Construtores de máscaras.

08:00 Irismar Oliveira 8 Comments

Liderança e Integridade de coração 



Por Ronaldo Lindório
“Nada do que tocamos é eterno” Esta é uma frase de Charles Kerman que nos ajuda quando tentamos responder a seguinte pergunta: quais são os critérios com os quais Jesus julga a minha vida ? 

Frequentemente julgamos a vida alheia a partir de valores mais externos, contábeis e visíveis, do que pelo que se passa no coração. E assim nos encantamos com homens, histórias, livros e lideranças que não encantam a Deus. 

A presente sociedade leva-nos a crer que somos aquilo que aparentamos e não são raras as vezes que somos julgados pelos nossos títulos, realizações, influência e tantas outras credenciais que tentam plasticamente definir nossa aparência pública. Entretanto, no Reino de Deus, pregado por Jesus, estas roupagens não representam a nossa identidade, quem de fato somos. 

Possuímos uma tendência natural para nos escondermos. Somos, portanto, seres construtores de máscaras. Construímos máscaras com o mesmo intuito que o fazem os povos tribais em rituais xamânicos: para o engano do próximo e manipulação social. 

Creio que as máscaras que somos tentados a construir possuem, em um primeiro momento, a intenção de apresentar uma imagem que julgamos ideal para os de longe. Comumente esta imagem não representa a verdade do nosso ser, mas sim uma ideia utilitária que tentamos exportar. Se temos sucesso na construção de máscaras que vendam esta imagem aos de longe somos tentados a construir máscaras mais elaboradas, refinadas, que possam enganar também os de perto. 

É por isto que podemos nos surpreender com alguém bem perto de nós, de nosso círculo de amizade e relacionamento, que repentinamente se desvenda como portador de valores e práticas antagônicas com a imagem que dele tínhamos. É que não o conhecíamos. Olhávamos para ele mas enxergávamos sua máscara. Mas não paramos aí. 

Como seres construtores de máscaras, ao chegarmos no ponto do engano coletivo aos de longe e perto nos propomos a uma nova empreitada, ainda mais desafiadora: construir máscaras que enganem não apenas o outro mas a nós mesmos. Chamo tais máscaras de máscaras do auto-engano. Aconselhava um cristão que se surpreendeu consigo mesmo ao trair a confiança de um líder que amava e admirava. Em meio a lágrimas exclamou: como pude fazer isto ? Então pensei: quantas vezes esta pergunta nos persegue? O auto-engano não é apenas possível mas infelizmente frequente. Pode levar homens e mulheres e jamais confrontarem suas mazelas e pecados levando-os a viverem como se tudo estive bem. 

A construção de máscaras de engano e auto-engano é uma prática pecaminosa que nos leva para longe de uma conversa franca e necessária sobre a nossa vida, fugindo assim de um dos assuntos mais controvertidos e evitados pelo homem desde sua queda: a verdade. 

No Reino da luz a verdade é o fundamento para qualquer avaliação. Não por acaso a Palavra nos diz que ela nos libertará. A ausência da verdade, por outro lado, nos mantém cativos às mesmas masmorras psíquicas, volitivas e comportamentais de sempre. E o auto-engano, quando a psiquê humana mente para ela mesma tentando racionalizar o pecado e a fraqueza, torna-se uma das fortes oposições à verdade. 

O elemento principal com o qual Jesus nos avalia é bem menos visível, menos contábil e certamente menos observado por aqueles que nos cercam pois Ele nos vê no íntimo, sem máscaras, manipulações ou enganos. A Palavra usa expressões como “coração puro”, “de todo o teu coração”, “integridade do coração”, e “santidade ao Senhor” para nos fazer entender que somos mais avaliados por Cristo pelas coisas do coração e não pela nossa roupagem. 

Entenda claramente algo: Jesus conhece o secreto da sua vida. Ele certamente não se impressiona pelas grandes construções que levantou, realizações aplaudidas por multidões ou teses defendidas debaixo dos holofotes. O Carpinteiro olha direto para o seu coração e vasculha a sua alma. E é justamente neste campo que você será encontrado fiel, ou não. 

Em 1 Samuel 16 o profeta buscava o ungido do Senhor entre os filhos de Jessé. Antes de indicar Davi, que viria a ser rei sobre Israel, o Senhor diz a Samuel: “... Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.  

É certo que não podemos purificar nosso próprio coração. Dentre tantas verdades marcantes do Cristianismo uma delas é esta: nós dependemos de Deus. E dependemos dEle para crer, para segui-lo e para nos parecermos mais e mais com o Filho. Assim creio que o objetivo de Cristo é tão somente levar-nos a orar como o salmista: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável

Fonte da imagem: http://www.google.com.br/

Você também pode gostar

8 comentários:

  1. Olá!

    É verdade... Muitas eu mesma me surpreendo com minhas máscaras... Sou tímida às vezes, muito extprovertida em outras... Calma e carinhosa e de repente perco a paciência... É difícil encontrar o equilíbrio, mas peço a Deus que me ajude a conseguir o meu domínio próprio e aprender a aceitar cada pessoa com suas limitações e fraquezas...

    Um grande abraço~.

    Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Maria acredito que o melhor caminho é permanecermos perto daquele que nao só revela as deficiências, e pecado e falha,mas tem poder de ajustar a nossa vida de acordo com seus princípios.

      Em hb diz que a as nossas vidas estão escancarradas aos olhos dele então é sermos sinceros com a gente e com ele.

      Abraço e uma bela semana

      Excluir
  2. Irismar,
    Quando chegamos a enganar a nós mesmos para fugir da realidade, isto é, da verdade, é porque já estamos bem longe se sermos verdadeiros, conosco e com os outros.
    E é triste quando não queremos fazer mudanças necessárias.
    Esse texto nos leva a analisar várias áreas das nossas vidas.
    E é um alerta precioso para aquele que aceita a exortação.
    A Paz,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI DElair com toda certeza, li esses dias uma palavra que fala sobre quando uma pessoa chega ao ponto de estar enganada, mas que não percebe isso e o autor diz que TUDO isso é devido ela ter sido enganada.

      Que possamos sempre pedi ao Senhor para fazer uma sondagem sobre a nossa vida pois tem areas que podemos está engandos e nao perceber isso.

      Obrigada por sua visita

      Uma boa semana

      Excluir
  3. Olá Irismar

    Que possamos aprender com essa reflexão. Gostei da frase: "No Reino da luz a verdade é o fundamento para qualquer avaliação." Um dia abençoado amada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinalva é verdade pois ela é um convite e nos colocar diante do espelho de Deus, local onde nao ha mascaras.

      Também gostei dessa frase.

      Amiga obrigada pela visita

      Abraçoooooooooooo

      Excluir
  4. Que belo texto Iris. Ele nos traz um alerta precioso acerca das nossas atitudes. Bjos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Alessandra, amiga também amei essa mensagem desde a primeira vez que li ela fala tremendo e todas as vezes que vejo , ela é alerta e convite .

      Amiga te desejo uma bela semana

      Excluir