Nos apertos Deus nos dar largueza.

12:41 Irismar Oliveira 28 Comments

Na angustia me deste largueza. Salmo 4: 1b

Por Irismar Oliveira
O salmo 4 é uma declaração de confiança e gratidão em meio a solidão e angustias. Meditando nesse salmo de apenas 8 versículos podemos encontrar uma palavra de orientação e conforto. Davi foi um homem que nos deixou um grande exemplo, ele sempre abria seu coração perante o Senhor nos momentos difíceis, ele relatava suas dores e angustias e  também tinha uma atitude de fé, sempre que tinha oportunidade trazia a memória o amor e cuidado Deus para com ele e assim o louvava. 

As seis coisas que achei interessante nesse salmo 

1) Clamor e lembrança: Davi começa clamando ao Senhor e relatando um momento difícil que ele tinha passado e que Deus lhe deu livramento. "Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração." A bíblia king James em seu comentário diz que literalmente onde diz: me deste largueza diz: “ Tu, que no aperto me abriste espaço” , amei essa tradução , pois realmente existem momentos em que nos sentimos apertados, sufocados pelas muitas dificuldades e o Senhor nos proporciona esse espaço, Ele afrouxa , enlarguece e assim podemos respirar melhor. Diante dos apertos clamemos ao Senhor, pois ele é poderoso para alargar e assim prosseguirmos avante. 

2) Expressar os sentimentos, mas não pecar: Davi sabia da importância de desabafar pelos infortúnios da vida, mas alerta para não permitir que eles nos leve a pecar contra o nosso Deus. Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. Vá para cama e medite e não tome atitude nem uma sem antes de fazer uma reflexão. 

3) Oferece e confiai no SENHOR. Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no SENHOR. Nesse versículo Davi fala de oferecer sacrifícios e depositar a confiança, somos orientados a oferecer a nossa vida e depositar a nossa confiança em Deus. Depositar TODA a vossa confiança no Senhor é como ir ao banco e levar todo nosso dinheiro e colocarmos ai porque confiamos no sistema. 

4) Pedido excelente: Diante da multidão que clamava: “Quem nos fará ver a felicidade?” Davi fez um pedido extraordinário: Faze, ó Senhor resplandecer sobre nós a luz da tua face! Que coisa tremenda que podemos aprender com Davi, pois diante das lutas, dificuldades, solidão, existem as milhares de vozes gritando quem nos fará ver a felicidade? Quando voltarei a sorrir? Davi clama pela presença do Deus todo poderoso. Diante dos infortúnios da vida o segredo não é perguntar  Quem ou Quando? Mas fazer um pedido: Mostra-me a tua face Senhor!. A presença do Senhor é suficiente essa presença faz desaparecer ou cessar as angustia e os apertos que invadiram o nosso coração. 

5) A alegria da presença de Deus e superior: Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho. Davi disse me dar à luz da tua presença, pois ela é suficiente na solidão, nas dificuldades e angustias com a tua presença a minha alegria é muito maior que a dos meus inimigos, apesar deles terem comida de sobra no tempo da colheita. 

6) O Senhor é a nossa única segurança: Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu, ó Senhor, me fazes viver seguro e sem medo. A presença do Senhor além de ser superior nos dar paz, a bíblia king James diz o seguinte: Uma tradução do aramaico e siríaco: “Em felicidade me deito e logo pego no sono, pois vós, ó Senhor, me fazeis permanecer em segurança, na Solidão” a palavra hebraica lebadad, indica que só o Senhor nos pode proporcionar toda a segurança de que precisamos para descansar confiantes e em paz. 

Quero deixar duas coisas para meditarmos desse salmo que  falou ao meu coração:


Diante dos infortúnios da vida o segredo não é perguntar  Quem ou Quando? Mais fazer um pedido: Mostra-me a tua face Senhor!


Se nesse momento você esta passando por alguma situação de perto e sente que a sua confiança é pequena, mesmo assim entregue ao Senhor, pois o versículo não fala de tamanho, mas de entrega.


Medite em Provérbios 3: 21-26
Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares. Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier. Porque o SENHOR será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados. Provérbios 3: 21-26

Fonte: Vivendo pela Palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com
Fonte da Imagem: http://www.google.com.br




Você também pode gostar

28 comentários:

  1. Graça e paz irmã!

    Davi foi um homem de profundo relacionamento com Deus. Precisamos aprender muito com ele. Sem dúvidas só o Senhor pode nos "abrir espaço" nos momentos em que as circunstâncias nos sufocam; creio que todos nós já experimentamos isso,e é maravilhoso provar da delicadeza do consolo de Deus na hora da angústia. Depois passamos a amá-lo ainda mais.

    Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir
  2. OI Pr. Samuel é verdade e Davi nos deixa essa lição de trazer a lembrança das muitas vezes em que o nosso Deus já nos abriu esses "espaços" como dois amigos que conversam e relatam os acontecimento que ja passaram juntos.

    Amigo obrigada por sua visita e participação!!

    Uma bela tarde!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Irismar, seu blog é um convite à meditação. Parabéns por ter um "cantinho" de tanta paz. Bjos

    ResponderExcluir
  4. OI Marcela, muito obrigada por sua visita e pela palavra de carinho que recebo e guardo. Seja bem vinda ao Vivendo pela palavra.

    Te desejo uma bela tarde e volte sempre que desejar.

    ResponderExcluir
  5. Olá Irismar!
    Que Deus contineu te abençoando e te constituindo nesta fonte preciosa da Palavra Poderosa do Nosso Deus!
    Uma benção esta meditação.Abçss
    Miss. Cacilda Barbosa

    ResponderExcluir
  6. Estava ansiosa pelas minhas férias para sair e me divertir um pouco,mas no final de cada passeio faltava algo,logo descobrie que poderia estar na disney,mas se a presença do senhor não fosse constante na minha vida de nada valeria...a sua presença é essencial como o ar que eu respiro!!

    ResponderExcluir
  7. OI Ana diante das pressões da vida muitas vezes desejamos uma saída a nossa maneira de pensar pois assim acreditamos que seremos felizes. Li uma frase que diz mais ou menos assim: O pior lugar do mundo seria o melhor se o senhor estiver comigo e o melhor lugar do mudo seria o pior se o Senhor não estiver comigo. Amiga um abela noite e fiquemos na paz do Senhor que nos guarda

    ResponderExcluir
  8. OI Miss. Cacilda, amém,obrigada por sua visita e e pelas palavras que bom que gostou que o Senhor sempre seja em tudo vida o lugar de repouso.

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  9. Anônimo disse...A 4ª coisa foi a resposta a pergunta que fiz ao Senhor hj cedo.
    como precisava ver algo claro!

    obrigada minha irmã, Deus te abençoe a vc e sua família!!

    ResponderExcluir
  10. olá linda tenha uma ótima noite. bjsss

    ResponderExcluir
  11. OI Anonimo, glorias a Deus por seu cuidado em nos responder seus filhos quando clamam !! Amigo lhe digo que ela foi uma resposta também do Pai ao meu coração, ontem a noite falava com ele e ele colocou em minhas mãos esse texto que já li tantas vezes, mas ele tinha algo a mais e disse tipo assim : leia isso.

    Que cada dia esse pedido esteja presente em nossos lábios: Faze, ó Senhor resplandecer sobre nós a luz da tua face!

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga Lucia obrigada pela visita.

    Uma bela noite para vc também!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Oi Iris!
    Nossa amada, que linda essa meditação. Quanta preciosidade aprendemos a cada dia quando meditamos na palavra de Deus.
    Gostei de tudo, mas deixa que evidenciar o segundo ponto. Expressar o sentimento e não pecar.
    Obrigado por compartilhar tão rico texto conosco!
    Beijinhos e boa noite.

    ResponderExcluir
  14. OI Cida é verdade a palavra do nosso DEus é tremenda ela se renova a cada manha, como disse no Comentário anterior ja li varias vezes esse texto, mas como o Pai é maravilhoso e nos dar grandes lições quando precisamos.

    Minha amada muito obrigada por sua visita e participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  15. A PAZ AMADA COM DEUS EM NOSSAS VIDAS O CAMINHO FICA MUITO MAIS FACIL, AS LUTAS VEEM MAIS A VITORIA É CERTA..
    BJO KÁ

    ResponderExcluir
  16. OI Ká, costumo dizer que ha dois tipo de sofrimentos um por desobedecer a Deus e outro por obedecer em ambos ha sofrimento,mas uma coisa é certa se sofremos por obedecer temos a certeza do seu cuidado e proteção.

    Obrigada amiga por sua visita e participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Iris,
    que bela mensagem pra começar meu dia renovando as forças!Deus nos dá "larguez" ao passar por momentos de "aperto".
    Entrego meu sacrifício e confio...
    Beijos amiga, tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  18. Eu amiga querida a biblia como meu livro não de cabeceira mais para me acompanhar na vida , pois ela sempre se renova em relação a nossas vidas , exelente post abraços amiga abençoada .

    ResponderExcluir
  19. OI Gato em Hb 4:12,13 esse texto fala do poder operacional que ha na palavra de DEus : Tudo quanto Deus nos diz é cheio de força viva: é mais cortante do que o punhal mais afiado, e corta rápido e profundo em nossos pensamentos e desejos mais íntimos em todos os seus detalhes, mostrando-nos como somos na realidade. Ele sabe de cada um, em cada lugar. Cada coisa a respeito de nós está descoberta e escancarada aos olhos penetrantes do nosso Deus vivente; nada pode se esconder dele, a quem devemos prestar contas de tudo o que fizemos.

