Como tratamos as pessoas que nos cercam?

11:31 Irismar Oliveira 33 Comments


"Todas as vossas coisas sejam feitas com amor" (1 Coríntios 16:14).



Aquecendo A Tartaruga

Um homem contou que em sua infância, no campo, encontrou, certa vez, uma tartaruga fluvial. Quando ele começou a examiná-la, a tartaruga encolheu a cabeça e seus membros, fechando-se no casco. O menino, descontente com a atitude da tartaruga, pegou algo e tentou abrir o casco para fazê-la sair. Seu tio, observando o menino, disse: "Não, esta não é a maneira correta! Você poderá matá-la e não conseguirá abri-la". O tio pegou a tartaruga e levou-a para dentro de casa, colocando-a no chão, junto à lareira. Poucos minutos se passaram e, o lugar tornou-se aquecido. Então a tartaruga colocou a cabeça para fora e, a seguir, os pés, começando a rastejar. "As tartarugas fluviais são assim", disse o tio, "e as pessoas, também. Você não pode forçá-los a nada. Mas, se você primeiro lhes aquecer com alguma atitude generosa, provavelmente eles farão o que você deseja que façam." 

Como estamos lidando com as pessoas que nos cercam? Estamos sempre querendo impor nossa vontade? Estamos exigindo que sejam iguais a nós? Estamos esperando que nos agradem em tudo? O que lhes temos oferecido? Antipatia? Rispidez? Mau-humor? Arrogância? Ou entendemos que cabe a nós demonstrar humildade, carinho, solidariedade, tolerância, respeito, compreensão? A melhor atitude em qualquer relacionamento é o amor. Ele abre portas, ele ilumina o caminho, ele derruba os obstáculos, faz uma criança sorrir, perfuma os cômodos de uma casa, une os casais, desvia os filhos do vício, dissipa toda treva e até estimula uma pequena tartaruga. 

Se queremos um mundo melhor, se queremos a nossa família unida, se queremos ser verdadeiramente felizes, aqueçamos os nossos dias com atitudes de autêntico amor.

Por Roberto Barbosa-( um homem que perdeu a visão física, mas não perdeu a visão espiritual). 
Postado por Vivendo pela Palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com

Você também pode gostar

33 comentários:

  1. Lindo o artigo. Amei!

    O problema é quando muitos acham que você só quer ganhar a simpatia e age da melhor maneira por interesse.
    Mas, o melhor é continuar sendo você todo tempo. Lembrei-me da Madre Tereza de Calcutá que gosto muito, ela disse assim: Se você é gentil, as pessoas podem acusá-la de egoísta, interesseira.
    Seja gentil assim mesmo.

    Se você é honesta e franca, as pessoas podem enganá-la.
    Seja honesta e franca assim mesmo.

    Veja você que, no final das contas, é entre você e Deus.

    Lindo né. Continue sendo amável com todos!

    ResponderExcluir
  2. Amada , que linda Parábola podemos dizer assim , olha eu sempre na verdade costumo dizer que devemos ser cada pessoa ser de sua maneira , eu até falo eu Daniela Cristina Alves , quando eu digo isso eu estou me referindo que sou eu , eu quer dizer que eu posso fazer somente o que eu faço pelo fato de eu ser eu e não você , então como fazer como você até mesmo por que se me tratares com tanta rispidez para que querer ser como você se é exatamente esse seu jeito de querer que eu seja você que me faz sofrer , pensamos com carinho nesta situação de deixar as pessoas serem elas e aprender a respeitar se não estiver bem aconselhamos ou melhor oremos por que nada podemos fazer , mas Deus tudo pode ...

    Excelente postagem , você é mesmo uma BENÇÃO
    Irismar ...

    Abraços Carinhosos

    ResponderExcluir
  3. Irismar que linda mensagem!!!!!!!!!!!!
    Olha nos faz repensar sobre nossas atitudes para com o outro.....Parei, e lembrei-me de algo.....
    Parabéns querida...
    Deus continue dando sabedoria para continuares a presentear-nos sempre com mensagens como esta.
    Abraço querida.

