Um dos grandes desafios da humanidade!!

10:07 Irismar Oliveira 39 Comments

"Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade".
-Renato Kehl-


Por Irismar Oliveira
Alguém já disse algo para você que te feriu, machucou, te fez ficar triste e até revoltada, mesmo você sabendo que o que ela falou era verdade? Porque mesmo sabendo que o que alguém nos falou era verdade ficamos chateados? Será que se ouvíssemos de outra forma seria diferente? 

Vamos ser sinceros que não é fácil ouvirmos algumas verdades e se elas vêm acompanhadas com um tom de superioridade, de deboche e destruição ai é que não fica fácil não é mesmo? Costumo dizer que temos duas maneiras de dizermos uma verdade: A maneira construtiva e a destrutiva. 

Infelizmente na maioria das vezes, ouvimos ou dizemos da maneira destrutiva, mais precisamos aprender que mesmo que seja a verdade se não soubemos dizer ela pode matar. 

Assim como não gostamos de ouvir a verdade de uma maneira destrutiva, que possamos aprender que os outros também não gostam, assim como podem nos ferir e machucar, também podemos ferir e machucar com a verdade. 

Tem um conto árabe que diz: 

Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.

Que a verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. Mas a forma com que ela é comunicada é que tem provocado, em alguns casos, grandes problemas. A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta. Mas se a envolvemos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceita com facilidade. ( Conto Árabe)

Versículo para Meditação:
“A morte e a vida estão no poder da língua”.
Provérbios 18:21



Fonte da imagem: http://www.bigxy.com/
Sobre o Autor:
Irimsar Oliveira Irismar Oliveira é autora do Vivendo pela palavra, pastora, reside em Fortaleza- Ce, é casada e mãe de um filho. Esse blog tem como objetivo mostrar a importância de viver pela Palavra de Deus. Seja bem-vindo e Volte sempre que desejar!.

Você também pode gostar

39 comentários:

  1. Como verdadeiros filhos de Deus não devemos nos conformar com a mentira...a verdade sempre tem que ser dita, mas claro q de uma forma construtiva...
    Post mto abençoado...

    Qndo puder aparece tbm:
    http://acendaessaluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nosso maior exemplo de Verdade é Jesus, a quem devemos imitar.
    Quando lemos a sua Palavra percebemos o tom que ele usava em cada situação.
    Assim devemos falar, orientados sempre pelo Espírito Santo de Deus.
    Devemos buscar essa sabedoria: a de falar, com autoridade, em Nome de Jesus.
    Essa autoridade é de falar pela Palavra. Aí, sem dúvida, não correremos o risco de cometer injustiça a ninguém.
    Senhor, nos dê entendimento e palavras sábias...
    A Paz,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  3. De esse predicado me orgulho
    Por as verdades, sempre, dizer
    Odioso da mentira sou sincero
    Não gosto de quem fazem outros sofrer.
    A verdade serve, para as dúvidas esclarecer
    Que ninguém fique magoado
    Por as verdades saber
    Quem viver enganado, feliz pensa viver
    Desconhece seu passado
    Por alguém que o tentou esconder.

    Desejo um bom dia para você, Irismar,
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  4. Amiga,
    Amei sua forma de expressar sobre esta atitude que muitos confundem, escrevi um post a tempos atrás sobre não confundirmos sinceridade com grosseiras,pois ser sincero é ser verdadeiro de maneira a edificar alguém, ainda que venha doer, mas dor não será pela pessoa que falou, e sim pela realidade que descobriu, mas muitos usam o termo sou sincero doa a quem doer,e de uma forma mal educada, grossa, e inesperada machuca um coração não pela verdade dita mas pela forma que lhe foi passada.Que nossas palavras não venha ser flechas,mas que venhamos ser edificadores, seja em qualquer situação...mas que saibamos construir, até mesmo sentimentos....

    Abraços e feliz dia das crianças....

    ResponderExcluir
  5. OI JS que bom receber sua visita, seja bem-vindo!! Sim a mentira não pode prevalecer seja por qualquer que seja o motivo, mas quando falarmos a verdade que ela seja de uma maneira tão grandiosa que não perca sua real finalidade na vida de uma pessoa.

    Volte sempre que desejar!!

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  6. Oi Delair é verdade!! AS vezes temos o conhecimento de uma verdade mais não falta a sabedoria para expressar, que possamos aprender com o mestre Jesus como usar sabiamente as nossas palavras!!

    Amiga te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  7. Aqui continua lindo, e abençoado ! *-*
    que Deus abençoe sempre mais esse cantinho,
    e perdoe-me minha ausência em vir aqui.
    A paz

    Thallyta Ferreira.

    ResponderExcluir
  8. OI Edu, gosto dos seus comentários em foram de poema, gostei muito, essa aqui achei ótima: "A verdade serve, para as dúvidas esclarecer".

