Você é Visitante ou Membro?

09:54 Irismar Oliveira 19 Comments


Você é um Verdadeiro Membro de Igreja?

Por Conrad Mbewe

Muitos crentes vão à igreja da mesma maneira que vão aos Correios. Não sabem quem abriu a agência ou a limpou. Não se importam com quem mais ali está, exceto os funcionários no balcão. Tudo que desejam é enviar suas correspondências e ir embora. Nem mesmo se interessam em olhar rapidamente para as outras pessoas que estão na fila, a menos que alguém lhes chame pelo nome. Se isto acontece, então se voltam e conversam um pouco com aquela pessoa.

Isto é o que acontece a muitos crentes. Tudo que lhes interessa é desfrutar do culto, do pastor e de sua mensagem. Não sabem quem abriu o templo, quem o varreu, colocou os hinários nos bancos, etc. Tudo que desejam é ouvir o sermão e desaparecer, voltando para casa. Se alguém os cumprimenta, então param, conversam um pouco antes de sumirem, retornando para casa.
Com certeza, isso está errado. Todo crente deveria ser um membro ativo de sua igreja. Se você é culpado desse tipo de atitude em relação à igreja, deve parar. Precisa tornar-se membro de uma igreja local e fazer que sua membresia seja significativa. 

Isto é o que Bíblia ensina com a expressão .em um corpo., encontrada no versículo que citamos no início. Em sua conversão, você foi espiritualmente unido ao corpo de Cristo. Isto acontece porque a salvação assemelha- se a um pacote. Inclui regeneração, justificação, adoção, habitação do Espírito, etc. Um dos elementos deste pacote é a união com Cristo, ou seja, o processo pelo qual o Espírito Santo o enxerta no corpo de Cristo, de modo que você se torna um membro orgânico desse corpo (1 Co 12.12-13), ao invés de um membro autômato.
É necessário que esta experiência espiritual seja traduzida para termos concretos por meio de sua deliberada união visível a um grupo de crentes. Por causa de nossa união espiritual com Cristo, ajuntar-se a um grupo de crentes tem de ser desejado por você. Precisa haver em você o desejo de pertencer ao povo de Deus, que constitui a família dEle. Isto é o que significa ser membro de uma igreja: é uma expressão externa e objetiva de uma experiência subjetiva e íntima.

O Novo Testamento não menciona qualquer coisa a respeito de crentes que não se importam com a igreja e vivem isoladamente a vida cristã, andando para lá e para cá. Você tem de pertencer a uma igreja local. Existem muitos crentes que são semelhantes a ervas aquáticas, vivem flutuando de igreja em igreja. Não pertencem à membresia de nenhuma delas, mas estão presentes a todas as .poderosas. reuniões da cidade. Onde for aberta uma nova igreja, ali os encontraremos. E, se outra igreja for estabelecida, tais crentes mudarão para ela.
O seu crescimento espiritual é o motivo pelo qual Deus deseja que você se torne membro de uma igreja. Tornar-se membro ativo de uma igreja não é opcional ao seu crescimento na santidade. As inevitáveis implicações de pertencer à membresia de uma igreja podem ser resumidas na palavra .responsabilidade., sendo esta uma responsabilidade que temos indiretamente para com Deus e diretamente uns para com os outros. Considere o exemplo dos discípulos apresentado no Novo Testamento (At 2.42-47; 4.32-35).
Este é o motivo por que sua membresia a uma igreja não pode consistir apenas de um registro formal no rol de membros. Precisa ser expressa em envolvimento prático em toda a vida da igreja. Torne-se semelhante a um filho que se envolve positivamente nas tarefas do lar.

Você é um verdadeiro membro de igreja? Se não, acabe com essa atitude imediatamente! Se é membro de uma igreja, você é responsável? Existe uma diferença real entre você e os visitantes? Pense sobre os membros de sua igreja, você os conhece, está orando e se interessando por eles, a fim de ajudá-los em suas necessidades? Torne-se agora um responsável membro de igreja

Posatdo por Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com

Você também pode gostar

19 comentários:

  1. É verdade, Irismar.
    Já passei por uma fase de visitante bem eventual na igreja, e essa fase não deixou boas consequências em minha vida. Voltei a ser membro, graças a Deus.
    Apreciei sua postagem.
    Tenha um bom fim de semana.
    Não estou conseguindo postar comentários com a conta do google, mas espero que o comentário siga com outro perfil. Um abraço.
    Da
    Celina

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz Pastora.

    É uma realidade, as pessoas perderam a visão do que ir ao culto. O apostolo Paulo expressou está preocupação em uma de suas epistolas.

    Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Romanos 12.1).

    Este versículo e tão rico e profundo que muitas das vezes não enxergamos a profundidade, a responsabilidade de entrar na casa do Senhor para nos alimentar da palavra de Deus e adora-lo, exaltá-lo, infelizmente muitos vão como se estivesse indo a um clube de campo, ir a um shopping imaginário aonde os membros vão buscar todos os deleites que o mundo contemporâneo oferece e não verdadeiramente buscar o reino de Deus e louva-lo, congregarmos e aquecemos os membros, estarmos ativados, ligados, unidos a fazer a Obra do Senhor Jesus.

    Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. 1 Coríntios 12:27

    Deus te abençoe irmã, tenha um final de semana abençoado.

    ResponderExcluir
  3. Irmã Irismar,
    O que se vê muito hoje em dia são pessoas inquietas, que não querem criar vínculos de fé e comunhão com a Igreja.
    A inquietação tem batido à porta de muitos.
    Mas a Palavra diz que o Senhor é o nosso refúgio, o templo é Casa de Oração, e que Deus é tremendo na assembléia dos justos.
    Vejo também uma superficialidade na fé de muitos hoje em dia que não querem ser doutrinado sob a Palavra por causa "dos negócios dessa vida" e da doutrina do "não tem nada a ver".
    Mas há, para glória de Deus, os que continuam firmes, buscando santificação e purificação no sangue de Jesus!
    Aos que perseveram na sã doutrina, vitória. Aos que brincam com o chamado de Jesus, "vinde a mim", provavelmente sem conserto, não vão conseguir.
    Só sei que as nossas vidas estão nas mãos do Senhor. Temos um "chamado" a ouvir, crer e obedecer... e vencer.
    A Paz,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  4. Tremendoooo!!! Pois isso é uma realidade em muitas igrejas. Te confesso que só fui me dar conta disso depois que me mudei de uma cidade para outra bem distante, onde tive que procurar outra igreja para congregar.

    Meu Deus, vc não imagina como muitas vezes eu me senti um peixe fora do aquário, por entrar e sair das igrejas sem nem ser notada.

    Foi aí que abri meus olhos e percebi que eu também fazia isso. Mas hoje minha atitude mudou, graças as lutas que enfrentei para firmar minha vida em uma igreja, rsrsrs. Por isso que não me canso de dizer que: "Todas as coisas cooperam para o nosso bem"

    Sempre temos que estar dispostos a obedecer e aprender ainda mais com a Palavra de Deus, não só tendo fé mais sim com ação, praticando todos os aprendizados que recebemos.

    Um abração para vc e tenha um fim de semana abençoado!!!

    Jaque - Jardim Secreto do Pai
    http://jaquebalbys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Celina não é vão que fomos aconselhados a não nos deixar de congregar pois existe uma laço na comunhão uns com os outros.

    Obrigada amiga por sua participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  6. Oi Delair infelizmente isso é verdade poucos irmãos desfrutam de um vinculo maior entre eles, que possamos fazer a diferença parando um pouco para ouvir o outro pois só assim iniciaremos esse vinculo.

    Obrigada amiga por sua participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  7. OI jackeline obrigada por partilhar o seu testemunho sobre a sua adaptação em uma novo igreja, infelizmente mas isso acontece muito com os novos convertidos e os novos membros quando chegam se sentem um peixe fora dágua. Precisamos aprender a recepcionar bem quem chega, pois isso vai fazer a diferença para o novo membro, como vc falou que todas as coisas cooperam quem passa por essas situações sentem an pele e essas pessoas são as que podem mudar a situação.

    Amiga obrigada por sua participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  8. OI Pr. Carlos acredito que muitas coisas boas no culto foram perdidas no decorrer dos anos e uma delas a unidade o companheirismo uns dos outros, a reverencia. Oremos para que valores sejam recuperados.

    Amigo muito obrigada por sua visita e particpação!!

    Um bom fim de semana para o sr também!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Iris !
    passei para uma visitinha.bjs

    ResponderExcluir
  10. OI amiga obrigada por sua visita!!

    Te desejo um bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  11. Estivi olhando todos os seus blog, e creia amei todos!Obrigado tb pela visita em dos meus! Voltarei !

    ResponderExcluir
  12. Olá querida Iris,boa noite!
    Como é verdade esta sua mensagem,como tantos outros eu tb ja passei por esta faze,ja fui e me sentia como uma simples visitante na Igreja que eu congregava a um tempo atráz,confesso que foi uma fase ruim,sentia um vasio,sofri muito,me sentia excluida.Agora eu acredito que a Igreja também tem uma parcela de culpa por isso,principalmente com novos convertidos.mas hoje procuro ser um membro fiel,participar mais das atividades da Igreja que congrego.fazer minha parte como membro.
    Graças a Deus.Beijos.tenha um final de semana abençoado.

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga muito obrigada!!

    Uma boa noite pra vc e uma abençoado fim de semana!!

    ResponderExcluir
  14. OI Rita com todas certeza amiga a igreja deve ser uma lugar aonde as pessoas devem chegar e dizer esse é uma dos melhores lugar que posso vim e não um lugar onde as pessoas digam nunca mais venho aqui.

    Amiga obrigada por acrescentar como os demais com seu comentário essa postagem!!

    Te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  15. Oi Iris, minha amiga que saudaade!
    Passei dias de muita correria mas to feliz de poder passar pra visitar os amigos...
    Achei muito interessante a comparação com o posto de correios.
    Nós somos "corpo" de Cristo e não podemos ficar afastados uns dos outros.A igreja realmente não pode viver isoladamente, cada um pensando apenas na sua edificação.Ótima reflexão!
    Beijoos, tenha uma ótima noite!

    ResponderExcluir
  16. OI Gisele sim amiga e a bíblia diz que esse corpo bem ajustado produz crescimento nao podemos ver a igreja apenas as quatro mais quem esta dentro dela amando uns aos outros.

    Obrigada amiga te desejo um bom dia!!

    ResponderExcluir
  17. CONHEÇAMOS E PROSIGAMOS EM CONHECER não só a DEUS mas, ao corpo do qual vazemos parte como membros.Muito bom o post.
    Beijos amiga.
    FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga!
    Gostei demais do texto, não podemos ser meros expectadores, mas temos que nos envolver com as pessoas, com as vidas na igreja.
    Vemos o quanto isso é importante pra eles e pra nós e é assim que o Senhor nos quer, unidos e nos ajudando.

    Querida, fiquei dias e dias sem conseguir deixar comentários, por isso minha ausência, mas hoje aprendi um jeitinho pra comentar...rsrs. Então estou aqui. Não esqueço de você viu?

    Beijinhos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  19. OI Clelia é verdade amiga pois juntos formamos o corpo e ninguém nao pode dizer nao preciso da mao sendo a boca!!

    Obrigada minha linda um bom fim de semana.

    ResponderExcluir