O Vício é como uma Flecha.

09:50 Irismar Oliveira 22 Comments

"O vicio é como a flecha: facilmente se introduz, mas dificilmente se extrai."
-Paul Alvert -


Afastemos de nós qualquer coisa que nos torne vagarosos ou nos atrase, e especialmente aqueles pecados que se enroscam tão fortemente em nossos pés e nos derrubam; e corramos com perseverança a carreira especial que Deus pôs diante de nós. Hb 12:1 


Por irismar Oliveira
Nesse texto somos orientados a nos afastar de qualquer coisa que tenha o poder de nos tornar vagaroso e com isso nos impedir de correr a corrida que   esta proposta. 

Algumas coisas que permitimos em nossas vidas, de inicio não tem um efeito desastroso, mas com o tempo elas terão um efeito enorme. Por menor que sejam se as fizemos delas  um habito, um dia se tornarão  grande e com isso nos tornaremos dependentes das mesmas. Existem hábitos que são saudáveis, mas existem outros que não e que chamamos de vício. Hoje quero falar sobre os vícios.

Quando pensamos em vício pensamos logo nos dependentes de drogas, mas existem pessoas que são dependentes de outras coisas tanto quando os que são dependentes das drogas. Claro que os efeitos de cada vício são diferentes, mas no final o que os tornam iguais é no sentido de terem se tornado dependentes. Existem vários tipos de vícios e que na sua maioria eles causam danos tanto os que são viciados, como quem convive com eles. 

A definição de Vício (do latim "vitium", que significa "falha" ou "defeito" é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem.  A definição da palavra diz que vício é um habito repetitivo e Habito é aquilo que se aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo. Uso, costume; maneira de viver; modo constante de comportar-se, de agir: 

O que leva uma pessoa ao vício? Qual a verdadeira causa que empurra o ser humano para esse caminho de se tornar um dependente? Porque é ele é tão forte que alguns não conseguem mais se libertar, não consegue dizer não ou dar um basta? 

Estava lendo um livro em que o autor diz mais ou menos assim: Que os vícios se tornam atraente devido ao prazer que ele proporciona, pois ele é o que mais alivia os sentimentos de frustrações que existem na alma, e que esse prazer faz com que as pessoas se sintam vivas, ou seja o vício  é como uma válvula de escape e a unica fonte que eles encontram e tem para se sentirem vivos. Mas será que não existem outra maneira? 

Isso é serio e na mesma libertador. Serio pois enquanto a pessoa não souber dessa informação continuaram nesse mundo de ilusão e libertador pois ao compreender a raiz do problema vai enxergar que existe uma maneira melhor e mais  saudavel de sentir alivio e ser curar dessas frustrações


A pessoa que se tornou escrava do vício sabe que está nessa situação e lá no fundo ela não deseja está ali, pois sabe que essa inclinação na verdade  a tornou num escravo, que mesmo sendo dono da sua vida, não tem poder de decisão. Alguns chegam ao  desespero por se verem em tal situação e a única maneira de ter alivio e voltar novamente ao vício. A libertação vem quando a pessoa compreender que esse círculo vicioso na realidade é a necessidade de ver a sua frustração aliviada. 

Por não compreender que o que os levam aos vícios é o desejo de sentir alivio e prazer, muitos estão se tornando escravos compulsivos a cada dia, chegando ao ponto de não se importar mais com as consequências do que isso pode trazer para si e para quem vivem com eles.  O vício envolve o físico e o emocional das pessoas como o sexo- prostituição, masturbação, comida e bebida, droga, jogos, fumo, desejo de poder, competição. 

