Trate os seus pais como gostaria de ser tratado!!

13:56 Irismar Oliveira 40 Comments


Honra a teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa. Efésios 6:2 

Olá amigos do Vivendo pela Palavra, recebi uma linda mensagem do meu amigo o Pr. Mário Candido do blog Voltando a Palavra por e-mail, talvez voce ja conheça mais sempre é bom lembrar o que podemos  fazer ou melhorar as nossas atitudes, pois assim como eu muitos tem dentro do seu lar um idoso que precisa de atenção, carinho e respeito e sabemos que muitos filho e parentes não amam seu pais, avós e familiares quando chegam na velhice. Meu desejo é que essa linda mensagem toque o seu coração se você não tem amado como deve os idosos reflita nas suas atitudes e mude  e vocês amigos que  amam e cuidam dos seus pais minha oração e que teu coração seja fortalecido para continuar realizando esse bem precioso para aqueles que tanto precisam. 

Quando você era bem pequeno...
...eles gastavam horas lhe ensinando a usar talheres nas refeições...
... ensinando você a se vestir, amarrar os cadaos dos sapatos, fechar os botões da camisa..
Limpando-o quando você sujava suas fraldas, lhe ensinando a lavar o rosto a se banhar a pentear seus cabelos...
...lhe ensinando valores humanos...
Por isso...
...quando eles ficarem velhos um dia... e seria bom que todos pudessem chegar até aí (não preciso explicar... não é?)
...quando eles começarem a ficar mais esquecidos e demorarem a responder...
...não se chateie com eles...
...quando eles começarem a esquecer de fechar botões da camisa, de amarrar cadarços de sapato..
...quando eles começarem a se sujar nas refeições...
..quando as mãos deles começarem a tremer enquanto penteiam cabelo...
...por favor, não os apresse... porque você está crescendo aos poucos, e eles envelhecendo..
..basta sua presença... sua paciência... sua generosidade... sua retribuição.
...para que os corações deles fiquem aquecidos..
...se um dia eles não conseguirem se equilibrar ou caminhar direito..
...segure firme as mãos deles e os acompanhe bem devagar respeitando o ritmo deles durante a caminhada... da mesma forma como eles respeitaram o seu ritmo quando lhe ensinaram a andar...
fique perto deles... assim como...
...eles sempre estiveram presentes em sua vida, sofrendo por você... 
torcendo por você... 
e vivendo "POR VOCÊ"

Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz.

Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO”
( Max Gehringer)


Versículo para Meditação:
FILHOS OBEDEÇAM aos seus pais; esta é a atitude correta que vocês devem tomar, porque Deus os colocou numa posição de autoridade sobre vocês. Respeite seu pai e sua mãe. Dos Dez Mandamentos de Deus este é o primeiro que termina com uma promessa. E esta é a promessa: Se você respeitar seu pai e sua mãe, você terá uma vida longa e cheia de bênçãos. Efesios 6: 1-3

Fonte da tirinha Max Gehringer)

Você também pode gostar

40 comentários:

  1. Muito lindo esse post...
    Infelizmente alguns jovens tem se esquecido deste princípio... precisamos aprender a honrar aqueles que sempre nos honraram...

    ResponderExcluir
  2. "Conduta de pais, caminho de filhos."
    Excelente post

    ResponderExcluir
  3. Pastora Irismar amiga! Seu blog, sua vida, sua família são bençãos. Agora eu é que estou postando no meu humilde blog este artigo. Que o Senhor continue te usando poderosamente, para a glória dEle. Você não tem idéia de quatas pessoas não apenas no Brasil mas também em outras nações que são abençoadas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Js isso é verdade e as consequências da perda desses princípios são idoso que antes eram motivo de respeito hoje é de maus-tratos.

    Muito obrigada por sua participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  5. Oi Rzorpa que bom saber desse apoio aos pais e idosos.

    Muito obrigada por sua participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  6. OI meu amado amigo Mario que bom poder receber sua visita aqui no Vivendo, quero aproveitar e te gradecer por ter me enviado essa mensagem que achei tremenda. Muito obrigada por suas palavars que as recebo com incentivo para prosseguir.

    Um abraço para você, socorrinha e todos ai.

    ResponderExcluir
  7. OI Jobenia que bom amiga que gostou espero que ele seja uma ajuda tanto para os pais mais novos a começar a ensinar valores e filhos que serão os pais de amanha.

    Muito obrigada por sua participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  8. Oláquerida Irismar,boa noite!que benção esta mensagem,como os nossos jovens nescessitam tanto desta palavra.
    Devemos fazer de cada palavra nossa uma expressão de gratidão, de amor, de reconhecimento, mesmo que eles não tenham sido ou não estejam sendo aquilo que se espera que pai e mãe sejam, pois o que vale é obedecer a instrução e honrá-los e não obedecê-los cegamente. Lembrar que eles fizeram tudo por nós!Estando eles vivos ou não, não percamos a oportunidade de honrá-los. Façamos-o hoje, sem mais demoras, Sendo amoroso, fiel, honesto, bondoso, traços do caráter de Deus em favor dos nossos sobrenomes!
    Deus te abençoe grandemente cada vez mais e mais.
    beijos.....

    ResponderExcluir
  9. Lindo Irismar, o amor entre pais e filhos deve ser despretencioso. Ensinar nossos filhos a amar e a viver com integridade é a nossa maior obrigação. Mas acho que fica bem a frase de Jesus para comentar a tua postagem: Dai de graça, o que de graça recebeste! e nesse caso é o amor!
    BJOS

    ResponderExcluir
  10. Abaixo de DEUS Meus pais São Tudo pra mim, Mas Posso Estar pecando me revolto com como reportagens Sobre como agressões contra Idosos, o Mais Que terrível e São agressores Parentes os. Alivia-me Pensar Que existem Pessoas boas parágrafo Ajuda-las e como más Que Vão colher Tudo de ruim Que estao plantando!

    ResponderExcluir
  11. OI Lena é verdade como filhos recebemos carinho, amor e atenção sem uma cobrança muitos pais renunciam tantas coisa por amor aos filhos e fazem com alegria.

    Muitos filhos que não valorizam seus pais, não lembram das muitas renuncias que seus pais fizeram por eles e hoje não querem renunciar uma hora para ficar ao lado dos pais.

    Muito obrigada por sua participação!!

    Um a boa noite

    ResponderExcluir
  12. Rita você falou uma coisa importante, amara os pais é mandamento muitos filhos podem alegar que não cuidam porque não foram cuidados e amados como queriam, mas a Palavra de Deus nos aconselhar a ama-los e uma das maneira e honrando e cuidando.

    Muito obrigada pro sua participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  13. Muito bonita esta meditação, Irismar.
    "Honra a teu pai e a tua mãe (...) Este é o primeiro mandamento com promessa."
    Sempre lembro que minha mãe cuidou de minha avó até os 89 anos desta. Minha mãe agora já tem 97 anos e, graças a Deus, tem uma filha que mora com ela(minha irmã) e outras pessoas que também cuidam dela com carinho.
    Abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga querida, quantas saudades!!!
    Estou devagarzinho colocando em dia minhas visitas nos blogs.

    É sempre bom lembrar o quanto nossos pais fizeram por nós. Já não tenho os meus, mas procuro fazer o melhor pelos meus sogros.

    Esse e-mail é emocionante mesmo.

    Beijinhos e uma boa noite!

    ResponderExcluir
  15. OI celina com é bom poder ler isso e a idade da tua mãe de quase 100 anos que o senhor fortaleça os cuidadores dela para dar o melhor que podem.

    Muito obrigada por sua participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  16. OI Cida, amiga que bom receber a sua visita seja bem-vinda!!

    Sim precismos ter esse amor e cuidado com os nossos pais e fico feliz por saber que tem um carinho por seus sogros.

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  17. Lucinha também fico triste quando leio sobre os maus-tratos que muitos pais sofrem dos filhos, mas também quando leio sobre o amor e o respeito que muitos filhos tem para os pais fico feliz. Uma bela noite

    ResponderExcluir
  18. Muito bonito, adorei, até porque estamos passando por esta faze e brigo demais com meus irmão, para serem mais pacientes e e amorosos para não chatearem meu pai. Obrigado pela mensagem

    ResponderExcluir
  19. OI Antonio, muitas famílias passam por isso, quando um pai ou mãe ficam dependendo das pessoas alguns filhos somem e não chegam junto para dar um suporte . Também estou passando por isso e tento conscientizar alguns dos meus irmãos para dar um apoio a nossa mãe, mas infelizmente não compreendem isso, meu desejo é que muitos filhos que não zelam por seus pais aprendem esse principio. Amo cuidar da minha mãe, ficar momentos com ela, pentear pentear os cabelos, limpas os ouvidos ele ama,srsrssr gosto de conversar e vejo que ela se sente tão bem e isso é gratificante. Lhe digo por mais difícil que seja cuidar dos teus pais faço o teu melhor você não PERDE NADA.

    Muito obrigada por sua participação

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  20. isso mesmo,depois estão sofrendo no fim da vida e não sabem porque é. MERECEM!

    ResponderExcluir
  21. OI Mengo, filhos que hoje não cuidam dos seus pais sem perceber mais eles estão dizendo para os seus filhos que hoje são pequenos "façam o mesmo comigo manha" através do mau exemplo que dão dentro de casa. Muitos no futuro podem viver na pelo esse versículo:
    A medida que usamos para os outros, será a medida usada para nós. ... A medida com que medimos aos outros, seremos nós também medidos:

    Muito obrigada por sua participação!!

    te desejo um belo dia.

    ResponderExcluir
  22. Mensagem maravilhosa! E com uma profundidade inevitável! Um dia, se Deus permitir, chegaremos a esse estágio, onde dependeremos de alguém.
    Por isso, devemos jogar toda arrogância por terra hoje, porque não sabemos se no dia de amanhã precisaremos que alguém segure em nossas mãos para executarmos tarefas que hoje consideramos simples.
    A Paz!
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  23. OI Delair é verdade amiga se Deus nos permitir iremos precisar de alguém que nos ajude a atravesse a rua que nos espere. Que possamos olhar hoje que alguém esta precisando.

    Muito obrigada por sua participação!!

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  24. Olá pastora, a paz do Senhor !!!
    Fui bastante tocada por essa mensagem postada no seu blog, sobre como tratar nossos pais. Tenho problemas de relacionamento com minha mãe, pois é uma pessoa de personalidade forte, difícil e sempre que começamos a conversar termina em discursão, pois também sou muito parecida com ela e nunca tivemos uma relação de amizade, de mãe e filha, pois ela sempre dedicou todo o seu tempo ao trabalho, achando que nos sustentando e dando aquilo que precisávamos e queríamos, estava fazendo a parte dela. Nunca foi presente na nossa vida, nunca deu um banho num neto, fez um carinho ou ficou quando estava doente. Foi sempre ausente, ainda que estivesse por perto, sempre indiferente e usando a desculpa do não ter tempo. Hoje há uma eterna cobrança tanto da parte dela como da minha. Foi criada uma barreira entre nós. Ela cobra por uma amizade que nunca plantou, demonstração de carinho que ela não me ensinou e eu cobro mudança na vida dela, para ela ter uma velhice feliz, e vivermos bem e em paz, pois se Ela quizer e deixar, Deus pode mudar, mas ela diz que se não mudou até hj, não muda mais. Preciso de um conselho, pois no momento ela está com raiva de mim. Por favor, me ajude em oração, pois eu creio que Deus pode fazer um milagre !!!

    ResponderExcluir
  25. OI amiga fico feliz pois de alguma forma estou te ajudando. Pelo pouco que li deu para perceber que a sua mãe teve uma forma de expressar o amor dela por vocês que nao era a que vc desejou como mais presente na criação mas sim trabalhando. Todos nós temos uma maneira de expressar o que sentimos pelos outros, alguns são mais carinhosos e expressão traves de abraço,presença e já outros não, expressão através do trabalho. Quando eu me converti tinha um problema seríssimo com o emu pai, pois ele nunca foi de expressar seu amor por mim pelo contrario sempre foi rigoroso e me batia e isso fez com na adolescência ficasse estrigada com ele e um dia Deus falou ao meu coração que o perdoasse pois ele no fundo me ama só nao sabia expressar pois quando filho não aprendeu esse principio e lhe digo que partir dali passei a ver meu pai com outros olhos e hoje graças a bondade do \pai sou livre para ama-lo e entender que ele me amava e me ama.
    Amiga assim como vc tem muitos filhos passando isso, mais Deus nos quer livres. Lembre-se as pessoas só nos dão o que tem, nunca exigia nada de quem não tem nada para lhe dar. Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  26. Boa reflexão e muito necessaria para os dias atuais. Com permissão, irei partilhar no facebook. Assim posso ajudar a outros a reflexão da mesma. Obrigada. Uma quarta feira abençoada por Deus.

    ResponderExcluir
  27. Oi Lucenir é verdade amiga pois todos os dias lemos ou vemos os maus-tratos que os nossos idoso sofrem seja pela a omissão ou os descuidos dos familiares. Orem para que os filhos abram os olhos para cuidarem dos seus pais. Fique a vontade para divulgar e que muitos sejam tocados. Muito obrigada por sua participação!! Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  28. DEU SAUDADE DE MINHA MÃE...VOU VE-LA NO FINAL DE SEMANA.
    BEIJOS AMIGA...
    Fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  29. OI minha linda que benção que vc tem sua mãe e pode desfrutar da sua companhia que seu coração possa cada dia ser de uma filha amorosa.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Abraço emu cafezinho.

    ResponderExcluir
  30. Oi amiga Irismar, que bom eu ter vindo aqui hoje e
    ter tido a oportunidade de ver essa mensagem.
    Bom para pensar nas vezes que diante da correria da vida acabamos sendo impacientes.


    Um beijo

    ResponderExcluir
  31. OI NIlse que bom receber sua visita essa mensagem realmente é um convite a refletir e ver os valores e as ações que temos usado ou não para com os nossos pai.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  32. Olá Irismar, um belo texto para se refletir, e com certeza será muito útil para que todos pensem como deverão agir quando chegar a sua vez de cuidar de uma pessoa idosa, adorei querida, bjs e flores. Deka

    ResponderExcluir
  33. Irismar,

    Quando e sempre me lembro de meus pais e vejo hoje meus filhos a diferença de tempo ou do tempo.
    Antigamente sentavam todos a mesa, hoje ninguém se senta a mesa, antigamente íamos a missa aos domingos todos juntos, hoje existe missa ainda?
    Saiamos juntos a passear e hoje se você encontra o filho no mesmo Shopping, ele faz de conta que não te conhece.
    Diferenças que jamais o tempo irá refazê-las, infelizmente.

    Espetacular, bonito seu texto.

    João Bosco

    ResponderExcluir
  34. OI Deka é verdade amiga é uma bela mensagem que nos convida e aprender e rever os nossas atitudes com aqueles que cuidaram de nós e ainda torcem por nossas vidas.

    Muito obrigada por sua participação!!

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  35. OI João isso é a realidade dos nossos dias, muitos valores e princípios como respeito aos pais foram sendo abolidos de muitas lares e os filhos hoje tratam os pais como um colega de escola. Paulo escrevendo a 2 carta de Timoteo 3:1 disse que os últimos dias seriam difíceis

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  36. Oi Leandro como filhos precisamos plantar hoje que recebemos dos nossos pais ontem.

    Muito obrigada por sua participação!!

    ResponderExcluir
  37. Olá querida amiga !!

    Belíssima mensagem !
    Se todos nós tivéssemos esta consciência, o mundo sem dúvidas seria bem melhor ! O nome disso é gratidão e respeito.
    Graças a Deus eu tenho isso muito vivo dentro do meu coração, minha mãe ainda é jovem, mas a todo momento eu sinto vontade de expressar minha gratidão, fazendo e ajudando como posso, mesmo que seja com um carinho, uma palavra amiga quando ela está chateada, respeitando seus gostos, enfim, quando ela tiver mais idade e também precisar de cuidados físicos, farei tudo com a maior alegria, porque por mais que eu faça, nunca acho suficiente para retribuir tudo o que ela fez por mim, e acho que isso também é consequência do amor, pois quando amamos, queremos selar e cuidar sem medir sacrifícios e mesmo quando é cansativo, é também gratificante :)

    Um beijãooo e bom fim de semana !

    ResponderExcluir
  38. OI Samanta com toda certeza seria bem melhor mesmo e como bem descreveu cuidar dos pais na velhice é uma atitude de gratidão e respeito.

    Como sempre cito uma pensamento que diz que a gratidão é a memoria do coração!!

    UM belo FDS.
    Abraço

    ResponderExcluir