssrsr, amiga de pensar mais um pouco você vai esta na fase da dentição,srsrsrsrs. Amiga é muito bom quando sabemos apresa de tantas dificuldade de apertos que ja passamos na vida saber ter uma visão boa dela. Olha querida quero lhe dizer que louvo a DEuis por sua vida e que lhe amo!!

    Amiga te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  36. OI Gisele, amiga o interessante desde que te conheci é que nunca lhe vi fisicamente, mas pelo teu blog, como você escrevia sempre pensei que você era uma jovem. Não sei se vc lembra uma vez te indiquei para uma brincadeira aqui no dihitt e fez referencia voce como uma jovem? E mesmo depois sabendo que a você era a mae da Marine essa idéia de que é uma eterna jovem não mudou,srsrsr!!

    Amiga obrigada por participar!!

    Te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  37. Voltei novamente p/a terra do nunca,esse mundo adulto é muito complicado,cheio de ambiguidades,medos e contradições
    aprendi isso obervando as coisas mais singelas da vida que antes não tive tempo p/observá-las e apreciá-las
    Agora sou feliz,estou em paz-isso é: sou um pré-adolescente manêro
    Irismar,
    um abraço

    ResponderExcluir
  38. OI NIno, acredito que cada fase da vida tem sua vantagens, mas como disse a fase adulto é um pouco complicada, mas uma das coisas que temos nessa fase que quando jovem nao temos são as experiências. E algumas da juventude corremos o risco de perder .
    Como diz Ricardo de Souza Boppré : Existem duas idades: a cronológica e a da razão; conheço moços de sessenta e velhos de dezesseis anos.

    Que bom poder ler o aprendizado dos amigos e o conservar de uma idade jovem!!

    Amigo obrigada por sua participação!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  39. Lindo pensamento vc trouxe com sua postagem. Anos de vida não querem mesmo dizer muitas coisas, claro , algumas experiências a mais com certeza. Já conheci pessoas que se achavam a última coca do deserto por ter mais idade e viviam falando em alto e bom som que elas eram o que eram por experiência de vida e não aceitavam ouvir os mais jovens, como se eles nada tivessem p ensinar.
    Eu, bom, acho que devo ter uns 50 anos muitas vezes, rsrs. Acho que vou de 15 anos a 80.
    Mas achei estranho escrever isso, viu como idade não tem muito com nosso estado de espírito? Algumas pessoas de 80 levam a vida como se 20 anos tivessem!!!!!
    Bom dia pra vc querida e fique com Deus!!!!

    ResponderExcluir
  40. OI Carla com toda certeza com o passar dos anos obtermos experiência que na juventude não passava pela nossa cabeça. Como ja falei em cada fase temos as dificuldades e os benefícios, a vantagem de quando tem mais a idade é que podemos manter um pouco das duas.

    Amiga obrigada por sua participação!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir