O que te mover do lugar da tranquilidade?

11:00 Irismar Oliveira 12 Comments

Qualquer pessoa capaz de te irritar se torna teu mestre; ela consegue te irritar somente quando você se permite ser perturbado por ela. "-Epiteto 


Por Irismar Oliveira
Você é do tipo que se irrita facilmente? E do tipo pavio curto? Do que não leva desaforo para casa? 

Existem algumas situações que acontecem em nossa vida que vem com a função de nos irritar ou nos mover do nosso lugar de tranquilidade e muitos se perdem aqui pois facilmente são tiradas da paz para a confusão. Algumas dessas irritações que nos acontecem podemos eliminar e já tem outras que não podemos e são essas que não podemos mudar que precisamos aprender a lidar com elas.  A definição de Irritar-se é Encolerizar, zangar, exasperar; impacientar é quando um nada o irrita. O que te mover do lugar da tranquilidade?

Algumas coisas que podemos eliminar

Os gritos, choros e bagunça das crianças- Tente ver o que a faz ter esses comportamentos e veja o que pode fazer por ela, se a criança for sua melhor ainda. 

A porta que não para de bater- Levante e feche a porta 

Ter quer ficar numa fila por mais de duas horas- Procure saber quais os melhores horários ou dias para ir a esses lugares, mas se não puder evitar leve um bom livro, relaxe e tenha uma boa leitura. 

Quando alguém passa na sua frente na maior cara de pau na fila de ônibus- Respire, recue e dar passagem,  hoje em dia não compensa brigar por um lugar, principalmente se for em fila de ônibus, existe caso de pessoas que perderam a vida por um lugar. 

As que precisamos  lidar

Quando as coisas não saem do seu jeito- Não temos o controle absoluto sobre as coisas, nem sobre as pessoas, em algum momento elas não vão sair como desejamos e ai precisamos ver como agir em meio a algo que não desejamos ou gostamos. Já tive que ir para alguns lugares que não queria pois deseja esta em outro lugar e lá chegando Deus me fez entender que o problema nao estava no lugar, mas  se eu tivesse uma atitude diferente ia ver que ali poderia  ser um lugar tão bom quanto o que ei queria está. Quando as coisas não saem como quero lembro de Rm 8:28

Quando alguém fala algo que não gosta ou não concorda Ou quando dizem que você fez ou que é algo, que você não fez ou não é o que falaram- Não temos o controle sobre a boca, coração e sentimentos das pessoas, elas sempre vão dizer o que querem e acreditam. Elas não sabem quem você é , mas você sabe quem você é, e é isso que deve valer. Nesses casos o SILENCIO  é um bom amigo, outra coisa que aprendi que é  uma verdade que procuro guardar em meu coração quando alguém diz algo contra a minha pessoa sem saber quem eu sou é o que Deus sabe sobre a minha pessoa e é sobre isso que vou me mover pelo que Deus pensa a meu respeito isso é um armar poderosa contra a irritação. 

Conheci uma historia e  quero partilhar com vocês 

A pessoa que se irrita aspira o tóxico que exterioriza em volta, e envenena-se a si mesma.

O homem que não se irritava 

Em cidade interiorana havia um homem que não se irritava e não discutia com ninguém. Sempre encontrava saída cordial, não feria a ninguém, nem se aborrecia com as pessoas. Morava em modesta pensão, onde era admirado e querido. 

Para testá-lo, um dia seus companheiros combinaram levá-lo à irritação e à discussão numa determinada noite em que o levariam a um jantar. Trataram todos os detalhes com a garçonete que seria a responsável por atender a mesa reservada para a ocasião. 

Assim que iniciou o jantar, como entrada foi servida uma saborosa sopa, que o homem gostava muito. A garçonete chegou próxima a ele, pela esquerda, e ele, prontamente, levou seu prato para aquele lado, a fim de facilitar a tarefa. 
Mas ela serviu todos os demais e, quando chegou a vez dele, foi embora para outra mesa. 

