Desenvolvendo raízes fortes e profundas.

08:00 Irismar Oliveira 22 Comments

Oramos demais para termos facilidades, mas na verdade o que precisamos fazer é pedir para desenvolver raízes fortes e profundas, de tal modo que quando as tempestades chegarem e os ventos gelados soprarem, resistirmos bravamente.


Bosque 


Tempos atrás, eu era vizinho de um médico, cujo "hobby" era plantar árvores no enorme quintal de sua casa. Às vezes, observava da minha janela o seu esforço para plantar árvores e mais árvores, todos os dias. O que mais chamava a atenção, entretanto, era o fato de que ele jamais regava as mudas que plantava. Passei a notar, depois de algum tempo, que suas árvores estavam demorando muito para crescer.

Certo dia, resolvi então aproximar-me do médico e perguntei se ele não tinha receio de que as árvores não crescessem, pois percebia que ele nunca as regava.  Foi quando, com um ar orgulhoso, ele me descreveu sua fantástica teoria. Disse-me que, se regasse suas plantas, as raízes se acomodariam na superfície e ficariam sempre esperando pela água mais fácil, vinda de cima. 


Como ele não as regava, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo, em busca da água e das várias fontes nutrientes encontradas nas camadas mais inferiores do solo.
Assim, segundo ele, as árvores teriam raízes profundas e seriam mais resistentes às intempéries. Disse-me ainda, que frequentemente dava uma palmadinha nas suas árvores, com um jornal enrolado, e que fazia isso para que se mantivessem sempre acordadas e atentas. 

Essa foi a única conversa que tive com aquele meu vizinho.  Logo depois, fui morar em outro país, e nunca mais o encontrei. Vários anos depois, ao retornar do exterior fui dar uma olhada na minha antiga residência.  Ao aproximar-me, notei um bosque que não havia antes. Meu antigo vizinho, havia realizado seu sonho! 

O curioso é que aquele era um dia de um vento muito forte e gelado, em que as árvores da rua estavam arqueadas, como se não estivessem resistindo ao rigor do inverno. Entretanto, ao aproximar-me do quintal do médico, notei como estavam sólidas as suas árvores: praticamente não se moviam, resistindo implacavelmente àquela ventania toda.  Que efeito curioso, pensei eu... 

As adversidades pela quais aquelas árvores tinham passado, levando palmadelas e tendo sido privadas de água, pareciam tê-las beneficiado de um modo que o conforto o tratamento mais fácil jamais conseguiriam. 

Todas as noites, antes de ir me deitar, dou sempre uma olhada em meus filhos. Debruço-me sobre suas camas e observo como têm crescido. Frequentemente, oro por eles. Na maioria das vezes, peço para que suas vidas sejam fáceis: "Meu Deus, livre meus filhos de todas as dificuldades e agressões desse mundo"... 

Tenho pensado, entretanto, que é hora de alterar minhas orações.Essa mudança tem a ver com o fato de que é inevitável que os ventos gelados e fortes nos atinjam e aos nossos filhos. Sei que eles encontrarão inúmeros problemas e que, portanto, minhas orações para que as dificuldades não ocorram, têm sido ingênuas demais.  Sempre haverá uma tempestade, ocorrendo em algum lugar. 

Portanto, pretendo mudar minhas orações. Farei isso porque, quer nós queiramos ou não, a vida é não é muito fácil. 

Ao contrário do que tenho feito, passarei a orar para que meus filhos cresçam com raízes profundas, de tal forma que possam retirar energia das melhores fontes, das mais divinas, que se encontram nos locais mais remotos. Oramos demais para termos facilidades, mas na verdade o que precisamos fazer é pedir para desenvolver raízes fortes e profundas, de tal modo que quando as tempestades chegarem e os ventos gelados soprarem, resistiremos bravamente, ao invés de sermos subjugados e varridos para longe. 


Postado por Vivendo pela palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com/

Você também pode gostar

22 comentários:

  1. Oi Iris, que texto maravilhoso! Ele fala direitinho como na maioria das vezes oramos, rs. Que o Senhor nos livre, nos guarde... Mas a tempestade sempre chega! E temos que estar preparados. Hoje vindo pro trabalho subi no circular 2 e imagine só... rsrs, tinha esquecido o dinheiro da passagem, meu Deus! rs. Mas é nesses pequenos detalhes que Deus trabalha na minha vida. Amiga, um abraçoooooo! E tenha um belo dia.

    ResponderExcluir
  2. Com a força dele as tempestades sempre passarão. Muito bom o texto minha amiga.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. querida amiga nunca podemos nos valer ou nos vangloriar do nosso tamanho ou beleza porque não se mede isto por tamanho ou zaparencia e sim por nossas raizes que são as óbras das quais nos dispomos a praticar para sermos uteis aos nossos semelhantes,a beleza não vem somente das flores ou da ramagem das folhas mas das raizes fortes firmes
    e seguras na terra fertil linda esta sua mensagem bjs marleme

    ResponderExcluir
  4. Olá iris,
    Todos nós temos uma coleção defatos que odiamos e que trocariamos por coisas boas, mas que hoje lembramos e agradecemos a deus pela superação. Outro dia li uma frase que dizia que ha dois tipos de crises, a maldita e a bendita a diferença entre elas é a reação que nos provoca diante da mesma. Pois muitas pessoas passaram por problemas iguais aos nossos e infelizmente nao estão mais aqui, nao resistiram, porque nao olharam para a crise de forma bendita. Acho que raizes profundas é isso saber olhar pra deus quando a crise chega. Dizem que é melhor perder lutando. E eu tbm acho mas muitas pessoas por falta dessa inteligetncia espiritual acabam sucumbindo dainte das provações e deixam de desfrutar da admiração que causa nas pessoas depois que lutamos e vencemos uma situação ruim...
    Muito bom o artigo.
    Abração Boa semana pra voces ae.

    ResponderExcluir
  5. OI lane é verdade amiga só precisamo esta com os olhos espirituais abertos para ver esse trabalhar dele nas dificuldades, até mesmo num grande circular da vida,srsrssr grandes lições podemos aprender.

    Amiga obrigada por sua participação

    Abraçoooo

    ResponderExcluir
  6. OI Príncipe tem uma frase que diz que A arvore que aprofunda as suas raízes na terra não term o vento, assim é o homem que firma sua confiança no Senhor são como o monte de sião não se abala.

    Amigo obrigada por sua visita e participação

    Abraço e uma bela semana

    ResponderExcluir
  7. OI Marlene as vezes as lutas e dificuldades são grandes e não tem beleza algumas mais são elas o adubo perfeito para as raízes se fortificar.

    Muito obrigada por sua visita

    te desejo uma boa semana

    ResponderExcluir
  8. OI Augusto é verdade a falta dessa sabedoria faz com que muitos caiam no deserto ao invés de entra na terra prometida ou seja nas promessas e crescimentos que Deus tem por não conseguir ver em as aflições, dificuldades são os tratores que Deus utiliza para ampliar as veredas das nossas vidas, para ampliar a nossa visão tao limitada e ilusória que as vezes temos da vida. Como diz uma frase de Eleonor L. Doan Para compreendermos o valor da ancora, necessitamos enfrentar uma tempestade. Como gosto muito de Rm 8:28 lembro sempre dele no meio das lutas e sou testemunha de que ele é real e funciona para os que creem.

    Amigo obrigada por sua visita

    Uma boa semana

    ResponderExcluir
  9. OI Antonio irei sim meu amado irmão, obrigada por me avisar.