    Quando a temos como pão na vida experimentamos desse poder disponivel que tem nela.

    Amigo muito obrigada por sua participação!!
    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  20. Minha querida AMIGA,

    Deus ele tem uma forma linda de expressar o amor dele.Pra tudo ele nos oferece uma saída.O salmista Davi em um dos seus momentos de aflição ele disse "Enquanto me calei,envelheceram me meus ossos,pelo meu bramido o dia todo".(sl 32:3), as vezes é necessário nos confessar, falar,expressar,mas apenas diante de DEUS, expor a ele aquilo que tem nos afligido, não nos esquecendo que ele ouve e responde,chegarmos a ele com gemidos inexpremíveis,e ressaltando o que diz o texto Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. Abraços com carinho da minha admiração..

    ResponderExcluir
  21. OI Gisele Davi nos deixa esses grandes conselhos diante dos infortúnios da vida que a cada dia esse entregar e confiança seja tão nnormal em nossas vidas como o ar que respiramos.


    Amiga obrigada por sua participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  22. OI cecília, muito obrigada por enriquecer a postagem deixando esse texto de Davi, é verdade o nosso Deus sabe da importância que há em desabafarmos as nossas dores e angustias. Tem momentos que precisamos nos calar diante dos homens e falar somente para ele pois ele sabe como direcionar e nele encontramos as respostas que precisamos. Gosto muito da viuvá de serepta quando foi encontrar como o profeta e seu filho tinha morrido e ele mandou perguntar como ela estava, o marido e o filho e ela disse para o servo do profeta vai TUDO bem, mas quando chegou diante do profeta abriu seu coração e ele via que ela estava aflita.

    Que possamos coimo Davi abrir o coração, entregar, confiar me desejar a presença do Deus que é mais do que suficiente!!

    Te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  23. Olá Irismar, que lindo salmo, mesmo sofrendo devemos manter a confiança , pois o retorno sempre virá.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  24. OI Fátima, tem um versículo em salmo 25: 1-5 que falar que os que esperam e confiam no Senhor não serão confundidos. Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa. Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.

    Obrigada por sua participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  25. Olá Irismar!!!
    Muito bom a inspiração né!? Fala exatamente o que precisa ser dito pra alcançar as pessoas certas, gloria a Deus. Gostei do item :
    A alegria da presença de Deus é superior.
    É verdade, outro dia te falava de como é diferente a presença de Deus, como se energiza a alma num ambiente de culto, outro dia ouvi uma pregação que falava da lei da diferença.
    Existe uma diferença em estar na presença de Jesus, de como os cegos quando ouviam que Jesus estava passando gritavam, berravam, sabiam que havia uma diferença de estar na presença dele.
    Esse pastor, chamado Mike Murdock, dizia: Se voce não tem alegrias pelo menos tenha paz.
    E como tem gente dos dois jeitos, uns parecem que são cheio de motivos para ter alegria na vida mas não tem paz, e outros que nao tem tantas alegrias, mas a presença de Deus faz ter paz naquele lugar...
    Muito boa reflexao, parabens novamente.
    Abração

    ResponderExcluir
  26. OI amigo, sim uma benção!! Essa palavra veio ao coração quando falava como o Senho e foi maravilhoso recebe-la. Como é incrível seu amor, amo ouvi-lo através da sua preciosa Palavra. Essa presença que vem de uma maneira especifica em cada momento da nossa vida. Costumo dizer que Ele é como uma cadeira que nos sentamos depois de uma longa caminhada, Ele é aquela bela sombra que nos refugiamos do calor causticante, Ele é aguá fresca que mata a nossa sede, Ele é a força quando já não nos resta, Ele é a luz que ilumina os nossos pés nas noites escuras, Ele é o amigo fiel que sempre tem o ombro disponível para reclinarmos a cabeça. Sua presença é SUFICIENTE!!! Muito obrigada por enriquecer com esse comentário e vou destacar essa parte que diz: Se voce não tem alegrias pelo menos tenha paz.. E ter paz não é ausência de guerra mas é te-la mesmo na guerra.

    Muito obrigada por sua participação!!

    Te desejo um belo FDS.

    Abraço

    ResponderExcluir
  27. Sempre aprendemos nesse blog.

    Linda meditação.

    beijos
    Su

    ResponderExcluir
  28. OI Suely fico feliz por sua vida e obrigada pelo carinho que tem com esse espaço que o Senhor nos enriqueça cada dia com sua preciosa palavra;.

    Uma boa noite

    ResponderExcluir