Ele esperou calmamente e em silêncio, que ela voltasse. Quando ela se aproximou outra vez, agora pela direita, para recolher o prato, ele levou outra vez seu prato na direção da jovem, que novamente se distanciou, ignorando-o. 
Após servir todos os demais, passou rente a ele, acintosamente, com a sopeira fumegante, exalando saboroso aroma, como quem havia concluído a tarefa e retornou à cozinha. 

Naquele momento não se ouvia qualquer ruído. Todos observavam discretamente, para ver sua reação. Educadamente ele chamou a garçonete, que se voltou, fingindo impaciência e lhe disse: o que o senhor deseja? 
Ao que ele respondeu, naturalmente: a senhora não me serviu a sopa. Novamente ela retrucou, para provoca-lo, desmentindo-o: servi, sim senhor! Ele olhou para ela, olhou para o prato vazio e limpo e ficou pensativo por alguns segundos... 

Todos pensaram que ele iria brigar... Suspense e silêncio total. Mas o homem surpreendeu a todos, ponderando tranqüilamente: a senhorita serviu sim, mas eu aceito um pouco mais! 

Os amigos, frustrados por não conseguir fazê-lo discutir e se irritar com a moça, terminaram o jantar, convencidos de que nada mais faria com que aquele homem perdesse a compostura. 

A humildade abre portas para novas possibilidades, assim como a gentileza.
Diego Santana de Carvalho

Bom seria se todas as pessoas agissem sempre com discernimento em vez de reagir com irritação e impensadamente. Ao protagonista da nossa singela história, não importava quem estava com a razão, e sim evitar as discussões desgastantes e improdutivas. Quem age assim sai ganhando sempre, pois não se desgasta com emoções que podem provocar sérios problemas de saúde ou acabar em desgraça. 

Muitas brigas surgem motivadas por pouca coisa, por coisas tão sem sentido, mas que se avolumam e se inflamam com o calor da discussão. Isso porque algumas pessoas têm a tola pretensão de não levar desaforo para casa, mas acabam levando para a prisão, para o hospital ou para o cemitério

Por isso a importância de aprender a arte de não se irritar, de deixar por menos ou encontrar uma saída inteligente. ( Desconheço o autor) 



Versículo para meditação:
 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
Romanos 12:18




Fonte: Vivendo pela Palavra: http://irismaroliveira.blogspot.com
Fonte das imagens: http://www.google.com.br
Sobre o Autor:
Irimsar Oliveira Irismar Oliveira é autora do Vivendo pela palavra, pastora, reside em Fortaleza- Ce, Fez esse blog tem como objetivo mostrar a importância de viver pela Palavra de Deus. Seja bem-vindo e Volte sempre que desejar!.

Você também pode gostar

12 comentários:

  1. Olá, Irismar!

    Amei esse texto, foi minha sobremesa de hoje, pois acabei de almoçar.

    Por que esse história não caiu nas minhas mãos há mais tempo, há aproximadamente 2 meses? Teria evitado tantos aborrecimentos e tantas irritações...

    Destaco o trecho:
    "Quando alguém fala algo que não gosta ou não concorda Ou quando dizem que você fez ou que é algo, que você não fez ou não é o que falaram- Não temos o controle sobre a boca, coração e sentimentos das pessoas, elas sempre vão dizer o que querem e acreditam. Elas não sabem quem você é , mas você sabe quem você é, e é isso que deve valer. Nesses casos o SILENCIO é um bom amigo."

    Estou preferindo o silêncio ultimamente, pois existem situações em que as palavras só atrapalham.

    Um grande beijo.

    Chris

    ResponderExcluir
  2. OI Cristina que bom amiga que recebeu como uma sobremesa,srrssr. Amiga as vezes Deus nos permite passar por algumas coisas que são desagradáveis, e que ainda não sabemos nos comportar mas ele tem um proposito que é nos ensinar grandes verdade. A parte que você destacou,O Senhor me ensinou alguns anos atras a me mover pelo que ele pensa a meu respeito , lhe digo que isso funciona.

    Que o senhor te fortaleça para se manter em silencio o tempo necessário.

    Muito obrigada pela visita

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  3. Oi Irismar...coisas simples que podemos fazer para evitar a irritação e acabamos não fazendo.
    Adorei as dicas, e apesar de não ser uma pessoa irritável no dia a dia, desconto tudo na tpm.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. OI Marcela é verdade principalmente as que podemos eliminar como uma porta que fica batendo podemos nos levantar e fechar não é verdade? Que bom que gostou!!!

    Muito obrigada amiga por sua visita

    Uma boa tarde

    ResponderExcluir
  5. Oi Iris, gostei muito da reflexão de hoje! Algo/alguém só irá me irritar se eu permitir! Que essa palavra fique entronizada no meu coração e que nos momentos difíceis o Espírito Santo me lembre dessas sábias palavras! Um grande abraçoooooo, valeu por partilhar!

    ResponderExcluir
  6. O homem ficou mudo até abrir a boca e mentir? Isto é agir com discernimento? Quem mente é filho do maligno.

    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  7. Oi, Irismar.
    Com certeza viveremos muito melhor se não deixarmos a irritação nos pegar.
    Eu me irrito com poucas coisas, mas o meu esposo é muito irritável. Preciso ficar evitando alguns motivos de irritação para melhorar o humor dele. Creio que é uma forma de ajudar as pessoas evitar que se irritem. Em alguns casos mais sérios, creio que é mesmo necessário ajuda de um médico.
    Bom, amei seu artigo, como sempre.
    Abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
  8. Ás vezes não é fácil controlar nosso temperamento.
    Conformes ás condições de vida, no trabalho, nos transportes, nas reuniões causadas por quem pretende criar a confusão entre as pessoas.
    De que todos temos conhecimento disso.
    Era bom que nunca acontecessem. Todavia, Deus existe para nos ajudar a superá-los. Sem o amor de Deus o mundo seria um espaço vazio.

    Porque entre nossa amizade não existe espaço vazio. Lhe desejo uma boa noite, durma bem e tenha sonhos lindos. Irismar,
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  9. OI Aclim, a ilustração que usei o personagem com certeza é alguém que não tem o conhecimento da palavra e como muitos que não conhecem usou a "arma" que foi mentir naquela ocasião, coisas que os que conhecem a Palavra de DEus não precisam usar de mentiras para agradar, ferir ou se irritar ninguém. O que podemos tirar dessa ilustração é que ele mesmo não tendo a palavra procurava não ter problema com as pessoas, e os que tem muito e conhecem podem fazer muito mais.

    Muito obrigada por sua visita e participação!!

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  10. OI Celina você tocou num ponto importante as vezes temos que conviver com pessoas que precisamos cuidar para que elas não se irritem pois elas são vulneráveis e qualquer coisas as remove da paz. São pessoas que oscilam com muita facilidade, evitar é um estrategia para quem tem que conviver e como disse a pessoa precisa de ajuda pois ela precisa crescer nessa área para também e lidar com as situações que causam irritação.

    Muito obrigada por sua visita e participação

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  11. OI Eduardo como disse "era bom que nunca acontecessem" é verdade pois ha situações que não desgastantes, mas como falei não temos controle sobre as pessoas e as situações. Sabe uma coisa que aprendi com o Senhor Jesus é que existem pessoas que nunca vão mudar, mas eu preciso mudar e é isso que vai fazer a diferença nessa situações.

    Mito obrigada pela boa noite e o desejo de bons sonhos.

    Te desejo um belo dia

    ResponderExcluir
  12. OI Lane é verdade amiga essa frases achei ótima, tantos as pessoas como as circunstâncias só teram o espaço que permitirmos em nossa vida. Que possamos ser livres que qualquer embaraço e irritação pois como diz a outra frase: A pessoa que se irrita aspira o tóxico que exterioriza em volta, e envenena-se a si mesma.

    MInha amada te desejo um belo dia

    ResponderExcluir