Quantas vezes mesmo devo perdoar?

11:47 Irismar Oliveira 26 Comments


UM dia você aprende que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, 
William Shakespeare


Senhor é até sete vezes? 

Por Irismar Oliveira
Hoje vou falar mais uma vez sobre um assunto que é difícil de ser ingerido por muitas pessoas o perdoar. Vejo que essa dificuldade que muitos tem de perdoar é apenas um reflexo por não compreender e aceitar verdadeiramente o amor e o perdão de Deus. 

Muitos diante das ofensas ainda agem como Pedro fazendo a seguinte pergunta: Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Mateus 18:21 ou como o homem que o Senhor Jesus citou nos versículos seguinte: Mt 18: 23-34 

O Reino dos Céus pode ser comparado a um rei que decidiu pôr em ordem suas contas com os criados. E quando estava fazendo isso, foi-lhe trazido um dos seus devedores que lhe devia 10.000 talentos! Ele não podia pagar; então, o rei ordenou que fosse vendido para pagar a dívida, bem como sua esposa e seus filhos, e tudo que ele tinha. Mas o homem prostrou-se diante do rei, com o rosto em terra, disse: "Oh, senhor, tenha paciência comigo, e eu pagarei tudo". Então o rei ficou cheio de pena dele, o soltou, e perdoou sua dívida. Mas quando o homem saiu da presença do rei, foi a um homem que lhe devia 100 denários, o agarrou pela garganta, e exigia que lhes pagasse na hora. O homem prostrou-se diante dele, suplicava que ele lhe desse um pouquinho mais de tempo. 'Tenha paciência, que eu pagarei', implorava ele. Mas o seu credor não queria esperar. Mandou prender e encarcerar o homem, até que a dívida estivesse totalmente paga. Então os amigos do homem foram ao rei e contaram o que tinha acontecido. O rei chamou à sua presença o homem que ele havia perdoado, e disse: 'Seu malvado miserável! Eu lhe perdoei aquela dívida enorme, só porque você me pediu. Você não devia ter pena dos outros, do mesmo modo como eu tive de você?' Então o rei, irado, mandou o homem ser duramente castigado, até pagar o último centavo que devia. Assim meu pai celeste fará, se vocês se recusarem a perdoar verdadeiramente os seus irmãos. 


Quando Jesus disse para Pedro quantas vezes ele deveria perdoar o irmão, era porque ele não compreendia ainda a extensão do perdão, ele só compreendia a quantidade de vezes que deveria perdoar, ele só compreendia o que podia ser medido ou contado. Era como se ele tivesse sempre em sua mão uma fita métrica ou uma calculadora, para somar ou medir e Jesus queria ensinar sobre a extensão do perdão. 

Quero partilhar com vocês um texto que diz: 

A lei judaica estipulava que as pessoas ofendidas perdoassem três vezes. Pedro estava disposto a dobrar a conta e ainda adicionar mais um perdão. Não havia dúvida: ele achava que Jesus ficaria impressionado. Só que isso não aconteceu. A resposta do Mestre até hoje nos espanta: “Eu lhe digo: Não até sete, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18:22). Se voce deu uma paradinha na leitura para multiplicar setenta por sete, é sinal de que não entendeu direito. Jesus esta dizendo que estabelecer parâmetros para seu perdão é não ser misericordioso. Max Lucado

Aprendi que o perdão é uma vacina que Deus nos deu para usar sempre que for preciso, pois somente ele nos deixa livres das correntes da ofensa para prosseguir.

Aprendi também que perdoar não é dar permissão para que as pessoas façam novamente, mas liberá-las. Com o perdão deixo elas livres, dando uma nova oportunidade para que elas aprendam. A responsabilidade  de querer aprender vai depender delas e não de quem foi ofendido, lembre-se  a sua oportunidade quando libera perdão é de prosseguir livre. 


Muitos não perdoam por medo de ser ofendidos novamente, mas lhe digo que se não for pela mesma pessoa será por outras, Joyce Meyer é que diz: aprenda a ser um profissional do perdão, pois enquanto viver na terra passará por muitas ofensas. 

Lembre-se: Só vamos dar que temos recebido e aceito. Existem pessoas que recebeu perdão, mas não sabem aceitar  e com isso saem por ai perdoado, mas implacáveis na hora de cobrar dos outros suas dividas. 

Se você percebe que tem dificuldade em perdoar e que sempre tem uma calculadora no coração, então abra o seu coração para receber do próprio amor que é Deus a capacidade de ser perdoado e perdoar. 


Ore a Deus por uma memoria fraca quando as pessoas lhe parecem indelicadas. 
Paul E. Holcraft


Você também pode ler aqui sobre  É o perdão e não o tempo que cura todas as feridas! 

Fonte da imagem:http://www.google.com.br
Sobre o Autor:
Irimsar Oliveira Irismar Oliveira é autora do Vivendo pela palavra, pastora, reside em Fortaleza. Fez. esse blog como objetivo de mostrar a importância de viver pela Palavra de Deus. Seja bem-vindo e Volte sempre que desejar!.

Você também pode gostar

26 comentários:

  1. Oi Iris, essa mensagem falou muito comigo. Na parte da fita, rs. (Devo perdoar independente das vezes e me preparar pois virão mais motivos para acontecer um novo perdão). Amiga, gostei muito dessa parte:

    "Aprendi também que perdoar não é dar permissão para que as pessoas façam novamente, mas liberá-las. Com o perdão deixo elas livres, dando uma nova oportunidade para que elas aprendam."

    Realmente, uma mensagem muito forte!!

    Ore a Deus por uma memoria fraca quando as pessoas lhe parecem indelicadas.
    Paul E. Holcraft

    Essa frase fechou com chave de ouro! rsrs.
    Foi o mesmo que ter ido à um culto de doutrina...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Irismar!

    Passei para lhe desejar um fim de semana abençoado e dizer que os seus textos nos fazem refletir e nos ajudam a lidar com nossas limitações.

    Bjs
    Chris

    ResponderExcluir
  3. Perdoar não custa dizer
    Palavra simples prenunciar
    Sem inteligência para o fazer
    O homem por fezes prefere matar.
    Não é minha invenção
    O que estou a escrever
    Amar com o coração
    Pouca gente o sabe fazer?
    Não custa nada perdoar
    Custa sim perceber
    Sem o direito de mal tratar
    O homem, disso, não quer saber
    O ciúme pode ser fatal
    Numa relação que já foi feliz
    O homem não compreende afinal
    Perdoar, o que Deus, sempre quis.
    Sem dom para o alterar
    E sem inteligência ter
    O homem que não sabe amar
    Mas, muito amor quer receber!

    Desejo uma boa tarde de quinta-feira para você,
    amiga Irismar. Que o respeito e o amor exista entre todos nós.
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  4. OI Lane que bom saber que falou ao seu coração amém!!

    precisamo ter essa visão sobre o perdão pois muitos vivem com a fita ou a calculadora, mas o Senhor quer nos ensinar como ensinou a Pedro a sua extensão. Que sejamos livres para receber e dar o perdão. Também amei essa frases de pedi ao Senhor uma memoria fraca,srsrs Glorias a Deus!!!

    Amiga obrigada por sua visita e participação e palavras elas vem como incentivo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. OI Maria Cristina muito obrigada pro sua visita e saber e de que alguma forma temos contribuído para ajudar. Que o nosso Déus seja cada dia glorificado em nossas vidas e através delas.

    Também desejo um belo FDS

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Iris, eu aprendi com minha professora de psicologia que perdoar significa perder! Eu entendi que perdoar é perder a questão e ganhar o questionador, ou não perder alguém, cada pessoa vale muito e pra você que vale muito, desejo uma tarde linda na presença de Deus. ABraço

    ResponderExcluir
  7. OI Eduardo, vou destacar essa parte do seu poema quando diz:
    O homem que não sabe amar
    Mas, muito amor quer receber! Como disse só iremos dar o que temos,enquanto não tivermos recebido e compreendido o amor do Pai não teremos capacidade de amar e perdoar o próximo como a nós mesmo.

    Amigo muito obrigada pro sua visita

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  8. OI Cirlene, é o perder para ganhar e só iremos fazer isso quando compreendermos o verdadeiro valor do perdão, tanto para o ofendido como para quem precisa ser perdoado. Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  9. É isso sim Iris, eu aprendi perdoar muito cedo, mesmo sem entender o significado exato, ou eu perdoava ou já teria morrido. Essa não é minha dificuldade. Cresci no Complexo do Alemão -RJ, vivi sob violência doméstica e fora de casa! sobrevivi porque Jesus vive e Ele me guardo, mas a história é longa. Aprendi que meu coração é um lugar muito especial e não posso guardar sujeiras ou lixos, pois o E.S. reside nele. Obrigada pelo carinho bjs

    ResponderExcluir
  10. OI Cirlene,m Glorias a Deus por isso e por TUDO que vem em tua vida, como disse o nosso coração não é lugar de lixo, pois ja foi limpo pelo sangue do cordeiro e nele foi derramado o seu amor pelo Espirito Santo. Que o Senhor continue te fortalecendo par prosseguir avante e abençoando muitas vidas.