    Muito obrigada por sua visita

    Te desejo uma boa tarde

    Abraçooooooooo

    ResponderExcluir
  9. OI Cecilia, vou destacar uma parte do seu comentário pois achei ótimo quando disse:
    Que ser sincero é ser verdadeiro de maneira a edificar alguém, ainda que venha doer, mas dor não será pela pessoa que falou, e sim pela realidade que descobriu".Amiga é verdade muitas pessoas usam o termo sou sincero doa a quem doer ou eu só digo a verdade, sem se importar com o outro lado. Já observei que as pessoas que tem essa postura de dizerem sem a verdade de uma maneira destrutiva quando são elas que escultam não gostam e nem suportam.

    Que possamos aprender nos comunicar uns com os outros sempre isso faz uma grande diferença

    Muito obrigada por sua visita

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  10. Sei lá, as vezes é melhor calar.

    Se for falar sobre a palavra de Deus até concordo, mas sobre o erro do outro, melhor deixar que ele mesmo se encontre, é só orar e deixar nas mãos do todo poderoso.

    ResponderExcluir
  11. OI Aclim isso é verdade em certos momentos o silencio é melhor, mas quando preciso for falar que falemos com sabedoria.

    Muito obrigada

    Uma bela noite

    ResponderExcluir
  12. OI Thallyta Ferreira que bom receber sua visita e obrigada por suas palavras que as recebo com incentivo.

    Um abraço !!

    ResponderExcluir
  13. A PAZ DO SENHOR , PASTORA, OBRIGADO POR SUA VISITA EM MEU BLOG E SEU COMENTARIO, GOSTEI MUITO DO SEU BLOG INFORMATIVO,DINAMICO,EDIFICANTE. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SEU MINISTERIO GRANDIOSAMENTE. ABRAÇOS CORDIAIS E FRATERNOS.
    http://rcostaalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá minha querida amiga Irismar, boa noite!!!
    Bela mensagem minha amiga, adorei!!!
    Minha amiga, com muita frequência ouvimos ou presenciamos esses comentários destrutivos ou de deboche, quase sempre eles causam muita dor e discussões... Quando a palavra que vamos pronunciar não for construtiva devemos fazer uso do silêncio... A verdade sempre deve ser preservada, mas não esculachada com palavras destrutivas e insultantes... saber falar é uma grande arte que deve ser cultivada...
    Parabéns pela excelente postagem, adorei!!!
    Tenha uma ótima noite e um maravilhoso dia!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  15. oi Irismar
    sempre é bom a verdade mas devemos falar com carinho, pois as vezes a verdade doi.

    ResponderExcluir
  16. Oi Iris!
    Gostei muito do seu texto, pois precisamos ter sabedoria ao falar com as pessoas, pois muitas vezes por uma palavra dita da forma errada o estrago é grande e depois pra reverter isso fica difícil.
    Um beijo e uma ótimo dia!

    ResponderExcluir
  17. Oi Iris, devemos dizer a verdade acompanhada de um coração verdadeiro e limpo! Pois muitas vezes queremos dizer a verdade com coração amargurado. E a verdade vem acompanhada de críticas, muitas vezes. Abraçoooo, FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!! rsrs.

    ResponderExcluir
  18. Olá amiga Irismar..Se esta falando a verdade não vejo razão para sentir-me ferida .Agora tem que saber falar por que às vezes ofendemos por não saber expressar direito e a pessoa não entende. A verdade nunca magoa o que aflige são as calúnias estas sim se forem relatada de forma prepotente ai com certeza fere. Beijos ternos. Kaoma

    ResponderExcluir
  19. Belo texto e verdadeiro, devemos sim aceitar os nossos erros, assim poderemos enfrentar com mais segurança nossos acertos. Parabéns amiga.
    Abraços forte.
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  20. OI Luis, é verdade a A verdade sempre deve ser preservada, mas não com palavras destrutivas e insultantes.., muitas vezes por não nos comunicar com sabedoria o que poderia ter uma efeito construtor tem um devastador.


    saber falar é uma grande arte que devemos aprender e cultivada...!!

    Obrigada por sua visita

    UM bom dia

    ResponderExcluir
  21. OI Kaoma, as vezes não é nem calunia pois essas são horríveis e fere , mas tem momentos em que é a verdade que esta sendo dita, mas ela não vem embrulhada como um presente e sim como uma pedra que lançam em nosso rosto, ela vai ferir com toda certeza.

    A verdade sem o amor não opera com eficacia como muitas vezes desejamos.

    Amiga muito obrigada por sua visita

    UM belo dia

    ResponderExcluir
  22. OI Príncipe é verdade quando aprendemos essa capacidade de aceitar a verdade sobre nós, melhora e muito a nossa vida, mas se a resistirmos poucas mudanças vão acontecer.

    Que possamos sempre lembrar quando fomos dizer a verdade para alguém que ela tem o PODER libertador pois isso precisamo ver como falamos.

    Amigo saudade de ti também!!!

    Abraço e um bom dia

    ResponderExcluir
  23. OI Lucia é sim amiga, não podemos esquecer que a verdade é libertadora por isso é preciso saber falar.

    Abraço e um bom dia

    ResponderExcluir
  24. OI Cida isso é verdade a que desejamos falar mesmo que seja a verdade se nao for com sabedoria os estragos podem ser muitos.

    Amiga obrigada por sua visita

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  25. OI lane voce trocou num ponto bom ter o coração limpo quando for dizer a verdade pois por menor que seja a raiva ou amargura pode estragar TUDO.

    Um big abraço amiga!!

    ResponderExcluir
  26. OI Costa obrigada também por sua visita e por esta seguindo o Vivendo seja sempre bem-vindo entre nós.

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  27. Oi amiga, tudo bem?
    Como sempre vc arrebentando nas matérias. Quanta sabedoria. Que Deus lhe dê muito mais. Deus te abençoe.

    Ah! Lá no cantinho, tem promoção amiga. Participa.
    Promoção do livro A Cabana e do cd autografado da banda Promises

    kisses♥

    ResponderExcluir
  28. puxa! quanta verdade nesse texto maravilhoso e abençoado.

    eu, irismar, todas as vezes que eu venho aqui releio quase tudo de novo. voce não sabe (talvez saiba) o quanto seus post são preciosos.

    bençãos!

    ResponderExcluir
  29. belissimo texto.
    nessa hora vc tem que ser verdadeiro
    com essa pessoa que vc vai falar seja
    sincero sempre com quem vc vai falar .
    um abraço.

    ResponderExcluir
  30. OI carlinha amiga obrigada por sua visita e por suas palavras que são incentivo que o nosso Deus seja cada dia glorificado em nossas vidas.

    Obrigada pelo convite irei por lá sim!!

    Abraçooooooooooooo

    ResponderExcluir
  31. OI Aline amiga na maioria das vezes o que partilho com vocês é o que o Senhor falou o meu coração, me ensonou e quando leio que alcança outros corações fico feliz pois podemos ver o poder que ha na palavras do Senhor.

    Muito obrigada por sua visita e que o Senhor possa falar aos nossos corações cada dia.

    Abraço

    ResponderExcluir
  32. OI Luis a sinceridade é uma ferramenta preciosa nos relacionamentos mais o segredo do sucesso dela é se ela vier acompanhada com a intenção de ajudar, levantar a quem vai falar.

    Obrigada por sua visita

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  33. Eu gosto quando as pessoas são sinceras mas tem que falar de modo delicado, pra eu não ficar chateada

    ResponderExcluir
  34. Tão lindo, verdadeiro e bem explanado este conto árabe,querida Irismar.
    Os conselhos são excelentes.
    Concordo que a verdade deve ser dita mas que pode ferir e magoar pode e isso acontece muitas vezes.A dizer algo, temos de dizer a verdade, mas se é necessário e útil dizer a verdade a alguém, e a pessoa que o faz está bem intencionada, que o faça com Caridade e tudo estará bem.
    Que o faça como gostaria que fizessem com ela.
    Por outro lado, nem sempre é necessário, muito menos útil, dizer a verdade e, se é para dizer magoando uma coisa que não vai ser boa nem útil mais vale ficar calado.
    Também esse conceito de - A verdade - é muito subjectivo. Aquilo que muitas vezes achamos ser a verdade mais não é que a nossa visão pessoal das coisas com toda a carga emocional e afectiva que cada um de nós coloca.
    Por isso é que se sabe que a História é uma construção do historiador e temos sempre de dar uma margem de erro aos relatos ditos históricos. Várias testemunhas presenciais de um facto, por exemplo uma batalha, se pusermos essas testemunhas a relatar o que presenciaram, teremos tantos relatos diferentes, quantos os relatores. Depois vem o historiador e ao fazer a síntese ainda acrescenta a sua interpretação pessoal.
    Desculpe, acho que me afastei do tema, mas adorei este lindo texto, tão claro e tão útil
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  35. OI Moçoila não você não fugiu e vou destacar duas coisas que disse quanto o dizer a verdade

    1)Que o faça como gostaria que fizessem com ela. Ah amiga esse principio fosse usado em todas as relações muitas cosias com todas certeza não aconteceria, se todas as vezes que fomos fazer ou dizer algo pensarmos o seguinte como gostaria que fizessem comigo?

    2) Sobre conceito de - A verdade - é muito subjectivo. Aquilo que muitas vezes achamos ser a verdade mais não é que a nossa visão pessoal das coisas com toda a carga emocional e afectiva que cada um de nós coloca. Por ter esse lado também é ai que temos mais responsabilidade quando fomos falar .

    Muito obrigada por sua participação!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  36. OI Iasmin é verdade é bom ouvir a verdade temperada com sabedoria!! Todos nós esperamos isso das pessoas e que assim possamos proceder com as pessoas e amigos com todas certeza eles também gostam

    Muito obrigada por sua participação!!

    Te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  37. Iris,

    Sempre é bom sermos sinceros no falar, mas o primordial é termos sabedoria no falar.

    beijos
    Su

    ResponderExcluir
  38. OI Suely isso é verdade pois mesmo sendo uma verdade se nao vier com sabedoria pode mais danificar do que curar.

    Amiga te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  39. Ouvir a verdade as vezes doi, mas é necessária e se dissermos ela com carinho poderemos crescer, ouvir tb é um dom!

    Amei seu blog se puder nos faça uma visita
    Obrigada!
    solteiricecrista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir