Aprendendo na sala de aula da vida.

08:53 Irismar Oliveira 18 Comments

Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender.
Charles Dickens


Aprendendo nas quedas 
Por que será que nos lamentamos tanto quando nos decepcionamos, perdemos e erramos? O mundo não acaba quando nos enganamos; ele muda, talvez, de direção. 

Mas precisamos tirar partido dos nossos erros. Por que tudo teria que ser correto, coerente, sem falhas? As quedas fazem parte da vida e do nosso aprendizado dela. 


Que dói, dói. Ah! Isso não posso negar! Dói no orgulho, principalmente. E quanto mais gente envolvida, mais nosso orgulho dói. Portanto, o humilhante não é cair, mas permanecer no chão enquanto a vida continua seu curso. 

O problema é que julgamos o mundo segundo nossa própria maneira de olhar e nos esquecemos que existem milhões e milhões de olhares diferentes do nosso. 


Mas não está obrigatoriamente errado quem pensa diferente da gente só porque pensa diferente. E nem obrigatoriamente certo. Todo mundo é livre de ver e tirar suas próprias conclusões sobre a vida e sobre o mundo. Às vezes acertamos, outras erramos. E somos normais assim. 



Então, numa discussão, numa briga, pare um segundo e pense: "e se eu estiver errado?" É uma possibilidade na qual raramente queremos pensar. 


Nosso "eu" nos cega muitas vezes. Nosso ciúme, nosso orgulho e até, por que não, nosso amor. Não vemos o lado do outro e nem queremos ver. E somos assim, muitas vezes injustos tanto com o outro quanto com a gente mesmo, já que nos recusamos a oportunidade de aprender alguma coisa com alguém. 


E é por que tanta gente se mantém nessa posição que existem desavenças, guerras, separações. Ninguém cede e as pessoas acabam ficando sozinhas. 

E de que adianta ter sempre razão, saber de tudo, se no fim o que nos resta é a solidão? Vida é partilha. E não há partilha sem humildade, sem generosidade, sem amor no coração. 


Na escola, só aprendemos porque somos conscientes de que estamos lá porque não sabemos ainda; na vida é exatamente a mesma coisa. Se nos fecharmos, se fecharmos nossa alma e nosso coração, nada vai entrar. E será que conseguiremos nos bastar a nós mesmos? Eu duvido. 

Não andamos em cordas bambas o tempo todo, mas às vezes é o único meio de atravessar. Somos bem mais resistentes do que julgamos; a própria vida nos ensina a sobreviver, viver sobre tudo e, sobretudo. 


Nunca duvide do seu poder de sobrevivência! Se você duvida, cai. Aprenda com o apóstolo Pedro que, enquanto acreditou, andou sobre o mar, mas começou a afundar quando sentiu medo. 


Então, afundar ou andar sobre as águas? Depende de nós, depende de cada um em particular. Podemos nos unir em força na oração para ajudar alguém, mas só esse alguém pode decidir a ter fé, força e coragem para continuar essa maravilhosa jornada da vida.

Autor do texto:Letícia Thompson





Para refletir:

"Às vezes reclamamos das provações que enfrentamos, mas algumas das deficiências, falhas, pecados e virtudes que são reveladas nelas, nunca seriam descobertas se não fossem pelas provações que passamos. Quando somos pressionados sempre revelamos o que tem dentro do coração, seja bom ou ruim aparece".

 Irismar Oliveira-




Você também pode gostar

18 comentários:

  1. Oi Iris, linda mensagem amiga!! Te desejo um belo dia! Que o Senhor te abençõe. Abraçooooo.

    ResponderExcluir
  2. OI lane também achei muito boa!!

    Amiga um belo dia

    ResponderExcluir
  3. EU ESTAVA PRECISANDO DISSO!! OBRIGADO!! BJS

    ResponderExcluir
  4. Nany, que bom amiga chegou como benção e no momento em que precisava. Um bom dia

    ResponderExcluir
  5. Aprender na sala da vida é algo necessário em nosso cotidiano. Mas graças a Deus temos um professor excelente. O Espirito Santos. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  6. OI Alessandra e como é , agora caba a cada um permanecer na sala ou sair e nunca aprender asa grandes verdades que DEus tem para nós.

    Amiga obrigada por sua visita

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Por certo, Irismar,
    errar e aprender faz parte da escola da vida.
    Obrigada por sua visita ao blog Viver.
    Nos próximos dias publicarei algo sobre você.
    Beijo.
    Celina

    ResponderExcluir
  8. OI Celina isso é verdade costumo dizer que nada em nossas vidas se perde, mas podemos aprender grandes verdade nos momentos mais difíceis. Obrigada pelo carinho

    Amiga obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  9. Aprendemos com os erros cometidos,
    Seria preferível não os cometer
    Do que fizemos ou faremos não arrependidos
    Mas, para os não repetir teremos que aprender
    Com os erros vidas se perdem
    Com o saber se salvam vidas
    Saúde, amor, felicidade e paz dependem
    De quem toma acertadas medidas!

    Desejo uma boa noite para você. Sempre no caminho certo se possível!

    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  10. OI EDuardo, quando pensamos que poderíamos não cometer alguns erros dizemos isso pelo preço que muitas vezes pagamos, mas alguns ensinamentos virão através dessas quedas e sabio aquele que aprende com eles.

    Amigo te desejo um bom FDS
    Abraçi

    ResponderExcluir
  11. Iris querida!
    Nesta aula aprendi uma bela lição, a de parar e pensar antes de responder , ver se estou certa!! Muitas vezes ajo por impulso e depois me arrependo.
    Muito obrigado amiga por compartilhar esta maravilha comigo.
    bjao.

    ResponderExcluir
  12. Grande verdade quando diz que na Escola só aprendemos porque somos conscientes de que estamos lá porque para aprender o que não sabemos ainda. Ao nos fecharmos a nossa alma e o nosso coração, nada vai entrar. Então seremos um eterno ignorante.

    ResponderExcluir
  13. Teu blog é lindo, profundo, palavras que bateram em meu coração em cheio! Abraços

    ResponderExcluir
  14. OI Gisele lhe digo que é um grande aprendizado principalmente para quem era precipitado e se ver hoje alguém que a parar e pensar.

    Amiga muito obrigada por sua visita e participação!!

    UM bom dia

    ResponderExcluir
  15. OI Surpresas da vida que bom receber sua visita e saber que gostou e que as palavras encontradas aqui falaram ao teu coração, glorias a DEus por isso.

    Seja bem-vinda e volte sempre que desejar.

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  16. OI Aparecido também achei essa parte muito verdadeira, pois mostra que quando estamos livres de orgulhos quanto ao saber de tudo e que nao precisamo aprender , nem percebemos mas não fechamos para os aprendizados da vida. Felizes os eternos aprendizes da vida.

    MUito obrigada por sua visita

    Um bom FDS

    ResponderExcluir
  17. Iris,

    Muitas vezes no erro tiramos lições de vida e de aprendizado.

    Belo texto,

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Suely é verdade e como aprendemos viu?

      Obrigada amiga

      Abraço

      Excluir