Acima de tudo sede vigilantes!

07:43 Irismar Oliveira 16 Comments


O diabo não dorme. Mas ele faz dormir. 

E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação” Lucas 22:46 



Por C. H Spurgeon
Quando é que o crente mais quer dormir? Não é precisamente quando as circunstâncias não ajudam, quando tudo é difícil? Não é assim consigo também? Quando os problemas se acumulam e não nos permitem aproximar daquele trono de graça e perdão, quando menos queremos ser vigilantes e oportunos, quando mais precisamos de ser e estar assim oportunamente diante de Deus. 

As estradas fáceis também trazem sonolência a quem cavalga. Também aqui encontramos poucas pessoas que querem permanecer acordadas. Os crentes não adormecem com muitos leões por perto. Ou quando atravessam um rio perigoso, ou quando lutam com Apolião, mas apenas quando já subiram até meio daquela montanha penosa e chegam a bom porto. Ali sim, até um leão pode estar escondido que ninguém supõe ser possível ser tragado vivo! Será ali quando um peregrino adormece para perdição sua. Os locais onde os peregrinos descansam, onde o perfume do descanso convida e se realça, onde a brisa suave sopra um som relaxante, onde tudo contribui para que pestaneje e isto enquanto o príncipe, o Filho do Homem, está para chegar a qualquer momento. 

O diabo não dorme. Mas ele faz dormir. Recordemos aqui a discrição de João Bunyan: eles chegaram a um porto embelezado com verde, quente e comprometedor, muito refrescante para aos peregrinos exaustos; estava embelezado com folhas verdes e convidativas, fornecido com galhos e tentações; também havia por ali uma almofadada cadeira de descanso onde qualquer peregrino gostaria de se enroscar. O Porto chamava-se “Amigo do Preguiçoso” e foi propositadamente feito para iludir e enganar quem fosse passando por ali, quem estivesse cansado e tentado a descansar”. Se dependemos disto para viver, será em lugares como este onde podemos perder nossa vida infantilmente. 


Ali esquecemos que corremos perigo de morte, que existe um Leão pronto a saltar e tragar e despedaçar. Erskine disse pela sabedoria: “melhor é ter um demônio barulhento por perto, a rugir, do que um calado”. Não existe maior tentação que a ausência dela. Um espírito atribulado não dorme, não adormece facilmente. É apenas quando entramos numa fase de confiança, falsa ou verdadeira, que o perigo tem a sua melhor oportunidade de nos tragar logo. Quando é que as noivas perderam o comboio para a boa aventurança? Não foi quando confiaram no azeite que tinham? Também os discípulos adormeceram quando sabiam que Jesus orava. Tenha cuidado, toda a precaução, crente alegre, pois pode estar confiante demais e adormecer infantilmente. 


Esteja alegre, o mais alegre que pode e sabe, pois o seu Deus é realmente grandioso; mas acima de tudo, nunca deixe de estar e permanecer sempre vigilante. Seja alegre, sim, mas vigilante. 


Você também pode gostar

16 comentários:

  1. eita Deus.. é verdade viu!

    ResponderExcluir
  2. Oi ‎Sabrina precisamos ser eternos vigilantes, pois o nosso inimigo cercam-nos de todos os lados. Um bom dia amiga

    ResponderExcluir
  3. ‎Airla tem uma frases que diz: A eterna vigilância é o preço da liberdade.Thomas Jefferson. Um bom dia e um big abraçoooooo

    ResponderExcluir
  4. Oi pastora Irismar Oliveira.. eu realmente tava precisando ouvir isso que a snehora falou..obrigada mesmo, sei que foi mandado de Deus pra mim! obrigado de coração!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Irismar

    O essencial é vigiar, porque o inimigo está sempre querendo nos destruir. Tenha um lindo dia na presença de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Sabrina que bom, desejo que segure e guarde o que o Pai falou com você e que a paz que excede TODO entendimento prevaleça em teu ser.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. OI LUcinalva é verdade ele não perde tempo, pois sabe o valor de uma vida.

    Obrigada amiga pela visita

    Abraçooooo

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Irismar!
    Satanás tem feito a cama de muita gente e nem por isso, eles têm dado conta disso!
    É preciso realmente estarmos sobremodo vigilantes!
    Abraços

    Bom ano
    Saidy Lopes

    ResponderExcluir
  9. Oi Iris, que mensagem amiga! Muitas vezes pensamos que está tudo bem, que o diabo não está mais nos nossos caminhos... Mas ele não dorme! Sempre digo ao Felipe: que o diabo não dorme e que quando está tudo indo bem ele está tramando alguma contra nós.

    Como naquele dia você pregou; que ele espera até 25anos para derrubar uma pessoa! Não esqueci disso, achei muito forte e é sempre bom lebrar! Não podemos ser tão confiantes;

    Amiga, te desejo uma bela tarde!! Abraçoooooooo.

    ResponderExcluir
  10. PR. Saidy isso que disse é verdade pastor infelizmente muitos estão deitados na cama feito pelo seu inimigo.

    MUito obrigada por sua visita

    Um abraço para todos ai!!

    ResponderExcluir
  11. OI lane é verdade amiga precisamo viver em vigilância, pois o nosso inimigo não dorme, sabe que essa historia nunca esqueci o inimiog é um investidor de vidas

    Amiga te desejo uma bela noite

    ResponderExcluir
  12. na verdade, acredito que quando realmente buscamos ter Jesus no coração nos tornamos fortes ao ponto de percebermos influências negativas ....
    abs

    ResponderExcluir
  13. OI Ana é verdade é uma das virtudes que tem é o discernimento a percepção das investidas do inimigo. Em provérbios diz que o sábio ver o perigo e se desvia dele o tolo prossegue e cai.

    Obrigada pela visita

    Te desejo uma boa tarde

    ResponderExcluir
  14. Voce como sempre sabe nos dar palavras que abrem nossa mente para vermos onde estamos errando e tentar corrigir para sermos melhor ..obrigada por ser minha amiga...bjs fica com Deus

    ResponderExcluir
  15. ‎Meire Vieira, amiga que bom que gostou, também achei essa palavra tremenda pois é um alerta para estamos sempre vigilantes, sempre é bom ouvirmos sobre isso, pois o inimigo nao dorme. te desejo uma bao noite

    ResponderExcluir