O que fazer quando ouvir uma má noticia?

07:00 Irismar Oliveira 22 Comments

"Cuidado com o que ouvis" Mc 5: 36

O que fazer quando ouvir uma má noticia? 


Por Irismar Oliveira

Todos nós já passamos pela a experiência de ouvir uma má noticia não é verdade, talvez nesse momento você esteja passando por um momento difícil por ter ouvido uma má noticia. 

È necessário termos muito cuidado ao ouvirmos uma má noticia, pois a nossa atitude, depois que ouvirmos vai fazer toda a diferença.  Então o que devemos fazer? 

Lembro que uma vez lendo Lucas 8:18 que diz: “ Vede como ouvis”, essa passagem chamou a minha atenção, na verdade esse texto é sobre a parábola da candeia e no final do versículo o Senhor chama atenção dizendo “ vede como ouvis” esse texto é uma advertência ao que ele tinha falado . 

Nessa parte  percebi  a importância que há no que ouvimos,  seja as advertências do mestre, seja a sua palavra de conselho, seja boas ou ruins 

Naquele dia o meu coração foi ministrado sobre o cuidado que eu deveria ter com o que eu ia ouvir , principalmente as  más noticias e vigiar a  minha reação logo após ouvir 

Quando ouvimos uma boa notícia é muito bom e agradável, nos regozijamos e até partilhamos com as pessoas a nossa alegria não é verdade? Mas quando ouvimos uma má noticia a coisa é bem diferente não né? Ouvir a má noticia não é fácil pois quando ela vem traz junto com ela alguns companheiros que desejam se instalar em nossas vidas e minar as nossas forças.

Naturalmente ao ouvirmos uma má noticia, somos convidados a parar tudo que estamos fazendo e entrarmos no quarto da tristeza e das preocupações e ao entrarmos nesse quarto  puxarmos uma cadeira para cada membro da equipe que veio com a má noticia como: a incredulidade, a tristeza, o medo, às dúvidas, preocupações e a partir daí nos sentamos juntos e começamos a pensar como vou resolver? O que vou fazer? Porque aconteceu isso? E com essa reunião terminamos perdendo noites de sonho. 

Sei que há uma  diferença em ouvirmos uma boa noticia e ouvirmos a má noticia,  também sei que não dar para pular de alegria, mas também não é necessário se descabelar ou nos deitar numa cama abrindo a porta para a depressão. 

Sei que  não podemos impedir que esses sentimentos venham juntos com a má noticia e bata a porta da nosso coração, mas não precisamos abrir a porta e oferecer-lhes cadeiras, cafezinhos e convida-los para um bate-papo.

“Cuidado com o que ouvis” Você se lembra da passagem da filha de Jairo em Mc 5: 35,36 

Enquanto Jesus ainda estava falando com ela, chegaram mensageiros da casa de Jairo com a notícia de que a filha dele tinha morrido, e não havia mais necessidade de Jesus ir até lá. Porém Jesus não fez caso dos comentários deles e disse a Jairo: "Não tenha medo. Apenas confie em Mim". 

Então o que fazer quando ouvirmos uma má noticia? 

1) Se mantenha perto do mestre: Isaías 50:10 diz "Quando andar em trevas e não houve luz nenhum reclina-te sobre o teu Deus" 

2) Ore, nem que seja bem baixinho mas ore e conte para ele sobre seus medos, pois ele também ouviu o que você ouviu . 

3) E escute o que ele tem para lhe falar, pois para cada situação que passamos, Ele tem uma palavra para nós, para Jairo ele disse: “Não tenha medo. Apenas confie em Mim". 

4) Creia que TODAS as coisas contribuem para o seu bem. Nada se perde na vida de um filho de Deus. Rm 8:28 

Medite:

Quando sua perspectiva está em Deus, seu foco está naquele que vence qualquer tempestade que a vida pode trazer." 
Max Lucado





Sobre o Autor:
Irimsar Santos Irismar Santos é autora do Vivendo pela palavra, pastora e reside em Fortaleza- Ce, é casada e mãe de um filho. Esse blog tem como objetivo mostrar a importância de viver pela Palavra de Deus. Seja bem-vindo e Volte sempre que desejar!.

Você também pode gostar

22 comentários:

  1. Muito edificante o texto!
    Amei!
    Fique na Paz!
    Carol

    http://carolcarrilhotavares.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI carolina que bom receber sua visita e saber que gostou. Desejo minha amada que sempre esteja perto do Senhor pois ele ja venceu todas as batalhas e nele somos mais que vencedores.

    UM bom dia e volte sempre que desejar.

    ResponderExcluir
  3. Amém!

    Todas a nossa atenção deve manter-se no Senhor; certamente quando estamos em sintonia com Ele as coisas ruins não chegam a nos afetar, pois não damos importância, fazendo com que a ação se concretize em nós.

    Tenha um abençoado dia.

    Bella

    ResponderExcluir
  4. Lembrei daquela palavra que fala da ressureição do filho da Sunamita.

    - A morte é com certeza a "poir" má notícia que podemos receber! E essa mulher abençoada ao saber da morte de seu filho, foi arrojada de fé em busca dos homens de Deus!!

    "Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a sunamita. Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: VAI BEM." 2Reis 4: 25,26.

    - Que sejamos como Sunamita, mulheres de MUITA FÉ! A paz do Senhor seja contigo. Amei a reflexão.

    ResponderExcluir
  5. OI Bella é verdade, lembrei quando Paulo disse perseguindo mas não destruídos e tudo isso é um reflexo de estamos nEle.

    Amiga muito obrigada por sua visita e participação!!

    Um belo FDS

    ResponderExcluir
  6. OI Lane muito bom teu exemplo, esse é um dos texto que gosto muito e que aprendi algumas verdades lendo esse texto. Uma das coisas é que ela não conta nem para o marido nem par geazi mas somente para o profeta que ela abre o seu coração pois foi através dele que ela teve a promessa de ter um filho e depois ele morre, tem momentos que somente para o Senhor devemos correr.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Um belo FDS

    ResponderExcluir
  7. OI Andreia que bom que gostou que teu coração esteja sempre firme naquele que tem o controle de todas as situações.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Um belo FDS

    ResponderExcluir
  8. Olá, Irismar, como vai?

    No domingo passado recebi uma notícia sobre uma amiga que me abalou muito, fiquei mal, mas temos que ficar fortes nesta hora...

    Ontem tive boas notícias dela e já me alegrei...

    É verdade que não sabemos como agir nessas horas, apenas ser solidário, amigo e ficar perto para ouvir, só ouvir... E orar.

    Um ótimo fim de semana para você.

    Bjs
    Chris

    ResponderExcluir
  9. PAz de Cristo Irismar muito boa sua postagem, as eu ja recebi uma má noticia e tive vontade de fazer uma besteira enorme cheguei a premeditar como iria fazer, eu queria me vingar, mas eu consegui me controlar e parei para refletir e pensei se Jesus estivesse no meu lugar oque ele faria ai então consegui manter a calma, dominio proprio é muito importante nessas horas. Fica na Paz!

    ResponderExcluir
  10. Clamo a Deus, instantaneamente, ao ouvir uma má notícia.
    Mas não devemos fraquejar, senão nossa força será pouca.
    Provérbios 24:10
    10 Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força será pequena.
    A Paz!!!
    Bom final de semana, com Jesus.

    ResponderExcluir
  11. OI Maria é verdade tem algumas que vem e nos paralisa pois veem como um furação destruindo tudo que contra pela frente por isso é que independente do tamanho precisamo continuar perto do mestre Jesus.

    Muito obrigada por sua visita e particulado

    UM bom FDS

    ResponderExcluir
  12. OI André muito bom o que você escrevendo quando diante da má noticia refletiu ; E se Jesus estivesse no meu lugar o que ele faria ai então consegui manter a calma e além de fazemsor essa pergunta precisamos crer que ele está ali quando ouvimos e pode nos socorrer.

    Amigo muito obrigada por sua visita e participaçaõ!!

    Um bom FDS

    ResponderExcluir
  13. OI Delair acredito ser esse o caminho para o cristãos clamar e permanecer ao lado do Senhor, pois se olharmos para as circunstancias desistiremos.

    Muito obrigada por sua visita

    Te desejo um belo FDS

    ResponderExcluir
  14. Olá Irismar

    Ótima mensagem. Quando a má noticia aparecer, precisamos pedir forças a Deus para vencer. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  15. OI Lucinalva é verdade amiga até porque algumas vem com muita fúria contra nós, continuemos perto daquele que vencer qualquer tempestade!!

    Um bom FDS

    ResponderExcluir
  16. Olá Iris,
    Paz amiga!

    Não queremos ter más notícias, mas sabemos q elas podem surgir. Precisamos estar preparados.

    "O choro pode durar uma noite, mas a alegria chega ao amanhecer."

    Temos esta promessa do Senhor.

    Gostei MUITO do seu texto, mto edificante.

    beijos
    Su

    ResponderExcluir
  17. Muitas vezes não é fácil controlar a ansiedade decorrente de receber uma má notícia...mas quando nossa confiança está firmada em Deus, podemos guardar nossa mente e coração Nele, depositando tudo em suas mãos!ótima reflexão amiga!
    Íris,tenha um lindo domingo!

    ResponderExcluir
  18. meu Deus que lindo minha ir,e verdade quando ouvir uma ma noticia temos que nos inclinar a Deus,ainda bem que o senhor jesua nos entende pois ele passou por tudo isso,parabens peço que vc nao deixe de mandar estas lindas mensagens pra mim se nao vou solaaaaaaaa beijos santa do senhor

    ResponderExcluir
  19. OI Gisele é verdade e por sabe das nossas fragilidade é que somos aconselhados por paulo em Filipenses 4:6 a levar ao sr as nossas necessidades através da oração.

    Minha amada muito obrigada por sua visita

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  20. OI vera que bom receber sua visita!! È verdade tem umas que vem como disse um furação e nessa hora nada melhor que nos esconder no escoderijo do altíssimos e descansar na sua sobra até que as calamidades passem.

    Muito obrigada por sua visita

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  21. OI Suely siom amiga ninguém quer esse tipo de noticias mais elas chegam e como filhos do Deus vivo precisamos lembrar que ele tem o controle de TUDO e orar pedido graça para permanecemos perto dele pois ele tem uma solução.

    Amiga obrigada te desejo um belo dia

    ResponderExcluir