    Te desejo uma bela semana

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Inteligente reposta. Sabendo e concordando que isso corresponde à verdade, devemos seguir em frente porque o que procuramos ser. Seremos se o não ficarmos de braços cruzados esperando que tudo venho ao nosso encontro.
    Assim disse o vizinho de médico. As raízes das árvores vão procurar água mais funda para se fortalecerem. Não ficam esperando pela água que cai de cima.
    Desejo uma boa tarde para você, amiga irismar.
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Irismar.
    Sabe que sempre foi esse meu pedido a Deus? Que me desse fé suficiente para suportar qualquer fardo, raízes firmes e fundas para suportar as tempestades. Nada no mundo é mais importante q a fé.
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá querida Iris. Já tinha lido essa história, mas como sempre suas meditações por aqui nos edificam. Essa é uma palavra muito preciosa, atual e necessária. Todos passamos circunstâncias adversas, poucos querem encarar essas por vezes frustrações, em oportunidades de crescimento, amadurecimento. Crescimento cristão e emocional não vêm com os anos de vida, mas com a conduta correta diante das situações. Os problemas revelam quem somos de verdade. A comunhão e a prática diária na Palavra de Deus por certo nos darão as raízes profundas que tanto precisamos, para nossas próprias vidas, e para ajudar a outros que precisam de uma Palavra de esperança. Todos os dias nos é dado por DEUS esse privilégio. Glórias a ELE por isso. Beijos amiga. Fica na paz!

    ResponderExcluir
  13. OI Iris.
    nossa belissimo texto gostei muito
    mesmo prbns.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Minha querida amiga Irismar, boa noite!!!
    Minha amiga, estou com dificuldades para navegar no site, cai toda hora, dá erro, ontem fiquei o dia todo sem poder participar...
    Verdade minha amiga, não devemos nunca pedir para que Deus facilite as nossas provas, devemos sim, pedir para que nos fortaleça para que possamos resolvê-las da melhor maneira possível. Bela mensagem minha amiga, adorei!!!
    Tenha uma ótima noite e um dia maravilhoso e abençoado!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  15. OI Eduardo achei essa parte que destacou tremenda, assim é na vida as vezes que não há crescimento devido não compreendermos e queremos tudo fácil , se tivermos um dia nos encontraremos fracos em meios as lutas.

    Amigo te desejo um belo dia

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. OI Marcela o que não compreendemos ou rejeitamos são os elementos que são uteis para uma vida madura. Ouvir uma vez que as melhores resposta de oração é os nãos, as vezes so queremos os sim, mas é com os naos que os olhos são abertos.

    Amiga obrigada por sua visita

    Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  17. Oi Elisandra é verdade os problemas servem para nos mostram quem na verdade nos somos e o que falta em nossa vida, Deus ja nos aconhece mas precisamo nos conhecer e como disse o crescimento nao vem pelos anos mas por uma postura correta diante de DEus e das situações e sabemos que muitos nao agem corretamento por lhe falta a orientação da Palavra.

    Amiga muito obrigada por sua visita

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  18. OI Luiz Scalercio que bom que gostou, também achei tremenda essa historia, ela nos deixa uma bela reflexão.

    Muito obrigada por sua visita

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  19. OI Luis na terça-feira postei sobre as causas do desanimo e uma das frases do autor diz o seguinte: A concupiscência instiga-me a exigir uma resposta imediata de Deus , em vez de buscá-Lo e achá-Lo a Ele acima de tudo. -Oswald Chambers-
    A maioria das orações feitas a Deus são no sentido de quem não queremos sofrer não que isso seja errado, mas pouco se orar para buscamos a sua pessoa que nos capacita a vivemos como ele deseja assim como aquele home que plantava a retenção da aguá era para o bem delas no amanha.

    Muito obrigada por sua visita

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  20. Lindo este artigo, bem como a imagem que pesquisou para ele.
    Uma árvore é firme quando tem raízes profundas. Que nossas raízes nos firmem no terreno fértil, onde somos alimentados pelas águas profundas da Palavra de Deus.
    Abraços.
    Celina

    ResponderExcluir
  21. OI Celina é verdade que busquemos nos nutrir sempre pelo alimento que o Senhor nos deixou.

    Muito obrigada por sua visita

    Abraço

    ResponderExcluir