Por que a vida crista é difícil e fácil ao mesmo tempo?

14:01 Irismar Oliveira 21 Comments

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará!. 
João 8:32


Por Irismar Oliveira
Comecei a ouvir a palavra de Deus muito jovem, gostava de ouvir quando pregavam a Palavra ou quando alguns amigos liam a Bíblia para mim. Com o passar do tempo percebi que havia em meu coração o desejo de servir Deus como a sua Palavra dizia, só que tinha um porém, havia duas coisas que me impediam de me render a Deus e a sua palavra, uma era o MEDO de ter que “deixar algumas coisas” e a outra era que não me achava PREPARADA para servi-lo ou seja não tinha capacidade para obedecer seus mandamentos.

Entendendo que a primeira  era um reflexo da segunda pensava: só posso servi-lo quando tiver preparada, tenho que me preparar, perto de completar 16 anos, meus olhos foram abertos e compreendi que NUNCA teria capacidade de me preparar para servir a Deus, pelo contrario era Ele que ia me preparar para servi-lo. 

Muitas pessoas também pensam dessa forma, ouvem a palavra e compreendem, mas se veem diante de algo difícil e até impossível que é o medo de deixar as coisas que consideramos boas e a incapacidade de servir um Deus santo, lhe digo que esse sentimento é natural do ser humano, eles são um reflexo de alguém que não nasceu de novo.  

C.S. Lewis descreve essa situação da seguinte forma 

“A vida cristã é diferente, mais difícil e mais fácil”. 


Cristo diz: “Dê-me tudo”. Eu não quero um tanto do seu tempo, tanto do seu dinheiro, tanto do seu trabalho. Quero você. Eu não vim para atormentar o seu ego natural, mas para matá-lo. Meias medidas não trazem nenhum bem. 


Eu não quero podar um galho aqui e outro ali, mas quero derrubar a árvore inteira. Entregue todo o seu ego natural, todos os desejos que você julga inocentes, bem como os que você julga iníquo – todo o seu SER. 

Fonte da imagem:Banco de imagens

Eu lhe darei um novo eu. “Na verdade eu lhe darei o meu próprio eu; a minha vontade se tornará a sua vontade”. 


Por que a vida crista é difícil e fácil ao mesmo tempo? È difícil para quem tenta servir a Deus sem nenhuma interferência dEle no seu SER.

É difícil servir a Deus sem termos nascido de novo, pois isso é impossível, é difícil devido a nossa natureza pecaminosa, ela não se submete a Deus, toda inclinação a Deus e a sua palavra acontece no espírito pelo Espírito de Deus no SER do homem. Em Filipenses 2:13 diz que "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" A vida cristã é vivida pela fé.

É fácil  servir a Deus quando recebemos capacidade para tal realização é fácil quando acontece a interferência ou seja quando nascemos de novo, ai acontece a troca do velho homem pelo novo homem, Paulo diz em 2 Coríntios 5:17 se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 

Em Romanos 8: 2,4-7 diz Portanto o poder do Espírito doador da vida - e eu recebo este poder por meio de Cristo Jesus - Ele me livrou-me do círculo vicioso do pecado e da morte. Assim, agora podemos obedecer às leis divinas se seguirmos o Espírito Santo e não mais obedecermos à velha natureza pecaminosa que está dentro de nós. 

Os que seguem o Espírito Santo,  conseguem  fazer as coisas que agradam a Deus. Seguir o Espírito Santo conduz à vida e à paz, mas seguira velha natureza leva à morte porque a velha natureza pecaminosa dentro de nós está contra Deus. Ela nunca obedeceu às leis divinas e nunca o fará. Rm 8:

Toda capacidade que precisamos para servir a Deus vem do Senhor Jesus. Somos com um caule e Jesus a arvore, o caule para produzir a essência que tem na arvore precisa esta enxertado nela. Lembre-se que não é o caule que sustenta a raiz é a raiz que  sustenta e nutre o caule.





Versículo para meditação
Jesus disse: Em Verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, o que nasceu do Espírito é Espírito. Não te admires de eu te haver dito: vós deveis nascer de novo.” (Jo 3, 5-7) 



Fonte do artigo Vivendo pela Palavra http://irismaroliveira.blogspot.com
Fonte das imagens: http://www.google.com.br

Você também pode gostar

21 comentários:

  1. Oi Iris, gostei muito do seu texto! Te digo que se eu ainda não tivesse nascido de novo, você teria conquistado 1 vida pra JESUS! Gosto da maneira que você prega, com palavras simples e exemplos do nosso dia-a-dia! O texto relata direitinho o que as pessoa que estão no mundo pensam, rs. Meu pai dizia o mesmo, tenho que me preparar.

    Amiga obrigada por partilhar! Uma bela tarde e um abraçoooooo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida pelo post abençoado.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Pastora
    essa mensagem é muito bonita e verdadeira! Nascer de novo é o maior milagre que pode acontecer. Fazer a antiga natureza morrer é necessário, mais muitos não conseguem.
    Se o Senhor disse que é nacessário nascer de novo, é por que Ele sabe que somos capazes disso. Ele não dá a ninguém um fardo que não possa carregar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. OI lane que bom amiga que gostou. Muitos pensam assim que precisam se preparar para ter um encontro com Deus, e isso é por não conhecer ainda o poder de Deus que é o único que pode nos mudar.
    Quando nascemos de novo compreendemos essas renuncias e essa nova vida que é possível.

    Abraço e uma bela noite

    ResponderExcluir
  5. OI Bella, Cristo é a respostas de Deus para o homem.

    Muito obrigada por sua visita

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  6. OI Nestor disse bem nascer de novo é o maior milagre!!Assim como aceitar essa vida é pela fé vive-la também. Gosto muito de Rm 6 que descreve essa nova vida O poder do pecado sobre nós foi quebrado quando nos tornamos cristãos e fomos batizados a fim de sermos uma parte de Jesus Cristo: através de sua morte foi esmagado o poder da natureza pecaminosa de vocês. Vocês são agora uma parte dele, e por ELE é que vivemos.

    Muito obrigada amigo por sua visita e que posamos seguir os conselho de Paulo quando disse: Se com ele morremos, também com ele viveremos!!

    Abraçooooo

    ResponderExcluir
  7. Ola iris,
    Muito bom texto, na verdade foi Jesus mesmo quem disse, sem mim nada
    podeis fazer. Ele é a videira e nós as varas. Tambe é bom lembrar que sao
    as rapozinhas que fazem mal a vinha, são nossos pequenos e permissivos habitos
    que contaminam tudo em nossa vida, outro dia até ouvi sobre isso que dizia no livro
    de Ageu que toda imundicie é contagiosa, Ageu 2:12-14.. Quando temos um problema na nosa
    vida ele é transcendental ele contamina todas as outras areas com o tempo, como o epcado existe em nós é impossvel fazer as ossas proprias leis para agradar a Deus, foi esse o problema dos fariseus, queriam seguir leis para agradar a Deus... enquanto Deus quer que cumprmamos madnamedentos sim mas sem achar que por eles podemos nos gloriar da salvação, é só pela graça, e isso nao vem de nós, o bom mesmo é deixar Deus construir nosso relacionameto de temor a ele... E acrecito que ele usa muitos modos rpa isso. Até o proprio mal que tem em nós ele manipula... Parabens pelo artigo Iris, gostei muito das reflexoes entre texto.
    Abração bom feridao !!!

    ResponderExcluir
  8. Eu não sei viver de outra forma. Nasci num lar cristão. O meu tempo de vida é meu tempo de fé.
    Sem Jesus eu não existo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Irismar,

    Tentei adicioná-la pelo twiter , não consegui. Assim encontrei este endereço de blog.Bela descoberta.Gostei muito dos textos e mensagens deste blog.
    Cordialmente,

    Aureliano

    ResponderExcluir
  10. Irismar servir Deus é todo o dia do ano.Não tens que ter medo daquilo que não conheces.Tens medo de contemplar uma árvore?Tens medo de acariciar um animal?Tens medo de ajudar alguém necessitado?
    Podes é ter vergonha de dizer bem alto eu AMO DEUS e teus amigos olharem para ti de soslaio.

    Pois servir Deus é tudo mencionado aqui e neste momento só em falar dele já é servi-lo.
    Obrigada
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Paz de Cristo!
    Muito bom o seu pensamento neste artigo!
    Realmente a vida cristã tem as suas lutas e os seus desafios, mas com a ajuda de Deus, tudo fica mais fácil!

    ResponderExcluir
  12. Já estava com saudades desse cantinho abençoado. É sempre bom me alimentar dessas preciosas reflexões do coração de Deus para nossas vidas. Um beijo querida Irismar.

    ResponderExcluir
  13. OI Augusto,quando compreendemos essa verdade é glorioso!! Paulo escrevendo aos Romanos no capitulo 3 disse: Ninguém pode jamais ser declarado justo aos olhos de Deus por fazer o que a lei ordena. Quanto mais conhecemos as leis de Deus, mais claro fica que não as obedecemos, pois que suas leis nos fazem ver que somos pecadores.

    Ele diz que TODOS pecaram; todos fracassaram, e não puderam ALCANÇAR o glorioso IDEAL de Deus. Ai ele aponta o SEGREDO DE DEUS para esse IDEAL:

    Agora, porém, Deus nos mostrou um caminho diferente para o céu - não o fato de sermos "bonzinhos" e procurarmos guardar suas leis, mas um novo caminho (ainda que não seja tão novo assim - realmente, pois as Escrituras falaram dele há muito tempo). Agora Deus diz que nos aceitará e nos absolverá - Ele nos declarará "sem culpa" - se nós confiarmos em Jesus Cristo para Ele tirar os nossos pecados. - E todos nós podemos ser salvos deste mesmo modo, vindo a Cristo, não importa o que somos ou o que temos sido. Por isso que o mesmo Paulo declarou que o JUSTO VIVERÁ PELA FÉ, a obra de Deus é aceita pela fé!!
    Glorias a Deus por seu grande amor!!

    Amigo obrigada por sua visita e participação

    Uma boa noite e um bom feri pra você também!!

    ResponderExcluir
  14. OI Aclim Glorias a DEus, por todo tempo de vida que tem no Senhor e através dEle. Quando tenho oportunidade gosto de dizer para alguns jovens que nascem num lar cristão que eles devem louvar a Déus por esse privilegio!!

    Muito obrigada por sua visita

    Um bom FDS

    ResponderExcluir
  15. OI Aureliano que bom receber sua visita e saber que gostou. Seja sempre bem-vindo entre nós!!

    Muito obrigada por sua particpção

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  16. OI QUOTIDIANO, eu não tinha medo de servir a Deus do meu jeito, mas o que realmente vale é como Ele quer e era isso que eu via a minha limitação. Quando olharmos a Bíblia e a cito por crer que ela é a Palavra de Deus vamos ver o jeito dele. muito homens na Bíblia tentaram servir e adorar a Deus do seu jeito e não receberam a sua aprovação. E como um homem que casa e depois chega para a sua esposa e diz olha vou viver nesse casamento do meu jeito, vou viver omo quero,terei emus próprios horários, vou vim aqui quando sentir vontade e se me ver com outra não se preocupe é so um divertimento que eu te amo, te pergunto será que ela quer assim? não ela também tem sei jeito e o que forma uma união é quando nos submetemos um ao outro por amor, no caso com Deus é melhor pois a nossa vontade é limitada e quando nascemos de novo recebemos a vontade dele pois só assim vivermos como lhe agrada.

    Muito obrigada amigo por sua visita

    Te desejo um bom FDS

    ResponderExcluir
  17. OI Pr. Saidy Lopes é verdade como paulo disse em Rm 7: 24, 25 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
    Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor.

    Muito obrigada por sua visita

    Uma boa atrde

    ResponderExcluir
  18. OI Alesandra amiga também estava sentido sua falta que bom receber sua visita. Que bom que gostou.

    te desejo um belo FDS

    ResponderExcluir
  19. Iris,

    Muito lindo esse texto.

    Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados... seu texto retrata isso.....

    beijos
    Su

    ResponderExcluir
  20. OU Suely é verdade amiga pois isso que a vida crista é por fé!!

    UM belo FDS

    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Oi Iris querida!

    Estou em débito com vc!
    Olha, eu adorei o texto! Como sempre, gosto muito do que escreves, pois sempre nos traz palavras enriquecedoras para o nosso espírito.
    Eu confesso que a vida cristã pra mim, tem sido muito difícil. Tenho me estressado tanto com as pessoas, e isso realmente me desanimou e me esfriou bastante.
    Sei que não devemos olhar para as pessoas, e sim para Deus. Mas, infelizmente, quando nos decepcionamos com as pessoas tudo se torna mais difícil.
    Mesmo assim, com tanta coisa que vivi, ainda tenho ido as igrejas, mas não estou mais fixa em nenhuma. Sinto mto falta, e sei que preciso muito viver assim, pois eu me sentia muito bem.
    E a conclusão que tiro de tudo isso, é que é muito fácil ter uma vida cristã quando não olhamos para os obstáculos, nem para os homens.
    Pois quando somos decididos, e sabemos com certeza o que queremos, tudo se torna mais fácil.

    Bjos!

    ResponderExcluir