Protege o mais importante e cumprirás a missão!

07:00 Irismar Oliveira 32 Comments


"Cuida do mais importante!" 

Era uma vez o jovem que recebeu do rei a tarefa de levar uma mensagem e alguns diamantes a um outro rei de uma terra distante. 

Recebeu também o melhor cavalo do reino para levá-lo na jornada. 

- Cuida do mais importante e cumprirás a missão! - disse o soberano ao se despedir. 

Assim, o jovem preparou o seu alforje, escondeu a mensagem na bainha da calça e colocou as pedras numa bolsa de couro amarrada a cintura, sob as vestes. 

Pela manhã, bem cedo, sumiu no horizonte. E não pensava sequer em falhar. 

Queria que todo o reino soubesse que era um nobre e valente rapaz, pronto para desposar a princesa. Aliás, esse era o seu sonho e parecia que a princesa correspondia às suas esperanças. 

Para cumprir rapidamente sua tarefa, por vezes deixava a estrada e pegava atalhos que sacrificavam sua montaria. Assim, exigia o máximo do animal. Quando parava em uma estalagem, deixava o cavalo ao relento, não lhe aliviava da sela e nem da carga, tampouco se preocupava em dar-lhe de beber ou providenciar alguma ração. – 


Assim, meu jovem, acabarás perdendo o animal - disse alguém. - Não me importo - respondeu ele - Tenho dinheiro. Se este morrer, compro outro. Nenhuma falta fará! 

Com o passar dos dias e sob tamanho esforço, o pobre animal não suportando mais os maus-tratos, caiu morto na estrada. O jovem simplesmente o amaldiçoou e seguiu o caminho a pé.. 


Acontece que nessa parte do país havia poucas fazendas e eram muito distantes umas das outras. Passadas algumas horas, ele se deu conta da falta que lhe fazia o animal. Estava exausto e sedento. Já havia deixado pelo caminho toda a tralha, com exceção das pedras, pois se lembrava da recomendação do rei: "Cuida do mais importante!" 

Seu passo se tornou curto e lento. As paradas freqüentes e longas. Como sabia que poderia cair a qualquer momento e temendo ser assaltado, escondeu as pedras no salto de sua bota. Mais tarde caiu exausto no pó da estrada, onde ficou desacordado. Para sua sorte, uma caravana de mercadores que seguia viagem para o seu reino, o encontrou e cuidou dele. Ao recobrar os sentidos, encontrou-se de volta em sua cidade. Imediatamente foi ter com o rei para contar o que havia acontecido e com a maior desfaçatez, colocou toda a culpa do insucesso nas costas do cavalo "fraco e doente" que recebera.- Porém, majestade, conforme me recomendaste, "cuida do mais importante", aqui estão as pedras que me confiaste. Devolvo-as a ti. Não perdi uma sequer


O rei as recebeu de suas mãos com tristeza e o despediu, mostrando completa frieza diante de seus argumentos. Abatido, o jovem deixou o palácio arrasado. Em casa, ao tirar a roupa suja, encontrou na bainha da calça a mensagem do rei, que dizia: "Ao meu irmão, rei da terra do Norte. O jovem que te envio é candidato a casar com minha filha. Esta jornada é uma prova. Dei a ele alguns diamantes e um bom cavalo. Recomendei que cuidasse do mais importante. Faz-me, portanto, este grande favor e verifica o estado do cavalo. Se o animal estiver forte e viçoso, saberei que o jovem aprecia a fidelidade e força de quem o auxilia na jornada. Se, porém, perder o animal e apenas guardar as pedras, não será um bom marido nem rei, pois terá olhos apenas para o tesouro do reino e não dará importância à rainha nem àqueles que o servem".
(Autor desconhecido)

Versículos para Meditação
 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 
Mateus 6:21


Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? 
Lucas 18:8


Fonte das imagens:http://www.google.com.br/
Postado por Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com

Você também pode gostar

32 comentários:

  1. Oi Iris, pra você ver né? Muito legal essa reflexão!! Que venhamos firmar nosso coração à cada diz na Rocha, que é JESUS! Pois nesse mundo tão globalizado como está hoje, é mais fácil firmar o coração no dimdim! Tem até aqueles que dizem: "o meu deus é o meu dinheiro..." E falam com toda convicção! Sem nenhuma sombra de dúvidas ou arrependimento!


