Um pedido de um SER humano que envelheceu!

08:06 Irismar Oliveira 32 Comments


Testamento de um idoso portador da doença de Alzheimer
Anexo ao meu testamento pelo qual lego á meus filhos e minha família 

A minha vontade de viver o meu amor á Deus e á toda a sua criação 

Eis que permito-me deixar um pedido: 

Se, por ventura, em meu cérebro a sensibilidade penetrar sorrateiramente, a demência se infiltrar inesperadamente, o esquecimento, a falta de lucidez e a confusão se instalarem, por favor, lembre-se disto... 



Eventualmente ainda tenho uma vaga idéia de minha identidade, gosto de ser chamada pelo meu nome, aquele que meus pais me deram, posso ainda saber onde estou e com quem estou. 


Faço questão de usar aquele tipo de sapato que usei toda a minha vida, a roupa do estilo que sempre preferi, a roupa dos outros colocadas em mim me entristece. 

A falta de atenção em me ajudar na higiene pessoal me traz ansiedade. 


A comida de um estilo que não conheço não me apetece. As fraldas de vez em quando me incomodam, além de me deixarem envergonhada. 


Gostarias às vezes de caminhar para espairecer e ver a natureza, receber visitas e lembrar que sou importante, um abraço, um beijo... E saber que ainda alguém tem afeto por mim. 


A falta de sono não é proposital, tão pouco intencional, não se irrite, por favor... A falta de interesse está além do meu controle. A falta de jeito me é inexplicável, meu esquecimento me deixa traumatizada. 


Tenho dores que ás vezes não consigo contar, meu olhar vago não reflete o que sinto. E se não dou um abraço é porque meus braços não me obedecem, se não dou um beijo é porque meus lábios não sabem mais o que fazer. 

E se não te digo que sou grata por sua dedicação e o seu amor é porque a ponte se partiu e perdi o caminho que me levaria a compartilhar com você os meus sentimentos.... 

Um ser humano que envelhece


Obs: Você pode ver o vídeo dessa mensagem: Testamento de um Idoso com Alzheimer

Fonte do artigo: Canal no You Tube:  FeMendes
Fonte das imagens: http://www.google.com.br

Você também pode gostar

32 comentários:

  1. Irismar querida, bom dia!!

    Muito bom começar o dia lendo um texto que nos faz refletir sobre tantas coisas... pensar com mais carinho em todos os que estão à nossa volta...
    Lindo!!!!

    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Nossa que profundo...até perdi as palavras...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Irismar
    Alzheimer é uma doença silenciosa que tem feito várias vitimas por todo o mundo, causando um transtorno enorme na vida das pessoas. A pessoa acometida de Alzheimer requer um bom tratamento médico, muito amor, carinho, atenção e muita paciência.
    Parabéns pelo post.

    Abraços... Gessy

    ResponderExcluir
  4. OI Lucina é sim, um texto é um convite rever as atitudes com relação aos nossos idosos que muitas vezes estão tao perto de nós, estão dentro da nossa família e que um pouco de compreensão pode ajuda em muitos a vida deles. Amei essa carta.



    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    UM belo dia

    ResponderExcluir
  5. OI Leny é muito forte esse pedido ne´amiga? Que essa mensagem possa despertar muitas vidas par uma realidade que nao podemos fugir seja cuidando ou seja enfrentando.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  6. OI Gessymnar é verdade ja tive conhecimento de como é difícil tanto para o idoso como para quem cuida, mas acredito que se a família nesse momento se unir ao invés de cada um pegar o beco e deixar o idoso ele ira sofrer muito mais. Mitos idosos mesmo sem ter essa doença sofre só porque ficaram velhos e já não tem disposição como antes e passam a depender de um membros da família. Algumas coisas que essa carta fala muitos enfrentam sem ter a doença de Alzheimer.

    Muito obrigada por sua participação!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  7. muito boa mensagem, obrigado por enviar mensagens pra mim Deus te reconpense grandemento,pois elas nos tocam o nosso coraçao. abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Evinha que bom que gostou, pois achei muito forte essa carta pois sei que eela representa os milhsres de idosos que estão espalhados por esse mundo e que tem sido desprezado e desrespeitados por aqueles que deveriam ama-los. Que possamos refletir . Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  9. Me deu um nó na garganta...
    Mas é bom, porque trata conosco e nos ensina a valorizar nossos pais, os idosos, e nos lembra que um dia estaremos na mesma faixa etária, querendo Deus, sem essa doença tão triste.
    Hoje estamos de pé, fisicamente fortes, amanhã poderemos precisar dos cuidados de alguém.
    Sejamos humildes hoje, para alcançarmos boa vontade amanhã de alguém.
    A Paz!
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  10. OI Delair também quando vi pela primeira e lendo hoje para preparar senti a dor dessas pessoas que estão vivendo assim. Sei que essa doença é muito difícil, mas amiga muitos idosos não tem essa doença m,as padecem das mesmas dores e sofrimentos.

    Que o Senhor levante de vidas e corações para cuidar a começar dentro dos seus alres.

    Obrigada amiga por sua visita

    Um bom FDS

    ResponderExcluir
  11. Oi Iris, ...meu Deus! É muito difícil quando lembramos que existem muitos velhinhos nos abrigos, pois seus familiares lhe abandonaram por contra de doenças, enfim... Todos nós chegaremos lá, se é que chegaremos... Pois à cada dia estamos sujeitos a morte. Muito linda essa mensagem Iris, me comoveu muito...


    Abraçoooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  12. Ameiiiii! Muito lindo!

    Dia abençoado amiga.
    Obrigado por tudo.
    Kisses♥

    ResponderExcluir
  13. Lembrei-me de minha vozinha...áh se ela ainda estivesse conosco! Mas que bom que só tenho ótimas lembranças dela...e que bom que ela sempre foi amada...já trabalhei com idosos e vi muita coisa triste: abandono, violência física e verbal, apropriação de bens ainda em vida...etc...e qdo são diagnosticados com Alzheimer então...morrem totalmente esquecidos!

    Que possamos tratar bem aqueles que nos deram a vida e sempre fazem tanto por nós!

    ResponderExcluir
  14. Nossa que lindo, é uma grande verdade, as vezes nós pensamos que na medida que uma pessoa vai envelhecendo ela fica no modo popular rabujenta, mas muitas vezes não, elas mudam e nem percebem ou então são deixadas de lado por aqueles a quem mais apreciavam, nossa boa reflexão esse texto.
    Paz do Senhor
    Nágila

    ResponderExcluir
  15. Olá Iris, reflexão profunda...
    precisamos tratar nossos idosos com amor e consideração pois um dia também iremos envelhecer, e que Deus nos conceda saúde, e amor de quem nos cerca.
    beijoos amiga, um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  16. Todos nós iremos envelhecer UM DIA!! seria muito bom tratarmos os mais velhos da maneira que gostaríamos de ser tratados na idade deles..

    ResponderExcluir
  17. OI Lane sim amiga, nesse momento muito estão sofrendo muito mais pelo desprezo do que pela própria velhice ou doença, pois nessa hora o amor e carinho dos familiares é muito importante.

    Abraçoooooo e um belo FDS

    ResponderExcluir
  18. OI Nagila, muitos tratam o idos como se ele tivesse perdido a sua identidade,mas eles não perderam continua sendo aquele ser humano quando era jovem, agora que com algumas limitações e os mais jovens precisam começar entender isso para proporcionar um ambiente melhor par o idos.

    Obrigada pro sua visita
    Um belo FDS

    ResponderExcluir
  19. OI Gisele essa carta é uma grande reflexão para os filhos e familiares de muitos idosos que tem pago um preço tão alto devido ao desprezo daqueles que poderiam amar e cuidar sem nenhum objeção.

    Obrigada por sua visita

    UM bom FDS

    ResponderExcluir
  20. OI Luicnha, muito terão esse privilegio de uma dia chegar a velhice, mas depois de chegar é ter pessoas ao seu lado que lhe ame e cuide. Muito usam a desculpa de nao ajudar porque nao tem dinheiro, mas o idoso muitas vezes que a pensa conversar, um telefonema, um abraço isso para ele é tão grande e traz alegria ao seu coração. Os mais novos precisam começar a aprender a valorizar mais os idosos pois se Déus permitir um dia também ficarão e que ele nao se arrependam de um dia não terem ajudado quando podia. Amiga um belo FDS

    ResponderExcluir
  21. Nossa... Lembrei da minha querida vô que é portadora da doença de Alzheimer. Mas o que me conforta é saber que ela continua sendo tratada com todo carinho e atenção... É difícil... Desculpe, não consigo comentar mais... Me veio a tona muitas lembranças da casa da vovô... Preciso parar por aqui, as lágrimas teimam em cair...

    Bjos.

    ResponderExcluir
  22. Olá pastora Irismar. Grande reflexão! Precisamos compreender os idosos e jamais esquecer a brevidade da vida.
    Forte abraço!
    Pr. Edilson

    ResponderExcluir
  23. Linda mensagem Iris! Convivi com esta realidade bem de perto ajudando a cuidar do meu vô dentro da minha casa, sei bem o que essas palavras significam. Temos muito que aprender com eles, até mesmo nos momentos difíceis, pode ser revelado um excelente exercício pra desenvolver e fortalecer nossa paciência, sensibilidade e compaixão. Bju Flor! Bom final de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  24. Oi Alessandra que bom ler seu comentário onde expressar carinho e respeito por sua vozinha que tem essa doença. Fico feliz quando leio esse tipo de depoimento pois sei que um idoso esta sendo amado e respeita. Que o Senhor fortaleça todas pessoas que cuidam dela dando animo e amor para dela cada dia.
    Um grande abraço!!!

    Um belo FDS

    ResponderExcluir
  25. OI Monica vc disse uma coisa linda e preciosa que é ao aprendizado todos que se dispõe a cuidar do idoso não é fácil sei disso mais uma coisa é certa é uma grande escola de humanidade e amor pelo próximo que aprendemos, pois depois que vc passar por, você passa a ver a vida e os outros de outra maneira a misericórdia é desenvolvida.

    Muito obrigada amiga por seu comentário.

    UM belo FDS

    ResponderExcluir
  26. eu não acredito em coincidencia!nessa semana mesmo eu senti uma vontade tao grande de interceder por eles,por essas jóias tantas vezes esquecida no mundo.chorei muuuito por saber que na sua maioria não são valorizados nem mesmo pela familia.cuido d minha avó e sei q é uma tarefa extremamente dificil,só q não podemos esquecer q muito mais eles já fizeram por nós.sempre peço ao Senhor que envie pessoas para amá-los,e fazerem eles sentirem-se muuuito importantes!!!pastora obrigada por alertar as pessoas nesse sentido,fico feliz por saber q mais pessoas se preocupam com causas como essas,q muitos nao dão a minima!UM BJOOO!

    ResponderExcluir
  27. OI Pr. Edilson é verdade o melhor cuidado que podemos ter com um idoso é tentar compreender-lo e princialmente de tiver uma doença que dependa totalmente do cuidador e lembrarmos que devemos tratar como gostaríamos de ser tratados.

    Obrigada por sua visita

    UM bom FDS

    ResponderExcluir
  28. OI minha amada fico feliz em ler o seu comentário, pois lhe digo que muitos idosos precisam também das nossas orações, pois por muitos tem sido esquecidos. Quando eram jovens e forte ajudou no que pode e hoje quando não ha forças são desprezados por aqueles que poderiam esta ao lado deles. Oremo também pelos milhares que tem desprezados os idosos para que seus olhos sejam abertos e vá dar uma apoio e carinho para quem esta precisando. Minha amada sei que cuidar de uma pessoa idosa não é fácil , mas oro para que o Senhor te fortaleça cada dia com animo e amor par prosseguir cuidando e orando pelos idosos. Um bom FDS

    ResponderExcluir
  29. ola irismar.que maravilha teu post.se todos lembrássemos que um dia todos envelheceremos,talvez tratássemos melhor nossos idosos.

    ResponderExcluir
  30. OI Delonir é verdade bom seria que todos lembrassem que um dia envelhecemos e que devemos e que devemos tratar uma pessoas idosa como gostaríamos de ser tratado se esse principio funcionasse muitos idosos desfrutariam melhor a velhice.

    Muito obrigada por sua visita, participação e por esta seguindo o Vivendo pela palavra.

    UM bom FDS

    ResponderExcluir
  31. Olá Iris,

    Linda mensagem.

    Estamos convivendo com essa realidade em nossa família. Meu avô de 90 anos teve AVC e está numa cama. Muito difícil, primeiramente p/ ele mesmo. Mas Deus tem dado a graça p/ o cuidado diário na vida dele.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  32. OI Suely com toda certeza minha amada é difícil par o idos e para quem cuida, só que quem cuida tem algumas coisas a mais que o idoso não tem.

    Que o senhor fortaleça a todos que tem se colocado na posição de cuidar dele.

    Obrigada por sua visita e participação!!

    Uma boa semana

    ResponderExcluir