Amar também envolve cortar os abusos.

07:00 Irismar Oliveira 8 Comments

 
"Amar também envolve cortar os abusos"
Dr. Cesar V de Souza

Melhor Não Se Envolver 

Hoje quero partilhar essa bela mensagem do Dr. Cesar, espero que sirva como conselho principalmente se você esta vivendo algum tipo de relacionamento ou amizade que  na verdade se tornou um vicio e por medo não se afasta ou não diz um não. Aqui você vai aprender que Amar também envolve cortar os abusos, colocar limites para atitudes neuróticas dos familiares (ou outras pessoas), não entrar no jogo doentio de outra pessoa que não quer se tratar, não quer mudar.


Por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza
Em qualquer relacionamento podem ocorrer situações em que precisamos adotar o desligamento afetivo com amor para não entrar em jogo doentio. 

Como é isso? 

Viajando pela Rodovia Presidente Dutra recentemente, vi escrito na traseira de um caminhão tanque: "Melhor não se envolver". Achei a frase muito interessante e ela logo me levou a pensar em várias coisas sobre o relacionamento humano. Especialmente sobre o conceito de desligamento afetivo com amor. O que é isso?

Desligamento afetivo com amor, é um comportamento trabalhado nos grupos Al-Anon, e talvez em outros. Este grupo ajuda as pessoas que tem familiares e/ou amigos alcoólicos e que sentem que precisam de ajuda para lidar com a situação, pois geralmente lidar com um alcoólico na ativa (que está bebendo sem controle) é muito difícil. E um dos grandes desafios neste contexto da convivência com um dependente do álcool, é manter a serenidade.

O conceito de desligamento afetivo com amor, justamente ensina como fazer isto. Ou seja, orienta como é possível você ficar sereno(a), mesmo tendo uma pessoa importante em sua vida que mora com você, ou em outra casa, que cria confusões variadas por causa da bebida alcoólica.

Mas podemos aplicar os conceitos do desligamento afetivo com amor para outras situações na vida sem ser ligadas ao alcoolismo. Por exemplo, há pessoas ranzinzas, que parece que sempre querem uma discussão, uma polêmica, elas parece que querem ter razão ao invés de ser felizes. Discutem por besteira, implicam com o vizinho por qualquer coisa minúscula, não conseguem viver em paz consigo mesmas e, talvez por isso, vivem tensas, reclamando. Como conviver com uma pessoa assim e ter serenidade? Só se você aplicar o conceito de desligamento afetivo com amor. Como?

Primeiro de tudo você tem que dar dois passos para trás neste relacionamento com esta pessoa contundente, e olhar a situação como um expectador. Pois se permanecer na simbiose, "embolado(a)" com ela, se entrar na discussão, você perde a serenidade e mantém o jogo neurótico da pessoa reclamona.

Dar dois passos para trás, envolve (1)aceitar certa solidão, porque você terá que conviver consigo mesmo com consciência da situação (o que é diferente de estar ou mergulhado nela e cego), envolve também (2)olhar a outra pessoa objetivamente como alguém com problemas nesta área comportamental (ela não consegue ter serenidade) e que, portanto, neste aspecto (talvez não em outros) não é a pessoa com quem você gostaria de se relacionar (difícil admitir isto, não é?), e (3)evitar cair nas armadilhas da manutenção do "nervosismo" dela.

Treine pensar e dizer para si mesmo: "Se esta pessoa 'precisa' estar discutindo ou reclamando cada dia de coisas variadas, não vou me envolver com isto. Não vou deixar que ela tire minha serenidade! Vou ouvir, ficar calado(a), tentar empatizar, talvez dizer, "puxa!", "nossa!", "ah! é?", sem entrar na questão. Quando ela começar o bombardeio vou só dizer isso ("puxa!", "nossa!", "caramba!", etc.), e se ela insistir na "conversa polêmica", vou dizer, com calma, serenidade e firmeza: 'Olha, eu preciso fazer outra coisa agora, me dá licencinha, depois a gente pode continuar falando disto, está bem?'" E vá saindo com um sorriso na face sem exagero (se não a pessoa vai achar que você está rindo dela).

Isto é um exemplo de desligamento afetivo com amor. Você ouviu a pessoa, ficou ali um tempo com ela, mas como percebeu que ela estava vivendo e repetindo o "vício" que ela tem de ser polêmica, você decidiu, sabiamente (e agindo com justiça e misericórdia para consigo), sair daquela situação na qual não tem que permanecer, seja quem for a pessoa com quem você estiver lidando.

Amar também envolve cortar os abusos, colocar limites para atitudes neuróticas dos familiares (ou outras pessoas), não entrar no jogo doentio de outra pessoa que não quer se tratar, não quer mudar, ou diz que quer mas vive adiando fazer o que ajudaria a melhorar, talvez porque nem mesmo reconheça (humildemente, plenamente) que tem problemas (vive na negação). Então: Melhor não se envolver, e viver a vida que Deus quer que você viva. A qual, com certeza, não é uma vida neurótica.

Você não deve prender sua vida por causa de uma pessoa que pode parecer querer ficar estagnada no comportamento doentio. Melhor não se envolver na doença dela, e seguir adiante, e viver. Isto não significa abandoná-la, tratá-la mal, mas simplesmente não compartilhar com este lado doentio dela, entendendo que você não criou isto, não pode controlar isto e não pode curar isto. Viva e deixe viver, e para isto, em muitas situações, o melhor é não se envolver. 

Você também pode gostar

8 comentários:

  1. Oi amada,
    Amei a sua visita e comentario no meu Blog.
    Fico feliz sempre que venho aqui.
    Bastante pertinente este post, pois também acredito que amar não é só "passar a mão na cabeça", mas também umas palmadas de vez em quando, para dar limites, é um ato de amor.
    Tenha um dia abençoado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ruth com certeza amar nao é concordar ou aceitar TUDO, amar também é dizer um NÂO, e acredito quefazer isso é uma expressão de amar o outro e assim ele compreender.

      Obrigada também pela visita

      Uma bela noite

      Excluir
  2. Olá Irismar
    Que mensagem sábia. Gostei da frase: "Amar também envolve cortar os abusos, colocar limites para atitudes neuróticas". Que Deus continue te abençoando. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lucinalva também amei, lembrei que uma vez fiz um estudo ond eo autor dizia que o amor também é severo e ele falava sobre o momentos em que tem que dizer um não, dar um basta ouseja cortar.

      Obrigada pela visita

      Abraço

      Excluir
  3. Nossa, li sem quase respirar, você conseguiu descrever um texto que explica alguns relacionamentos da minha vida e que sinceramente eu não conseguia explicar, mas esse texto explica tudo. Obrigado só confirmou que estou no caminho certo. Com amor Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Eliane que bom que gostou desse belo texto do Dr. Vasconcelo, realmente ele descreveu muito bem a situação que muitos estão vivendo e por medo ou insegurança nao dão um basta. Que vc continue no caminho andando em amor e quando preciso, for dizer um noa dizer sem medo e sem culpa.

      Boa noite amiga

      Excluir
  4. Oi amiga,

    amei essa mensagem! A sinceridade é a melhor solução nesse caso; mas é claro que com com "calma, serenidade e firmeza". Todos os dias ouviremos alguém reclamando de algo ou nós mesmo reclamando, mas que isso não venha fazer parte da nossa rotina! Romanos 8.28, rsrs


    Abraçoooooooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso amiga,a credito que o proprio DEus sabe da importancia de desabafar de falar o que ele nao quer é que venhamos assumir um papel de vitima pois quando assim fazemos danificamos os relacionamentos com essa atitude. Rm 8:28 funciona,srsrsr

      Abraço

      Excluir