Ao invés de ter, simplesmente seja

08:10 Irismar Oliveira 18 Comments


Você não pode dar o que quer. Você só pode dar o que você É! 
Edson Carmo

CADA UM DÁ O QUE É!

Por Edson Carmo*
Você não pode dar o que quer. Você só pode dar o que você É! 

Se você quiser fazer alguém feliz! Lembre-se, você precisa ser FELIZ. 

Assim, o que pode ser compartilhado é aquilo que se É; não aquilo que se quer. Esse é um dos maiores entendimentos para se viver a realidade. 

Não se conforme em ter amor; em ter paz; em ter alegria... Porque quando você tem, o seu ter é um estoque tem uma quantidade limitada. E se você der! Logo isso vai se acabar. Assim, se você tem no estoque sete perdões, e alguém lhe ferir oito vezes, o que você fará para perdoar? 

Ao invés de ter, simplesmente seja. Essa é a meta! 

Olhem para os peixes, eles não são voadores, eles não podem proporcionar a você e nem a ninguém o espetáculo do voou. Mas veja como nadam graciosamente! Da mesma forma olhe para os pássaros, não são nadadores, mas sem nenhum esforço são grandes voadores. Olhe para a aranha! Quem a ensinou fazer teia? Veja o João de barro, quem o ensinou a fazer ninho tão diferente dos demais pássaros? E a flor! Onde ela comprou o seu perfume? Será que o gambá – se quisesse – poderia oferecer a nós a mesma fragrância que nos oferece a flor? E o fogo, mesmo que ele quisesse, poderia nos refrescar como faz as águas que caem da cachoeira? 

O ignorar desta realidade tem trazido muita dor, muita tribulação, muita desilusão a toda humanidade. As pessoas querem fazer as outras felizes, quando elas mesmas são infelizes. Então a felicidade não passa do campo do querer, e por tanto nunca entra no campo do poder. 

Nenhuma mãe, nenhum pai quer fazer seus filhos infelizes! Mas o que eles podem fazer se são infelicidades?! Nenhum namorado, nenhuma namorada, nenhum esposo, nenhuma esposa, quer fazer seu amante, sua amante, seu amado, sua amada, infeliz, mas o que podem fazer se são infelicidades?! Isso é semelhante ao espinho querer ser a pétala da rosa!!! 

A menos que uma pessoa se transforme em amor, não há realidade nem realização naquilo que ela faz em nome do amor. Se você quiser dar um presente a alguém, se você quer dar um sentido, uma mensagem a alguém, então terá de se tornar esse sentido, essa mensagem. Do contrário, mais cedo ou mais tarde, o presente será percebido apenas como uma moeda de troca, um objeto de interesse, de ostentação, uma tentativa de ilusão. 

Se você quiser fazer alguém feliz, transforme-se primeiro em felicidade. Do contrário, o máximo que você conseguira causar em todos, é a infelicidade!

*Edson Carmo é do blog e da Comunidade INDO, aqui em Fortaleza

Fonte da imagem: Banco de Imagem



Versículo para Meditação.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Rm 5:5 

Você também pode gostar

18 comentários:

  1. Oi Iris, que mensagem linda!! "Assim, o que pode ser compartilhado é aquilo que se É; não aquilo que se quer." Muito interessante essa frase. Abraçooooo! (Ontem foi ótimo o culto das Sras. rsrsrs. Você é uma pessoas que transmite muita felicidade!!!). Até mais.

    ResponderExcluir
  2. OI Lane também achei ótima SER é o que faz a diferença! Gostei dessa parte: Não se conforme em ter amor; em ter paz; em ter alegria... Porque quando você tem, o seu ter é um estoque – tem uma quantidade limitada.

    Amiga também amei, foi benção e conversar com vc é sempre benção!!

    Abraçooooooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Irismar, Bom dia!
    Eu tbm amei a frase. Temos que refletir se estamos sendo aquilo que queremos. Texto lindo e perfeito. Parabéns pela escolha.

    Fique na paz, ótimo final de semana.
    bjos no ♥

    ResponderExcluir
  4. E nessa história nós sabemos que cada um dá o que tem,seja um sentimento bom ou ruim,tem sentimentos que aparecem em nossas vidas e passam quando o temos transmitimos e quando não voltamos a monotomia e isso mostra que não era o que tinhamos pois o que temos não passa está sempre presente.
    Paz do Senhor querida bjos s2

    ResponderExcluir
  5. OI Carlinha é um bela texto com uma grande menagem para reflexão. Com o poderemos dar o que não temos.

    Amiga obrigada por sua visita

    Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  6. Como demonstrar amor se odiamos? Como demonstrar perdão se somos incapazes de perdoar? Como demonstrar misericórdia se somos tão impiedosos? Encerro meus pensamento com a frase final da postagem... "Se você quiser fazer alguém feliz, transforme-se primeiro em felicidade. Do contrário, o máximo que você conseguira causar em todos, é a infelicidade!"
    Bjossssss

    ResponderExcluir
  7. OI Nagila sempre daremos a temos e antes de termos é preciso SER, pois so assim o estoque não acaba. Podemos ver muitas pessoas reclamando devido seu esto que ter zerado.

    Obrigada por sua visita

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  8. OI Alessandra é isso mesmo não podemos dar água doce se só existe água salgada é necessário SER par poder dar.

    Obrigada amiga por sua visita

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  9. Olá minha querida amiga Irismar!!!
    Que bela mensagem minha amiga, adorei!!!
    Realmente minha amiga, só podemos dar o que temos e temos o que somos. Um cego não pode guiar outro!!!
    Parabéns pela excelente postagem!!!
    Tenha uma noite maravilhosa e abençoada!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a mensagem Iris!
    Isso é muito importante, pois muitas vezes queremos dar as pessoas aquilo que não temos. Tanto em coisas materiais, quanto sentimentais.
    E muitas vezes também, somos interpretados de maneira errada, quando essa doação não tem fundamento.

    Meu marido costuma dizer que eu adoro presentear, e que se eu fosse milionária ficaria pobre em dois tempos. Mas, desde pequena fui assim. Tinha vergonha de receber presentes, mas adorava presentear. Cresci assim, e até hoje sou assim. Acredito que isso, é consequência de da minha infância, onde eu sempre recebi presentes, carinho, mimos dos meus tios, e quando eu cresci, isso veio comigo.

    Não me importo com o que ganho, mas gosto de ver alguém feliz quando eu presenteio. Ainda que eu não tenha tudo! E seja o que for, um presente, uma mensagem, um abraço...
    No entanto, se eu fosse esperar receber em troca tudo que dou, realmente isso iria frustrar minha alma, e talvez já tivesse mudado meu jeito de ser. Quando algo faz parte do seu caráter, você não consegue fazer o que você quer, pois você é guiado a agir como você é. E por mais que a gente tente esconder isso, um dia nosso seu, sempre aparece.

    Beijos e um ótimo FDS!

    Entendo que dessa forma, eu consigo ser quem realmente eu sou. Muitas vezes desperto raiva em pessoas, mas percebo que desperto alegrias em outras.

    ResponderExcluir
  11. OI Luis, fazer os outros felizes tem se tornado um fardo para muitas pessoas pois elas mesma no que desejam partilhar ainda não tem e isso as a frustração.

    Obrigada por sua visita e participação!!

    UM bom FDS

    ResponderExcluir
  12. OI Isa o que escreveu sobre sua atitude em doar sem esperar receber em troca e independente e o que te move fazer isso é maior a que as circunstancias é o que define o que o que somos e não o que temos , como diz o texto o que temos é limitado > eu dou mais se não em derem também nao dou.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Um bom FDS

    ResponderExcluir
  13. tua mensagem é perfeita..porque realmente ninguém pode dar algo que não tenha de verdade dentro de si mesmo.. até porque não tem como enganar todo mundo, todo o tempo.... e quem não é feliz consigo mesmo, dificilmente poderá tranamitir felicidade, este sentimento leve e lindo que vive no coração..

    beijos
    Mariangela

    ResponderExcluir
  14. OI Rosângela e enquanto não compreende essa verdade as pessoas vão se frustar pois seu estoque é limitado e quando acabar não tem como repor . Como diz o texto Isso é semelhante ao espinho querer ser a pétala da rosa!!!

    Obrigada por sua participação!!

    Um bom FDS

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre caminhei com essa frase, cada um dá o que tem!

    ResponderExcluir
  16. OI Eliana essa frase geralmente usamos quando se diz respeito ao que as pessoas deixam de nos dar ou nos deu o que não prestava, mas ela é ótima para nós também sempre lembrar que iremos dar o que temos e nao tem como fugir dessa realidade.

    Obrigada por sua participação!!

    Te desejo um bom FDS

    ResponderExcluir
  17. Olá querida Irismar!

    Vivemos numa sociedade que historicamente "premia" os que agradam a todos e de certa forma marginaliza os que tem personalidade própria. Muitas vezes as pessoas são mal orientadas e a cultura de seu povo não favorece a evolução. Por isso a repressão de ser quem é, e por consequência ser feliz. Temos de voltar a nos amar e crescer sem cobranças e culpas, na medida de nossas limitações.

    Concordo com a máxima de que temos de estar bem antes de querer fazer bem ao próximo.

    Belíssima postagem!

    Beijinhos
    Gisele

    ResponderExcluir
  18. Olá Iris,

    Estou agora longe de casa, mas Deus tem proporcionado conhecer novas pessoas e tb colocado situações p/ eu poder falar do Seu amor.
    Esta semana conversava com um rapaz da empresa justamente sobre o assunto exposto na sua postagem. Ele aparenta ser uma pessoa feliz, mas aos poucos conversando ele demonstrou estar em plena ruína na sua vida. Mas apresentei um Deus que pode curar feridas e apagar nosso passado e nos fazer um NOVO ser.

    beijos
    Su

    ResponderExcluir