As provas que procedem de Deus são enviadas para nos fortalecer !

09:22 Irismar Oliveira 24 Comments




O SENHOR prova o justo.” (Sl 11:5 ARC1995)


“O SENHOR prova o justo.”


TODOS os acontecimentos estão sob o governo da Providência; portanto, todas as provas da nossa vida exterior podem atribuir-se imediatamente à grande Primeira Causa. Saindo das portas de ouro da ordenação de Deus, os exércitos das provas partem em ordem de batalha vestidos com couraça de ferro e equipados com armas de guerra. Todos os atos da Providência são portas para as provas. 

Até as nossas mercês, como as rosas, têm os seus espinhos. Os homens podem ser submergidos em mares de prosperidade como em rios de aflição. Para as tentações, as nossas montanhas não são muito altas nem os nossos vales muito baixos. As provas espreitam em todos os caminhos. Por toda parte, por cima e por baixo, estamos rodeados de perigos. Entretanto, nenhuma chuva cai da ameaçadora nuvem, sem permissão; cada gota recebe ordens antes de precipitar-se na terra. 

As provas que procedem de Deus são enviadas para fortalecer os nossos dons, e para demonstrar, ao mesmo tempo, o poder da graça divina, para provar a genuinidade das nossas virtudes e para acrescentar as suas energias. Nosso Senhor na Sua infinita sabedoria e superabundante amor valora tanto a fé dos Seus que não impedirá as provas pelas quais essa fé é fortalecida. Nunca terias possuído a preciosa fé que agora te sustenta, se a prova da tua fé não tivesse sido semelhante ao fogo

Tu és uma árvore que nunca te haverias arraigado tão bem se o vento não te tivesse sacudido dum lado para o outro e não te tivesses prendido firmemente às preciosas verdades do pacto da graça. A tranquilidade mundana é um grande inimigo para a fé; ela afrouxa as articulações do santo valor e rompe os músculos de sagrada coragem. O balão nunca se levanta até que as cordas não sejam cortadas. 

A aflição faz esta dolorosa obra nas almas crentes. Enquanto o trigo dormir confortavelmente na espiga não terá nenhuma utilidade para o homem. Antes de que o seu valor possa ser conhecido ele deve ser debulhado. Assim é bom que Jeová prove o justo, porque a prova o faz rico para com Deus. 


Evening's Meditation—C. H. Spurgeon
www.spurgeon.org
http://www.projetospurgeon.com.br
Tradução de Carlos António da Rocha





Você também pode gostar

24 comentários:

  1. Amiga querida eu vim aqui, me revigorar nestas páginas hoje.
    Temos que saber acolher o que nos é dado pelo CRIADOR como oportunidades de crescimento e não como castigos.
    O PAI nunca castiga um filho, mas ELE está para ensinar, corrigir... e muitas vezes não estamos preparados para enxergar desta maneira.
    Lindo texto.
    Semana abençoada para si...

    ResponderExcluir
  2. Oi amada! Ótima reflexão para se começar bem a semana, principalmente quando estamos em meio a provas, ressalto a frase: "Enquanto o trigo dormir confortavelmente na espiga não terá nenhuma utilidade para o homem." AMEI! Semana abençoada pra vc irmã! Bju!

    ResponderExcluir
  3. Só o Senhor aplica o justo,
    Os homens tentam não respeitar
    Nem tão pouco um susto
    De ideias os faz mudar.

    Se a natureza pudessem mudar,
    Só para alguns Sol e chuva haveria
    Como a não podem alterar
    Pensam que mandar, necessário seria!

    Uma boa semana para você,
    Um abraço
    Eduard.

    ResponderExcluir
  4. OI malu é verdade pois na economia de Deus nada se perde mas tudo coopera para o bem daquele que amam ao Senho como disse Paulo aos Rm 8:28

    Amiga muito obrigada por sua visita te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  5. OI Monica também achei essa parte tremenda, a que falou forte ao meu coração foi essa parte:
    Nunca terias possuído a preciosa fé que agora te sustenta, se a prova da tua fé não tivesse sido semelhante ao fogo. Glorias a DEus por seu cuidado que nossos olhos seja abertos par compreender todos os seus proposito.

    Uma bela semana para vc também!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Iris,

    'Antes de que o seu valor possa ser conhecido ele deve ser debulhado.'

    Temos que ter sabedoria para atravessar os vales dessa vida, que são muitos! Mas o que nos fortalece é saber que do outro lado as bênçãos nos esperam...

    Abraço grande minha amiga, tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir
  7. OI Edu, gostei : "Só o Senhor aplica o justo" E quando o faz, faz par o nosso bem!!!!

    Amigo muito obrigada por enriquecer com seus belos poemas.

    Te desejo uma bela semana

    ResponderExcluir
  8. OI min ha linda fiquei tão alegre de ontem poder conversar com vc depois do culto, foi benção viu?

    Amiga essa palavras é daquelas que para quem esta passando pelos deserto por mais difícil que seja termina louvando pelo amor e cuidado do pai,srsr, Deus é tremendo par com seus filhos. ESsa parte é tremenda!!

    Te desejo também uma bela semana pra vc e sua esposo!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Iris,
    é sempre bom fortalecer nossa fé com mensagens como esta.Mesmo sabendo que o Senhor é soberano e controla todas as circunstâncias, às vezes, ficamos ansiosos diante de certos acontecimentos...Vou gravar no meu coração:"As provas que procedem de Deus são enviadas para fortalecer os nossos dons, e também para demonstrar o poder de sua graça"!!!
    Amiga, tenha uma semana abençoada!bjoos

    ResponderExcluir
  10. Costumo dizer que tudo nas nossas vidas há um propósito. Não nascemos por acaso... há uma finalidade. Mas o trabalhar de Deus muitas vezes em nossas vidas se torna doloroso. E questionamos a Ele... porque Senhor? Por que dói tanto? Mas sempre ouvimos Deus sussurar aos nossos ouvidos " Não temas! Eu estou contigo." "Eu não te provarei além das tuas forças" "Tudo está no meu controle" "Há um propósito". Ele prova os justos!
    Deus te abençoe querida.

    ResponderExcluir
  11. Paz de Cristo sempre é bom passar aqui por que sei que encontrarei mensagens que edificam e tocam a alma, o nosso Deus é Grande e misericordioso otima postagem Irismar fica na Paz.

    ResponderExcluir
  12. OI Gisele é verdade até mesmo ja tendo visto os feitos do senhor no passado, precisamos em determinados momentos ouvir e meditar sobre o seu amor cuidados sobre seus filhos e assim fortalecer essa fé que uma vez nos foi dada.

    Muito obrigada por sua visita

    Te desejo uma boa semana

    ResponderExcluir
  13. OI Alessandra isso é verdade TUDO term proposito como Paulo disse em Rm 8:28 TUDO coopera e nada se perde no reino de DEus na vida dos seus filhos.

    Busquemos nele o escape diante das provas.

    Abraço e uma bela semana

    ResponderExcluir
  14. OI André, é verdade temos um Deus que cuidado dos seus filhos dia após dia.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!


    Te desejo uma bela semana

    ResponderExcluir
  15. Como essas mensagens nos confortam.
    Alimenta nossa alma, trás esperança e alegria ao nosso espirito.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  16. AMÉM...então: que venham as provações!

    ResponderExcluir
  17. Adorooooo!!!! Feliz de nós em termos vc como amiga, q nos possibilita a ter tantas mensagens lindas e de DEUS.

    ResponderExcluir
  18. OI Gorete a palavra do nosso Senho vem como alimento para nos dar forças para prosseguir avante com animo e convicção. Uma boa semana

    ResponderExcluir
  19. OI Rosy, eita abençoada grande foi a palavra,srsrsr, que o Senhor seja sempre o lugar onde vc irá se refugiar!! te desejo uma bela semana

    ResponderExcluir
  20. OI vanessa, fico feliz em ler seus comentário que o nosso DEus seja glorificado em nossas vidas todos os dias pois TUDO vem dele e TUDO é para ele. Procuro colocar no blog o que possa ajudar vidas como a minha é ajudada !!!! Obrigada te desejo uma boa semana

    ResponderExcluir
  21. Oi jackeline, amém amiga que cada dia seu coração descanse no agir do Pai!!! Abraçoooooooo

    ResponderExcluir
  22. Essa revelação que Deus deu ao nosso irmão Spurgeon é tão profunda que temos que ler bem devagar pra compreender sua profundidade.

    O maravilhoso é que os servos de Deus, ainda que sejam provados, o que humanamente ninguém quer, continuam firmes na Palavra e sabem que por fim serão mais do que vencedores.

    Isso é uma dos atributos da fé em Deus: confiar Nele apesar das provas.

    Aleluias!

    A Paz querida,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  23. OI Delair isso é verdade essa palavra é de alguém que aprendeu e com isso traz autoridade nela.

    O justo viverá pela fé!!!!!!!!!

    Amiga obrigada abraço

    ResponderExcluir