    ResponderExcluir
  11. Perdoar é acima de tudo um ato de amor a Deus e si mesmo. O perdão é libertador. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  12. A maior represália contra um inimigo é perdoá-lo. Se o perdoamos, ele morre como inimigo e renasce a nossa paz. O perdão nutre a tolerância e a sabedoria." (Augusto Cury)

    ResponderExcluir
  13. Essa fraseeeee....VERDADE VERDADEIRA...que possamos pedir todos os dias a Deus a capacidade de perdoar...quando liberamos perdão estamos fazemos bem ao próximo e a nós mesmos!

    ResponderExcluir
  14. Rose como diz a frases que postei no final do artigo: Ore a Deus por uma memoria fraca quando as pessoas lhe parecem indelicadas.
    Paul E. Holcraft. Que essa seja nossa oração !! Uma boa noite

    ResponderExcluir
  15. Quando perdoamos libertamos alguém do peso da culpa. Mas a maior libertação é em nós mesmos.
    A Paz, querida,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida amiga!
    Que assunto mais que necessário de ser apregoado, proclamado até que entre definitivamente nos nossos corações e cheguemos no nível desejado pelo Pai das Luzes.
    Quando a gente aprende a exercer o perdão, os que o praticam são os que ganham. Ganhamos em paz, em cura, em libertação, em alegria, felicidade sem medida. Passamos a ter a cara de filho de Deus se nascemos de novo. Ficamos parecidos com Jesus Cristo.
    Tomara, que pelo espírito Santo sejamos conduzidos a toda a verdade!
    Bjs e paz, amada!

    ResponderExcluir
  17. OI DElair isso é verdade ficamos livres para prosseguir é como se alguns carrapichos pegassem em nossas roupa e removêssemos .

    Amiga te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  18. OI Denise amém!! Que Deus abra os olhos fechados para que ver que esse amor ja esta derramado em nossos corações e para que ele seja fortalecido é necessário exercitar.


    Obrigada pela visita

    UM bom dia

    ResponderExcluir
  19. Minha amiga Irismar que linda mensagem tão preciosa em todos os tempos muito mais neste tempo em que estamos vivendo agora,de crimes horriveis
    injustiças coisas que fazem com que muitos esqueçam as palavras do mestre e de vazão a ira a revolta,e acaba-se esquecendo as recomendações do Mestre Jesus,perdoar para que sejais perdoados pois não existe aquele que não haja cometido falta alguma,não julgar para que não ussagem dee paz qjais julgados,,adorei esta menando vemos tantas guerras e transgreções.
    um abraço com carinho marlene

    ResponderExcluir
  20. Muito bom, perdoar é um dom que Deus nos deu, pena que poucos usam esse poder para viver melhor consigo mesmo.
    Abraços forte.

    ResponderExcluir
  21. OI Marlene a mensagem na cruz é o nosso maior exemplo de amor e perdão, a bíblia diz que o homem esta separado de Deus por seu pecados e transgressões e que é inimigo de Deus, mas Paulo em Rm 5 diz que mesmo sendo seus inimigos ele nos amou. João 3:16 diz que foi de TAL maneira, esse amor que Ele nos deu ÚNICO filho , através de Cristo o homem desfruta o perdão de Deus. Aqueles que aceitam esse amor recebe seu amor e perdão.

    Muito obrigada por sua visita

    UM bom FDS

    ResponderExcluir
  22. OI Links infelizmente muitos não desfrutam dos benefícios do perdão seja para receber como para dar.

    Muito obrigada por sua visita

    UM bom FDS

    ResponderExcluir
  23. Iris,

    Também concordo com os comentários. Perdoar é um dom.
    O perdão cura.

    beijos
    Suely

    ResponderExcluir
  24. Pois é amiga, eu já fui muito difícil de perdoar. Hoje, melhorei um pouco. Mas, o fato de não esquecermos o ocorrido, é que muitas vezes nos impede de perdoar verdadeiramente.
    Existem casos em que alguém me ofende, e eu perdoo e esqueço com muita facilidade. Já outros, demora mais um pouco, e esses, só interferência divina.
    Precisamos aprender a perdoar como crianças. As quais brigamos agora, e em dois minutos já está nos abraçando e pedindo perdão. Eu queria muito conseguir ser assim, mas confesso que o ato do perdão é muito complicado em certas ocasiões.


    Beijoos!

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, querida amiga Irismar.

    Que maravilha de texto...
    Eu sempre questionei muito o perdão, porque gosto de senti-lo primeiro, para depois perdoar.
    Amei!!

    Tenha um lindo fim de semana.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. OI Amapola que bom que gostou!! Quando aprendemos o caminho maravilhoso e libertador do perdão desfrutamos melhor a vida.


    Amiga te desejo uma bela semana

    ResponderExcluir