Uma sociedade viciada
Vivemos numa sociedade que na sua maioria é viciada e que distorceu a visão correta do prazer. Alguns acreditam que o que nos dar prazer é certo não importa seus caminhos e não é bem assim. A droga dar prazer ao seu usuário, mas deixa estragos psíquicos no seu usuário, a prostituição dar prazer, mas traz danos a saúde e a moral, a bebida traz prazer mas traz danos para a família e o que bebe

Fazer negocio com um enganador
Viver no vicio é como fazer negócios com um homem traiçoeiro e enganador, ele promete alivio e prazer aos que desejam comprar, só que ele não diz o seu preço que é altíssimo e com pouca duração. Que aqueles que fazem negocio com ele sempre precisar voltar pois sempre estarão com sede e fome e precisam se sentir aliviados das suas frustrações que estão na sua alma. As frustrações que habitam na alma do homem não é curada pelos vícios mas pelo amor de Deus  que está em Cristo Jesus

Quem se inclina para os vícios em busca de alivio e prazer na verdade estão fazendo parte de um jogo em que as suas próprias vida estão em jogo. Caminhar na trilha do vício é andar como os olhos vendados para um precipício a qualquer momento vai cair.  "Procure a satisfação de ver morrer os seus vícios antes que você morra" Sêneca

Um dia Jesus disse a multidão: ... e conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês". Jesus é a verdade de Deus que liberta e que promete alivio para os que se encontram cansados, ele não é um enganador e o seu alivio não tem pouca duração . “Vinde a mim TODOS os que estão cansados e eu vós aliviarei” . Quem crer em mim rios de águas vivas fluirão do seu interior. 

O vazio que o homem tenta preencher com  prazer  somente Deus têm o poder de suprir todas as nossas necessidades. Ele conhece toda a nossa estrutura. 


Se o vicio entrou em tua vida e hoje se ver preso por ele, clama ao Senhor Jesus, ele  é o verdadeiro libertador das vidas escravizadas pelo pecado.



Fonte da imagem: http://www.google.com.br
Sobre o Autor:
Irimsar Oliveira Irismar Oliveira é autora do Vivendo pela palavra, pastora, reside em Fortaleza-  Esse blog tem como objetivo mostrar a importância de viver pela Palavra de Deus. Seja bem-vindo e Volte sempre que desejar!.

Você também pode gostar

22 comentários:

  1. A maior recompensa do vício é o arrependimento.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Devemos correr das coisas que escraviza , das coisas que somos fracos .

    ResponderExcluir
  3. Oi Irismar! Nossa! concordo tanto que vivemos em uma sociedade viciada...por tudo não é? Prazer e alegria se tiver o q todos têm - o consumismo é um vício do século e corrói famílias, valores e bifurca caminhos q deveriam ser de luz, afastando o rebanho de Deus. Por isso mesmo, como vc disse vem um vazio que só o encontro com Ele poderá preencher. que os homens tenham olhos para enxergar isso. Bjos

    ResponderExcluir
  4. OI Príncipe, arrependimento que lhe traz a libertação! Obrigada pela visita e participação!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  5. OI Filipe é verdade fugir é o segredo,ao perceber que esta entrando num caminho que é sem volta é melhor correr, pois depois fica mais difícil.

    Obrigada e uma boa tarde

    ResponderExcluir
  6. OI Marcela sim amiga muitos busca a felicidade em coisas que na verdade escravizam o homem e ele nem percebe pois o ele julgar que se traz prazer é bom é correto e com o tempo se tornam escravos dos seus próprios desejos.

    Oremos para que os olhos sejam abertos e nos mostre que ha coisas melhores que Deus nos deu para desfrutarmos melhor a vidas.


    Muito obrigada por sua visita


    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  7. Com diz nosso colega do dihiit que superou o vicio :

    A melhor maneira de ajudar um dependente é em primeiro lugar AMANDO-O, entender que ele é doente e precisa de ajuda.

    Ele é um VENCENDOR e um EXEMPLO

    ResponderExcluir
  8. Acho que todos nós temos vícios, vezes nocivos, outras graves que exigem acompanhamento médico.

    Assunto interessante.

    beijos, Maria Marçal -- Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  9. OI Marya, como vai amiga? Acredito que exista hábitos e vícios a diferença um do outros é que um você pode deixar a qualquer momento sem nem um problema, ja o vicio que começou como um habito ja chegou numa demissão maior. O que percebi do vicio é que muitos que entraram nele e estão não sabem a raiz a causa do que os levaram a viver assim isso e por ter duração pequena eles precisar se sentir vivos voltam ao vicio, mas ha outras saídas e que a vida é muito mais do que um momento de prazer.

    Obrigada por sua participação!!

    Uma bao tarde

    ResponderExcluir
  10. OI Regina é verdade essa é uma das maneiras de ajudar alguém viciado. Agora quando somos nós mesmo que estamos nessa situação ao descobrir qual foi a causa que nos levou ao vicio vai ajudar no processo de libertação.

    Obrigada por sua visita e participação e por partilhar com os amigos

    Boa tarde

    ResponderExcluir
  11. Oi Irismar, passei pra refletir um pouquinho nesse blog aqui também, e já estou ate seguindo. O vicio é um destruidor da família. Entrar nele é fácil mais sair só com a ajuda de Deus, mesmo assim se o viciador estiver consciente que quer abandonar o vicio. Beijo e ótima noite.

    ResponderExcluir
  12. Minha querida amiga Irismar, boa noite!!!
    Minha amiga, todos os vícios são ruins, seja emocional ou físico, pois de uma maneira ou de outra acabam por atrapalhar o nosso caminho, a nossa evolução e crescimento. Mas sempre digo que os dois piores e que mais nos atrasam são os vícios do orgulho e do egoísmo, deles partem muitos dos outros vícios e defeitos.
    Parabéns pelo excelente e importante texto, adorei minha querida amiga!!!
    Tenha uma noite maravilhosa e abençoada!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  13. OI Smareis que bom receber sua visita aqui também e saber que ja estava fazendo parte seja bem-vinda e volte sempre que desejar.

    È verdade o vicio é um destruidor de vidas e lares,que DEus Abrar os olhos dos que vivem nessa situação para que seus olhos seja abertos e consigam ver o que os levou a esse caminho.

    Muito obrigada por sua visita

    UM belo dia

    ResponderExcluir
  14. OI Luis e o que a pessoa não perceber que fazendo parte de um jogo em que as suas próprias vida estão em jogo. Caminhar na trilha do vício é andar como os olhos vendados para um precipício a qualquer momento vai cair.

    Que os olhos que estão fechados que nao percebe os danos e as consequências do vicio só o alivio seja abertos pois a qualquer momento a queda vem

    Muito obrigada por sua visita


    UM bom dia

    ResponderExcluir
  15. Realmente vivemos numa sociedade viciada.
    Aos crentes na Palavra cabe se posicionarem de acordo com a vontade de Deus diante dela.

    Aos que ainda não conhecem a Deus, cabe a decisão de "querer ser liberto", reconhecendo que só Jesus liberta verdadeiramente.

    Tem um versículo na Palavra que confirma esse texto: Provérbios 14:12
    Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.

    A Igreja continua evangelizando...
    Aos evangelizados dependem a decisão de aceitar a ajuda de Jesus, que tem poder para arrancar essa flecha, quebrar as correntes e por fim salvar eternamente.
    Sem dúvia, a obra Dele é completa.
    A Paz,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  16. OI Delair obrigada por nos deixar esse texto que realmente descreve bem o caminho do vicio e as suas consequências.


    Oremos para que os que entraram por esse caminho encontre o caminha da sensatez de volta.

    UM bom dia

    ResponderExcluir
  17. Oi, Irismar
    Este versículo bíblico que apresentou , de Hebreus 12:1, mostra-nos numa metáfora muito viva o que o vício nos faz. E seu artigo mostra Cristo como libertador dessa serpente, ou dessa corda que aprisiona.
    Assim seja, que muitas pessoas aprisionadas pelos vícios busquem a Jesus como Salvador e Libertador.
    Abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
  18. Cristo liberta as correntes.

    ResponderExcluir
  19. Sergio È verdade !!! Ele veio para libertar e aqueles que clamam por ele recebem!! Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  20. OI celina essa deve ser a nossa oração por todas as pessoas que de algumas maneira tem entrado por esse caminho que no final é só destruição e ruina seja ele qual for. Tem um versículo que gosto muito que o salmista disse TODAS as minhas fontes estão em TI .

    Obrigada amiga

    Boa tarde

    ResponderExcluir
  21. Iris,

    O vício corrói e deixa marcas e dores nas pessoas.

    Somente no altar da oração e adoração é q a libertação chega.

    beijos
    su

    ResponderExcluir
  22. OI Suely amiga e como deixa marcas e destruição nas vidas.


    Obrigada por sua visita

    Abraço

    ResponderExcluir