    Abraçoooooooo e um belo final de semana!
    Cheio de felicidades e aquele sorriso
    que mostra o último dente, rsrsrsrss.

    ResponderExcluir
  2. OI Lane isso é uma grande verdade, sabemos que muitos valores forma trocados e com isso vidas tem sido destruída e danifica os outros por amar o que o Senhor Jesus disse que a ferrugem e o ladrão destrói .

    UM big sorriso pra vc também,srsrsrsr

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. V[arias e grandes lições aprendemos com essa ilustração:
    Valorizar a vida mais do que o material; não desfazer daqueles que nos ajudam; reconhecer nossos erros mediante arrependimento; deixar a Palavra de Deus cuidar, orientar o nosso coração (sentimentos e vontades)para não pegarmos atalhos em decisões cotidianas...
    Enquanto estivermos buscando conhecimento de Deus, possivelmente Jesus achará fé na terra, ainda ainda que não seja de todos.
    Bem que está escrito: "o remanescente é que será salvo". Também: "que um terço será provado no fogo e aprovado".
    Tomara sejamos nós!
    A Paz,querida
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
  4. Oi Iris!
    Amei a história, que lição!
    Devemos cuidar do mais importante e infelizmente não olhamos pro mais importante Jesus, não cuidamos da nossa vida, nossa missão como deveríamos e nos ocupamos das coisas supérfulas e que passam.
    Beijos e um abençoado final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Acho que uma parte do meu comentário faltou a palavra: Muitas vezes. Eu quis dizer que muitas vezes não olhamos pra Jesus.
    Mais bjs.

    ResponderExcluir
  6. OI DElair é verdade muitas coisas podemos aprender com essa historia e as que citou são fundamentais nessa vida principalmente como servos de Deus, não permitir que os valores eternos sejam trocados por valores que não permanecem

    Um bom FDS

    ResponderExcluir
  7. OI Cida é sim amiga quantas vezes temos desconsiderado o que o Senhor falou Buscai em primeiro LUGAR o reino e buscamos o que vai perecer.

    Que busquemos guardar o nosso coração e terminar a carreira e dizer Guardei a fé.

    Amiga um bom FDS

    ResponderExcluir
  8. OI Cida para entender seu comentário


    valeu por sua visita

    Abarco

    ResponderExcluir
  9. Fascinate!
    Mais uma história apara a minha coleção.
    Vindo da sua parte sei que nos traz bons ensinamentos.
    Coitado do estúpido cavaleiro. Muitos Esquecem-se do mais importante: o fiel companheiro e se tornam desumanos, egoístas.
    Não podemos nunca deixar de lado o cuidado e o zelo em busca das nassas ambições
    Tenha um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  10. Belo conto querida Irismar, há de se respeitar a vida em primeiro lugar, seja humana, animal ou vegetal. Nenhuma jóia é mais valiosa do que o brilho da vida. Parabéns!
    Grande beijo no seu coração anjo!!!!

    ResponderExcluir
  11. são 23:40,cansado e com sono,apenas dou uma olhada no dihit.e ca esta você a abrilhantar minha noite com essa maravilhosa postagem.EU AMO TUA SENSIBILIDADE.BJUS LINDA

    ResponderExcluir
  12. Linda mesagem e concordo plenamente com o significado. Obrigado pelos seus blogs eles tem sido benção na minha vida. Feliz Natal! Com amor Eliane

    ResponderExcluir
  13. Uma reflexão cheia de sabedoria e ensinamentos. Um beijo querida. Valeu por partilhar.

    ResponderExcluir
  14. Bela História Irismar
    muitas vezes somos tentados a dar mais valor as coisas materiais, e como visto na sua postagem, esse não é o melhor caminho!
    O próprio Deus deu um grande exemplo disso ao dar o filho dEle por nós!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. OI Aparecido que bom que gostou também gostei demais dessa historia que lição ela nos deixa. Como disse o Jovem foi um tolo, mesmo que se achava capaz de obter o coração do rei e da princesa. Mas as nossas escolhas sempre revela o que ha em nosso coração.

    Obrigada amigo por sua visita

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  16. OI Aurelio como jesus disse: Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
    Mateus 6:21
    MUits nao tem essa visão de valoriza o outro, pois seus corações amam as cosias e coim isso são capazes de qualquer coisas para as obter, mas como jesus disse elas perecem, enferrujam e poder ser roubadas.