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Irismar!!
    Belíssima mensagem!! Jesus com sua infinita bondade nos transmite, confiança, esperança e fé. E com seus ensinamentos a prática da caridade, e amar ao próximo, como a ti mesmo. Gostei muito desta sua matéria e nós só temos que passar adiante respeitando-o e com carinho.
    Beijos ternos sempre.
    Kaoma

    ResponderExcluir
  5. Já dizia a Avó:

    - Pega-se a mosca com mel... e afasta até beija-flores com vinagre...

    Congratulações...Tua noticia na verdade é bem maior do que uma noticia, é A Noticia. Bendito que obter o privilégio de ler-te

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. OI Rô é verdade é uma questão entre nós o Senhor, lembrei de uma mensagem da Joyce Meyer que disse o seguinte: Continue fazendo a coisa mesmo que todas as circunstancias lhe convide a não fazer-lá, mas faça só porque é certa, que todas as nossas ações sejam feitas como para o Senhor Jesus.

    Obrista minha amada por sua visita e participação!!

    Um bom FDS

    ResponderExcluir
  7. OI Daniela quando aprendemos o principio de que ninguém pode mudar uma outra pessoa a nossa vida se torna melhor, pois somente Deus com seu poder pode gerar mudanças e geralmente quando cobramos demais das pessoas ao invés de dar é porque o que cobramos ainda não mudamos e quando cobramos um dos danos é ferir ao invés de aquecer uma pessoa.

    Minha linda muito obrigada por sua participação!!

    te desejo um bom FDS.

    ResponderExcluir
  8. OI Neusa é verdade amiga é uma reflexão que nos levara a olhar para nós mesmas e tirar os olhos dos outros. Como é glorioso como o plantar funciona em todas as áreas da nossa vida, hoje ouvindo o pr. Silas ele disse uma coisa:se alguém plantou limão é porque ele desejava colher limão, trazendo isso para os relacionamentos funciona.

    Amiga muito obrigada por sua participação e por seu carinho.

    Valeu por partilhar

    Te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  9. OI kaoma um dos ensinamentos que o Senhor Jesus bateu na teclar foi o de amar o outro e como principio ele disse COMECE POR VOCÊ e isso foi e é algo que para o home muitas vezes é cruel, pois no fundo se desejar só receber e Jesus disse é melhor dar do que receber e somente um coração que compreender como o reino de Deus funciona se encaixa, mas alguém pode dizer: claro que é muito melhor receber, só que quem só sabe receber não ampliar seu terreno.

    Muito obrigada amiga por sua participação!!

    ResponderExcluir
  10. OI Rzorpa, olha gostei demais do que a sua avó dizia, não conhecia essa bela frase, muitos boa mesmo.- Pega-se a mosca com mel... e afasta até beija-flores com vinagre..., quantos beija-flores podemos afastar com as más atitudes,
    valeu por partilhar aqui nessa postagem

    Muito obrigada por sua participação!!

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  11. OI Marcia, é sim amiga uma linda mensagem que nos deixa uma bela lição.

    Muito obrigada por sua participação!!

    te desejo uma bel atarde

    ResponderExcluir
  12. De fato uma bela mensagens!

    ResponderExcluir
  13. OI Antonio, obrigada por sua participação, que possamos aprender com essa mensagem que sempre iremos colher o que plantamos.

    Te desejo uma boa tare

    ResponderExcluir
  14. Olá minha querida amiga Irismar!!!
    Maravilhosa mensagem minha querida amiga, adorei!!!
    Verdade minha amiga, temos que prestar muita atenção em como tratamos as pessoas que nos cercam, daí virá a harmonia da convivência.
    Parabéns pela excelente mensagem!!!
    Tenha uma excelente noite e um maravilhoso domingo!!!
    Beijos fraternos e muita paz em sua vida!!!

    ResponderExcluir
  15. OI Luis tem uma frase que diz que: Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos.(Provérbio chinês) Isso certo nos relacionamentos , as vezes plantamos estupidez, mau-humor, antipatia e não podemos esperar colher dos outros outra coisa, term pessoas que vão atirando para too lado, nunca tem a capacidade de conciliar uma situação, fazem como menino querem tirar a cabeça da tartaruga com algo que achamos ou invés de aquecer.

    Muito obrigada por sua participação!!

    te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  16. podemos GANHAR e PERDER muita coisa com a maneira de agirmos com as pessoas!!

    ResponderExcluir
  17. OI Lucinha sempre colhemos o que plantamos não podemos fugir dessa realidade. Que possamos aprender escolher as sementes.

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  18. Olá, Irismar! Que bom ter encontado o seu blog. Gostei bastante dele!

    Sobre a histótia acima, ela é mto bonita. Pois é! A tartaruga somos nós, é qualquer um...

    Tenha um ótimo fim de semana! ;)

    ResponderExcluir
  19. Grande receita de relacionamento, Irismar: amar o semelhante.
    Se usarmos essa receita, muitas "tartarugas" sairão do casco. Vou experimentar.
    Um abraço. Bom fim de semana.
    Celina

    ResponderExcluir
  20. Oi Irismar minha amada amiga! viu? isso não é porque o texto fala de tratamento de amor não kkkkk. É que é tão bom quando alguém nos diz amado irmão! pode até soar falso mas é gostoso de ouvir rsrs. Aqui em São Paulo um grupo de pessoas estavam numa praça com um cartaz escrito: "Da-se abraços" então as pessoas iam lá e abraçavam uns aos outros, como isso faz bem esse toque, esse aconchego porque nós sentimos essa necessidade de afeto, fomos criados para depender uns dos outros, e o mandamento é: Amai o teu proximo como a ti mesmo" Por isso te mando meu abraço de tão longe talvez chegue ai frio!!!!! mais ai é culpa da internet kkk..... Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  21. Olá Iris,
    boa noite,

    Obrigada pelo comentário em meu blog 03 ANOS DE BLOG HD.
    MUITOOO lindo!

    Que belo texto!!!

    Precisamos fazer as coisas com amor e demonstrar o amor de Deus através delas. Mesmo vivendo num mundo mal, precisamos fazer a diferença, vale a pena.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  22. OI Breno que bom receber sua visita seja bem-vindo e volte sempre que desejar. Isso é verdade tanto somos como quem vive perto de nós que possamos saber sempre usar a arma que podem ajudar .

    Muito obrigada por sua visita e participação!!
    UM belo tia

    ResponderExcluir
  23. OI Eneas muito bom, olha recebo esse abraço sim e como aqui esta fazendo um belo sol eel vai chegar bem quentinho,srsrssrsrr. Não podemos esquecer disso que precisamo uns dos outros.

    Um big abraço bem quentinho direto de Fortaleza.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  24. OI Celina é verdade se usarmos essa receita muitas que estão dentro do casco vão sair, talvez muitos de nós um dia ja fomos uma tartaruga e alguém conseguiu nos tirar.

    Muito obrigada por sua participação!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  25. OI Amanda que bom receber sua visita e saber que gostou, seja bem-vinda e volte sempre que desejar. Obrigada também pelo convite irei sim lhe visitar

    UM belo dia!!

    ResponderExcluir
  26. OI Suely, de nada amiga é com prazer que te visito e desejei um feliz aniversario por esses 3 anos de blog. Como paulo nos orientou fazer TUDO com amor, esse é o caminho andemos por ele.

    Minha amada muito obrigada por sua visita e participação!!

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  27. O amor deve ser sem falsidade,um amor verdadeiro assim como o Senhor nos ensinou e nos exemplificou.
    Graça e paz irmã!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  28. OI Joseval, somos orientados a amar e que esse amor seja sem fingimento.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  29. Mensagem maravilhosa!a verdade é que vamos colher sempre o que plantamos,se queremos o bem pra nós devemos fazer primeiro o bem para o próximo!

    Um grande abraço!
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  30. OI Lenny sim amiga nunca podemos esquecer essa verdade de que sempre iremos colher o que plantamos.

    Amiga muito obrigada por sua visita e participação!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  31. OI leandro, obrigada e que bom que gostou!!!

    valeu pela participação!!

    te desejo uma bela semana,

    ResponderExcluir