Impedidos de desfrutar o bom que já temos.

10:06 Irismar Oliveira 25 Comments


o melhor e o bom

Estamos obcecados com "o melhor". Não sei quando foi que começou essa mania, mas hoje só queremos saber do "melhor". Tem que ter o melhor computador, o melhor carro, o melhor emprego, a melhor dieta, a melhor operadora de celular, o melhor tênis, o melhor vinho. 

Bom não basta. O ideal é ter o top de linha, aquele que deixa os outros pra trás e que nos distingue, nos faz sentir importantes, porque, afinal, estamos com "o melhor". 

Isso até que outro "melhor" apareça - e é uma questão de dias ou de horas até isso acontecer. Novas marcas surgem a todo instante. Novas possibilidades também. E o que era melhor, de repente, nos parece superado, modesto, aquém do que podemos ter. 

O que acontece, quando só queremos o melhor, é que passamos a viver inquietos, numa espécie de insatisfação permanente, num eterno desassossego. Não desfrutamos do que temos ou conquistamos, porque estamos de olho no que falta conquistar ou ter. 

Cada comercial na TV nos convence de que merecemos ter mais do que temos. Cada artigo que lemos nos faz imaginar que os outros (ah, os outros...) estão vivendo melhor, comprando melhor, amando melhor, ganhando melhores salários. Aí a gente não relaxa, porque tem que correr atrás, de preferência com o melhor tênis. 

Não que a gente deva se acomodar ou se contentar sempre com menos. Mas o menos, às vezes, é mais do que suficiente. 

Se não dirijo a 140, preciso realmente de um carro com tanta potência? Se gosto do que faço no meu trabalho, tenho que subir na empresa e assumir o cargo de chefia que vai me matar de estresse porque é o melhor cargo da empresa? E aquela TV de não sei quantas polegadas que acabou com o espaço do meu quarto? O restaurante onde sinto saudades da comida de casa e vou porque tem o "melhor chef"? Aquele xampu que usei durante anos tem que ser aposentado porque agora existe um melhor e dez vezes mais caro? O cabeleireiro do meu bairro tem mesmo que ser trocado pelo "melhor cabeleireiro"? 

Tenho pensado no quanto essa busca permanente do melhor tem nos deixados ansiosos e nos impedido de desfrutar o "bom" que já temos. 

Fonte da imagem: Banco de imagens

A casa que é pequena, mas nos acolhe. O emprego que não paga tão bem, mas nos enche de alegria. A TV que está velha, mas nunca deu defeito. O homem que tem defeitos (como nós), mas nos faz mais felizes do que os homens "perfeitos". As férias que não vão ser na Europa, porque o dinheiro não deu, mas vai me dar a chance de estar perto de quem amo. O rosto que já não é jovem, mas carrega as marcas das histórias que me constituem. O corpo que já não é mais jovem, mas está vivo e sente prazer. 

Será que a gente precisa mesmo de mais do que isso? Ou será que isso já é o melhor e na busca do "melhor" e a gente nem percebeu? 


(Texto de Leila Ferreira) 

Fonte da primeira imagem: http://www.google.com.br/




Versículo para Meditação
Seja a vossa vida desprovida de avareza. Alegrai-vos com TUDO o que possuí; Porque Ele mesmo declarou: “Por motivo algum te abandonarei, NUNCA jamais te desampararei” . Hb 13:5

Você também pode gostar

25 comentários:

  1. Amiga, boma diaaaaaa.

    Lindo, lindo simplesmente lindo esse texto. Temos que desfrutar o que Deus nos deu, é claro que temos que buscar sempre o melhor, mais sem esquecer o que já conquistamos e o que temos.
    Perfeito samiga.

    Lindo dia pra ti.
    Kiss♥

    ResponderExcluir
  2. OI Carla também achei linde e maravilhoso e que nos leva a uma reflexão sobre o sermos gratos e desfrutarmos do que ja temos.

    Amiga te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde.
    Estou aqui, através da Malu. Adorei seu blog e já estou seguindo.

    Esse texto é tudo de bom. As pessoas não desfrutam do que já conseguiram, e ainda se martirizam pelo que querem ter. Parece que a felicidade está em:
    TER, TER, TER!!

    Apesar da vida mostrar a todo momento, que a alegria não está nos objetos, muita gente continua sendo escrava deles.

    Tenha uma linda semana de paz e alegrias.
    Um grande abraço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  4. OI Amapola é verdade vivemos dias em que o TER mais e mais tem levado muitos a ser escravos emocionais, pois só se sentem felizes que tiverem o melhor e quando os obtém ja nao é o mlehor e ai começa o busca.

    Muito obrigada por sua visita e saber que esta entre os amigos , seja sempre bem-vinda entre nós.

    UM abraço e uma boa tarde

    ResponderExcluir
  5. ESTOU REFLETINDO NELE, É A MAIS PURA VERDADE, BOM MESMO É VIVER FELIZ A CADA DIA E NÃO SE PREOCUPAR COM O DIA DE AMANHÃ, POIS DEUS JÁ TEM CUIDADO DE TUDO, TENHO APRENDIDO MUITO EM MINHA VIDA, EM MINHA PROFISSÃO E EM MINHA NOVA FACULDADE....TENHO TUDO O QUE PRECISO PARA SER FELIZ..E SOU...BEIJOS E QUE DEUS TE ABENÇOE CADA VEZ MAIS.

    ResponderExcluir
  6. OI Fabi, quando aprendmeos a olhar a vida por aquilo que ja temos somso mais gratos e desfrutamos melhor. Abraço e muito obrigad por sua visita

    ResponderExcluir
  7. Oi Iris, amei esse texto!! Uma bela lição. Um grande abraço, boa tarde.


    *Ah, quero saber quanto custa seu livro! Quero um, rsrsrs. Aguardo resposta. =)

    ResponderExcluir
  8. Sempre no melhor a pensar,
    Sem o bom esquecer
    Saber do bom desfrutar
    Com os outros mais aprender.
    Ler seu texto e responder
    Me faz sentir feliz
    Que melhor pode acontecer
    A um poeta aprendiz?

    Desejo uma feliz noite para você,
    Um beijo
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Iris!

    Que lindo texto! Adorei mesmo, muito bem feito e com palavras simples, mas, muito verdadeiras!
    É o que temos visto no mundo hoje, essa busca insaciável pelo melhor. As pessoas querendo ter, ter, ter, ter mais do que pode, mais do que deve, e acabam endividadas nessa busca pelo melhor.

    Tudo que tenho hoje, é tão simples quanto a minha vida, e eu agradeço a Deus por isso. Minha TV, minha geladeira, são antigas e até hoje não troquei, não por falta d dinheiro, mas por que a minha é tão boa e tão útil quanto as novas.
    Meus amigos, vivem trocando de carro, comprando marcas, etc, etc, e eu não consigo entender isso.

    Eu sou consumista ao extremo, mas meu maior prazer é comprar roupas para mim e pra família toda. Se eu fosse rica, ficaria pobre em dois tempos.rsrs Mas, com certeza eu não gastaria meu dinheiro com essas coisas que a mídia incentiva. Eu penso que nosso dinheiro renderia muito mais, se comprássemos o que gostamos, e não o que os outros gostam. rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá minha querida amiga Irismar!!!
    Belo e verdadeiro texto minha amiga, adorei!!!
    Minha amiga, muitas pessoas vivem correndo atrás do que já tem, na ganância de ter mais e satisfazer o ego acabam se esquecendo que que já possuem e acabam nem vivendo e nem desfrutando o que já existe, é a vontade de ter em detrimento do ser...
    Parabéns pela excelente postagem, valeu!!!
    Tenha uma linda e abençoada noite!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  11. É...realmente muitas vezes não nos contentamos com o que temos...devemos agradecer sempre por que tudo o que temos foi o Senhor quem nos deu...e ele sempre nos dá o melhor pois ele nos ama!

    ResponderExcluir
  12. OI Isa disse bem muitos seriam mais felizes se comprassem o que gostamos, e não o que os outros gostam isso é uma verdade, pois muitos entram em dividas por querer TER algo que naquele momento dar par viver sem , mas o desejo de ter é maior do que sua realidade.

    Amiga obrigada por sua visita

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. OI Luis na realidade viver assim é uma verdadeira escravidão, pois a pessoa nunca esta satisfeito e com isso vive fora da realidade e não consegue enxergar o que ja tem e SER grato.

    Amigo obrigada por sua visita e participação!!

    Abraçoooo

    ResponderExcluir
  14. OI Rosy é verdade no salmo 104 o salmista diz: TODOS esperam de TI, dano recebemos , abrindo a mão nos fartamos, então é dele e para ele a nossa gratidão. Se olharmos temos muito para agradecer. Uma boa noite

    ResponderExcluir
  15. OI Lucinah acredito que a insatisfação é como um cupim que ao pegar na madeira destrói por completo e ele vem destruindo por dentro. A melhor remédio para mata-lo é a gratidão. Uma boa noite

    ResponderExcluir
  16. A Paz de Cristo minha irmã Pastora Irismar.

    É o sistema em que vivemos, uma busca desenfreada nos prazeres, na conquista, na vitória. E infelizmente há alguns anos este tipo de busca vem assolando a igreja cristã com a aberração da teologia da prosperidade, que somos mais que vencedores me Cristo Jesus, então podemos tudo e como servos de Deus, filhos do dono do ouro e da prata somos herdeiros.
    Sim, podemos tudo naquele que nos fortalece!
    “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:12-13).

    Devemos sim buscar o melhor para nossas vidas, abençoar a nossa família e ao próximo, mais o maior tesouro já temos, o Espírito Santo habitar em nós e termos a certeza que em breve vamos estar num grande banquete contemplado a Glória de Cristo, teremos um corpo incorruptível, habitaremos na Nova Jerusalém.
    Isto que é ser rico, milionário, ter a felicidade plena!

    Deus te abençoe e tenha misericórdia desta geração.

    ResponderExcluir
  17. OI Pr. Carlos é verdade devemos buscar o melhor para a nossa família, mas o perigo esta na importância exagerada que se dar no TER e com isso muito lares estão sofrendo com dividas pelo engano de acreditar que ter sempre o melhor os faz melhor.

    Temos motivos de sobra para agradecer ao Senhor por Tudo que ele já fez e esta fazendo.

    Muito obrigada por sua visita

    Abraço para toda família

    ResponderExcluir
  18. OI Lane que bom que gosto,nao conehcia esse texto mais quando li gostei demais, pois ele descreve muito bem a nossa sociedade.

    Domingo se o Pai permitir vou levar o livro.


    Abraçooooooooo

    ResponderExcluir
  19. OI Edu gosto da sua forma de comentar com suas belas poesia, sei que sempre devemos ser aprendiz pois devemos estar abertos ao aprendizado, mas lhe vejo com um professor,srsr.

    Abraço e muito obrigada por sua visita

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  20. É uma boa reflexão a respeito do melhor e bom que penso que da forma que esta sendo abordada em post que devemos fazer uma releitura de nossa maneira de agir em todos os sentidos, a fim de vermos se temos que fazer uma meia volta ou até mesmo recomeçar ou ainda reconstruir o caminho!

    ResponderExcluir
  21. OI Charles que bom que gostou, realmente é uma bela reflexão num a sociedade em que muitos se tornam escravos do TER , do querer sempre ser o melhor e não perceberem que muitas vezes o TER nem sempre é o melhor, pois Tudo que nos torna escravo não é bom. Li uma frase que diz o SIMPLES é tranquilo a duplicidade é sofredora.

    Muito obrigada por sua visita uma boa tarde

    ResponderExcluir
  22. Olá Irismar!

    Muito importante pensarmos sobre o que abordou em seu texto. Acredito que não nos contentamos com o melhor porque estamos cada vez mais mergulhados em nossa vaidade... e essa cada dia que possa nos consome mais nos fazendo esquecer nossas raízes e quem realmente somos por uma falsa expectativa de que a busca desenfreada pela "melhor" vai nos trazer a felicidade.

    Que possamos repensar nosso modo de viver e buscar a felicidade a custa de sermos infelizes sem conseguir enxergar o por quê.

    Beijinhos
    Gisele

    ResponderExcluir
  23. Oi Gisele isso é verdade essa buscar sem se preocupar com o preço dessa " felicidade" é alto e o pior deixa a pessoa cega par o que realmente e importante.

    Obrigada por sua visita e particpção!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  24. Amiga,
    Boa noite.
    Belissimo texto.
    Já comentei algumas vezes, não devemos deixar de ter novos sonhos e ideais, pois isso nos mantém vivos, mas saibamos também agradecer por tudo de bom que já nos foi ofertado.
    Excelente. Parabéns.
    Abs.,

    Glauco

    ResponderExcluir
  25. OI Glauco sim a busca por sonhos e conquistas não é errado o problema é quando isso sufocam o que ja temos e com isso deixamos de valorizar.

    Obrigada por sua participação!!

    Um abraço

    ResponderExcluir