    Obrigada e um bom dia

    ResponderExcluir
  17. OI amigo do Poesias e encanto que bom que gostou, obrigada por tirar um pouco do teu tempo mesmo estando cansado passar por aqui.

    Obrigada também por suas palavras que as recebo como incentivo.

    Te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  18. OI Eliane é sim amiga uma bela historia e que nos deixa uma bela reflexão.

    Amiga obrigada pro sua visita e bom saber que gosto dessa espaço.

    Abraço

    ResponderExcluir
  19. OI Alessadra é verdade amiga que cada dia possamos aprender o que realmente é valioso.

    Amiga te desejo uma boa tarde

    ResponderExcluir
  20. OI Nestor é sim amigo, tem um hino antigo que diz
    Passarinhos, belas flores,
    Querem me encantar
    Oh terrestres esplendores,

    Noa podemos esquecer que somos peregrinos nessa terra e o que o bem precioso que temos.

    UMa boa tarde amigo

    ResponderExcluir
  21. Que bela mensagem realmente devemos apreender a enxergar o mais importante em nossa vida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Lindo texto minha amiga!
    Obrigada por ter compartilhado comigo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. OI Edegard é verdade e essa historia nos deixa essa oportunidade.

    Obrigada e uma boa atrde

    ResponderExcluir
  24. OI Elisa que bom amiga que gostou.

    Obrigada também por sua participação

    Abraço

    ResponderExcluir
  25. Graça e Paz Pastora Irismar.
    Infelizmente esta história é a realidade de muitas pessoas mesmo num contexto diferente em épocas diferentes, muitos nas suas ambições de atingir o alvo, cumprir a missão, peca no principal, seguir rigorosamente as recomendações, o manual, a bussola. Para o Cristão é a mesma coisa, Deus nos dá uma missão, mais como chegar a ela? Sempre deixar Ele nos orientar e seguir ao pé da letra, seguir a bússola que nos guia, a Sua palavra Senhor Jesus.
    Aproveito a oportunidade para te desejar um final de ano abençoado e um 2012 repleto de realizações que vão além do que a senhora pedi ou imagina por que Jesus tem o melhor para você.
    Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  26. Sabe, procuro sempre fazer parcerias no meu blog, aprecio as postagens, sempre faço comentários. Mas, pela primeira vez, eu vou compartilhar algo alem do meu blog a todos os blogueiros e amigos: a sua postagem!

    Ela merece todo compartilhamento, pois em si só mostra sua parceria com todos nós blogueiros, que buscamos textos bons para ler, e um conteudo que nos acrescente, em que aprendamos.

    Esse, sem dúvida, foi o maior aprendizado que eu ja tive. Abraços e parabéns!

    ---
    Confira: blogueiros e seus comentários
    http://pactodevida.blogspot.com/2011/12/blogueiros-e-seus-comentarios.html

    ResponderExcluir
  27. Olá Pra. Iris.

    A sua visita sempre me traz felicidade e muita alegria, amo o seu espaço e sinto-me honrado por poder participar dele.

    Que o SENHOR lhe conceda uma semana maravilhosa e com muita paz e que seus amigos sejam afetados com essa bênção.

    Seu conservo, Iveraldo Pereira.

    ResponderExcluir
  28. OI Djoni que bom receber sua visita e saber que gostou, seja sempre bem-vindo e volte sempre que desejar.

    Obrigada por suas palavras que as recebo como incentivo,

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  29. OI irmão Iveralndo a sua visita também é benção aqui no vivendo, obrigada por mais essa visita

    desejo também uma bela semana.

    Abraço

    ResponderExcluir
  30. Pr. Carlos é verdade, costumo dizer que nao podemos desprezar a bussola que Deus nos deixou e tentar ir avante acreditando que dará TUDO certo, mas nao dar se estivemos fora da palavra

    Amigo muito obrigada por sua visita e pelo desejo de benção sobre minha vida, desejo o mesmo para o sr e sua familia.

    Uma boa semana

    ResponderExcluir
  31. Iris,

    Nossa que história cheia de lição p/ nossa vida.

    Muitas vezes Deus nos dá chances de alcançarmos mais e mais... precisamos estar sensível p/ não perder a bênção.


    beijos
    suely

    ResponderExcluir
  32. OI Suely é verdade amiga, perde-se coisas maiores e melhores devido a ganancia.

    Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir