Os benefícios de uma mente renovada!!

09:05 Irismar Oliveira 15 Comments



" E não sede conformados com este mundo, mas 
sede transformados pela renovação do vosso entendimento. Rm 12:2


O maior impedimento do crescimento espiritual 

Alguns anos atrás li um comentário de Watchmen que concordo, ele falava sobre o maior impedimento para o crescimento espiritual do cristão.

Ele diz que não são as circunstâncias exteriores ou as dificuldades que enfrentamos os responsáveis por esse impedimento; antes o que impede é a nossa MENTE, ou seja, por ela não ter ou estar passando pelo processo de renovação que Deus deseja para seus filhos, ela tem o poder de interferir na vontade e nas emoções, ou seja, sempre iremos reagir às circunstâncias de acordo com o que há em nossa na mente.

Quase sempre culpamos as circunstâncias e as pessoas, mas não é o que nos acontece ou o que as pessoas nos fazem os empecilhos do crescimento, mas é a nossa maneira de pensar é o que temos na mente. Iremos reagir as pressões de acordo com a nossa mente e por isso ele diz que precisa: 

Mente: Precisa experimentar a renovação 
Vontade: Necessita submeter-se a Deus 
Emoção: Carece de estabilidade 


Quando lemos Rm 12: 2 e Efésios 4:22,23 podemos ver o conselho de Paulo aos cristãos daquela época, ele mostrou a importância o os benéficos que tinha em suas vidas uma mente renovada. 


Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe 
pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente. 
Efésios 4:22-23

A nossa mente precisa passar por uma faxina , ela precisa SER limpa da sujeira que o mundo, o diabo e os homens lançaram sobre ela desde que nascemos e isso só ocorre pelo processo de RENOVAÇÃO que vem pela Palavra de Deus. Quando nos submetemos a renovação da nossa mente ela estará livre para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus que nos dar estrutura para enfrentarmos os obstáculos sem reclamar, murmurar ou nos queixar, pois saberemos que Deus está trabalhando em nosso favor e que NADA se perde e que os que esperam no Senhor NUNCA serão DECEPCIONADOS.Quando passamos por lutas e dificuldade, sempre vamos agir de acordo com o que há em nossa mente, o que temos na mente fluir nas pressões. 





Com certeza você já viu alguém ou até mesmo já se viu lamentando-se em meio às lutas e dificuldades não é verdade? As circunstâncias como: lutas, injustiças, traições e dificuldades e algumas são insuportáveis e inaceitáveis para nós em muitos casos elas são motivos de murmurações e queixas ao invés de uma oportunidade de vermos a manifestação do amor cuidadoso de Deus!! 

Essas situações são difíceis de serem aceitas como algo que fazem parte do processo de Deus na vida dos cristãos, muito só consegue ver o agora ou o que os outros fizeram com ela e diante de tais situações só sabem se queixar: Porque estou passando por isso? Porque só acontece comigo? Porque que só eu tenho que mudar? Quanto vai acabar tudo isso? Ninguém ver o meu sofrimento, faz tanto tempo e ninguém faz nada por mim? Senhor só eu faço a coisa certa e os outros não fazem nada? Deus estou cansada de fazer a coisa certa, enquanto os outros só fazem o errado e ainda se dão bem!Todas essas perguntas e questionamentos em alguns momentos são aceitáveis, pois Deus sabe que é bom perguntar, mas a continuidade desses questionamentos e o partilhar deles para outras pessoas, além de revelar insatisfação que há no coração, também revelar uma mente que não foi ou não estar sendo renovada. 

A nossa vontade só vai se submeterá a vontade de Deus, quando a nossa mente tiver passando pelo processo de renovação, as nossas emoções também só vai está estável se passar por esse processo que vem pela preciosa palavra. 


Paulo escrevendo aos Colossenses 3:16 disse: A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.

Que ter uma atitude diferente quando enfrentar problemas e dificuldades ? Transforme-se pela renovação da sua mente. Esse é o segredo para crescermos, nos submetermos a Deus e a sua Palavra e assim teremos estabilidade em meio às lutas e dificuldades. 

Mente renovada vida transformada
Mente renovada é vida equilibrada 
Mente renovada as emoção são estáveis 
Mente renovada tem a sua vontade submissa 
a Deus e a sua vontade

           ( Autor: Irismar Oliveira)


Você também pode gostar

15 comentários:

  1. Oi Iris, muito boa essa mensagem! É verdade, não podemos culpar ninguém por não estarmos transformado e renovados; porque se tem alguma coisa impedindo, essa coisa é a mente! Porque se a pessoa é renovada, ela é renovada em todas as situações! Agirá com sabedoria em todos os momentos! Abraçooooooo e uma bela semana!!!

    ResponderExcluir
  2. OI Lane a nossa mente sempre vai refletir o que tem e quando ela nao esta submissa a vontade de DEus a pessoa não compreender e com isso não ver as coisas que lhe acontece num perspectiva humana.

    Amiga te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  3. Oi Iris querida!
    Que texto edificante, concordo plenamente e afirmo o que escrevestes: "Mente renovada é vida equilibrada. Mente renovada tem a sua vontade submissa a Deus e a sua vontade. Mente renovada as emoção são estáveis. Mente renovada vida transformada.

    Beijos e uma ótima semana final de 2011.

    ResponderExcluir
  4. ÓLA AMIGA IRISMAR QUE LINDO TEXTO COM VERSICULOS BIBLICOS PARABENS ADOREI O TEXTO PARA INICIAR A SEMANA MEDITANDO NA PALAVRA DO SENHOR,,
    UM ABRAÇO GRANDE COM CARINHO DESEJANDO QUE
    TENHAS UMA SEMANA LINDA BJS MARLENE

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Iris gostei muito de ler isso.Já faz algum tempo não venho vigiando minha vida, meu modo de pensar e agir, nem tinha me dado conta de tanta coisa que perdi dentro de 1 ano. Mas as percas foram todas reparáveis e a partir de hoje estou de volta a luta.

    ResponderExcluir
  6. Oi CIda é verdade amiga culpamos os outros e as circunstancias e não é pois em muitos casos podemos testemunhar de pessoas que passam lutas maiores do que outros e não são murmuradores e antes creem que Deus esta no controle de suas vidas.

    Amiga obrigada pela visita
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. OI Marlene que bom que gostou que essa reflexão seja benção em tua vida.

    Obrigada por sua visita te desejo uma boa semana

    ResponderExcluir
  8. OI Diego que bom ler teu Comentário, olha fico feliz por sua vida e por teu retorno. Todos nós precisamos aprender o caminho da volta.

    Que você continue avançando olhando par o autor e consumador da nossa FÈ!!!

    Volte sempre que desejar

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  9. Irismar,
    Realmente somos culpados da estagnação espiritual quando não praticamos a Palavra.
    O que Jesus quer é que cresçamos no conhecimento e na graça Dele, na prática, e não só no ouvir ou decorar versículos.
    Quando deixamos Ele renovar a nossa mente, pela Palavra, experimentamos transformação verdadeira de vida.
    A Paz, querida
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  10. ...os que esperam no Senhor NUNCA serão DECEPCIONADOS...aleluiaaaaaaaaa...! Como é bom ter essa CERTEZA!
    E Romanos 12:2 É TREMENDO...
    Mensagem PODEROSÍSSIMA Pra...que bênção...mais uma vez OBRIGADA por se deixar usar pelo Senhor e compartilhar conosco aquilo que ele lhe! BJOS!

    ResponderExcluir
  11. OI Delair é verdade pois sempre refletimos o que somos . Precisamos aprender a sermos praticante da palavra, temos um ótimo mestre!!

    Amiga te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  12. OI Roseane que possamos sempre lembrar dessas verdades que estão na Bíblia e assim descansaremos mesmo em lutas e dificuldades.

    Obrigada pela visita!!

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  13. Mente renovada também pode simbolizar um futuro não frustrado, pois muitas coisas que fazemos hoje, só vamos ver o resultado no futuro, estas consequências podem ser ruins ou boas vai depender muito de como encaramos a vida hoje.
    Bjos querida e a Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  14. OI Nargila isso é verdade é um inestimado para pequeno, médio e longo prazo.

    Obrigada amiga pela visita.

    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Pastora "Irismar Oliveira"... Tendo vindo conferir aqui em post e no Facebook que compartilhei suas fotos de par um Final e ano e início de outro, lhe digo assim que lhe agradeço muito e complemento ainda dizendo que: Desejo Um Próspero Ano Novo com Muitas Bênçãos de Deus!

    ResponderExcluir