Vivendo na Superficialidade!!

08:53 Irismar Oliveira 38 Comments


E me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos. E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar. Ezequiel 47:1-5

Saindo da superficialidade e indo para a maturidade!


Por Irismar Santos
Superficialidade: Qualidade de superficial; superficialismo. Que existe apenas na superfície: Fig. Que não vai ao fundo das coisas; espírito superficial, incompleto, sem profundidade: conhecimento superficial.

Uma das necessidades do ser humano é o desejo de ser compreendido pelo outro e com essa necessidade vem às cobranças para tal compreensão. Existe uma carência muito grande de homens e mulheres com maturidade espiritual, que é o que faz a diferença no dia-a-dia das pessoas, muitos de nós crescemos na idade e no físico, mais por dentro somos bebes que estão sempre cobrando atenção e compreensão dos outros. Richard Foster disse: A necessidade desesperada de hoje não é de uma numero maior de pessoas inteligentes, nem talentosas, mas de pessoas com profundidade.

Enquanto não crescemos as cobranças vão continuar, as exigências pela compreensão e atenção das pessoas também, continuaremos insatisfeitos e como se fossemos uma vasilha que nunca se enche, essas atitudes não contribuem em nada para o ambiente em que vivemos pelo contrário o torna desagradável e algumas vezes insuportável.

Podemos ver a falta de maturidade através das brigas, confusões, nas cobranças, na falta de senso de humor, poucos pacificadores, todas essas atitudes é um reflexo da superficialidade na vida das pessoas, muito não conseguem ir mais profundo, não tem capacidade de compreender a si mesmo nem os outros.  Isso acontece por não conhecer a Deus e a verdade sobre si mesma, enquanto cobrarmos dos outros não temos a capacidade de enxergar as nossas deficiências e com isso a maturidade não vem. Precisamos tirar os olhos das pessoas e das circunstâncias e colocar em Deus só assim poderemos ver como está a nossa própria situação  que com certeza muito vão perceber que não são vítimas mas os causadores dos problemas.

Precisamos sair da superfície e nos aprofundar na maturidade que Deus tem para cada um de nós, somente Deus pode nos mudar, fazendo uma operação no nosso ser, ninguém pode fazer isso, nem mesmos nós temos esse poder, pois se assim fosse não teríamos tantas desgraças, entre nós, não teríamos tantas pessoas feridas e machucadas umas com as outras, tantas cobranças, tantos choros e quando falo isso não estou  negando de que quem é maduro não  magoa ou é magoado, mas digo que quando crescemos aprendemos lidar com esses sentimentos e com as atitudes das pessoas. Acredito que o maior empecilho da maturidade é o egoísmo que reina nos corações, onde no coração só cabe uma única e exclusiva pessoa o nosso EU. Cristo nos convida a destronar esse EU, e, permita que Ele reine no trono do nosso coração e só assim compreenderemos a nos mesmo e os outros.

Profundidade: Distância do fundo à borda, à superfície: Fig. Caráter ou qualidade do que é profundo, grande, vasto, muito longe da borda.

Quando crescemos aprendemos a compreender mais as pessoas e as suas atitudes, compreendemos que ninguém pode suprir todas as nossas necessidades, que não podemos mudar ninguém e que existem necessidades que somente Deus através do seu Espírito pode suprir.  Vivemos a geração do microondas e do tudo para ontem, para chegar a profundidade é necessário disposição e perseverança para cavar todos os dias e alcançarmos o perfil de Deus para nós!!! Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR. Provérbios 16:18. 

Ezequiel mostra os benefícios que existem nas margens desse rio e de onde vem seus recursos.

Ao longo das margens do rio, nascerão árvores frutíferas de todo tipo. Elas não perderão suas folhas, nem deixarão de dar fruto durante todo o ano. Produzirão seus frutos mensalmente, sem nunca falhar. A razão disso tudo são as águas que nascem debaixo do santuário do Senhor. os frutos dessas árvores servirão para alimentar os povos da Terra; as folhas servirão para curar as doenças. Ezequiel 47:12

Aprendi uma coisa com o Senhor Jesus a NUNCA esperar NADA de quem NUNCA passou o que eu estou PASSANDO, isso é libertador, pois quantas cobranças são feitas a quem nunca passou o que estamos passando? Pense nisso e viva a vida plena que DEus já nos deu em Cristo

Fonte Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com
Fonte da imagem:  Banco de imagens: http://joseluisavilaherrera.blogspot.com/

Você também pode gostar

38 comentários:

  1. Gostei muito da sua obeservação final, é sábia.
    Em relação à maturidade espiritual queria dizer que não é como a maturidade adulta de experiência na vida! Nós somos totalmente depravados espiritualmente, não existe nada em nós de sairmos dessa depravação obscena.
    Então nossa maturidade depende de nossa comunhão com Deus!
    Se deixamos essa comunhão voltamos à ignorância passada, pois era o poder do Espírito que nos levava a perceber certos aspectos a entender a verdade além do visível de forma matura!
    Já estive essa experiência. Em tempos atrás Deus revelou-me a sua palavra e essa revelação tinha bastante significado em mim. Ao deixar uma comunhão mais achegada e continua, essa revelação perdeu a importância, a intensidade e até a clareza de seu significado. Somos totalmente dependentes de Deus.

    ANDREBOANOVA

    http://andreboanova.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI André é verdade amigo o segredo é sim um relacionamento com Deus só por meio dele é que conseguimos essa maturidade, nunca iremos ver mais além se não estivermos perto dele. Uma coisa que achei interessante foi a sua experiência de saber na pele de onde vem esses recursos para uma vida plena !!

    Obrigada por enriquecer essa postagem com seu abençoado comentário!!

    te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga tudo bem? lindo o seu texto, e exortativo. Para que depositemos somente em Jesus a nossa confiança. (Pedro 5. 7)"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de ti". Jesus viveu nossa vida, sentiu nossa dor, chorou nosso choro, e morreu nossa morte, e portanto sabe perfeitamente entender as nossas aflições e saberá com amor providenciar o livramento. Fique na paz do nosso Pai

    ResponderExcluir
  4. Oi querida Iris!
    Ótimo texto.

    Precisamos sair da superficialidade, precisamos mergulhar e deixar que Deus faça obras profundas dentro do nosso ser.

    Um beijo e um abençoado final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Iris, que interessante que antes de vir aqui eu estava escrevendo uma postagem sobre decepções que tem muito haver com o que está escrito aqui.
    Amei o que escreveste:"Precisamos sair da superfície e nos aprofundar na maturidade que Deus tem para cada um de nós".
    Somente Deus nos tira da superficialidade e nos torna maduros pra todas as situações que temos à frente.
    Este texto de Ezequiel foi muito significativo na minha vida há anos atrás quando decidi mergulhar no rio de Deus e ser transformada, restaurada e deixar ele produzir em mim seu fruto.
    Beijos amiga, tenha um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Paz Irismar, ótima mensagem amiga podemos perceber que o rio simboliza a vida que vem de Deus e as bençãos que fluem do seu trono. É um rio, segundo e profundo, que se expande ao fluir. Que Deus continue te usando grandiosamente fica na Paz!

    ResponderExcluir
  7. Oi Eneas sim amigo quando aprendermos a olhar para o nosso Deus e dele tirar TUDO que precisamos a vida será bem vivida!!

    Obrigada por sua visita, lhe desejo uma belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. OI Cida precisamos saber a verdade sobre nós mesmos para compreender os outros e somente Deus pode nos ajudar!!

    Amiga obrigada por sua visita

    Um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. OI Gisele que benção amiga, precisamos entender o propósito de Deus para nossas vidas é a maturidade pois somente assim poderemos compreender os que vivem perto de nós e a nos mesmo!!

    Amiga obrigada te desejo um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  10. Oi André de Castro sim amigo rio que corre de diante do nosso Deus qualquer fruto que venhamos dar TUDO vem dele pois nos de si mesmo não temos capacidade de produzir nada.

    Amigo obrigada por sua participação!!

    te desejo um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi Iris querida,como disse a Gi,ontem também falei sobre como nossa vida é valiosa para Deus.
    Temos sim que entender os propositos que Deus tem para nossas vidas,saber esperar o tempo de dEle.
    Desejo a vc e sua familia um final de semana abençoado.Beijos..

    ResponderExcluir
  12. Oi Rita que maravilha receber vocês e juntas podermos partilhar as minsitraçoes que o Senhor fala aos nossos corações!Sim amiga precisamos entender o propósito do pai pois só assim viveremos plenamente!!

    Obrigada por sua visita, lhe desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  13. Olá Iris
    Paz amada!
    Ótimo texto.
    Temos que aproveitar cada momento de nossa vida p/ servir e p/ ser servos.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  14. Oi Suely, sim amiga pois nada se perde em nossas vidas!! Deus sempre tem o alvo a nossa matutidade que possamo nos manter firmes nesse propósito!!

    Amiga te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  15. E me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos. E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar. Ezequiel 47:1-5

    Amiga...DEUS conhece cada um dos nossos LIMITES, sabe das nossas MEDIDAS.
    Quando a prova vem nos nossos Artelhos, conseguimos passar por ela de forma que as águas sejam avançadas mais um pouco...passa rápido.
    Quando a prova chega nos nossos Joelhos,a caminhada se torna mais pesada, temos mais dificuldade para nos locomovermos nas águas mas, conseguimos com a oração, jejum, madrugadas, leitura da palavra,continuarmos a caminhada.
    Quando a prova chega nos nossos Lombos... encurvamos.Começamos a andar com mais dificuldade ainda e, a força das águas batendo nos lombos é desesperador, dá medo, pedimos socorro e ele vem.
    Mas...Há um momento que ela vem para nos encobrir, nos afogar.O Rio é GRANDE, FUNDO.O corpo já não se move, os Joelhos perdem a força, os Artelhos tremem....Paramos.É ai...que DEUS nos mostra que é o momento DELE agir.Tem lutas e provas na nossa vida, que só DEUS pode destuir, dissipar.E é...nesses momentos que ELE nos põe no colo e atravessa conosco.

    Beijos e fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  16. Irismar,
    a vida em família, a vida em sociedade, a vida religiosa cresceriam muito em qualidade se avançarmos em profundidade no relacionamento com nossos irmãos e com Deus.
    Veja que nosso Deus nos conhece em profundidade. Conhece nosso coração - a sede de nossos pensamentos, e tem contados até o número de cabelos de nossas cabeças.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  17. Oi Clelia é verdade amiga Deus nso conhecer nos mais profundo do nosso ser por isso que precisamos sair da superfície e entrar para compreender TUDO que ele tem para nós!!

    Um belo dia!!

    ResponderExcluir
  18. Oi celina, isso é uma verdade, pois o relacionamento com Deus tem como conseqüências a capacidade de lidar com o nosso próximo!!

    Amiga obrigada por sua visita, te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  19. Estou seguindo seu blog!
    novinhaecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Luana,seja bem-vida.Obrigada por seguir o vivendo pela palavra.


    Te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  21. Oi amada irmã!!! Muito boa a postagem de hj, ... amei, fui muito edificada... Glória a Deus pela sua vida, Bjuss, ótima semana pra vc!!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Monica, que benção que ela produza para gloria de Deus em nossas vidas e que possamos prosseguir para a maturidade.

    Te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  23. uma boa explicação é que nós seres humanos não somos 100% completos.

    ResponderExcluir
  24. Seu texto vai ser muito útil num atendimento que tenho sexta-feira.Pena não ser possível explicar melhor,mas saiba que imprimi para minha cliente.Espero que seja que dê a ela o que precisa.Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oi Isael, isso é verdade , mas enquanto não aprendemos que o outro não é 100% completo a cobrança irá existir. O egoísmo nos levar a ver que nós não 100% somos mas o outro tem que ser.

    Amigo obrigada por sua participação!!

    te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  26. Oi Eloisa, que bom , espero que ajude a sua cliente!! Começamos a desfrutar da maturidade quando tiramos os olhos dos outros e fixamos mais em nós mesmo, costumo dizer que precisamos usar os ósculos de Deus para lidar com o outro.

    Amiga obrigada por sua participação ~!!

    te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  27. Ou Luciana, que bom que gostou!!

    Amiga obrigada por sua participação!!

    te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  28. Realmente, Irismar. Hoje é tudo pra ontem. Falta disposição cultivar o que quer que seja. As relações se tornaram superficiais, rasas. As pessoas só prestam enquanto servem a algum propósito. Isso é lamentável. Gostei, depois volto pra conferir os outros artigos. Aproveito para agradecer sua visita ao meu blog!

    ResponderExcluir
  29. Nossa que texto lindíssimo, parabens, estou te seguindo com muito prazer, pois estas palavras ja nos auxilia em crescer internamente, parabens. Bj Deka.

    ResponderExcluir
  30. OI Lee, isso é uma verdade é faz parte da superficialidade achar que as pessoas só prestam enquanto servem depois disso podemos jogar fora.

    Amigo obrigada por sua visita e participação!!

    te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  31. OI Andreia, sim é verdade o TER tornou-se a prioridade numero 1, só que podemos perceber que diante das dificuldades dos relacionamentos o TER não dar suporte para resolve-los. Tem um versículo que gosto muito na bíblia que diz o seguinte: Tudo quanto Deus nos diz é cheio de força viva: é mais cortante do que o punhal mais afiado, e corta rápido e profundo em nossos pensamentos e desejos mais íntimos em todos os seus detalhes, mostrando-nos como somos na realidade. Ele sabe de cada um, em cada lugar. Cada coisa a respeito de nós está descoberta e escancarada aos olhos penetrantes do nosso Deus vivente. Hb 4: 12
    Aqui esta o segredo: Precisamos de alguém que me conheça melhor do que nós mesmo, só assim poderei lidar comigo e com os outros.
    Amiga quero agradecer sua participação nessa postagem e por seu carinho de esta me seguindo aqui e no Vivendo pela palavra ,seja bem-vinda!!! Irei sim conhecer teu blog.

    Te desejo um belo dia!!

    ResponderExcluir
  32. A maioria das pessoas não conseguem viver com o seu eu, com aquela pessoa infiltrada lá bem dentro de si... que diz o que não quer ouvir... que fala quando não se deve falar... Temos que aprender a conviver com a melhor pessoa do mundo... a que está bem dentro de cada uma... O eu... com "ele" de companhia ... não interessa a opinião alheia... não interessa o que as pessoas rotulam, nem o que vão dizer...

    Um grande abraço..
    Adoramos o post.
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  33. OI Amiga, tem um texto no livro de Romanos 7 onde Paulo expressa a luta desse Eu tentando fazer a coisa certa e não consegue, ele diz:
    Não me compreendo de modo algum, pois realmente quero fazer o que é correto, porém não consigo. Faço, sim, aquilo que eu não quero - aquilo que eu odeio.
    Eu sei perfeitamente que o que estou fazendo está errado, e a minha consciência má prova que eu concordo com essas leis que estou quebrando. No entanto, não o posso evitar por mim mesmo, porque já não sou eu que estou fazendo. É o pecado dentro de mim, que é mais forte do que eu e me obriga a fazer tas coisas ruins. Eu sei que estou completamente corrompido no que diz respeito à minha velha natureza pecaminosa. Seja para que lado for que eu me volte, não consigo fazer o bem. Quero, sim, mas não consigo. Quando quero fazer o bem, não faço; e quando procuro não errar, mesmo assim eu erro. Agora, se estou fazendo aquilo que não quero, é simples dizer onde a dificuldade está: o pecado ainda me retém entre suas garras malignas. Ele mostra onde esta problema que controla o Eu e ele finaliza o texto mostrando a solução do problema:
    Que situação terrível, esta em que eu estou! Quem é que me livrará da minha escravidão a essa mortífera natureza inferior? Mas, graças a Deus! Isso foi feito por Jesus Cristo, nosso Senhor. Ele me libertou.

    Amiga obrigada por sua participação e pelo carinho!!

    Te desejo uma bela noite.
    Abraçooooooooooo

    ResponderExcluir
  34. Oi Iris querida!
    Atrasada, amiga, mas cheguei!
    Eu concordo com o teor e mensagem desse seu lindo texto! Quanto mais próximos ficarmos da superfície, menos compreenderemos o que ocorre nas profundezas do nosso ser... E é justamente essa distância que faz com que alguns percebam as diferenças que há entre as pessoas. Claro que cada um vive o seu momento e está fazendo suas descobertas, mas não se descobre nada quando não se investiga interiormente o que se passa no ser... E lá no fundo é que a bondade reside e se não a descobrirmos, ela adormece e fica esquecida... Vamos nos conectar com esse eu mais profundo e enxergar as bênçãos da vida!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  35. Profundidade! Tão simples e tão complexo!
    Dizem os salva-vidas, em qualquer praia, que "água bo umbigo, sinal de perigo." Quantos de nós teriam coragem de avançar com água nos ombros, como o profeta fez?
    Ouso dizer que só alguém que conhece profundamente a Deus é capaz de caminhar com a água pelos ombros. E a maravilha disso tudo é que Ele é paciente com nossas inseguranças e continua ao nosso lado até que consigamos caminhar com água pelos ombros.
    Quando isso acontece podemos esclamar como Jó: "Antes, eu te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos te veem". E eu acredito que foi no sentido literal, Jó realmente conseguiu ver Deus, assim com Abraão, centenas de anos antes. E é este o meu objetivo.
    Amei o texto, flor. Bjs.

    ResponderExcluir
  36. OI Jackie, um dos benefícios de sairmos da superficialidade e justamente essa compreensão com o outro e isso é libertador pois não nos desgastaremos com o que não vamos ver ou receber do outro. No ev, de João 2:21-23 tem um texto que gosto muito que diz: . E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque conhecia o homem no íntimo. Ninguém precisava dizer-lhe quanto a natureza humana é inconstante!

    Amiga obrigada por sua participação!!

    te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  37. Oi Gisele o alvo de DEus para os homens é a maturidade, gosto do texto de Filp. 4:11 quando Paulo expressou "Aprendi " costumo dizer que somos alunos do mesmo mestre de Paulo. Como vc escreveu Ele é paciente com nossas inseguranças e continua ao nosso lado, o salmista disse O Senhora que adestra as minha mãos para a batalha. Quando leio esse texto fico imagindo quantas vezes a espada cai das nossas mãos mas ele estar ali para nos levar ao aperfeiçoamento..

    Aquele que começou a boa obra irá terminar.

    Te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir