Você tem ou precisa de alguma coisa?

07:57 Irismar Oliveira 22 Comments




Por Irismar Oliveira
Que pergunta você gostaria que Deus lhe fizesse se tivesse passando por um momento muito difícil, se sentido: fraco, desanimado e sozinho? 

Meu filho (a) O que você tem ou o que você precisa? Com certeza seria a segunda pergunta não é verdade? A começar por mim (risos). 

Sabemos através da bíblia e pela experiência que a maneira de Deus lidar com seus filhos é totalmente diferente do que pensamos ou imaginamos não é verdade? Hoje quero falar sobre duas mulheres que ouviram essas perguntas em situações em que o que elas estavam vivendo não tinha muito haver com as perguntas. 

A primeira mulher : 2  Reis 4: 1-7 A bíblia diz que ela era a esposa de um dos profetas, que ficou viúva, pobre, mãe de dois filhos e como herança uma grande divida. 

Essa mulher estava passando um momento muito difícil, era desgraça após  outra, além de perder seu esposo, ficou com uma divida que se não pagasse ficaria sem seus filhos, pois os credores os levariam como servos como forma de pagamento. 

Diante da tal situação, ela procurou o profeta Eliseu e contou a sua situação e logo após narrar o que estava enfrentado, o profeta lhe fez uma pergunta: Dize-me o que você tens em casa? Talvez se eu ou você tivesse lá, íamos olhar para o profeta e dizer: Eliseu a pobre da mulher ficou viúva, ficou com uma divida enorme e pode perder os filhos a qualquer momento é tu pergunta o que ela tem? Não era melhor dar uma oferta ou fazer uma campanha para arrecadarmos alimentos e dinheiro para essa pobre viúva? 

A mulher respondeu ao profeta: E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. 

Todos nós já passamos ou estamos passando por momentos difíceis e como essa mulher dizemos: Eu não tenho forças, não tenho fé, não tenho coragem, não tenho animo, Senhor eu não tenho nada, estou a ponto de desistir. 

Sabe o que aprendi nessa passagem que foi necessário ter sido feita a pergunta ao invés de dar algo a mulher, pois se Eliseu tivesse dado algo para essa mulher , ela não perceberia o que tinha, e o que ela tinha, era o canal por onde ia fluir o milagre. 

Uma coisa que o Senhor falou ao meu coração alguns anos atrás quando li essa passagem foi que:  NUNCA os seus filhos ficam sem NADA, eles sempre tem, mesmo em meio às perdas, lutas e dificuldades da vida, eles tem essa botija guardada e ela se chama FÈ. Nunca ficamos totalmente pobres espiritualmente nem materialmente que não possamos colocar nas mãos do Senhor para que o milagre aconteça. 

A segunda mulher: 2 Reis 4: 8-17A bíblia a chama de Sunamita, ela era uma mulher muito rica, casada e que não tinha filhos. Podendo observar a diferença que existia com a nossa primeira mulher e aqui a pergunta foi O que você precisa? 

Essa mulher tinha o costume de hospedar o profeta na sua casa, mas um dia ela tomou uma decisão após falar com seu esposo de fazer um quarto para o profeta, pois ela desejava que ele quando viesse à cidade se hospedasse em sua casa. Um dia quando o profeta foi para o quarto, falou com seu servo para chamar a mulher pois queria lhe recompensar pela hospedagem e foi ai que aconteceu algo importante na vida dessa mulher. 

O profeta manda chamar e lhe pergunta: O que podemos fazer em sinal de nossa gratidão. Se precisar de algum favor do rei ou do comandante do exército, pode nos procurar, que tudo faremos por voçê.2 Rs 4: 13 

Vamos lá de novo: Eliseu porque você esta perguntando isso? Essa mulher é rica, tu lembrar lá da outra mulher? Eu acho que essa pergunta deveria ter sido feita lá e aquela pergunta feita aqui, pense bem; deveríamos era perguntar o que ele tem não é não? 

Como no nosso primeiro exemplo podemos perceber que também foi necessário a pergunta ter sido feita, pois veja o que ela responde ao profeta: “Mas a mulher respondeu que tudo estava bem com ela.”. Tem uma tradução que diz que ela respondeu dizendo: Eu não preciso de NADA

Você já imaginou responder para Deus que não precisa de nada? Talvez você pensei eu nunca ia dizer isso, pois algumas coisa estava precisando e quando pensamos assim pensamos logo na questão material, mas você sabia que na vida espiritual nos falta tantas coisas e não percebemos como a Sunamita? Não ter filhos naquela época era um desonra para uma mulher e na vida espiritual também.  Quando ela saiu o profeta e Geazi ficaram vendo o que podem fazer por ela, e foi quando Geazi percebeu que ela não tem filhos. 

Se não ter filhos na época era algo vergonhoso para uma mulher, era algo que  não dava para passar despercebido por essa mulher, mas acredito que a Sunamita, não disse que precisava de um filho devido alguns pontos: por seu marido ser muito velho ou por não crer que isso for possível. 

O que aprendemos aqui é que NUNCA temos tudo, nenhum home é rico o suficiente que não precise de NADA. 

Aquela mulher era estéril não podia ter filhos e não percebeu isso quando foi feita a pergunta, muitos dizem está bem e de nada precisam, mas são estéreis, não dão frutos espirituais, não produzem e estão conformados com essa situação. 

Talvez você seja um cristão, grande pregador, cantor, pastor, líder, tem um cargo de destaque e acha que não precisa de nada e esta tudo bem, achamos que esta tudo bem, mas somente Deus pode nos mostrar o que nos falta, que não temos produzido frutos que glorificam ao Pai. João diz quando damos frutos o Pai é glorificado em nossas vidas e para dar frutos foi que fomos chamados. 

Medite:

"Nenhum homem é rico o suficiente que não precise de nada e nem tão pobre que não possa dar". 
Irismar Oliveira


Fonte das imagens: http://www.google.com.br
Sobre o Autor:
Irimsar Oliveira Irismar Santos é autora do Vivendo pela palavra, pastora, reside em Fortaleza- Ce, Fez esse blog  com objetivo de  mostrar a importância de viver pela Palavra de Deus. Seja bem-vindo e Volte sempre que desejar!.

Você também pode gostar

22 comentários:

  1. Oi Iris, gostei muito da sua reflexão amiga! Vemos que a maneira que Deus age é completamente diferente da que imaginamos! Abraçoooo, tenha uma bela semana!

    ResponderExcluir
  2. Que palavra abençoada, que Deus continue te usando, realmente a gente se preocupa demais com o exterior enquanto estamos infermados na vida espiritual, mas Deus sempre abre nossos olhos, vou reter esse ensinamento e creio que Deus irá continuar falando comigo através de sua vida.
    paz do senhor & fica com Deus querida!

    ResponderExcluir
  3. OI Lane a agir de Deus e tão lindo e tremendo e confunde o entendimento humano é por isso que diz O Justo viverá pela fé.


    Amiga te desejo também uma bela semana

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. OI Nargila, somos tendenciosos a nos preocupar com tantas coisas , mas vacilamos quando se diz a vida espiritual e os seus frutos,achamos que esta tudo bem, mas somente Deus pode nos mostrar o que falta.

    Obrigada por sua visita e por suas palavras de incentivo.

    Uma boa semana

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida amiga !!

    Que linda e edificante postagem ! Muito inspiradora e nos traz reflexões importantes.
    Ás vezes nos equivocamos achando que Deus deveria agir de uma certa forma, mas menosprezamos sua sabedoria em saber exatamente o que precisamos mesmo que estejamos nos enganando acreditando que nada temos ou que temos tudo, isso são enganos da percepção humana, mas se nos dispusermos a refletir, saberemos que Ele sim, está do nosso lado, mesmo quando age de forma que não compreendemos.

    Um beijão e boa semana !!

    ResponderExcluir
  6. Aleluiaaa...como é bom saber que sempre TEMOS ALGUMA COISA...em todo o texto o que mais me impactou foi: "NUNCA os seus filhos ficam sem NADA, eles sempre tem, mesmo em meio às perdas, lutas e dificuldades da vida, eles tem essa botija guardada e ela se chama FÈ"...a fé é algo indispensável na vida do Cristão...todos os dias tenho pedido a Deus que aumente minha fé!
    Obrigada e uma ótima semana pra vc Pastora Abençoada!

    ResponderExcluir
  7. Oi Irismar!
    Adorei essa reflexão...
    perguntas são o sal da vida...
    mto mais importante que as respostas.
    parabéns. bjos

    ResponderExcluir
  8. gosto de me sentir abençoada, tranquila. se me sinto desamparada venho aqui nesse blog maravilhoso e me reconforto.

    irismar, seja abençoada tambem por essas postagens tão significativas.

    que a proteção DIVINA seja sempre com voce.

    ResponderExcluir
  9. É animador saber que Deus olha a cada um de nós para prover aquilo de que necessitamos.
    Um abraço para você, Irismar. Da
    Celina

    ResponderExcluir
  10. Gostei do texto, na verdade podemos pensar que não nos falta nada. Mas isso não acontece. Por muito rico que uma pessoa seja. Nunca tem tudo, de algo muito importante poderá ter falta.
    Neste caso uma mulher era pobre mas tinha uma grande riqueza, seus dois filhos.
    Outra mulher tinha muito dinheiros, mas não tinha uma riqueza como a outra, porque não podia ter filhos.
    Um casal sem filhos, será como um jardim sem flores?

    Desejo uma boa noite para você, Irismar,
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  11. Oi IRIS,
    PALAVRA maravilhosa,disse muito do que precisava ouvir no dia de hoje, pelo que estou passando, muito , muito obrigado e que DEUS continue lhe iluminando e usando para a PALAVRA sempre.
    Obrigado e que voce tenha uma semana maravilhosa e abençoada por ELE..

    ResponderExcluir
  12. OI Samanta é verdade e uma das caraterística de Deus é ser uma pai incentivador que sempre procura ensinar o homem a confiar nele. Existe um termo que se usa muito que é "colocar Deus dentro de uma caixa" e fazemos isso quando queremos que ele faça o que queremos como e quando e isso não funciona, pois não existe nenhuma caixa que tenha o seu tamanho, o segredo é apenas confiar, Paulo fala da multiforme sabedoria de Deus que precisamos conhecer.

    Amiga obrigada por sua visita

    Uma boa semana

    ResponderExcluir
  13. OI Rose também quando li essa parte falou muito ao meu coração, pois humanamente falando era para dar algo para ela, mas a maneira de Deus nos erguer é tremenda, nos ajuda em muitos momentos a tirar forças das fraquezas.

    Amiga obrigada por sua visita
    Te desejo uma bela semana.

    ResponderExcluir
  14. OI Marcela que bom que gostou e sua frase enriqueceu quando disse que: Perguntas são o sal da vida... E através delas que Deus nos deixa ver o que não percebemos.

    Amiga obrigada por sua visita

    Te desejo uma bela semana

    ResponderExcluir
  15. OI Aline que bom que gostou que seja como um semente que você plante e colha frutos em teu coração.

    Muito obrigada por sua visita e por suas palavras que são incentivo para prosseguirmos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. OI Edu olha vou pegar uma palava que você escreveu disse: Por muito rico que uma pessoa seja. Nunca tem tudo, de algo muito importante poderá ter falta.

    Isso é verdade de algo muito importante poderá ter falta e Deus em toda sabedoria e conhecimento nos mostrar isso que possamos ter o coração aberto para perceber o que nos falta.

    Te desejo uma boa semana

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. OI celina é verdade amiga ele conhecer a nossa estrutura e sabe o que ha dentro do nosso coração muiot mais do que nos mesmas.


    Obrigada por sua visita

    Amiga te desejo uma bela semana

    ResponderExcluir
  18. OI Luis que benção fico feliz com você!! Como é maravilhoso quando Deus fala ao nosso coração, minha oração é que essa palavra produza muitos frutos para gloria de Deus.

    Amigo obrigada por sua visita e participação e por marcar em seus favoritos as mensagem do vivendo pela palava!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Amiga, amei o post, graças a Deus todos os seus post me fazem refletir, são tremendos.

    Amiga, é nessas hora que vemos que ainda temos muito o que aprender.

    Deus te abençoe.
    Kiss♥

    ResponderExcluir
  20. OI carlinha que bom amiga que gostou que o nosso Pai seja glorificado cada dia em nossas vidas e que possamos ter um coração aberto cada dia para aprender com o mestre dos mestre.

    Amiga te desejo uma bela semana.

    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Graça e Paz Pra. Irismar!

    Esta mensagem tocou muito em meu coração, estava precisando de mais FÉ e da provisão do Senhor, tenho certeza que através da minha FÉ este momento chegou(chegará).Estarei postando em nosso humilde site com todos os créditos, sei que muitos precisam ouvi esta palavra.Há, estamos sentindo falta da amada Pastora abrilhantando o nosso site comentando em nossas reflexões postadas, sem contar com as reflexões da amada Pastora que sempre estamos postando.

    Em Cristo
    José Ailton
    extremosulgospel

    ResponderExcluir
  22. OI José que bom receber sua visita e saber que a palavra falou ao teu coração que seja como uma semente que produza muitos frutos.

    Meu amado irmãos, quero aproveitar e te agradecer por todas as vezes que tem postado as mensagem do vivendo no seu blog, também obrigada pelo carinho da sua amizade.

    Desejo um belo diar par o senhor e toda a sua família.

    ResponderExcluir